Publicado por: sosortomolecular | 12 de Agosto de 2009

Testosterona, o hormônio masculino.

Os hormônios masculinos são produzidos, na sua maior parte, nos testículos e pequena porção nas glândulas supra-renais. A regulação da produção desses hormônios depende da integridade do eixo hipotálamo-hipófise-gonadal, um sistema que integra o hipotálamo no cérebro, a glândula hipófise, também no cérebro e as gônadas.

A testosterona é o mais importante hormônio masculino e o homem adulto produz aproximadamente 7mg de testosterona todos os dias. No exame de sangue essa produção é constatada normal quando o nível de testosterona está entre 300 e 1.000 ng/dL (nanograma por decilitro). Entre o período da manhã e noturno existem variações na produção de testosterona, sendo à noite os menores níveis.

A produção de testosterona pode ainda ser alterada por várias condições clínicas, tais como uso de alguns medicamentos, obesidade, doenças hepáticas, doenças renais e doenças de algumas glândulas, principalmente da tireóide, diabetes, por doenças coronarianas, depressão e até pelo tabagismo (Referência)

A testosterona facilita e promove o crescimento e a virilização do homem, estando associada às mudanças na composição corporal, como a distribuição de pêlos na face, tórax e na região púbica, aumento da massa muscular e funções sexuais. Existem grandes variações individuais na produção hormonal e variações com a idade. No sangue, a testosterona está circulando geralmente ligada às proteínas (globulinas).

Na adolescência a testosterona é responsável pelas características sexuais, como o desenvolvimento do pênis, o aumento dos pelos, as mudanças da voz e o aumento da massa muscular. Com a diminuição ou falta da testosterona surgem os sintomas da Andropausa (abaixo).

Em torno dos 55 anos, às vezes até mesmo antes, começa a perda de libido e o interesse sexual diminui ou desaparece. Apesar do homem ainda ter ereção peniana sua vontade de sexo está prejudicada. Mais tarde surge também a dificuldade em ter ou manter a ereção, juntamente com alterações de humor, irritabilidade, sintomas depressivos e alterações da memória, entre outros.

Tal como acontece nas mulheres, por volta dos 35-40 anos o homem também passa a ter maior propensão para engordar e, com a andropausa, essa tendência se agrava. Mas o aumento de peso na andropausa se deve ao aumento da gordura corporal, havendo simultaneamente uma maior perda de massa muscular. Essa perda muscular se agrava ainda mais pela falta de atividade física.

Além da diminuição do desejo sexual também sofre diminuição a disposição mental e disposição para o trabalho. O déficit de testosterona no cérebro leva também a constantes episódios depressivos, dando a sensação de que a vitalidade se reduz a cada dia que passa.

About these ads

Responses

  1. uma jovem começou a submeter-se a um tratamento intensivo que consistia em exercicios e injeções intramusculares periodicas,depois de algum tempo, ela notou que sua massa muscular, sua velocidade e sua resistencia tinham aumentado,mas seus cabelos passaram a cair,ao mesmo tempo em que surgiram pêlos em seu corpo e seu ciclo mesntrual ficou irregular.
    Alguém sabe me dizer que tipo de substância esta jovem estava administrando em seu corpo.

    • Boa noite Marilucia
      É difícil saber que substância é esta sem uma avaliação de toxidade do sangue, ou no mínimo um minerlograma capilar para saber em que nível de intoxicação se encontra este organismo.
      Prof. Paulo Edson

      • Ela apresenta todas as caracteristicas
        do uso do Anabolico Winstrol.

      • Boa Noite Wellington
        Desculpe-me não entendi sua colocação, em momento algum falamos de hormônios sintéticos, a proposta da terapêutica ortomolecular é trabalhar por outros meios com relação aos estimuladores de hormônios. Nunca de maneira agressiva, nem que cause danos ou dependência ao ser humano.
        Prof. Paulo Edson

      • Olá boa tarde.
        Tenho 56 anos de idade e estou passando por uma faze que tudo esta acabado.
        perdi toda motivção de viver, tudo me irrita.porem me parece ser o nivel muito baixo da testoterona. Tenho medo de fazer uso da testoterona sintetica, falei isso ao medico urologista ele me encheu o saco porque hoje precisamos tratar com medicamentos revolucionarios que são eficazes e não com ervas como era na época dos indios. Fui 3 vezes paguei 3 consultas para me receitar viagra acho que nada valeu a pena.
        Agora estou precizando saber qual das alternativas seria a mais viavel para resolver o meu oroblema: medina ortomolecular ou homeopatia, qual a difernça.
        muinto obrigado, aguardo resposta e fique com DEUS.

      • Boa noite DAC
        É difícil somente com estas informações ajudar, já´procurou um profissional que não lhe agradou, segundo o novo código de étiica do CFM, voce deve ouvir outro profissional, sugiro que procure um endócrino e um psicólogo. Porém existe muitas alternativas para seu caso, a terapêutica ortomolecular é uma delas, procure um qualificado próximo, e terá uma boa orientação.
        Prof. Paulo Edson

    • a reposição hormonal pode resolver problemas de ereção?

      • Boa noite Antonio Carlos
        A reposição hormonal vai ajudar muito, mas, é preciso rever a alimentação, se tem vida sedentária, muitas vezes acompanhamento psicológico. Portanto não basta só repor hormônio, e sim uma qualidade de vida.
        Prof. Paulo Edson

  2. O que pode ocontecer se uma mulher tomar testosterona?? É verdade que eleva a libido ?

    • Boa noite Leandro
      Existe alguns produtos no mercado que são precurssores de hormônios, não aconselho o uso de hormônios bioidenticos, pois, pode causar masculinização, é sempre bom fazer sob orientação profissional.
      Prof. Paulo Edson

  3. Gostaria de saber se a reposição de hormonio pode ajuda caso um jovem tenha pouco testoterona…………

    • Boa tarde De Rose
      É com prazer que posso informar que se fizer uso de Tribulus terrestres, tomar 10 gotas 4 x ao dia, poderá equilibrar a testosterona, mas, é necessário que faça um acompanhamente com um profissional qualificado para orienta-lo.
      Prof. Paulo Edson

    • Boa noite se caso o jovem tiver pouco testote… no seu corpo nao ajuda em nada porque ele e cintetico
      ele vai fazer com que o rapaz para de fabrica o proprio ormonio
      do seu corpo aii nisso esse rapaz vai ficar com sua testoterona baixa e vai fica ingual um viatim

      • Boa noite Luiz
        Não é bem por aí não. A nossa alimentação pobre precisa ser ajudada. Um abraço.
        Prof. Paulo Edson

  4. eu tenho 15 anos e tenho muito pouco ormonio masculino, e eu posso tomar ormonio masculino pra aumentar a minha masa

    • Bom dia Fábio
      Voce está muito novo para tomar este hormônio, procure um endocrinologista para fazer seus exames hormonais, de repente voce precisa de algo como GH, não faça nada sem orientação de um profissional.
      Prof. Paulo Edson

  5. Gostaria de saber si ten contraendicacoes usar este hormonio artifialmente.
    obrigado

    • Boa noite
      Segundo todas as pesquisas atuais, a dependência deste tipo de medicamento é altamente desfavorável a saúde. Procure um profissional que possa orienta-lo a usar alga que não lhe cause dependência nem agrida seu organismo com indicações de grandes prejuizos no futuro,
      Prof. Paulo Edson

    • Já foi respondido em 01/02/2010.

  6. que poso fazer si presento os sintomas indicado por vcs por falta de este hormonio

    • Caro visitante
      Procure um profissional competente, que com certeza ele poderá te ajudar muito.
      Prof. Paulo Edson

  7. Pergunta:
    Faz anos que tenho espinhas, tenho 35 anos já passei a muito tempo da purbedade.Desde aos 09 elas começaram aos 13 eram horriveis. Com 33 com mais condições de pagar um médico resolvi lutar para ter uma pele vistosa.Um ano de tratamento e uma pele linda e lisa. Mas depois do tratamento o retorno.O dermatologista pediu para ir ao ginicologista, e descobri que tenho hormonio masculino em exesso.E nenhum dos dois médicos me deu um parecer.E eu continuo na luta contra as espinhas.Tem algum anticoncepcional que neutralize a produção desse hormonio que me faz com essa pele de adolescente.

    • Boa noite Emília Dias
      Minha cara existe em voce um desequilíbrio que chamamos de hip[ofise/gonodas, qua por meio de mineral catalítico é possível regular, junto com uma boa mudança de hábitos alimentares.
      Prof. Paulo Edson

    • OI
      Não sou especialista, mas lendo sua pergunta, não resisti.Tenho 35 anos e dos 22 aos 33 anos sofri com acne.Tomava anticoncepcional Diane para tentar controlar, mas nas pausas lá estavam as espinhas novamente! Por indicação de uma amiga procurei um dermatologista e comecei a tomar ROACUTAN.Meu tratamento durou 8 meses e o resultado é surpreendente.Muitas pessoas diziam que era loucura tomar esse remédio, que era muito forte…besteira, se vc fizer tudo que seu dermatologista mandar, não tem problema nenhum.São feitos exames antes do tratamento p/ ver colesterol e outros, depois de 4 meses novamente, e assim sucessivamente até o final do tratamento.
      Se meu médico me dissesse que eu teria que tomar o remédio pro resto da vida , eu tomaria, tamanha é melhora que se obtém.Se eu tivesse sido orientada antes, não teria sofrido tanto tempo com a acne.Vc só não vai poder engravidar durante o tratamento, nem ingerir bebidas alcoólicas, e sol vai passar longe!Depois as pessoas vão te perguntar o que vc faz pra ter a pele tão bonita! Espero que tenha ajudado
      PS:se tiver marcas profundas de acne, essas infelizmente não saem, mas depois pode fazer um tratamento como peeling, por ex.
      Abraço
      Lara

      • Boa noite Lara
        Que bom que teu tratamento tenha funcionado a contento, se todos fossem assim seria algo maravilhoso, não sei o que o seu dermatoligista te orientou, mas, com este resultado foi uma ótima orientação.
        Prof. Paulo Edson

      • Ola, tenho 32 anos,tenho espinhas desde os 16 e parece que eu tenho essa disfuncao da hipofise/gonola. Bom, na verdade os endocrinologistas que eu consultei na epoca (2 pra confirmar) me disseram que era uma disfuncao da glandula supra renal. (?).Tenho excesso de testosterona, tomo diane, ja tomei roacutan, flutamida, fiz tratamento com dezenas de dermatologistas e homeopatas. Roacutan so funciona se seu problema nao eh hormonal, como o meu, por isso foram 6 meses de sofrimento, 6 de cara limpa pra depois a acne voltar. So nunca tentei acupuntura e medicina ortomolecular… Hj so tomo diane e cuido da pele com cremes.Como eu continuo com acne bem leve, mas persistente, gostaria de saber se mineral catalitico melhora mesmo, teria que tomar o resto da vida? Eh natural? Obrigada Thais

      • Boa noite Thais
        Sua observação é real, precsisa restaurar a informação do eixo hipófise-gônadas, não é difícil, procure um profissional competente.
        Prof. Paulo Edson

  8. Gostaria de saber se o tratamento hormonal no homem, é possível acontecer a redução de pêlos no corpo?
    Obrigado.

    • Bom dia Tiago
      Qualquer tratamento baseado em hormônios não deve ser realizado sem o acompanhamento de um profissional. Pode acontecer sim, mas, tem de ser muito bem orientado para não haver agressões a outros istemas do organismo.
      Prof. Paulo Edson

  9. qual e o medico especialista em hormonio, O ANABOLIZANTE tem alguma rela;ao com os hormonios

    • Boa noite Zaqueu
      Procure um endocrinologista próximo de voce e se oriente, não faça uso de qualquer produto sem a devida orientação profissional.
      Prof. Paulo Edson

  10. sou leiga em medicina,total mas lendo sobre hormonio bioidentico fiquei curiosa, ele daria certo para o tratamento do vitiligo ?

    • Boa noite Maria
      O vitiligo é má informação de melanina, não seria indicado hormônio bioidentico, mas um tratamento com colágeno, serralha, biofactor pele. No blog tem meu e-mail, qualquer dúvida mantenha contato por ele.
      Prof. Paulo Edson

  11. desculpa,mas este endeço apareceu na pagina que estava pesquisando ,mesmo assim obrigada

    • Boa noite Maria
      Acabo de responder sua dúvida.
      Prof. Paulo Edson

  12. olá, gostaria de saber si existe hormonio para o aumento do penis? porque a varios sites que vende pirulas,bombas,medicamentos a base de hormonios,etc. algum deses produtos fociona mesmo?

    • Boa noite Elivan
      Isto não existe, o que existe é tratamento para melhora da performance sexual, melhora da libido, é tudo enganação sobre isto. Não faça nada sem orientação, pode sair muito caro depois. Procure um terapeuta perto de voce e se aconselhe.
      Prof. Paulo Edson

  13. ola- estou com um problema de erecao- ou seja quando stou fazendo sexo no meio do ato eu perco a vontade e acaba a erecao- estou tomando injecao de testosterona mas nao esta resolvendo muito nao- nao tenho pressao alta, diabets e mas fumo muito
    qual medico que posso procurar que seja bom?

    • Bom dia Sílvio
      O que possivelmente existe é uma má circulação, onde falta oxigênio no canal cavernoso do penis, além de um possível desequilíbrio hormonal. Mas, voce não deve fazer sozinho, procure um profissional que o oriente.
      Prof Paulo Edson

      • Acabo de responder Sílvio

  14. Para se aumenta o nível de testosterona , quais os produtos naturais que se pode utilizar ?

    • Boa noite João Mário
      Os produtos naturais indicados par aumentar os níveis de testosterona são: semente de abóbora, tribulus terrestres, boro catalítico, Zinco/Cobre catalítico.
      Prof. Paulo Edson

      • Qual a dosagem(mg)? Posso manipular semente de abóbora, tribulus terrestres, boro catalítico, Zinco/Cobre catalítico? Ou como posso comprar??? A minha testosterona está em 108. Já estou em depressão. Tenho 37 anos. abraço.

      • Bom dia João
        Inicialmente faça atividade física no sol até as 10 horas, melhorando a produção de vitamina D, melhora a produção de testosterona, depois sim, pode pensar em suplementar. Um abraço.
        Prof. Paulo Edson

  15. Boa noite.
    Utimamente tenho percebido que meu desempenho sexual vem diminuindo e sabendo que são muitos os fatores que podem levar a isso resolvi pesquisar. Ao ver uma de suas resposta fiquei curioso em saber o que é tribulus terrestres, boro catalítico, Zinco/Cobre catalítico.
    Pois acredito que possa ser baixa de testosterona, mas não se preocupe em me aconselhar um especialista, uma vez que já estou providenciando.

    muito obrigado e ficarei grato em responder.

    • Bom dia Fernando´
      Pode ser um típico caso de estresse oxidativo, onde o eixo hipófise/gônadas vai perdendo a informação de fazer hormônios jovens, não é difícil a correção, mas, deve fazer uma avaliação completa com um profissional para encontrar a melhor ajuda.
      Prof. Paulo Edson

      • Prof. Paulo,
        Estou com o mesmo problema do Fernando. Qual profissional eu devo procurar? Vc atende pacientes no RJ?
        Agradeço desde já,
        Marcus

      • Boa noite Marcos
        Eu atendo aqui no Rio sim, ligue 9750-9101 para marcar um horário.
        Prof. Paulo Edson

  16. bom dia
    gostaria de saber como funciona o tratamento hortomolecular, obigado.

    • Bom dia Ednei
      O tratamento ortomolecular é bem simples, a partir de uma namnese, ou, um mineralograma capilar, voce faz uma reeducação nutricional, e, uma suplementação de minerais, vitaminas, aminoáciods, enzimas, que são fundamentais na manutenção da saúde, ou no reequilíbrio de um organismo debilitado. Deve ser feito por um terapeuta competente.
      Prof. Paulo Edson

      • gostaria de saber se em Campo Grande-MS tem um profissional desta áres. Grata.

      • Boa noite Hleia
        esta semana é quinta pessoa que me escreve do Mato Grosso, mas não conheço nuinguém desta região, infelismente. Um abraço
        Prof. Paulo Edson

      • Ol Professor. Sria abuso eu pedir para que o senhor explique melhor como se usa a frmula para a queda de cabelos? essa informao foi dada a uma moa na seo dos comentrios. Muito obrigada. Hlia “Sugiro que use o oligoelemento Zinco/Cobre para alinhar o eixo hipfise/gonodas + Selnio, ambos so catalticos, ou seja, fazem a frequncia de clulas”.

        Date: Mon, 4 Mar 2013 01:47:20 +0000 To: heliap7@hotmail.com

      • Boa noite Hélia
        Os e-mails passam muito rápido, por favor torne a escrever sua dúvida.
        Prof. Paulo Edson

  17. Tenho uma amiga que o filho dela de 17 anos disse que é gay, gostaria de saber se ele tomar hormonio masculino isso pode mudar?isso pode ser problema hormonal

    • Boa tarde Márcia
      É difícil fazer um tratamento só com esta informação, ele precisa fazer exames hormonais, passar por um psicológo, requer acompanhamento de maneira correta. Portanto não basta dar somente hormônio masculino. Procure um endócrino, e um psicológo, são fundamentais no tratamento.
      Prof. Paulo Edson

      • Quanta ignorância…achar que tomar hormônio masculino vai fazer um garoto de 17 anos deixar de ser gay…meu Deus…quem está precisando tomar hormônio para criar inteligência e juízo é vc, cara Márcia. ACORDE para a vida!! Homosexualidade não é disfunção hormonal ou doença. O homem gay pode ser até mais viril e potente do que o homem heterosexual. Não criem uma doença para o pobre do garoto. Meu Deus, olha a visão deturpada desta amiga da mãe do garoto…Márcia, procure um psicólogo!!

      • Boa noite Newton
        É normal esta preocupação de mãe, mas é verdade que a família precisa de um apoio psicológico sim, e não apelar para uso de medicamentos antidepressivos.
        Prof. Paulo Edson

  18. Boa noite
    Tenho 16 anos e quero aumentar minha massa muscular sem ter problema como posso fazer isso ?

    • Boa noite Cássio
      Primeiro passe por uma avaliação com um profissional compentente, que não use estas bombas malucas, que são totalmente degenerativas, não promovem saúde de espécie alguma. O primeiro passo é ser responsável na escolha.
      Prof. Paulo Edson

  19. Boa noite,
    A colocação do Fernando foi quase perfeita pra minha situação, pois tenho 34 anos, casado e dois filhos, más ultimamente o meu desejo sexual vem diminuindo, e quanto a minha ereção ainda não tenho nenhum problema. Vivo me estressando facilmente e com muita impaciência, certamente pelas cobranças e alguns problemas no trabalho. O que devo fazer e que tipo de especialista devo procurar? Obrigado.

    • Boa tarde Rodrigues
      Que bom que tenha se encontrado um pouco, procure um terapeuta naturista, que não vai te orientar com nada que cause lesão funcional, e, certamente vai encontrar a solução do problema.
      Prof. Paulo Edson

  20. Sou portador de epilepcia desde os 16 a. hoje com 39 a., utilizo 800 mg de carbamazepina /dia. Até que ponto pode estar relacionado a redução da testosterona e redução da ereção, com aumento da libido.

    • Boa noite Sidney
      O seu caso é interessante, precisa mais avaliado, sugiro que faça um mineralograma capilar, e, veremos então porque sua homeostase não acontece de forma normal, normalmente o organismo está ácido.
      Prof. Paulo Edson

  21. Eu estou me consultando com uma doutora ortomolecular e estava fazendo o tratamento com ela. Mas tem ocorrido muita descuntinuidade no tratamento. Além de caros os remédios bioidenticos demora para que a doutora me entregue-os mais de duas semanas. Você tem o link de algum laboratório além do Evidênce em Fortaleza que eu possa enviar a receita e fazer os pedidos?
    Obrigado!

    • Boa noite Ricardo
      Aqui no Rio procuramos fazer a orientação terapêutica de acordo com as posses de nossos clientes, sempre usando manipulação do Brasil, não temos problemas com demora.
      Prof. Paulo Edson

  22. Sim, então poderia me orientar como fazer para de posse da receita desta doutora eu possa pedir os medicamentos ai no Rio de Janeiro???
    Obrigado!!!

  23. Tenho 19 anos e meu penis mede 13 cm,acho que tenho pulberdade atrasada ou algo do tipo pois ainda tenho cara de um garoto de 15 anos mais nunca fui em um medico especializado saber,com algum tipo de hormio teria como aumentar o tamanho do penis?

    • Boa noite Jonathan
      Não se preocupe muito com isso, mas, até qua faça 21 anos pode ser ajudado, não sei de onde voce é, mas a partir de um exame de mineralograma podemos ver sua carência de mineral e com isto ajudar bastante.
      Prof. Paulo Edson

    • faz um transplante (y)

      • Boa noite Carlos
        Não entendi nada
        Prof. Paulo Edson

  24. ola gostaria de saber onde encontro homonio femenino para comprar pois sou homo e quero alterar a minha voz e o resto tambem se alguem tiver essa informação

    • Bom dia Wlegal1
      Não use hormônios sem orientação médica, procure um endócriono e converse com ele.
      Prof. Paulo Edson

  25. Olá meu nome é Santanna tenho 42 anos e gostaria de saber qual o tratamento adequado para o meu problema: penso muito em sexo mas estou deixando a desejar na hora H se mudo de posição com a minha parceira já é o suficiente para baixar a ereção, quando conssigo ejacular é quase impossivel dar praser para minha parceira o pior que é tudo muito rapido muitas vezes não leva nem 5 minutos para acabar de completar tem nassido muito pelo no meu penis.não aguento mais SOCORRO !!

    • Boa noite Valdo
      Voce precisa de uma orientação de um bom psicólogo, mas alé disso existe um produto no mercado chamado Ativador, que, com certeza irá te ajudar muito, sem causar nehuma dependência, nem lesão de efeito colateral.
      Prof. Paulo Edson

  26. Prezado Prof. Paulo Edson
    Gostaria de agradecer pela sua orientação em
    relação ao meu problema e aproveitar essa oportunidade para saber onde eu posso encontrar esse produto(Ativador) ?
    Abraço.

  27. Quero Ganhar massa muscular , qual profissional eu devo preocuparar ?

  28. gostaria de saber, qual a melhor alimentação de reposição de hormonio masculino

    • Boa noite Francisco
      Uma alimentação rica em cobre, zinco, selênio, é ideal.
      Exemplo: 2 castanhas do para + 5 amendoas + 20 uvas escuras + 1 copo de água 1 x ao dia. É excelente.
      Prof. Paulo Edson

  29. Olá doutor,tenho 20 anos e minha voz é muito fina,e tenho aparência de um menino de 16 anos,pode ser falta de hormônio?

    • Bom dia Diego
      Voce precisa ser avaliado de forma consistente, a falta ou excesso de hormônios pode ser a acusa, mas, também pode ser de mineral. Procure um bom terapeuta ortomolecular.
      Prof. Paulo Edson

  30. Tenho 64 anos .Disposiçao ainda não me falta,só que omeu orgasmo foi pro espaço! Não sinto mais absolutamente nada. Desde 95 vemacabando gradativamente e hoje ZEROU. Fiz prostatectomia em2008, mas não foi retirada toda. Não fiquei com incont…urinária. Como poderia me ajudar no caso do ORGASMO? Ficaria muito grato. Aguardo resposta

    • Boa noite Getúlio
      Em todos os casos que tenham mainifestação clínica lesiona, é necessário uma avaliação plena para que possamos traçar um tipo de terapia sem consequência de efeito colateral. Se der marque uma consulta para avaliação. (21) 9750-9101.
      Prof. Paulo Edson

  31. estou com um odor terrivel nas axilas, desde que passei a ter relacoes sexuais me disseram que pode
    ser hormonio masculino, isso realmente pode ocorrer? já me consultei com diversos dermatologistas, tentei varios tratamentos e nada resolve.

    • Boa noite Alessandra
      Existe diversos tipos orientação para este caso, a começar pela correção de alimentos. se de marque uma avaliação (21) 9750-9101, que obterá a informação correta.
      Prof. Paulo Edson

    • Sugestão para Alessandra, se me permitem: após o banho, enxague-se com 1 litro de água com 1 colher de sopa de bicabornato em pó. Se tiver outros odores, como chulé, é excelente também.

      • Boa noite Helia
        Finalmente alguns começam a entender que este blog não é só para mim escrever, e sim ser uma ponte entre informações que levem mais sáude e qualidade de vida a quem o visita, e que possam multiplicar as informações, contidas e recebidas. Muito obrigado e envie sempre Um abraço
        Prof. Paulo Edson

  32. Gostaria de saber, porque não tenho a lubrificação peniana no ato sexual? Tenho 38 anos e já fiz exame de espermograma e deu ausência de espermatozóide. Será que preciso tomar hormonios masculino? Tem algum diagnótico para esse problema? Me ajudem! Obrigado

    • Boa noite Franklin
      Existe uma sídrome de desdaptação do eixo hipófise/gônodas que precisa ser avaliado, a partir deste processo sua volta a normalidade é rápida. Marrque uma consulta (21) 9750-9101.
      Porf. Paulo Edson

  33. tenho 15 anos sou menino e estou ajando que to com o nivel de testosterona muito baixo pos tenho desejo homoxessuais.
    este desejo tem alguma coisa com testosterona
    mim respondo pos pressiso desta resposta

    • Boa noite Wilkinson
      Seu caso não é grave, precisa passar por uma avaliação e, a partir daí encontra seu enquilíbrio, marque uma consulta (21) 9750-9101.
      Prof. Paulo Edson

  34. professor o senhor mim aconcelharia procura um urologista ou um endocrinologista pra mim consultar

    • Boa tarde WJ
      Aconselho a procurar um ortomolecular.
      Prof. Paulo Edson

  35. oii tenho15 anos. meu penis e pequeno demais ;
    nao tenho pelos, sou gordinho sera ke esse fator ajuda niisso?tenho vergonha de tratar esse assunto com algumas pessoa principalmente com os meus pais.me ajudem!

    • Boa noite Daniel
      Voce precisa passar por um exame de hormônios para fazer uma avaliação preciso de suas necessidades, mas, com certeza terá uma grande ajuda.
      Prof. Paulo Edson

  36. tenho 22 anos tenho 1,75 de altura e pesso 58 kilos quero crecer mais e criar mais massa muscular qual hormonio eu devo tomar??? Por favor me ajude valeu abraçosss..

    • Boa noite Jacson
      Pela altura com esta idade é difícil fazer algo, quanto a massa muscular a questão não é de hormônio e sim de minerais catalíticos.
      Prof. Paulo Edson

  37. bom dia amigo, antes de mais parabens pelo excelente website, está ajudando muita gente,

    uma duvida, tenho 27 anos, em janeiro tomei um suplemento com muitos estimulantes (cafeina, gingeng e possivelmente outros sinteticos) e desde ai alguns dias tenho falha de erecao, fica mole com muita estimulação, outros dias estou bem.. fiz analises ao sangue e urina tudo perfeito, o urologista disse que era psicologico mas nao é, fiz analise a testosterona e deu 2,98 ng/ml total e 12,8pg Livre, penso que esta muito baixo para a minha idade, nao fumo, nao bebo, sou saudavel, 62kg, o que acha que pode ser, sera a baixa testosterona? deverei tomar tribulus?

    • Bom dia Leonel
      Obrigado pelo elogio ao blog, procuro ser honsto e informar com precisão as necessidades do homem moderno.
      Quanto ao problema, o Tribulus terrestres vai ajudar muito, mas, tem um creme a base Aloe + Gingko biloba + Infravemelho, que é sensacional, aqui no Rio voce encontra com a representante do laboratório Matilde (21) 32792940/22613822/96096254, aumenta testosterona e faz vasodilatação nos vasos carvernosos na hora da relação, é sensacioal.
      Prof. Paulo Edson

  38. Amigo agradeço a pronta resposta, vou então tratar de comprar esse creme, sou de portugal mas faço muitas compras do brasil, me ajude só em 2 questões:

    ja pesquisei e nao consigo encontrar qual o nome do creme?

    é um creme mais tratamento por infravermelho, ou só um creme?

    tem algum site da empresa, senao eu ligo para lá, obrigado

  39. Meu obrigado,por estas enformaçoes passadas,
    aos colegas, que foi muito importante,por que entedi que nao tem nada perdido, apesar dos meus 53 anos…
    -Falta-me força fisica,C.muscular,limbido e
    mau humorado.
    Que Deus o abeçoe

    • Boa noite Walter
      Na vida só tem perdido a morte, se não for digna.
      Prof. Paulo

  40. Eu li o comentário sobre o boro catalitico e o cobre catalitico onde posso adquirir, na s farmácias de manipulação? Necessita de receita médica? Pois tenho 56 anos e sofro de disfunção
    erétil, fiz uma série de exames e o resultado tem
    sido normal. Me relaciono com a minha esposa muito bem. Fiz terapia e o psicólogo não constatou nada de anormal , e acha que é organico.

    • Boa noite Naoyosh
      Estes produtos são encontrados aqui no Rio na Biotech (21) 2532-0347, eles te enviam por sedex.
      Prof. Paulo Edson

  41. tenho o hormonio masculino muito alto, meus cabelos estão caindo muito porque, posso melhorar

    • Boa noite Cecília
      Sugiro que use o oligoelemento Zinco/Cobre para alinhar o eixo hipófise/gonodas + Selênio, ambos são catalíticos, ou seja, fazem a frequência de células.
      Prof. Paulo Edson

  42. amigo quando puder me passa o nome do creme que voçe falou, obrigado abraço

  43. Bom dia Dr Paulo. Gosto muito deste seu site e acompanho-o por email todos os dias. Essa sua iniciativa é muito importante para a valorização da sua profissão e principalmente da sua pessoa.
    Eu estava fazendo um tratamento com uma médica ortomolecular aqui em Brasília, mas não consegui acompanhar os gastos com consultas e remédios. Ela me cobrava R$500,00 por consulta e tinha que me consultar todos os meses. Os remédios que ela me intermediava, chegavam a custar R$1800,00 e só duravam um mês. Fiz muitos exames e o que foi constatado é que eu tenho o hormônio testosterona livre num nível muito baixo, chegando a ser abaixo para uma pessoa de 80 anos. Tenho 42 anos. Tenho disfunção erétil. Mas com isso posso até conviver, por que sou separado. Mas quando tomei os remédios que ela me receitava eu ficava bom de humor, dos intestinos, da pele, ereção e depressão. O senhor conhece algum bom médico ortomolecular aqui em Brasília ou teria algum alimento, vitamina ou mineral que eu possa ingerir para normalizar minha saúde. Os remédios que a médica me receitava, com exceção do Testosterona e Progesterona em creme 5% eram todos vitaminas e sais minerais manipulados por um laboratório em Fortaleza.
    Agradeço por sua atenção e mais uma vez elogio a inciativa deste site.

    • Boa noite Ricardo
      É estranho que um atendimento em Brasilia receba suplementação de Fortaleza. Me envie seus exames para ver se consigo te ajudar daqui. e-mail; p.jacob@terra.com.br, fone (21) 9750-9101. Um abraço
      Prof. Paulo Edson

    • QUERO FALAR COM VOCÊ QUE SOFRE DE EREÇÃO E MORA EM
      BRASÍLIA,COMO ACHAR UM ÓTIMO MÉDICO PARA SEU CASO E COM POUCO DINHEIRO 9médico profissional)fone 061-33016097
      santos.

      • Boa noite desconhecido
        Eu não informo referência deste tipo de terapêutica, não é o proposito do blog, não apago, mas não referendo.
        Prof. Paulo Edson

  44. eu não consigo contato com o senhor
    por telefone não
    tem nem um email para que eu entre em contato com o senhor não

    • Boa noite Wilkinson
      Segue o e-mail p.jacob@terra.com.br, fone (21) 9750-9101
      Prof. Paulo Edson

  45. oLá, excelente bLong!!

    Tenho 23anos, Fiz uns exames e no especifico de testosterona totaL deu 99.4 sendo que o normaL é 240 a 1000. o meu está muito baixo, oque devo fazer? quaL o meLhor tratamento? devo proucurar que especiaLista? obrigado!!

    • Boa noite Pedro
      Este problema não é grave na sua idade, faça mais atividade física que vai gastar esta energia extra.
      Prof. Paulo Edson

  46. Não respondeu as minhas duvidas mas obrigado na mesma pela atenção. abraço

    • Boa noite Cris
      Fui buscar no arquivo qual era sua dúvida, sobre infravermelho.
      É um raio longo solar, só é possível ter como uso terapêutico a partir da fusão do titâneo+alumíneo+platina a mais de 1.400 graus, esta energia é distribuida em diversos aparelhos e alimentos, por ser uma frequência antioxidante natural faz com que o organismo quebre o cluster de oxidação que gera envelhecimento e estresse fazendo com qu os emunctórios do organismo liberem estas toxinas de maeira mais rápido.
      Espero ter explicado um pouco.
      Prof. Paulo Edson

  47. Olá Dr Paulo, gostaria de fazer uma pergunta, sofro de Disfunção Erétil. Acontece que de uns
    tempo para cá,não com muita frequencia( que eu me lembro foram duas vezes em 2010)me ocorreu durante o ápice da relação uma forte dor de cabeça. Uma dor rápida,como se fosse uma agulhada que inicia nocentro cranio e se difunde
    aos poucos e em questão de segundos desaparece. E isto só tem ocorrido no ápice,duas vezes. O que o sr me aconselharia fazerou tomar?

    • Bom dia Pedro
      Sugiro um tratamento natural não invasivo, use Vitaking slim 50 ml 4 x ao dia, junto use um gel estimulador na hora da relação sexual, voce consegu aqui no Rio (21) 2261-3822/9609-6254, com Matilde.
      Prof. Paulo Edson

  48. vou fazer 50 anos e estava em jan/2010 com test.total:215ng/dl,shbg:16nmol/l,test.livre:5,85ng/dl ,test.biodisponível:137,09ng/dl,prolactina:22,43ng/nl.Em 10/04/2010:prolactina:24,65ng/ml,prolactina gancho:21,3ng/ml,macroprolactina:24,51ng/mlEm19/06/2010:testo:173ng/dl,prolactina:33,0ng/ml,testorena livre:0,12.Sou casado,tenho filhos e vida sexual normal.Minha preocupação é a baixa de testorena e o aumento da prolactina,pois estou com mudança no comportamento,como mau humor,desanimo,baixo libido,etc..Se esse aumento de prolactina está relacionado somente a diminuição de testoterona,ou algum sintoma de adenoma de hipófise,pois desde a adolescência convive com problemas,como insuficiência testicular primária,pouco desenvolvimento do pênis:ereto chega a 10cm,e recentemento tive problemas de anorgasmia.A dúvida é sobre a inflência da hipófise,nesse quadro.O endocrino,manda fazer reposição hormonal com desposteron 200mg(3amp/1cada 21 dias),repetir exames antes da última,e o urologista e andrologista é contra esse tipo de reposição hormonal,sugerindo tribulus terrestres 300mg +taladafila 5mg e hipericum,para controlar a ansiedade,pois não me adaptei a paroxentina,pois não estava conseguindo controlar a ejaculação.A hipofise poderia ter sido a causa do pouco desenvolvimento dos órgãos na adolescência?O que fazer para melhorar a auto estima na terceira idade?Tem como desenvolver ainda o tamanho do pênis,ou engrossá-lo.Não fumo,não bebo,fui vegetariano e gosto de esportes,academia.Quem nesse caso é o melhor conselho:o endo ou o uro/andologista?Sem psicológo,pois também sou e não é por esse lado.Obrigado.

    • Bom dia Francisco
      Nos dias atuais qualquer um apresenta determinadas disfunções e logo culpam o estresse, esquecem da bio química do corpo. Neste caso seu sugiro uma orientação natural que tem dado bons resultados, sem gerar dependência física ou mental: Vitaking slim + Gel Estimulador. O 1º infravermelho longo tem excelente resultado, o 2º é aloé + gingko biloba + photon, para ser usado na hora da relação sexual, aqui no rio se consegue através do fone (21) 2261-3822/9609-6254 com Matilde.
      Espero poder ajudar
      Prof. Paulo Edson

  49. Prof. Paulo Edson, boa tarde ! gostaria de saber se eu posso fazer uso desse medicamento (tribulus terrestres) para melhorar o meu desenpenho. estou com muita dificuldade de manter uma ereção e quando conssigo as vezes dura de 5 a 10 minutos e se eu quiser faser outra vez é praticamente impossivel.
    Estou com 42 anos nunca fumei tomo cerveja normalmente no fim de semana mas não creio que esses fatores é o que está me prejudicando.
    Será que esse medicamento pode me ajudar e onde eu posso compra-lo eu não gostaria de apelar para os remedios convecionais com essa idade que eu tenho.estou decepcionando a minha compaheira pode me ajudar ?

    • Bom dia Valdo
      É realmente um ótimo produto, mas, pode acrescentar Vitaking slim, tomar 50 ml 4 x ao dia, a sua quantidade de colágeno vai melhorar toda a sua função, aqui no Rio (21) 2261-3822/9609-6254, Matilde.
      Prof. Paulo Edson

  50. Dr. Paulo gostaria desaber do senhor se o potencializador ORVIAX,é bom mesmo e é totalmente fitoterápico como diz a propaganda
    da empresa ORVIAX? Gostaria de me exclarecesseesta dúvida.

    • Bom dia Naoyoshi
      Se realmente esta fórmula que apresenta o produto não vejo mal algum.
      Prof. Paulo Edson

  51. Ola Pedro, também tenho testosterona baixa para a minha idade a 298 e tenho 27, quais os seus sintomas? Sente falha erecção e baixa de libido e cansaço?partilhe comigo pois não conheço nenhum jovem da nossa faixa etária com o mesmo tipo de situação.

    eu vou começar a tomar tribulus, zma e Tongkat Ali para estimular o aumento da produção de testosterona.

    • Bom dia Carlos
      evite a ingesta de alimentos ácidos, este caso vai melhorar rápido. Neste mesmo blog voce encontra uma grande relação de alimentos que devem ser usados.
      Prof. Paulo Edson

  52. Gostaria de saber como eu faço para repor hormônios masculino,pq sei q estou com problemas e principalmente com minha namorada.
    Quero agradá-la na cama.
    Tmbm se possível haveria a possibilidade de aumentar ele.

    • Bom dia Helton
      Não aconselho o uso de hormônios sintéticos, faço sempre a orientação para que o organismo produza as asua necessidades, nets caso existe uma deficiencia do eixo hupófise-gônadfas, gosto de refazer este eixo com com Zinco/Cobre + Selênio + vitamina C, os minerais são catalíticos, a vitamina C pode ser Cewim comp. Um abraço
      Prof. Paulo Edson

  53. SOU MULHER TENHO 51 ANOS E GOSTARIA DE TOMAR TESTOSTERONA. FAÇO MUSCULAÇAO E ATIVIDADES AEROBICAS GOSTARIA DE UMA ORIENTAÇÃO.

    • Bom dia Edna
      Não aconselho este tipo de tratamento devido a virilização da mulher, procure um ortomolecular, ou endocrinologista e converse com ele, não use orientação de academia nem de farmácia.
      Prof. Paulo Edson

  54. Dr.Paulo antes gostaria de lhe agradecer pelo enorme serviço de informação que o vosso site
    tem feito por mim e por todos que consultam o
    sr. Dr. Paulo, gostaria que tirasse a seguinte dúvida. A minha esposa está com 54 anos e
    passa pela menopausa,últimamente ela está
    completamente desestimulada para o sexo.
    Gostaria de saber se ela pode tomar o tribulus,porque ela ficou receosa de tomar,com
    medo de ficaR COM CARACTERÍSTICAS MASCULINAS,por causa do aumento da testosterona.

    • Boa noite Naoyoshi
      Pelo quadro de sua esposa ela pode tomar tríbulus terrestris sim, como não é hormônio bio identico, e sim um precurssor dos mesmos, sugiro que use junto isoflavona.
      Prof. Paulo Edson

  55. Dr Paulo não abusando da sua boavontade, gostaria de perguntar ao sr se os hormonios
    bioidenticos são garantido e seguro. Pois a
    minha esposa fez os exames junto com a
    consulta de um endócrino, e acontece que o
    estrógeno dela deu bem baixo. Sendo assim, foi recomendado que ela fizesse a reposição com o hormonio bio identico. Ela ficou receosa,diante
    de tanta matéria de especialistas que são contra
    a reposição hormonal, daí a razão da minha pergunta anterior

  56. Dr Paulo, eu vei as quexas dos amigos, e estou na mesma cetuação, pois tenho 46 anos e estou predendo o meu dezeijo sexual,tambem o meu penis não ficar mais rigido como ficava antes.
    peço sua ajuda e lhe cerei grato!

    • Boa noite Valmir
      O primeiro passo é marcar um urologista e fazer seus exames, a partir deste começo, podemos ajudar em algo.
      Prof. Paulo Edson

    • Ó brigado Prof. Paulo, eu vou procurar um urologista.
      mais eu comprei dois comprimido de tadalafila 20mg manipulado, e queria saber do sr. se poço tumar, pois o farmaceutico mim desse que não tinha contra indicação.

      • Boa noite Dr. Paulo
        Eu queria sabre qual são os centoma da falta de hormônio masculino, alem da falta de apeteti sexual?
        Tambem gostaria de sabe se as piulas de tadalafila 20mg manipulado ajudaria.

      • Boa noite Valmir
        Diversos são os sisntomas, diminuição da libido, menor aparecemento de pelos pelo corpo, dificuldade de ter massa magra, queda de cabelo, etc.
        São muitos, só com uma avaliação para se saber.
        Um abraço Prof. Paulo Edson

  57. boa noite
    tenho 19 anos e tow com poca massa muscular
    tow querendo tomar algo pra colocar corpo “PERNA E BUNDA,BRAÇO E PEITO” vc podria min passar algum remedio pra eu tomar ?

    • Boa noite Henrik
      Não deve fazer, nem tomar nada sem orientação profissional, procure um ortomolecular próximo a voce.
      Prof. Paulo Edson

  58. tenho um filho de 10 anos fiz exames e ele está sem testosterona qual é o tratamento?
    o que pode atrapalha-lo no dia dia?

    • Boa noite Issi
      Com esta idade não deve haver um dignóstico fechado de que teu filho não tenha testosterona, ele está começando a se formar na parte hormonal agora, mas, procure um edócriono e faça um tratamento sob orientação.
      Prof. Paulo Edson

  59. boa tarde, meu namorado de uns tempos pra ca, passou a não sentir mais desejo por mim, não me procura .anda sempre irritado fica nervoso com qualquer coisa, ele tem uma baixa auto estima incrivel, resumindo eu me sinto muito mal acho que o problema é comigo ele dis que não, nossa acredito nele, vamos nos casar nos amamos muito, semana passada ele foi ao urologista e a testoterona dele deu 290.
    Bom o medico disse ke esta porcentagem normal, mais receitou pra ele uma injeção de testorena. e ele tomou onten, te pergunto pra ele ter que tomar essa injeção é pk estava baicho?

    • Boa tarde Ariane
      Por mais que eu possa ajudar é difícil sem os exames, mas, o urologista dever ter agido com toda a prudência profissional que o compete para indicar esta terapia. Qualquer coisa que perceba não resolver, ou melhorar, procure um psicólogo, amobos poderão sera ajudados.
      Prof Paulo Edson

  60. oie tipo eu gostaria de sabe se tenho falta do desenvolvimento de testosterona.
    Possuo 16 anos de idade, mas meus testiculos parecem igual de quando eu tinha 10, 12 anos e meu penis tbm parece que nao desenvolvem tipo tenho 11 cm e meio e nao muda muito desde de quando eu era criança. E desde de pelos nas pernas,no rosto e nas outras partes do corpo tipo eu tenho mas o desenvolvimento é muito mais lendo em relaçao do meus amigos ou colegas. eu gostaria de sabe se preciso toma algo para o meu corpo desenvolve mais. muito obrigada

    • Bom dia Pedrinho
      Voce é muito novo, não faça nada sem que tenha uma orientação terapêutica, pois nesta idade de formação é preciso saber o que fazer para não haver arrependimento depois. Procure um endócrinologista ortomolecular e converse com ele.
      Prof. Paulo Edson

  61. professor paulo sou eu novamente o mesmo da pergunta de cima.
    e se eu fosse toma Tribulus terrestris nao poderia me ajudar um pouco ou o senhor acha melhor ainda procurar um endócrinologista ortomolecular.
    muito grato pelo seu trabalho.

    • Boa noite Pedrinho
      Apesar de ser natural não use sem orientação.
      Prof. Paulo Edson

  62. Dr. Paulo, tenho 36 anos e malho 4x por semana, gostaria de saber se o zma deixa a mulher com características masculinas

    • Boa noite Simone
      Todo produto que faz aumentar testosterona pode causar virilização, quando se usa algo que interfere nos hormônios, só devem ser ingeridos sob orientação.
      Prof. Paulo Edson

  63. aos 17 anos fiz uso sem acompanhamento de testosterona sintetica… Testogar… ultimamente aos 19 tenho me encomodado com minha libido… já tive um problema de ereção… mas nao vou culpa-lo principalmente… só q meu desejo tem estado baixo ultimamente… já realizei um exame para me certificar da minha testosterona ( que tenho quase certeza estar abaixo do comum )… pelo fato de estar malhando li sobre um produto chamado Tribulus terrestris… que me ajudaria a ganhar massa e aumento de libido…e estou usando… mas caso eu esteja com problema de testosterona baixa o que eu deveria fazer? me fale algumas opçoes por favor!

    • Bom dia Renan
      Não se usa hormônio sem orientação terapêutica, procure um endócrino com trabalho em ortomolecular e se informe como proceder corretamente.
      Prof. Paulo Edson

  64. Bom dia.
    Tenho 21 anos e parece que to entrando na andropausa!
    todos os cintomas a cima ja estão me preocupando,
    principaumente o desejo sexual, fico com meninas muito linda mais não to com vontade de ter relação mesmo sendo louco por mulheres.
    sera que pode ser proplema ormonal oque posso fazer?

    • Boa noite Marcos
      Os jovens estão apresentando este desequilíbrio de forma geral, tá muito ligado a alimentação errada, noites mal dormidas, sedentarismo, etc… procure um terapeuta ortomolecular próximo de voce e faça uma consulta.
      Prof. Paulo Edson

  65. Eu gostaria de saber para que serve o TRIBULUS TERRESTRES. Qual eh o melhor para poder tomar sem prejudicar a minha saude ?……..Obrigado desde ja !! Abraço

    • Boa noite Gustavo
      A planta Tribulus Terrestres, tem sido estudada a bastante tempo para uso na informação do organismo para produzir testosterona, portanto não é hormônio sintético, mas, não deve ser usado sem orientação terapêutica, quanto a marca o melhor e fazer numa farmácia de manipulação, pois teremos a qualidade e validade do produto durante o uso.
      Paulo Edson

  66. Quando um bb é amamentado com uma mae q usa anti-concepcional ela pode passar hormonios femininos atraves do leite para a criança ?
    se sim, quais as consequencias e como podem ser evitadas????

    • Boa noite Pablo
      Pode sim haver está transferência, mas, não a culpe, faltou-lhe informação com certeza. Embora nem com todos isto acontece. Se voce consguir mudar hábitos nutricionais, vai melhorar desta sequela.
      Prof. Paulo Edson

  67. pois acho q isso aconteceu comigo, pois tenho 19 anos, malho a 2 anos, nunca tomei nda, mais tenho voz um pouco fina, a minha faringe n se alargou(gôgô), tenho peitos tipo bicudos e n tenho muita força, mas tenho muita disposiçao sexual. . .
    se for o caso de sim na pergunta do anti-concepcional oq devo fazer???

    • Oi Pablo
      Com estas informações é necessário que faça um exame de prolactina, este hormônio cais este tipo de efeito quando alto, mas, existe tratamento natural para isso.
      Prof. Paulo Edson

  68. olá. execelente fórum de orientações. faço uso de tribulus terrestris a pouco tempo (2 meses) de maneira orientada e responsável (benefícios para exercícios, não por nível elevado de testosterona), porém, me indicaram parar com o uso porque faço tratamento constante para queda de cabelo(apenas uso tópico (minoxidil)). pois como o tribulus aumenta o nível de testosterona, atrapalharia meu tratamento de queda. verdade ou mito ? grato. tenho 30 anos de idade,1,74m e peso 74,5 kg.

    • Boa noite Rafael
      Que bom que esteja usando um fitoterápico sob orientação, mas, não use por mais de 3 mesmes direto, pare por 30 dias e reiinicie.
      Prof. Paulo Edson

  69. muito obrigado Dr. Edson, pela resposta e pela indicação por período de uso. pensava ser necessário usar 3 meses e parar 2.
    então, voce acredita que o tribulus não atrapalha meu tratamento para calvice ? obrigado pela ajuda

  70. gostaria de saber porque meu penis fica ereto e quando amolesce tenho muita dificuldade para subir novamente?

    • Boa noite José
      Voce deve fazer um exame de taxa de testosterona e vitamina B¹², a partir deste ponto procurar um profissional que te oriente, se for necessário uma orientação de fitohormônio.
      Prof. Paulo Edson

  71. gostaria de saber também porque quando goso, de imediato meu penis amolece, já sai flacido de dentro da vagina?

    • eu achei chato

      • Boa noite Leila
        Infelizmente é impossível agradar a todos, mas, com estas informações faço parte dos tentam ajudar de alguma forma o próximo. Espero que em próximos artigos consiga te agradar.
        Prof. Paulo Edson

  72. Boa Tarde, Tenho 19 anos,
    Eu tive uma infancia diferenciada bem distante dos pais, não tive aquele tratamento de pai e mae que muitos tiveram, pois cresci com os Avos. Depois que eu virei um adolescente eu descobri que tinha fimose, isso me envergonhava muito na hora de namorar e etc, então eu tinha muita vergonha em conversar com as pessoas sobre isso, depois de muitas conversas e resolvi procurar um profissional, Operei e etc… Agora eu gostaria de saber se a fimose no caso retardou o crescimento do penis,e se teria algum hormonio que “ajudaria na recuperação do tempo perdido” algo que ajuda-se no desenvolvimento.
    Orbigado Aguardo resposta!

    • Boa noite Marcos
      Este problema de fimose, quando operada, é muito mais psicológico, quanto a tamanho, não foi a fimose que te impediu de ter um órgão maior ou não. Se fosse problema com libido seria outro assunto, parece não ser este caso. Um abraço
      Prof. Paulo Edson

  73. boa noite,aos 42 anos fiquei na menopausa precosse
    so que o medico mandou que eu fissece repossição hormonal com cha da folha da amora,ou tomar leite a base de soja,so que não me sentir bem,passei mal pq tive um problema de hipertiroidismo,mais depressão,hoje convivo com esse desconforto sem falar neste calor infernal que aparece derepente,faço academia para aliviar rsrs.sabe de algum outro metado de repossição hormona?desde de ja fico grata bjss

    • Boa noite Célia
      Existem diversos fitohormônios para este caso, mas, não deve fazer uso de nada sem orientação profissional, procure um terapeuta ortomolecular em sua região, com certeza ele irá te ajudar muito.
      Prof. Paulo Edson

  74. Tenho 17 anos e não tenho um bom crescimento e nem massa muscular,devo ter 1,68 e o meu peso é 52 kl.
    Quando na minha idade e com o mesmo problema o meu irmão tomou ”Testosterona, hormônio masculino” teve massa e crescimento é o mais alto da familía…
    Estou quase convicto em tomar o que Ele tomou o que acha?

    • Bom dia Uilton
      Nem sempre o que é bom para um é para outro, procure perto d voce um ortomolecular para fazer seus exames hormonais, e, a partir desta informação fazer um programa de seu tratamento.
      Prof. Paulo Edson

  75. Boa noite, tenho 25 anos e uma voz fina, por telefone, as pessoas sempre ficam na dúvida se estão falando com um homem ou uma mulher, isso me incomoda bastante. Gostaria de saber se há algum hormônio masculino para engrossar a voz?

    Obrigado

    • Bom dia Maurício
      Um bom remédio é tratar do eico hipófise-gônadas (Zinco-Cobre + Selênio), são gotas de minerais catalíticos com excelente resposta, pode acrescentar Salsaparrilla CH 6 da homeopatia.
      Prof. Paulo Edson

      • Muito obrigado pela resposta professor. Gostaria de parabenizá-lo por esse espaço. É de grande valia.
        Desculpe-me mais uma vez incomodá-lo, mas gostaria de retirar mais uma dúvida.
        É que não entendi bem sua sugestão, pois sou totalmente leigo no assunto.
        Para realizar este tratamento, basta ir a uma farmácia de manipulação e informar estes elementos? Ou um endocrinologista pode prescrever outras alternativas?

        Mais uma vez muito obrigado.

      • Boa tarde
        Eu também passo pelo mesmo problema do Mauricio, porém eu já tenho 30 anos. Como eu ouço também pelo ouvido interno, eu acho a minha voz muito bonita e masculina, porém em telefone ou quando gravo, fica muito feminina.
        Pensei até em usar cremes a base de testosterona na região da garganta, já que ela é absorvida.

      • Boa noite Juberlan
        Antes de usar qualquer tipo de hormônio, faça uso de um produto chamado STAPHILUS, toma-se 15 gotas 3 x ao dia + Zinco/Cobre tome 15 gotas 2 x ao dia, de uma chance ao seu organismo sem necessidade de usar alguma coisa asintética.
        Prof. Paulo Edson

      • Boa noite professor.
        Procurei pelo Staphilus em várias farmácias, mas não tive sucesso.
        Eu consigo manipular este medicamento?
        Qual é a quantidade indicada de cada um dos componentes (Zinco, Cobre e Selênio) ?

      • Boa tarde Carlos
        Staphilus é um oligoelemento catalítico, voce não consegue manipular, encontra em algumas farmácias de manipulação ou distribuidores de minerais, aqui no Rio voce encontra neste número (21) 2532-0347. Um abraço
        Prof. Paulo Edson

  76. Oi pessoal, sou magro, e não tenho tendência de engordar, se eu tomar hormônios e praticar esporte melhora a minha estrutura física ? Visto que apenas praticando esporte com uma boa alimentação, não tem ajudado, tenho perdido peso, me disseram que era baixa produção hormonal. Obrigado =)

    • Boa tarde Elvis
      Existe um produto chamado Desjejum Gold, que fantástico para ganho d massa muscular magra.
      Prof. Paulo Edson

      • Prof., obrigado pela atenção, sabe onde compro o Desjejum Gold ? Procurei na net e não tem nada consistente ou loja virtual brasil pra se comprar. Obrigado!!

      • Boa tarde Elvis
        Não é muito comum achar ainda este produto, mas segue o número de quem representa (21) 9364-2222, Sr. Eldes. Um abraço, um Feliz Natal e Próspero Ano Novo com muita saúde.
        Prof. Paulo Edson

  77. Tenho 76 anos, tenho problemas cardiacos, há um ano coloquei stend, sou diabetico controlado, tenho hipertensão mas controlada, estou com disfusão erética. Posso tomar o medicamento orniax, sem qualquer restrição?

    • Boa noite senhor Jaime
      Não aconselho e fazer uso de qualquer tipo de medicação sem orientação de um profissional experiente, visto que pode haver qualquer tipo de efeito antagônico com outros medicamnetos que esteja usando.
      Prof. Paulo Edson

  78. Olá dr. Tenho 20 anos ,meu peso é ideal pra minha altura! 1.83 de altura e
    83kg de peso.Acho q estou com os meus hormonios atrasados
    pois não tenho barba ainda, e parece que os pelos do meu
    corpo recem estao começando a crescer.Bom sem falar nas espinhas q aparecem td hr.o que devo fazer?

    • Boa tarde Caetano
      Devido a limentação horrorosa que temos hoje, está muito comum este problema. Procure um terapeuta ortomolecular, com certeza ele te ajudará muito. Não faça nada sem uma boa orientação.
      Prof. Paulo Edson

  79. tenho falta de ormonios p/ q/ naci com ostesticulos pequenos ja tive mulher vivi com ela 12 anos fiz sexo muito tempo me separei e hoje so, e meus hormonios nao funcionao- sempre tomei testosterona quando casado; ministro da saude proibil a vendade testosterona sem prescriçao medica e hoje me sinto um homen 0000000. por- favor me ajuda a achar a soluçao obrigado #adao

    • Boa tarde Adão
      Não faça uso indiscriminado de hormônios sintéticos, procure por um terapeuta ortomolecular, ele saberá trabalhar com hormônios bioidênticos, que não oferecem efeitos colaterais.
      Prof. Paulo Edson

  80. tenho 17 anos, não tenho muitos pelos pelo meu corpo e meu penis é menor que o normal isso pode ser falta de testosterona? muito obrigado

    • Boa tarde José Rafael
      Voce deve procurar um terapeuta ortomolecular, ele saberá corrigir o eixo hipófise-gônadas e resoverá seu problema.
      Prof. Paulo Edson

  81. Bem, tenho 17 anos, 1,80cm peso 60k.
    Tenho o famoso “peitinho” que dizem
    ser por causa da masturbação, mas sei q é um mito.
    Ainda não tenho barba, e tenho poucos pêlos no braço, (a mesma quantidade
    que uma criança de uns 9 anos),
    Acho que o meu pênis ainda não se desenvolveu, quando ereto ele fica só com
    uns 14 cm…
    pode ser falta de hormônio?
    se sim, o que devo fazer?

    • Boa tarde Maxwel
      Voce deve procurar por um terapeuta ortomolecular para fazer um equilíbrio do eixo hipófise-gônadas. Com certeza resolverá seu problema.
      Prof. Paulo Edson

  82. Eu sempre lutei contra desejos homo, me casei tenho dois filhos, e o mais velho de 11 anos tem as vezes trejeitos femininos, e morro de medo de ser homo.Será hereditario.
    O meu filho está gordinho (68 kg para 11 anos). sei que ele sofre por isso. estamos tentando ajuda-lo agora para não sofrer o que sofri.
    O que fazer.
    E minha libido é zero

    • Boa noite Ramos
      Voce precisa passar por alguns exames para avaliação hormonal, um psicológo, é um problema que não é difícil de resolver, depende muito mais de voce do que do profissional, procure por um terapeuta ortomolecular próximo a voce ele te ajudará bastante.
      Prof. Paulo Edson

  83. tenho 63 anos e disfunção erétil. tenho também uma irritação vermelha no penis,]
    mas não é na pele, acho que é interna. Dói muiito na hora da relação. gostaria de sua opinião. grato pela atenção.

    • Boa tarde José Clas
      Existe bons tratamentos com a terapêutica ortomolecular para este problema, procure por um próximo a voce que ele saberá te orientar.
      Prof. Paulo Edson

  84. Olá Boa tarde,

    tenho 23 anos e acho que há algum problema com a minha produção de hormonios, com 23 anos não tenho barba e meu penis apresenta aparenci de ao penes de um adolecente…não sei oque fazer estou ficando louco, qual medico devo procurar ? qual medidacamento devo ingerir ? pensei em utilizir hormonios sintentico como bomba de academia: Durateston e DecaGrega…qual a sugestão de vocês…aguardo resposta !

    • Boa noite Diego
      Não use nada sem procurar um bom orientador, procure por um terapeuta ortomolecular próximo a voce, ele com certeza te ajudará bastante.
      Prof. Paulo Edson

  85. gostaria de saber aonde encontrar esse tipo de mineral catalíticos para comprar???
    obrigado

    • Boa noite Fábio
      Não sei de onde voce é, mas aqui no Rio de Janeiro tem alguns distribuidores, segue o telefone de onde costumo comprar (21) 2532-0347, falr com Marta. Um abraço e sucesso
      Prof. Paulo Edson

  86. Dr. a alguns anos ja venho sofrendo, sou mediamente novo tenho 30anos hoje,
    e venho sofrendo as vezes de impotencia. epocas fico bom epocas ruim….
    durmo mal pra caramba, ja fiz exames hormonais, os principais do tipo testosterona total e livre, dhea l, ligados a potencia estao no limite minimo permitido.
    tireoide esta funcionando devagar tambem… inicio de hipotiriodismo.
    e hormonios do tipo estradiol e cortisol, estao no limite maximo permitido.
    mas todos dentro da faixa normal, so q em parametros ruins. sei q dormi mal afeta a producao hormonal.
    gostaria de tomar esses minerais para talves possa melhorar a funcao das glandulas.
    essa empresa Biotech q o senhor mencionou vende produtos ja formulados??? ou preciso passar a concentracao para manipular?? oq o senhor sugere??
    gostaria de saber tambem aonde encontro esse gel para melhora erecao?
    obrigado…. parabens pelo trabalho

    • Bom dia Fabinho
      Procure por um terapeuta ortomolecular próximo a voce, ele resolverá seu problema com certeza.
      Prodf. Paulo Edson

  87. bom dia dr, infelismente os ortomoleculares aqui do interior nem conhece esse tipo de minerais, e desconhece muito menos ainda sobre hormonios…
    nao poderia me sugerir algo dr?? tipo dose habitual e aonde encontrar??
    ah um ano atras fiz um exame feito pelo cabelo, mas acredito q o exame foi muito contraditorio!!!!

    • Bom tarde Fabinho
      Escaneie este exame de mineralograma capilar e me envie para que possa te ajudar.
      Prof. Paulo Edson

  88. tenho 41 anos e depois dos 40 senti uma diferença nas minhas atividades fisicas (trabalho, humor,inrritabilidade,memorias e um pouco no sexo) isso é normal o tenho que fazer reposição hormonal? o pior é a indisposição para o trabalho pois sou construtor sivil. casei ha 1ano e 6 meses e minha mulher me cobra muito disposição. o hormonio masculino é emportante pra mim? obrigado desde já.

    • Boa tarde Pedro
      Todo desenquilíbrio que o organismo manifesta deve ser averiguado por um bom profissional de saúde, procure por um terapeuta ortomolecular próximo a voce que ele te ajudará muito. Mas, não faça uso de nada sem orientação, ou com orientação de farmácia.
      Prof. Paulo Edson

  89. Boa noite Dr. Paulo. tenho 51 anos e sinto uma deficiencia de obter uma ereção satisfatória para o ato sexual, porém, quando eu tomo Vivanza ou outro similar, aí sim consigo uma ereção forte e prolongada, mas há os eleitos colaterais que incomodam. Lendo um artigo na internet, falavam sobre um medicamento para melhorar a ereção totalmente natural, Orviax, feito apenas de plantas naturais. O senhor conhece e se sim é realmente eficaz. Desde já agradeço a sua atenção, um abraço.

    • Boa noite Henrique
      Já ouvi falar deste produto, mas não conheço. Aconselho a procurar um ortomolecular que te avalie nas taxas hormônais, estilo de vida, etc… mesmo sendo produto natural. não se usa fitohormônio sem orientação.
      Prof. Paulo Edson

  90. Dr. Paulo, boa tarde. Sou o Henrique, e o senhor já me respondeu a uma pergunta anterior. Lendo as perguntas de um dos leitores, o senhor na resposta a ele, receitou TRIBULUS TERRESTRES, 10 gotas 4x ao dia para que melhorasse ou equilibrasse o nível de testosterona, muito bem, ao entrar em contato com algumas farmácias de manipulação disseram que eles só fazem em cápsulas, a minha pergunta é: pode tomar o TRIBULUS em cápsulas? Se sim quantas ao dia e qual a concentração do PRINCÍPIO ATIVO? Se eu conseguir em extrato líguido qual seria a concentração também em mg?
    Desde já agradeço a sua atenção e um grande abraço.
    Henrique.

    • Boa noite Henrique
      A indicação de gotas tem uma resposta melhor no organismo e sua apresentação é em tintura mãe, por isso tomar 10 gotas 4 x ao dia.
      Existe em pó in natura no mercado que também tem excelente resposta, faça 100 mg de pó + 300 ml de mel e tome 1 colher de sopa 2 ou 3 x ao dia. Não gosta de cápsulas pois contém corantes que causam alergias.
      Prof. Paulo Edson

  91. Ola, dr Paulo! tenho 33 anos, e ha alguns meses suspeito estar injerindo algum tipo de hormonio masculino, tbem nao sei de que maneira, moro no Japao, e, aqui tem muito assedio moral, o famoso ijime,ou bulling, mais conhecida/e. Meus sintomas sao queda de cabelo, aumento de massa muscular, e ressecamento exagerado da pele,um dos fatos que me intriga, ja que, sempre tive pele oleosa, e, no Brasil aos 18 anos tratei um caso severo de acne, mas, que nao modificou meu tipo de pele, voltando a ser oleosa depois do tratamento,agora estou com 53k,mas, sempre mantive meu peso estavel(1,54m/ +_49k)sem muitos sacrificios, e posso dizer que harmoniosamente,o contrario do agora, boca fechada,em minha rotina ando de bicicleta 25 min, ate a estacao de trem,e nao acredito ser este o motivo pelo ganho de massa muscular,(dos membros superiores) ja que nao ha tanta carga, estou preocupada com a virilizacao, e envelhecimento precoce caso esteja injerindo tais substancias,sem saber. Estes sintomas poderiam ser evidencias de minhas suspeitas?existem quais tipos de anabolizantes? em (gel, creme, oral)
    Sem mais agradeco sua valiosa orientacao

    • Boa tarde Ana
      É necessário saber que tipo de alimentação voce faz, quais medicamentos ou remédios que usa, fazer uma avaliação da testosterona, mas de qualquer forma coma e tome muito suco de melão, é uma fruta tipicamente feminina e vai te ajudar bastante, procure orientação com um terapeuta ortomolecular próximo a voce.
      Prof. Paulo Edson

  92. ola meu nome é mauricio
    eu completei 18 anos anos recentemente e acho que minha voz é muito fina e meus testiculos ainda sao iguais a quando eu tinha 12, do tamanho de um ovo de codornaou menores , eu tambem sou muito magro, e ja tenho uma aparencia envelhecida .
    GOSTARIA DE SABER SE TOMANDO HORMONIO MASCULINO MEUS TESTICULOS PODERIAM CRESCER E SE EU PODERIA ME DESENVOLVER MELHOR, JA NESSA IDADE.?E QUAIS SERIAM OS EFEITOS COLATERAIS QUE EU TERIA MESMO ASSIM
    .

    • Boa tarde Maurício
      Voce não deve fazer uso indiscriminado e sem orientação terapêutica de um profissional em ortomolecular, mas sgue uma orientação para te ajudar:
      tomar VITAKING SLIM (tomar 50 ml 4 x ao dia) + regularizar o eixo hipófise/gonadas atraves do Zinco/Cobre + Selênio + Vitamina C, este tratamento com certeza vais resolver eu problema. Um abraço
      Prof. Paulo Edson

      • Boa tarde, Prof. Paulo

        Meu caso é parecido com o do Maurício cujo o sr indicou o Vitaking Slim, tenho 23 anos e pelo que eu andei pesquisando parece que eu sofro com atraso puberal ou puberdade atrasada, segundo a tabela de tanner na minha idade eu ja teria que ter meu penis formado e aparecia de adulto, mas eu não apresento essas caracteristica, também sou muito magro, não tenho barba nem sinal que estão por vir, e meu penis tem aparecia da de um jovem talves 13 ou 14 anos, gostaria de saber se isso é um desequilíbrio do eixo hipófise-gônadas ? e se eu tomando esse medicamento ira me ajudar ou se talvez o sr poderia me indicar outros.
        muito obrigado, abraço
        Diego

      • Boa noite Diego
        Cada caso é um caso, inicialmente o tratamento pode ser o mesmo, mas se puder passar por um mineralograma capilar e sabermos quais sua reais deficiências seria ideal.
        Prof. Paulo Edson

  93. ghg

    • Bom dia Carlos
      Não sei o que quer dizer “ghg”.
      Prof. Paulo Edson

  94. bom dia!
    gostaria de saber o que fazer para adquirir pelos no corpo,pois tenho pouco pelos.
    mas diferente de muitos estou satisfeito com o meu penis.

  95. esqueci minha idade tenho 34 anos.

  96. teno 60 anos sou homosexual ativo tenho um relacionamento com uma pessoa estou com problema de ereçao e tambem nao consigo realizar sexualmente, posso tomar hormonio tostesterona

    • Boa tarde Antoni
      Não se usa hormônio sem orientação de um profissional, seus efeitos colaterais podem ser bem desastros, a não ser os bioidênticos.
      Prof. Paulo Edson

  97. Boa tarde eu sou um jovem de 19 anos tenho passado por algumas situações desagradaveis tenho percebido que eu não estou me desenvolvendo como os meninos da minha idade quase não tenho pelos nos braços nas pernas a minha voz não é muito grossa quase não tenho barba,já passaei por muitas situações desagradaveis com tudo isso eu fico triste comigo mesmo sou uma pessoa já sem vontade de continuar a vida já fui muito humilhado pela minha voz ou tamanho em rodas de amigos no trabalho eu já tenho 19 anos eu mesmo me estranho com a minha voz se eu falo muito tempo ou muito alto a fico muito cansado queria saber se isso pode ser por falta de hormonio queria saber com qual profissional eu devo me consultar pois tenho medo de está com a minha saude zuada

    aguardo respostas obrigado

    • Bom dia George
      É necessário mais informações para ter um parecer preciso, se puder enviar mais informações.
      Prof. Paulo Edson

  98. boa noite a 10 anos me submitir a cirugia de maco adnoma ipofisario e muitas coisas mudaram encuseve a libido o que fazer? obrigada

    • Boa noite Ranildes
      Na época da cirurgia deveria ter sido orientada pelo endócrino ou cirurugião sobre este efeito. Agora procure um terapeuta ortomolecular para ser feita uma avaliação e uma orientação restauradora de suas funções. Um abraço
      Prof. Paulo Edson

  99. por favor, me orientem, sou casado e sinto que tenho desejo tbm por homens porem não quero trair minha esposa que a amo muito, com isso luto todos os dias contra as minhas quedinhas que tenho vencido, sou muito feliz no meu casamento, porem as vezes não tenho conseguido ter ereção e até mesmo tesão por minha esposa, vocês acham que tomando hormonio poderia me ajudar a diminuir este desejo por homens e com isso aumentar minha ereção e o desejo tão almejado a minha esposa? desde ja muito obrigado fiquem com Deus

    • Boa noite Soares
      Antes de fazer qualquer tipo terapêutica, sugiro procurar um terapeuta ortomolecular e um psicológo, eles poderam te ajudar bastante. Não hormônio sem orientação.
      Prof. Paulo Edson

      • boa noite prof. me tire uma duvida então (relacionado ao meu problema), se for constatado que meu nivel de testosterona é baixo, isso significa que eu psso fazer uso de algum hormonio se se sim qual seria?abraço

      • Boa tarde Soares
        Não se faz orientação de uso de hormônios desta forma, é necessário que o profissional veja seus exames e faça a orientação de acordo com a necessidade.
        Prof. Paulo Edson

  100. bao noite soares
    peço orientaçao profissional para meu pobrema tenho 19 sou solteiro e muito constrangido com o tamanho do meu penis, e tambeim nao tenho barba.fico constragido perante amigos, nao faço jamais xixi perto de algueim pois tenho vergonha!me ajude oque eu posso fazer?tenho vergonha de ir a um urulogista o que devo fazer ?

    • Boa noite Fábio
      É dificil ter uma opinião formada sem conhecer o paciente e todo o seu caso clínico, procure por um terapeuta ortomolecular próximo, ele com certeza irá te orientar.
      Prof. Paulo Edson

  101. Onde posso encontrar orviax no rio de janeiro farmacia ob….

    • Boa noite Carlos
      Não trabalho, nem indico produto químico para ninguém.
      Prof. Paulo Edson

  102. ola, eu tenho 18 anos e queria saber o tamanho normal de um penis em ereçao… pois acho q o meu tá um puco pequeno!!! tenho 13,5cm ereto e 3,5 de largura é normal? aguardo resposta

    • Boa noite Jaderson
      A atividade sexual está na cabeça, tamanho nunca foi problema, é importante saber usar. Como faria se fisesse dentro de um fusca?
      Prof. Paulo Edson

  103. Ola, tenho 54 anos tive em 2009 um CA de prostata com gleason de 4+3 e que foi retirado, depois de 6 meses meu PSA continuo aumentando, ai o medico mandou eu fazer Radioterapia que fiz 36 sessões , depois de 60 dias fiz o 1° PSA e continou estavel, agora estou com incontinencia urinaria na hora de fazer sexo o que e raro, somente com o uso de remedio para ereção,li em alguns site que depois da cirurgia de retirada da prostata alguns pacientes ficam com a memoria ( esquecimento) isto e verdade, pois estou ficando nos ultimos meses muito esquecido tem a ver com hormonios. Eu terei que tomar hormonio para este tipo de esquecimento?

    • Boa tarde Francisco
      Não se trata de memória com hormônios, e sim com gorduras inteligentes (são as gorduras “marrons”), o cérebro é constituído puramente de gordura, e por ser o órgão que mais doa as necessidades de outros órgãos, estas gorduras precisam ser repostas, mas, sob orientação.
      Prof. Paulo Edson

  104. olá tenho 19 anos e 1,65 de altura e pesso 53 kl que tipo de vitamina eu presiso tomar para ganhar massa muscular, e é possivel almentar o penis fasendo exercicios diarios com á mão? por favor me ajude!

    • Boa noite Dienivaldo
      É necessário que primeiro faça um mineralograma capilar para depois receber uma orientação correta de suas necessidades.
      Prof. Paulo Edson

  105. é mito ou verdade que se pode almentar o tamanho do penis fasendo exercios com á mão

    • Boa noite Silva
      è claro que é mito, caso contrário como seria o tamanho de cada um e haveria um campeonato. A qualidae está em como saber usar para tirar melhor proveito.
      Prof. Paulo Edson

  106. ola, é verdade que alimentos (ou vitaminas) que contem zinco e vitamina B, aumentam a produção de testosterona?
    abraço

    • Boa noite Soares
      É verdade sim, o poder do zinco em ativar as enzimas surpreende nosso organismo, por isso ostra é considerado afrodisíaco.
      Prof. Paulo Edson

  107. Oi , tenho 19 anos quase pra fazer 20 , tenho 1,88 mas sou muito magro(60 kg) , acho que tenho puberdade atrasada pois nao tenho barba, muito pouco pelos pelo corpo(quase nada) , nunca tive espinhas agora ta comecando a vim umas , tbm acho que meu penis nao esta do tamanha certo ..

    Oque posso fazer ? desde já agradeço

    • Boa noite Fernando
      É necessário saber que tipo de vida voce tem, se praticar alum tipo de atividade física tome BCAA uma hora antes das atividades, vai ganhar massa muscular magra. Um abraço
      Prof. Paulo Edson

  108. O meu nome e marcelo
    O que fazer tendo sintomas de puberdade tardia

    oBRIGADO

    • Boa tarde Marcelo
      Voce deve equilibrar o eixo hipófise-gônadas através dos oligolelementos (Zn-Cu + Se + vit. C). O resultado é muito satisfatório.
      Prof. Paulo Edson

  109. Gostaria de abordar um assunto com relação ao uso mais prolongado do Tribulls terrestris .Mesmo ciclando ,na verdade pesquisando na Internet verifiquei que ainda se sabe pouco sobre os efeitos colaterais deste uso .
    No meu caso ,com relaçõ ao aumento da Libido ,foi e esta sendo um sucesso uso desta erva. Me deu mais disposição para tudo no dia a dia .
    Minha maior preocupação é com relação aos efeitos colaterais .
    No meu caso que já passei dos 40 anos e pai calvo ,o uso desta erva não irá potencializar a queda de cabelo ????? Por favor se alguem souber algo sobre isso ,agradeço .

  110. dr. aonde se encontra para comprar esse tal gel para impotencia q o senhor menciona aqui!!
    obrigado

  111. boa noite,eu sou Pascoalino…
    moro em gloria de dourados ms, tenho 1,70 m,48 a 52 quilo,ñ goncigo passar diso e 22 anos,tá vc ententeu sou magrelo.
    -pencei em usar complemento alimentar,mas descobrir o hormônio mascolimo, que posso facer 3 coisa em uma tacada só, ganhar massa muscular, pesso e um pouco de podencia sexual sem quimicas.
    aí vem a minha pergunta:
    -na onde e quem eu devo procurar p/ domar o hormônio masculino?
    -à quantos mais o menus eu vou gastar?
    -muito obrigato!

    • Boa noite Pascoalino
      Procure por um terapeuta ortomolecular próximo a voce , ou na região, ele resolverá seu problema. Quanto ao que vai gastar, é impossível prever, somente com uma avaliação profissonal e de acordo com o que vai precisar.
      Um abraço Prof. Paulo Edson

  112. Primeiramente Parabéns pelo blog.
    Meu nome é joão tenho 19 anos, 1,78cm 85 kg. Tenho tendencia para ser gordo, acho a minha voz muito fina e meu Pênis é do mesmo jeito de quando eu tinha 14 anos, fico com vergonha de meus amigos, não tenho nem um pouco de barba, e nem pelos nas axilas. me ajude! você acha que isso pode ser falta de hormônio masculino? Pode-se conseguir uma barba com hormônio masculino? hormônio masculino engorda? dês-de já agradeço….

    • Boa noite João
      Voce precisa passar por uma avaliação de mineralograma capilar, a partir daí podemos te ajudar.
      Prof. Paulo Edson

  113. oi boa tarde eu me chamo Tony nao tenho quase nada de pelos pelos meu corpo poucos pelos e tbm nao tenho barba tenho 17 anos meus amigos e mais novo doq eu e tem isso tudo como faço pra cria mais mais hormonio ?
    parabens pelo blog!

    • Boa noite Tony
      Este problema é fácil de resolver, primeiro precisa realizar um mineralograma capilar, para a partir destas informações traçarmos um plano de reposição de minerais que també atuam como estimuladores das funcções hormônais sem efeito colateral algum, nem dependência. Porcure por um terapeuta ortomoleuclar ele te ajudará muito.
      Um abraço Prof. Paulo Edson

  114. olá meu nome é marcos, tenho 24 anos. desde pequeno tive um problema com crescimento, intão fui submetido a um tratamento em que eu aplicava hormonio do crescimento, nesse tempo tambem usei varios remedios, para tireoide por causa do tratamento e um para retardar a produção de hormonio masculino. depois de o tratamento quase completo, parei de ir ao medico, meu tamanho é normal e tudo, porem tenho só pelos pubianos e agora ejaculação é rara. parei quando estava começando a tomar a testosterona, queria saber qual medico procuro para isso e se terei algum problema por ficar sem tomar tais remedios. tenho alguns sintomar citados acima. e estou engordando, mudança de humor e outros.
    obrigado

    • Boa noite Marcos
      Sei que cada um tem seu problema e quer tentar resolver, mas não faça nada sobre trabalho com hormônios sem uma avaliação terapêutica com um bom profissional em terapia ortomolecular.
      Prof. Paulo Edson

      • Sim concordo com você, queria apenas saber em que tipo de médico eu procuro para cuidar desse problema. pois não sei qual tipo de médico procurar.

  115. Estava lendo lendo todos os comentarios e adorei em ver q voce responde todos com prazer. Parabens pelo seu trabalho.
    Eu tenho 24 anos mais ou menos 1 ano e meio atras eu tomei 2 injecoes de testosterona cypionate e devo ter tomado umas 100 pilulas de anavar cada uma de 25 mg. tem uns 6 meses q estou sem libido nenhuma com vontade nenhuma de ter relacao sexual,sempre fiz esporte toda minha vida treino jiu jitsu todos os dias, fiz meu teste de testoterona ataulmente esta baixa tanto a testosterona free e a testosterona total, estou tomando hcg para ver se volta meu nivel de testoterona normal tomei 2500 iu hj e daqui 7 dias vou tomar mais 2500 iu. o que vc acha estou me medicando certo ou vc acha q eu devo tomar outro remedio ou ou qual o melhor jeito q eu faco para voltar minha libido e minha vontade de me relacionar sexualmente ao normal?

  116. Primeiramente parabens pelo website.
    Tenho 24 anos uma vida super saudavel, treino jiu jitsu ha 8 anos sempre estou fazendo atividade fisica e me alimentando super saudavel, ha um ano e meio atras eu tomei 2 injecoes de testosterona cypionate e tomei clenbuterol e anavar tambem, de uns 6 meses para ca estou sem vontade de ter relacao sexual nenhuma e sem libido nenhuma, acabei de fazer o teste de testosterona e ambos o testosterona free e total estao super baixo. Comecei a tomar o hcg ontem tomei 2500 iu e daqui 7 dias vou tomar mais 2500 iu vc acha q isso ira resolver o meu problema? qual o melhor remdio q eu devo tomar para minha testosterona voltar ao normal e continuar normal? eu irei voltar a ter a mesma libido q eu tinha antigamente?
    Obrigado

    • Boa noite Vitor
      É um bom conselho dar um bom descanso ao organismo para que ele perca a informação passada do tratamento, ou fazer uma boa desintoxicação celular para retirar toda informação celular e fazer uma nova, aí sim sob uma boa orientação profissonal fazer um tratamneto adequado.
      Prof. Paulo Edson

    • Boa noite Vitor
      Acabo de te responder
      Um abraço Paulo Edson

  117. ola tomei hormonio femenino e perdi o entresse sexal oque devo faser agora

    • Boa tarde Casemiro
      Procure um endocrinologista próximo a voce que ele te orientará.
      Prof. Paulo Edson

  118. Caro Dr Edson .
    Qual é a seu modo de ver a melhor maneira de Ciclar o uso do Tribulus T.
    Consumir 01 mês e ficar duas semanas sem uso ,ou outra ?

    O uso por longo período de tempo digo anos ciclando ,pode causar o aparecimento de Cancer na Próstata ?

    Agradeço desde já a sua ajuda!!!
    Abraço.

    Fred.

    • Boa noite Fred
      A melhor maneira é procurar uma farmácia de manipulação honesta, que manipule o extrato seco de Tríbulus terrestres, só assim voce poderá ter uma orientação da quantidade diária a ser usada, pois, varia com a idade, peso, altura, disfunções hormonais. Um bom terapeuta ortomolecular fará esta orientação com resposabilidade.
      Um abraço
      Prof. Paulo Edson

      • Ok.
        Obrigado Dr. Edson .

  119. boa tarde doutor;meu marido tem 56 anos é diabetico,bebe e fuma
    muito,há uns 3 anos começou a dificuldade de ereção.foi ao médico
    receitou o viagra(um)comprimido,mas não está resolvendo.acaba q eu perco a paciencia e largo pra lá,claro q faço o q posso mas…..
    me oriente por favor.
    muito obrigada.
    beny minas gerais

    • Bom dia Beny
      Pelo que escreve é notório que o problema não é seu, somente as consequências, leve seu marida a uma reunião de AA, evite um número grande de medicamentos, além do alcool e fumo, eles também são causadores desta disfunção. Mas, o mais importante é saber se o pacinete quer mudar de vida, ai pode ser ajudado, caso contrário é difícil.
      Prof. Paulo Edson

  120. Eu gostaria de saber se o uso de tribulus terrestris causaria algum efeito colateral? pois, segundo o que andei pesquisando ele da um impulso a mais na produção de testosterona, e pelo que sei, quando se usa produtos assim seu corpo acaba por acostumar com a grande produção de testosterona e acabaria por inibindo ela, ou seja, se eu parasse de tomar poderia desregular todo meu organismo. certo? mas mesmo assim eu queria tomar, pois, as vezes não consigo manter uma ereção por muito tempo apesar de muito desejo e isso acaba me atrapalhando nas minha relações sexuais, tenho 17 anos e faço 18 em 1 mês. Desde já, obrigado.

    • Boa noite Carlos
      Fazendo uso de Tríbulus terrestris + vitamina C, voce pode usar por 21 dias e parar por 7, repetindo este ciclo não terá efeito colateral.
      Prof. Paulo Edson

      • Obrigado Prof. Paulo Edson, gostaria de saber só mais uma coisa, eu faria este ciclo durante 1 mês apenas e pararia? assim não teria efeito colateral? ou eu tenho que usar durante mais tempo?

      • Boa noite Carlos
        Mantenha o uso por no mínimo 90 dias, depois vá diminuindo, mas não para de vez.
        Prof. Paulo Edson

  121. tenho 35 anos , tem seis meses que venho sentido diferenca , o meu penis esta diminuido e afinando , sinto vontade de fazer sexo , mas o meu penis so faca meio duro , e muita das vezes amolece quando estou fazendo sexo,quando esta penetrado , ja tomei ormonio mas n adiantou , e quando acabo de goza sinto uma dor nas juntas . oque devo fazer ,

    • Boa noite Ronie
      Precisa fazer uma avaliação com um urologista para saber se está perdendo massa muscular, e não seria só no penis, mas em todo o organismo, então procure um endocrinologista.
      Prof. Paulo Edson

    • CARO RONIE PETERSON…………ACREDITO QUE TEM A DOENÇA DE PEYRONIE…………….DESCREVE SINTOMAS QUE SÃO DESTA PATOLOGIA ……..O SEU PENIS CURVOU-SE…..ENTORTOU MEU AMIGO…….SE SIM…PODE TER A ABSOLUTA CERTEZA QUE TEM A DOENCA DE PEYRONIE……….

  122. Boa noite doutor! Tenho 25 anos, mas percebo que estou perdendo a libido, posso tomar tribulus terrestris, com complexo B, ou algo cmo profl ? ja que tambem nao tenho apetite ?

    • Bom dia Ednaldo
      Esta indicação que voce eestá sugerindo é muito boa, precisa saber se o organismo está assimilando caso contrário não resolve.
      Prof. Paulo Edson

  123. Boa tarde, Prof. Paulo! Consultei uma endócrino e ela me receitou que tomasse testosterona biodisponível 4mg uma hora antes de malhar. Disse que posso apenas ter alguma alteração na mesnturação e aumento de oleosidade na pele. Mas fiquei um pouco receosa. Ela me indicou pois eu malho mas não noto muito diferença no meu corpo (apesar de fazer acompanhamento com nutricionista e personal). Ela me disse que por ser baixa essa dose não terei problemas com relação à queda de cabelo. O que o Sr. acha? Muito obrigada! Abçs!

  124. ola, boa tarde! seguinte, tenho 28 anos sou homem e hetero. mas tenho uma aparencia feminina. um rosto redondo com traços finos. qeria apresentar uma aparencia mais masculina. tem tratamento para isso? obrigado!!!

    • Boa tarde Matheus
      Esta é uma questão complexa que sem conhecer a pessoa, ver seus marcadores hormonais, conhecer sua genética, é difícil poder ajudar. Procure por um endocrinoligista ortomolecular próximo a voce que ele te ajudará.
      Prof. Paulo Edson

      • ok professor! muito obrigado por ter respondido minha pergunta e eu vou continuar aqui ligado no site q é muito bom e aprendo muitas coisas! obrigadão!

  125. Boa noite!
    eu tenho 19 anos mais Meu corpo ta muito pouco desenvolvido como se tivesse 13 por aeh!!
    o q aconselharia fazer?

    At!

    • Boa noite Marcos
      A gente tem vontade de ajudar, mas sem conhecer e saber das taxas hormonais é muito difícil, procure próximo a voce um terapeuta ortomolecular que com certeza ele te ajudará.
      Prof. Paulo Edson

    • Boa noite Marcos
      è muito difícil ajudar estes casos sem ter uma avaliação hormonal, conhecer a clínica da pessoa. Procure um terapeuta ortomolecular que com certeza ele te ajudará a resolver este problema.
      Prof. Paulo Edson

      • Ah valeu Muito Obrigado Vou está procurando E deixar os resusltados !

      • É sempre mais seguro ouvir um profissional, Sucesso
        Prof. Paulo Edson

  126. Boa tarde!

    Gostaria de saber se tem algum problema tomar Dolomitex (cálcio e magnésio) junto com tribulus terrestris?

    Obrigado.

    • Boa noite Edson
      Tomar mineral sem ser orgânico, ou quelado não tem assimilaçao pelo organismo. Um abraço
      Prof. Paulo Edson

  127. Boa tarde, meu namorado tem 41 anos e apresentou problemas com ereção, atraves de exames o medico constatou que a taxa de testosterona dele estava abaixo do normal, então ele receitou uns quatro remedios homeopaticos, alguns deles o uso é feito atraves do contato com o braço, achei esquisito rs, achamos que seria mais barato mas custou mais de 500 reais! Gostaria de saber se esse tratamento surte efeito e como funciona esse tipo de medicação, e tbm se existe uma alternativa mais eficiente e barata. Grata!

    • Boa tarde Lorenna
      É prciso que se saiba outros exames para ter uma referência se existe nível de estresse em seu marido, taxa de cortisol basl, vitamina B12, serotonina, alé de saber se existe uma inttoxicação de metal pesado, portanto não basta somente saber da testosterona.Um abraço
      Prof. Paulo Edson

  128. Olá, meu nome é Philipp.
    Ao ter lido o texto, reparei em alguns efeitos, provocados pela testosterona, um tanto positivos e outros, um tanto negativo.
    Minha curiosidade é: caso eu quisesse tomar um remédio para diminuir minha taxa hormonal, devido ao excesso de pelos pelo corpo, isso afetaria também em outros sintomas como a diminuição da massa muscular, perda do ‘apetite sexual’, etc.
    E mesmo assim, teria algum medicamento legal (legalizado, sem uso de receita/prescrição) que eu possa usar para o propósito citado acima?
    Obrigado. =)

    • Boa noite Philip
      Existe alguns remédios naturais para fazer esta regulação, sugiro o que não tem risco algum, nem efeito rebote, fazer Thuya Ocidentallis em CH 6 da homeopatia e tomar 5 gotas 2 x ao dia.
      Prof. Paulo Edson

  129. Olá, esse blog é realmente muito bom, parabéns
    Eu tenho 21 anos, sou homem e não tenho barba nem bigodes nem pelos no peito e barriga, gostaria de saber se eu aplicar testosterona eu vou obter resultados bons, passando a ter barba e tudo mais, obrigado.

    • Boa tarde Diego
      Faça um exame de mineralograma para sabermos qual mineral está em desequilíbrio no seu organismo, pois, raramente é horônio com a sua idade.
      Prof. Paulo Edson

  130. Impressionante, Me chamo Emilio, tenho 49 anos e o texto acima relata TUDO exatamente o que acontece comigo fui ao medico e ele me receitou reposição hormonal pois minha taxa de testosterona estava muito baixa com:
    testosterona livre calculada em 5,82 ng/dl
    testosterona Biodisponivel em 136,39ng/dl
    prescreveu 1 ampola de NEBIDO 250MG 4 ML, o problema é o custo do medicamento cerca de R$ 470,00 a ampola, após 6 semanas mais uma e depois uma a cada 3 meses,pergunto não existe outro tratamento mais em conta.desde já obrigado

    • Boa noite Emílio
      É claro que existe outras soluções que não apenas esta que te eferecem, procure por um terapeuta ortomolecular próximo a voce, ele com certeza te dará outras opções. Um abraço
      Prof. Paulo Edson

  131. tomar testoterona
    tomando anti concepcional
    que corta a mentruaçao
    apolo28 tem algum efeito
    colateral

    • Boa noite Junin
      Não se deve usar anticoncepcional por muito tempo, seus efeitos colaterais são desastrosos ao organismo, procure um endocrinologista ortomoleular, de uma chance ao seu organismo, ele te fará uma orientação sem efeitos colaterais com certeza.
      Um abraço
      Prof. Paulo Edson

  132. Boa Tarde, Meu nome é Bárbara tenho 34 anos e tenho hormônios masculinos e gostaria de saber se tem remédio para a cura!

    • Boa noite Bárbara
      Solução e boa resposta tem, sem de pendência química, mas, precisa ser muito bem, avaliada por um profissional.
      Prof. Paulo Edson

  133. não foi nada do que eu precisava saber!
    Mesmo assim muito obrigado

    • Boa noite Bárbara
      Nem sempre ouvimos ou lemos o que queremos, mas profissional responsável não vai teindicar nada sem conhecer de perto o real problema.
      Prof. Paulo Edson

  134. Tenho 17 anos. peso 63 kg altura em torno de 1,73 cm , quando nasci tive um problema de spardia no meu penis, esse problema consiste em ter o canal abaixo do penis ou seja “meu canal era pertinho dos meus testiculos”, fiz duas cirurgias para a correção do mesmo, o meu penis tem 12cm. consigo hoje apenas uma ejaculada e depois ele fica mole, tenho muitos cabelos em toda parte do corpo, estou insatisfeito com o tamanho do meu penis e com o meu tamanho. Será que posso usar hormonios ou que posso fazer.

    • Boa noite Omar
      Voce é muito jovem para usar hormônio de qualquer espécie, até os vinte anos seu corpo se equilibra, o que voce precisa e regular o eixo hipófise-gônadas e vai melhorar bastante. Use Zinco-Cobre + Selênio em gotas catalíticas (10 gotas 1 x ao dia) + Vitamina C 500 mg 2 x ao dia.Um abraço
      Prof. Paulo Edson

  135. doutor qual é a porcentagem de Zinco de cobre e selenio? acaso é um remedio só o Zinco-Cobre + Selênio ou o selenio é em frasco separado
    ddeste já agradeço pela ajuda

    • Boa tarde Omar
      O Zinco-Cobre é um só remédio catalítco, não se esqueça do Selênio catalítico + Vitamina C. Um abraço e sucesso
      Prof. Paulo Edson

  136. Oi sou um homem de 43 anos e estou tendo problemas sérios de ereção, ou seja, não estou conseguindo manter a ereção e ás vezes tenho ejaculações mesmo que não esteja com ereção completa (uma ereção que me permita ter uma penetração), porém, frequentemente acordo com ereções muito boas mas quando é o momento de um ato sexual não estou conseguindo mesmo com o remédio, pois procurei um médico urologista e me passou Cialis e, no começo, tomava o comprimido todo dia, mas depois (um mês e meio atrás) passei a tomar um dia sim outro não, então passei a ter ereções fracas e ultimamente nem consigo mais… fiz um exame hormonal e o resultado do testosteroma foi nos níveis recomendados 4,32mg. Enfim, pensei na possibilidade de fazer exames mais detalhados, quem sabe verificar a circulação sanguinea do órgão genital … o que me sugere? agradeço muito!

    • Boa tarde João
      Voce precisa fazer uma boa avaliação clínica para depois ser orientado nas necessidades de seu organismo.
      Prof. Paulo Edson

  137. Só corrigindo, o comentário exatamente anterior foi postado por “João” e não “Joana”!!! agradeço a resposta do médico!!!!

    • Boa tarde João
      Percebi o erro no nome, acabo de te responder.
      Prof. Paulo Edson

  138. Oi sou um homem de 43 anos e estou tendo problemas sérios de ereção, ou seja, não estou conseguindo manter a ereção e ás vezes tenho ejaculações mesmo que não esteja com ereção completa (uma ereção que me permita ter uma penetração), porém, frequentemente acordo com ereções muito boas mas quando é o momento de um ato sexual não estou conseguindo mesmo com o remédio, pois procurei um médico urologista e me passou Cialis e, no começo, tomava o comprimido todo dia, mas depois (um mês e meio atrás) passei a tomar um dia sim outro não, então passei a ter ereções fracas e ultimamente nem consigo mais… fiz um exame hormonal e o resultado do testosteroma foi nos níveis recomendados 4,32mg. Enfim, pensei na possibilidade de fazer exames mais detalhados, quem sabe verificar a circulação sanguinea do órgão genital … o que me sugere? agradeço!

    • Boa tarde João
      Mais uma vez te informo que acabo de te responder.
      Prof. Paulo Edson

  139. Bom dia, doutor.
    Gostaria de tirar uma dúvida e espero que o sr. possa me ajudar.
    Tenho 21 anos e desde os 17 anos venho sofrendo com acne. Tentei tratamento com homeopatia e com a dermatologista. Obtive algum resultado tomando espironolactona, pois eu tenho muita oleosidade no rosto, sudorese excessiva, irritabilidade, menstruação irregular. Eu não sei se esses sintomas tem haver com o problema, mas eu senti uma melhora com o medicamento. No entanto, gostaria mais uma alternativa, uma alternativa natural. O sr., poderia me dizer qual ou quais tratamentos são indicados nesse caso? Se tiver, claro.

  140. Olá, tenho 27anos, quase nao tenho pêlos no corpo, axilas, rosto….sem contar meu penis mede 14,5cm e mesmo assim nao consigo ter uma ereção fixa, e nao tenho uma ejaculação em maior quantidade, o q pode ser? seria falta desse hormonio masculino? como tratar isso? cansei de me sentir prejudicado e até discriminado, pela vergonha de nao poder agir como meus amigos…..

    grato!!

    • Boa tarde Thiago
      Existem problemas que saõ graves e necessitam de ajuda realmente, se voce acha que se encontra neste caso, procure por um terapeuta orotomolecular próximo a voce que com certeza te ajudará. Prof. Paulo Edson

  141. Bom dia, doutor! Por que o senhor responde a todos os comentários e excluiu o meu?

    • Bom dia Cássia
      Eu respondo com carinho a todos que me escrevem, seu e-mail, não sei porque, estava em outro, mas reenvie que respondo com prazer.
      Prof. Paulo Edson

  142. oi meu nome é pablo e eu tenho 13 anos eu estou pasamdo pela uma faze que está tudo esquezito os pelos pubianos estão cresendo e o bola do meu pênes está doendo e eu não sei o que está acontesendo , o suor esta mais forte e etc… vc podeme ajudar eu estou sózinho no momento ???

    • Boa noite Pablo
      É normal que algo aconteça nesta idade, nós chamamos do período dos 7 anos, até aos 21 sempre vai haver uma mudança.
      Prof. Paulo Edson

  143. oi meu nome é pablo e eu tenho 13 anos eu estou pasando pela uma faze que está tudo esquesito os pelos pubianos estão cresendo e o bola do meu pênes está doendo e eu não sei o que está acontesendo , o suor esta mais forte e etc… vc pode me ajudar eu estou sózinho no momento ???

    • Bom dia Pablo
      Acabo de te responder, um abraço
      Prof. Paulo Edson

  144. muito obrigado pelas duvidas ???
    um bom dia pra vc tambem
    si eu prisizar eu me comunico com vc blz
    atéé

    • Boa tarde Pablo
      Acabo de responder.
      Prof.Paulo Edson

  145. muito obrigado pelas duvidas ???
    um bom dia pra vc tambem
    si eu prisizar eu me comunico com vc blz
    atéé

    ASS: pablo nycollas

    • Boa tarde Pablo
      Voce é jovem, vá com calma
      Prof. Paulo Edson

  146. boa tarde Prof. Paulo Edson
    queria ti fazer uma pergunta : Quando a jente se masturba
    eo esseço de testosterona é grande isso é um poblema ???

    ASS: pablo nycollas

    • Boa noite Pablo
      Quando voce se masturba, não perde testosterona não, este é um hormônio que não é expelido pelo corpo, quando mais velho ele diminui a libido e acelera o envelhecimento com baixa de energia, este exagero a que se refere é próprio da idade, não tem com que se preocupar.
      Prof. Paulo Edson

  147. boa tarde Prof. Paulo Edson
    queria fazer uma pergunta : quando a jente se masturba
    eo esseço de liquido é mais grande isso é normal
    ou é um poblema ???

    ASS:pablo nycollas

    • Boa noite Pablo
      Acabo de te responder
      Prof. Paulo Edson

  148. Bom dia, doutor.
    Gostaria de tirar uma dúvida.
    Tenho 21 anos e desde os 17 anos venho sofrendo com acne. Tentei tratamento com homeopatia e com a dermatologista. Obtive uma melhora somente quando tomei espironolactona, pois eu tenho muita oleosidade no rosto e cabelo, sudorese excessiva, irritabilidade, menstruação irregular, etc. Eu não sei se esses sintomas tem haver com o problema da acne, mas eu senti uma melhora com o medicamento. No entanto, gostaria de ter mais uma alternativa, uma alternativa natural. Poderia me dizer qual ou quais tratamentos são indicados nesse caso com a medicina ortomolecular? Acho que o meu problema é exclusivamente hormonal. Teve algum caso em que a acne obteve melhora com esse tipo de tratamento?
    Agradeço sua resposta.

    • Boa noite Cris
      Existe sim diversos tratamentos naturais inclusive a ortomolecular, mas, pelo que narra precisa equilibrar o eixo hipófse-gonadas, pode ajudar a resolver o problema. Um abraço
      Prof. Paulo Edson

  149. Olá Prof. Paulo Edson,

    Você atende no Paraná? Caso negativo, seria possível uma consulta com você através da internet ou telefone, ou seja, à distância? Aguardo sua resposta. Obrigada

    • Boa noite Sil
      Infelismente não atendo desta forma, principalmente quando não se conhece o paciente nem sua clínica.
      Prof. Paulo Edson

  150. Doutor, desculpe incomodar novamente. Mas, eu gostaria de saber mais a respeito desse eixo hipófsegonadas. Como eu posso ter certeza que a origem desses problemas vem a partir desse desequilíbrio?!
    Se confirmado, a acne, depressão irão desaparecer ou diminuir. Pois, eu sofro muito com isso.
    Esse tratamento é feito com o que? Tem contra-indicação?
    Gostaria de saber também se o senhor atende em São Paulo ou tem alguém de sua confiança que poderia me indicar.
    Agradeço muito sua resposta.

    • Boa noite Cris
      A saúde é a arte das probabilidades, não é uma ciencia exata, mas pelo quadro que voce me informou a clínica será sempre soberana sobre qualquer exame. Nosso organismo é regido por 2 eixos hipófise/gonadas (hormônios), e ou, hipófise/pâncreas (metabólico), quando um ou os 2 perdem o poder de informação entre eles se instala um desajuste, assim funciona o reequilíbrio. para saber mais no blog tem informações suficientes para quem estiver interessado.
      Prof. Paulo Edson

  151. Ola Doutor meu filho tem 14anos e ele esta reclamando
    de dores e inchaço nos mamilos,penso que é hormonal
    devo marcar uma consulta com um especialista ou é normal da idade
    Obrigada pela atenção.

    • Boa tarde Drika
      Nesta idade pode haver certas manifestações que parecem estranhas, mas toda mudança deve ser acompanhada, leve ele a um terapeuta ortomolecular, ele pode apresentar algum tipo de displasia, ou de hormônio (prolactina).
      Prof. Paulo Edson

  152. Obrigada pela resposta. Eu vou procurar pelo seu site mais coisas a respeito.
    Doutor, você atende em São Paulo? Gostaria de poder conversar com um bom médico ortomolecular. Se o doutor não atender, poderia me indicar alguém de sua confiança por aqui?

    • Boa tarde Cássia
      Já trabaçhei em São Paulo, mas o tempo não deu mais, vou tentar localizar Dr. Efrain, ou voce mesma pode colocar no google este nome com endereço de São Paulo. Um abraço
      Prof. Paulo Edson

  153. Boa tarde, Doutor Paulo.
    Desculpe mais uma vez te incomodar.
    Mas, o nome dele seria Dr. Efrain Oszewer? Não estou conseguindo localizar localizar o consultório dele. O senhor teria o telefone?
    Muito obrigada pela paciência.

  154. Os minerais catalíticos oligoelementos Zinco/Cobre + Selênio, podem me ajudar a regular os meus problemas. Você acha uma boa?

  155. Ola tenho 20 anos, peso 60 kg. preciso de hormonio masculino.gostaria de ter uma resposta de um especalista. Obrigado.

    • Boa noite Jhn
      Procure por um endocrinologista, ele é especialista na ;area hormonal. Ou por opçao um terapeuta ortomolecular que trabalhe com hormonios biodenticos, que nao causam de pendencia.
      Um abraço Prof. Paulo Edson

  156. Boa noite, professor. O nome do médico ortomolecular que o senhor iria me recomendar para São Paulo seria o Dr. Efrain Oszewer?
    Pois, não estou conseguindo localizar localizar o consultório dele através do google. Você seu telefone?

    Os minerais catalíticos oligoelementos Zinco/Cobre + Selênio, podem me ajudar a regular os meus problemas?

    Aguardo seu retorno.

    Grata,

    Cris.

  157. Onde posso comprar testosteron?

    • Boa noite Ivan
      Não se compra testosterona sem orientação de um médico especialista em endocrinologia.
      Prof. Paulo Edson

  158. Bom dia, tenho 30 anos, sempre apresentei algumas disfunções, ao procurar o medico e fazer exames entre tantos outros, minha testoterona total apresentou no max. 288ng/dl onde valores indicados sao 241 a 827 e a FSH – 2,60 a test. livre 13 e a prolactina 6,8… enfim ele disse q estou normal, porem esse nivel de testosterona meu nao chega a 300 (na minha opniao de leigo é mto pouco) sendo que tenho 30 anos ainda ele comentou sobre a possibilidade do durateston 250mg – ja que tenho impotencia as x, seria aconselhavel fazer uso e aumentar esse meu nivel? ou as reações adversas do uso do durat. tendo em vista meu testosterona não compensa a reposição? grato

    • Boa noite Robison
      Não sou contra a nenhum tipo de tratamento desde que o paciente seja informado do que se está orientando e seus prováveis efeitos colaterais, mas particularmente não gosto de hormônios ou esimuladores sintéticos, prefiro fitohormônio ou bioidêntico, pois com certeza não terá esses efeitos indesejáveis. Procure por um terapeuta ortomolecular, ele te orientará dessa forma. Um abraço
      Prof. Paulo Edson

  159. Boa tarde doutora
    tenho 16 anos e aparento ter 13 anos ,pois os meus ormonios ainda nao se desenvolveram.
    Eu nao tenho pelos entre as axilas,queria saber se isso é falta de HORMONIO
    pq nao é normal uma pessoa de 16 anos nao ter pelos . :(

    • Boa noite Fábio
      Não se preocupe tanto com esta codição de aparecimento de pelo ou não, alguns maturam os hormônios mais cedo outros um pouco mais tarde. Espere um pouco mais, ou procure um terapeuta ortomolecular par ter uma avaliação. Um abraço
      Prof. Paulo Edson

  160. Boa noite!
    Eu queria saber como poderia eu adquerir as capsulas de testosterona pelo correio de modo legal mediante uma receita do meu médico aquí em portugal . Eu tenho que tomar hormonio por toda a vida pois meu corpo não produz tal hormonio, tenho 52 anos . Nao posso tomar injetaveis porque possuem alcool como condutor e me fazem outro mal ainda maior porque inibe a ação do remedio que tomo pra herpes sentindo me todos os sintomas fortes da herpes cronica ,muitas dores pelo corpo e indisposicão mental e física.Aquí em portugal não mais tem as capsulas e sim no lugar dessas os adesivos ,e melhor que as injesçoes mas tambem tem alcool, eu consigo levar ao fogo no fogão e disperso um pouco o alcool e então aplico o adesivo e me faz menos mal mas dá pra sentir mesmo assim o retorno da acão do virus no meu corpo. Com as capsulas não aconteçe nada disso …me sinto perfeito saudável e pouco tomo os remedios pra herpes só de 6 em 6 meses .Alguem pode me ajudar por favor . ME INDIQUEM SE TEM ALGUM LABORATORIO QUE ACEITA ENVIAR CAPSULAS PARA EU MEDIANTE RECEITA OU OUTROS EXAMES QUE PROVE MINHA NECESSIDADE.. AGUARDO A AJUDA .

    • Boa noite Raul
      Infelizmente é muito difícil de fazer este tipo de entrega com produtos de boa qualidade, mas aqui no Brasil trabalhamos com hormônios bioidênticos que fazem uma excelente estimulação da testosterona, também de uso tópico, mas sem agravante dos efeitos colaterais. Um abraço
      Prof. Paulo Edson

  161. Olá, boa noite. O que você me diz sobre terapia de reposição hormonal? Vamos supor a seguinte situação: a vida inteira eu treinei pesado – exercícios físicos regulares voltados para hipertrofia -, fiz um acompanhamento de saúde completo com médicos e check-ups constantes (exames de sangue, cardiologista, endocrinologista, etc), alimentação adequada e rigorosa, nada de drogas ou álcool, enfim saúde 100% e físico excelente.

    Apesar de tudo isso ajudar nos níveis hormonais, obviamente existe a queda com o avanço da idade. E se eu quiser manter meus níveis hormonais sempre de um adulto saudável treinado (não sedentário, na mesma situação que citei acima) por meio de resposição de hormônios, para levar o físico excelente até 70~80 anos (e melhorar a qualidade de vida depois dessa idade), libido como a de um jovem qualquer, entre outros benefícios que a reposição hormonal poderia me oferecer. O que pensa sobre isso?

  162. Dr. Paulo boa tarde!

    Tenho 63 anos, gozo de boa saude mas estou tendo dificulde em ter orgasmo. Acho que não estou produzindo testosterona suficiente. A ereção tambem diminuio. Tenho procurado fazer sexo 4 ou 5 veses por semana,isso é normal ou exesso? Uso CITRATO DE SILDENAFILA 50 mg. Gostaria de saber se tem algum remedio para meu problema?

  163. olha professor
    eu gostaria de saber se eu tomar hormonio masculino o que pode mundar em min.so aumentar a massa ou tem mais coisas.

    • Boa noite Marcelo
      Eu não orento niguém a proceder desta forma, tudo dever ser feito sob orientação profissional, de acordo com as necessidades de cada um. Um abraço
      Prof. Paulo Edson

  164. dr. gostaria de saber se existe antagonismo ou incompatibilidade de se misturar acido ascorbico com bicarbonato de sodio. eu gostaria de estar ingerindo vitamina c diariamente, mas sinto desconforto gastrico devido acidez da vi c…. ouvi falar em uma outro formula de vit c nao acida, acho q é ascorbato de calcio, mas nao consigo encontrar no brasil para aquisao…
    me sugere algo??

    • Boa noite Fabinho
      Não existe problema não, tem de respeitar a quantidade por organismo.
      Um abraço Prof. Paulo Edson

  165. meu nome francisco de assis da silva, tenho 54 anos tenho falta de ormonio, problema esse que já veio de familia tambem tenho uma irmão que tambem não gera filho, assim como eu tambem não gero filho. fiz um tratamento em junta medica, e mefalarão que é por que sou filho de primos de sangue, resumindo eu não tenho sperma, mais tenho desejo sexual normal, mais não sai nada. e me causa dor por não sair nada do penis,tomei enjeção durateston, e me fez bem.almenta o meu peso, e ganho musculo. me ajude me esplique sobre isso por favor,

    EU AGRADESS POR VOCES ME ORIENTAR.

    • Boa noite Francisco
      Este problema é o que mais recebo de pedido de ajuda, mas infelismente sem conhecer o paciente, ver seus marcadores hormonais, é muito difícil de pode ajudar mesmo orientando uso de produtos naturais. Um abraço
      Prof. Paulo Edson

  166. Boa Tarde, Professor! Tudo bem?

    Gostaria de saber como eu posso equilibrar o eixo hipófse-gonadas?

    Agradeço!

    Aguardo seu retorno!

    • Boa noite Cássio
      Para enquilibrar este eixo é necessário usar um oligoelemento composto (Zinco/Cobre) tomar 15 gotas 1 x ao dia (manhã) + Selênio 15 gotas 1 x ao dia (noite) + Vitamina C 2 gramas dia. Um abraço
      Prof. Paulo Edson

      • Professor, onde eu compro isso? Farmacia homeopatica?

  167. oi meu nome walter .eu ouvi falar do homonio masculino como tratamento
    gostaria de saber se presciso tomar por que eu venho notado que eu perdi um pouco se nao bastante do meu apetite sexual fico nervoso por pouca coisa,nao concigo prestar atençao ,em quase nada so um lembret nao quero tomar viagra nao . mas sim procurar um tratamento q nao me faça mal
    aguardo anciosamete sua resposta

    • Boa noite Walter
      Não se usa hormônio sem orientação de um especialista, pode se tornar perigoso.
      Prof. Paulo Edson

  168. Olá. Tenho 19 anos e não tenho barba. Existe alguma reposição hormonal pra isso?
    Meu pai tem barba, meus tios também!

    • Boa noite MVA
      Existe tratamento para este caso sim, mas nunca o faça sem orientação profissional, se possível um terapeuta ortomolecular, pois ele te te orientará nada que crie dependência. Um abraço
      Prof. Paulo Edson

  169. Oi Professor Paulo, gostaria de um conselho… tenho 30 anos e meu namorado tem 43 anos, então logo que começamos o namoro (uns 7 meses) ele apresentou problemas de ereção. Ele procurou um urologista e fez alguns exames e sua testorana estava normal, segundo o médico, após isso o médico lhe recomendou Cialis e desde então só temos relações sexuais com o Cialis. Só que inconformado com a situação ele procurou um angiologista esses dias e fez uma bateria de exames e todos deram normais, segundo a médica!!!! Estamos muito precupados… não sabemos mais o que fazer… há um tempo atrás ele estava fazendo consultas com um psicólogo e só parou porque o psicólogo teve que mudar-se para outro local, mas não acho que estava tendo muitos avanços, pois ele tentou párar por um tempo o Cialis e queda foi terrível … Enfim, poderia nos dar um caminho, pois estou muito preocupada, isso pode atingir nosso relacionamento… ele é um homem que leva a vida completamente saudável, faz esportes (tênis) e faz musculação e tem uma alimentação saudável… esse problema pode ter cura?

    • Boa noite Maria
      Para se fazer uma avaliação plena do caso de sue marido é necessário uma consulta multidisciplinar para sabermos como estão a psque e hormônios, e suas funções enzimáticas, a partir destas informações podemos ajudar. Um abraço
      Prof. Paulo Edson

      • Obrigada, Prof. Paulo Edson. Moramos em Porto Alegre e meu namorado está sendo acompanhado por um urologista e recentemente foi para o angiologista e cada um que joga ele para o outro… estamos muito preocupados … então você poderia indicar-nos algum médico aqui em Porto Alegre para nos ajudar?
        Outra questão, usar tribulus terrestris ajudaria em alguma coisa?
        Obrigada!

      • Bom dia Maria
        Se vier ao Rio de JAneiro terei imenso prazer em ajudar. Um abraço
        Prof. Paulo Edson

    • Boa noite a todos…Lendo a aflição da Maria e de seu namorado, gostaria de indicar em POA a Meso Clínica, que tem como médico o Dr. Tadeu Martins, o tenho como um bom médico ortomolecular e que faz tratamento com reposição hormonal bioidêntica. Espero ter ajudado.

      • Boa noite Marcos, estou enviando sua informação ao paciente, em nome dela obrigado pela atenção.
        Prof. Paulo Edson

  170. por favor amigo. Estou pesquisando na net mas não encontrei nada sobre o assunto. Eu tenho 22 anos e meu corpo é feminino, tenho ombros curtos e quadris largos ( apenas 3 cm menor do que os ombros ) e isso me deixa meio pra baixo. Gostaria de saber se é falta de hormonios? e se tem tratamento para alargar mais os ombros com ou sem hormonios? e se tiver qual seria o tratamento?
    aguardo anciosamete sua resposta

    • Boa noite Andcar
      É preciso fazer uma boa avaliação em consultório para sabermos como devemos agir, solução tem. Um abraço
      Prof. Paulo Edson

  171. Dr.Paulo, minha historia é meio complicada. Sou uma mulher transexual. Isto é nasci menino normal, com tudo perfeitinho. Mas minha cabeça dizia o contrario e consegui consertar o que veio de errado. Hoje vivo minha vida normal, como qualquer mulher. Já faz 13 anos que eu fiz a cirurgia de resignação sexual. Consequentemente um dos atos é a retirada permanente dos testículos produtor de hormônios masculinos. No meu caso achei isto mais do que preciso. Porque devido a minha transição tardia eu ainda sofri a ação dos hormônios em meu corpo. Hoje esteticamente já resolvi quase tudo. Mas o que eu passei a notar foi de uns 5 anos pra cá. Eu nunca fui uma atleta, mas tinha ânimo o suficiente. Mas de lá pra cá, passei a ser uma pessoa muito cansada, desanimada, comecei a engordar e vivo deprimida sem ter motivos. Sem falar na falta de desejo sexual. Meu esposo é quem mais sofre. por que eu vivo mudando de humor. Procurei pela net, e lí tudo sobre andropausa. E percebi que este poderia ser o meu problema. Tenho todos os sintomas de uma pessoa que entrou na andropausa. Afinal meu organismo não mudou com a cirurgia. Só foi esteticamente. Só que eu também lí que pra reverter o quadro deste problema , existe o tratamento hormonal com reposição de testosterona, e isso eu não posso fazer. Imagina só perder tudo o que eu consegui(tipo eliminei praticamente todo pelo do meu rosto , no corpo nunca tive) e começar a ter pelos por exemplo, engrossar minha voz. Por favor me ajude , me de um caminho uma diretriz. Vejos que vc. só esta aqui pra nos tirar dúvidas. Mas só falar pra mim procurar um médico , não é uma solução muito boa. Quero saber que médico devo procurar, o que devo chegar e perguntar pra ele , existe outro tratamento que não seja com hormônios masculinos e que não me faça mal. Fico anciosa por uma resposta. Atenciosamente

    Juliana Marjorie

    • Bom dia Juliana
      Existe tratamento para andropausa com base em oligoelementos, que nregulam o sistema hormonal sem agressão e sem dependência, mas precisa passar por uma avaliação com um profissional em ortomolecular bem experiente. De onde voce é? Se for do Rio eu te atendo. Um abraço
      Prof. Paulo Edson

      • Dr. Paulo eu sou do interior de SP. São José do Rio Preto, fica meio difícil de estar indo ao rio pra uma consulta, mas vou procurar por aqui alguem que entenda sobre o que me falou. Muito obrigada pela ajuda.

        bjux. Jú.

      • Bom dia Juliana
        Torne e escrever com maiores detalhes este problema para ver se consigo te ajudar aqui do Rio, ou ligue (21) 9750-9101 para conversarmos. Um abraço
        Prof. Paulo Edson

      • Bom dia Juliana
        Me envie ou telefone (21) 9750-9101 mais informações para ver se consigo te ajudar aqui do Rio. Um abraço
        Prof. Paulo Edson

  172. tenho 28 anos e dificilmente consigo ter relação com minha esposa todos os dias . eu ate começo mas enquanto estou tentado meu pênis fica mole .
    e não tenho mais prazer , oque pode ser isso ? um problema hormonal?
    por favor me ajude como melhorar.
    muito obrigado .
    que Deus te abençoe.

    • Boa noite José Leonidas
      É necessário fazer seus exames de taxas hormonais para se ter uma idéia de sua necessidade de reposição ou não hormonal, pode estar lighado a um estresse ou deficiência de alguma vitamina. Um abraço
      Prof. Paulo Edson

      • muito obrigado pela dica.
        vou fazer isso

  173. Boa tarde

    Minha esposa reclama que não possuo lubrificação, como proceder p/ conseguir essa lubificação? Isso é normal??

    • Boa noite Isaias
      É necessário saber como anda as suas taxas hormonais, existe um produto chamado squalene spray que é ótimo para uso local, tanto para voce como para ela, dá conforto na relação. Um abraço
      Prof. Paulo Edson

  174. eu tenho 17 anos e acho que meu pênis pequeno mede 13 cm mais tenho a aparencia de um menino de 15 anos
    sera que posso tomar algum hormônio para o crescimento do pênis e pro meu desenvolvimento ?

    • Boa noite Douglas
      Tamanho de pênis não se discute, vale a qualidade, quanto ao aspecto infantil, aguarde mais um pouco até os 16, 17 anos voce vai modificar muito ainda. Um abraço
      Prof. Paulo Edson

      • Mais eu ja tenho 17 anos, faço 18 esse ano e por eu achar meu pênis pequeno e estar preucupado com isso resolvi perguntar, seria bom eu ir no urologista para que ele me passe algum hormônio que ajude no crescimento do pênis ou algo assim ?

      • Boa tarde Douglas
        Mesmo com esta idade aguarde até os 21, caso contrário procure por um terapeuta ortomolecular, que ele irá te ajudar muito. Um abraço
        Prof. Paulo Edson

  175. ola tenho 21 anos, quero aumentar minha massa muscular estou ciente q tenho q procurar um médico, eu ja tenho bastante pêlos e queria saber tbm se tomar algum hormonio pode ajudar a crescer o pênis mesmo com a minha idade?

    • Bom dia Márcio
      Que bom tenha a consciência de que precisa procurar por um orientador, pois profissional algum, responsável, irá orientar o uso de hormônio sem conhecer o paciente. Um abraço
      Prof. Paulo Edson

  176. Ola Dr. Paulo Edson.
    Tenho 15 anos.. queria saber se tem como ingerir hormonios masculinos?
    quais os beneficios? e se aumenta o desejo sexual ? Obg desde já

    • Boa tarde Júlio
      De forma alguma se consome hormônio sem orientação de um profissional, o custo benefício pode te custar muito caro. Um abraço
      Prof. Paulo Edson

  177. Também queria saber se aos 15 anos.. minhas partes genitais ja estão 100 por cento formadas ou se elas evoluem mais ainda depois da adolescencia.

    • Boa tarde Júlio
      Não se preocupe até os 21 anos muita coisa vai acontecer com voce em nível hormonal. Um abraço
      Prof. Paulo Edson

      • sou o marcelo sou surdo e mudo tenho 23 anos perdie os testiculos aos 16 anos perca total o que pode ser feito para minisar os meus problema mim ajude. telefone que se pode falar 88910583

      • Boa noite Marcelo
        Procure por endocrinologista ligado a terapêutica ortomolecular, ele vai te ajudar bastante. Um abraço
        Prof. Paulo Edson

  178. eu sou roberto tenho 38 anos sou casado e gostaria de uma dica de qual profissional procurar tenho insonia ,quando estou dormindo minha mente fica pensando o tempo todo reviro na cama o tempo todo ate ficar cansado ai sim consigo dormir uns 40 minutos e dai comeca tudo de novo ate amanhecer. quando amanhece estou cansado,ja tentei contar 12345………….para ver se engana o cerebro e dormia nao adianta primeira vez contei ate ate 3000 cansei e dormi so meia hora entao contei e novo mais ou menos 3000 de novo umas meia hora dai eu desisti de contar esta noite . outra noite fiz ao contrario inverti de 1000 para 0 ,quanto mais eu contava percebi que cerebro se consentrava para nao errar o numero cheguei a 0 e nada de dormir. so consigo coxilar procurei o clinico geral me receito calmante para os nervos nada adiantou ,procurei o neuro me receitou rui dorme 2 miligramas nada outro medico me receito rivotril 5 gotas nada 8gotas nada 12gotas nada de dormi todos remedios indicados me vez adormece o corpo mas a mente continuava ainda pensando . procurei urologista falei para ele do meu problema e queria esperimentar outra alternativa nao sei se e psicologico mas tenho que fazer sexo todos os dias mesmo que seja sozinho reparei que a unica coisa que me acalma um polco, entao pedi para ele que me receitase algo para nao sentir vontade de fazer sexo ele falou que nao existia tal remedio mas me indicou para fazer testes um remedio indicado para tratamento de cancer de prosta. esse remedio nos primeiros tres dia meu penis ficava mole mas a vontade de fazer sexo continuava so que por dentro de min mesmo meu penis mole com polca erecao e nada tambem em dormi . reparei quando chego muito cansado em casa consigo dormir mais ou menos 2 horas dai queria saber se tem algum exame para poder fazer se e essa vontade de fazer sexo que talvez esta me atrapalhando as vezes sinto uma onda de calor . um medico tambem me falou tavez fosse estrese de servico ou conta para pagar mudei minha rotina sempre trabalhei por conta reduzi pela metade, conta ja tem 3 anos nao compro nada a prazo preocupacao zero vou pesca duas vezes por semana vou trabalhar quando eu quero maioria das vezes so depois do almoco e mesmo assim nao consigo dormi. qualquer ajuda agradeco obrigado pela compreensao.

    • Boa noite roberto
      Voce precisa passar por uma avaliação de mineralograma capilar, mais uma série de exames marcadores de diversos hormônios. Pode me ligar (9750-9101) que marco um horário. Um abraço
      Prof. Paulo Edson

  179. OLA BOA NOITE SOU MAE DE UM GAROTO DE 14 ANOS E PERCEBI QUE ELE E UM POUCO AFEMINADO NA FAMILIA DE MEU ESPOSO A VARIOS CASOS DE GAY O QUE DEVO FAZER ? QUAL MEDICO PODE ME AJUDAR?

  180. amigo estou com 47 anos e meu esperma diminui como faço para aumentar a contidade normal , e que tipo de medico procuro ???????? obrigado.

    • Boa noite Jorge
      Reveja seus hábitos alimentares, eles te ajudarão a recuperar esta qualidade. Um abraço
      Prof. Paulo Edson

  181. Olá , boa noite ! Tenho 18 anos e tomei um ciclo de winstrol ( stanozolol ) , e minha voz engrosso bastante ( ficou bem rouca ) teria como reverter isso ? algum remedio ? recita ?!
    Obrigada !

    • Boa noite Kerica
      Este tipo de medicamento interfere muito nas funções hepáticas, converse com que te orientou o uso e veja se pode suspender o uso de 2 em 2 meses, fazendo nete período uma desintoxicação que evite estes efeitos indesejáveis. Um abraço
      Prof. Paulo Edson

  182. Ola eu tenho 18 anos tenho Pouca Massa Muscular eu Posso tomar o Hormonio Masculino?

    • Bom dia Fernando
      Esta sua pergunta é que demais acxontece neste blog, não oriento ninguém a tomar qualquer tipo de hormônio sem uma orientação profissional. Um abraço
      Prof. Paulo Edson

  183. Queria saber quais alimentos aumentam a produção de testosterona.

    • Bom dia Gabriel
      Tratando-se de alimentos que possam estimular a testosterona, seguem 2 que ajudam bastante: sementes de abóbora japonesa e sementes de melancia, segundo a MTC são excelentes nestes casos. Um abraço
      Prof. Paulo Edson

  184. Boa noite, meu nome é Alexandre e tenho 20 anos. Gostaria de saber se há algo que posso fazer para aumentar o crescimento de pelos no tórax e no rosto, pois tenho uma barba bem rala, uma vez que todos os homens da minha familia tem uma barba bem espessa (como andei lendo por ai e muitos disseram ser algo genético).
    O que não entendo é que meu cabelo é bem cheio e grosso, e cresce muito rapido, e também tenho muito pelo no meu orgão genital.
    Também gostaria de engrossar a voz.
    Se há alguma orientação que possa me ajudar ficarei muito grato!

    • Bom dia Alexandre
      Voce prcisa fazer uma avaliação pelo mineralograma capilar, a partir destas informações algo poderá ser feito para te ajudar. m abraço
      Prof. Paulo Edson

  185. boa tarde , sou mae de um garoto de 14 anos e percebi que ele e´ um pouco afeminada. NA familha de meu esposo a varios casos de gay. EU ESTOU MUITO PREOCUPADA COM MEU FILHO O QUE DEVO FAZER? QUAL NEDICO PODE ME AJUDAR? OBRIGADA.

  186. Olá, tenho 38 anos e gostaria de saber se terapia ortomolecular associada com outras terapias, é possivel desenvolver o tamanho do penis.

    • Boa tarde Carlos
      Esta é uma situação que muitos acham ser um problema, não existe este tipo de milagre, o que existe é saber fazer e tirar o melhor proveito da situação. Um abraço
      Prof. Paulo Edson

  187. Bom achei o maximo sobre td o que eu li, mas queria ter uma ultima esperança, tenho 20 anos 1,65 nw consigo engordar ganhar massa muscular minha voz acho que nw e no grave que eu queria, me preocupa pois meus irmaos mais novos do que eu estao ja passando da minha altura, acredito que seja falta de testosterona no caso tem com eu fazer esse tratamento me ajudaria ou nw tem como fazer isso ? Espero sua resposta meu msn e marcos.ferreira91@hotmail.com obrigado.

    • Boa noite Kayllonn
      Este seu problema não é de difícil solução, mas não da para fazer desta forma, é bom marcar um horário para conversar pessoalmente. Neste blog tem meu número. Um abraço
      Prof. Paulo Edson

  188. ola tenho falta de hormonio des de pequeno fui em varios medicos tomei farios tipo de hormonio ate q me passarao a dura “Durateston” eu tinha 16 anos eu dormi 2 dias direto so levantava para comer aos 25 anos fui em outro medico fiz varios exames e ele me passou outra injeçao q era para intimular a meu corpo a produzir hormonio ele falou q eu tinho um tralma pergunto c tinha as parte e a cabeça e numca bati em fim ele falou a nao tinha cura . tenho os testico pequeno q nao desenvolveu. ja tive relaçao e quando goso doi os testicolo e o penis .
    ele tbm falou q pode ser sido este medico q me passo esta durateston q era para estimula meu corpo primeiro nao jogar uma bomba no meu corpo mais tbm foi so iso q ele fez e nao fez mais nada hj tenho 34 anos e vivo a custa de durateston.
    mais queria achar alguem q iteresace no caso e nao passa se so injeçao ( durateston) q tentase fazer meu corpo e minha partes .
    vc sabe alguma coisa q posso falar para os medico q possa dar um para a frente q to parado no tempo……..

    • Boa noite Crystiano
      Não dá para ajudar somente com estas informações, é necessário ter uma consulta com um ortomolecular para ter uma orientação plena e sem agressão ao seu sofrido organismo.
      Prof. Paulo Edson

  189. Queria ter um penis de 15 cm

    • Bom dia Baptista
      Não existe milagre acontecendo todo dia, tem de aprender a tirar melhor proveito do que tem, não é tamanho que faz diferença, mas, a qualidade do que está fazendo.
      Prof. Paulo Edson

  190. Eu queria informção, eu malho muito e queria crescer mais meus músculos mas não quero usar bombas sintéticas… queria uma natural para estimulação para produzir mais testosterona… existe? um abraço…

    • Bom dia Walter
      Para ganhar massa muscular magra é bom fazer uso de BCAA 1 hora antes das atividades físicas, caso contrário ganha peso. Não precisa ficar intoxicado, nem gerando efeito colateral de drogas. Um abarço
      Prof. Paulo Edson

  191. Eu estou pesquisando sobre tribulus terrestre, mas tenho medo de queda de cabelo e outras coisas….. queria fazer o uso de 1 mês e parar mais 1 mês de intervalo. afetaria muito a calvice??? tenho 27 anos vai valer a pena? muito obrigado.

    • Boa noite Walter
      O uso de tríbulus somente teraá este efeito se usar doses que não sejam sugeridas pela ANVISA, pois pode sobrecarregar o organismo. Em dose usual, e respeutando o uso de 21 dias, parar por 7 dias e repetir, não apresentará estes efeitos.
      Prof. Paulo Edson

  192. estou com problema de disfunção erétil, marquei uma consulta para o final do mes, mais gostaria de saber se a testosterona pode me ajudar com este problema? desde já agradeço

    • Boa tarde Júlio César
      É melhor esperar, pois o uso de hormônio sem orientação nem semnpre é um bom negácio, outra coisa, o importante é fazer estar funcionando o sistema circulatório do organismo, sem este funcionamento perfeito, todo organismo fica muito prejudicado. Um abraço
      Prof. Paulo Edson

  193. olá gostaria de saber se o posto de saude por exemplo poderia dar uma receita para tomar algum tipo de hormonio masculino ,e se eles custam muito caro ? as reaçoes do remedio são apenas internas e fisiologicas, ou também são fisicas? por exemplo um homosexual tomando esse remedio ele vai ficar com aspecto mais masculino incluindo voz e postura? ( a pergunta não é se ele vai voltar a ser hetero ) e sim se o corpo e postura serão masculinas de novo .obrigado desde já.

  194. Como comprar o Hormônio do Crescimento masculino da Medicina Oromolegular?

    • Bom dia João
      Não se compra hormônio de crescimento sem acompanahamento de um profissional, e somente após toda a avaliação pór parte deste é que receberá uma orientação sobre o que e como fazer. Um abraço
      Prof. Paulo Edson

  195. Bom dia, tenho 21 anos e tenho algums problemas com meus niveis de Testosterona, DHT, e SHBG, ja fiz tratamento ortomolecular com 2 profissionais mas nenhum deles resolveram meu problema, gostaria de saber se vc pode me ajudar ? Meu endocrinologista me receitou DHEA e Gel de Testosterona, tem algo a mais que eu posso adicionar ?

    • Boa tarde Alisson
      Este tipo de problema é o que tenho mais respondido, principalmente aos jovens, não faça uso de hormônios, mesmo natural, sem acompanhamento de um profissional, procure por um terapeuta ortomolecular, ele vai te orientar bem par o sucesso de seu tratamento. Um abraço
      Prof. Paulo Edson

  196. meu filho tem 11 anos .e desde pequeno achei que nao desenvolvia seu penis como uma criança normal..levei ao medico e ele disse que seus exame detectaram baixa de testosterona.. me receitou testosterona e pentravan…tenho medo que nao faça efeito

    • Boa tarde Lica
      Cada profissional age de uma maneira, a dele está correta na visão dele, eu faria um mineralograma para saber se existe intoxicação de metais, depois então a correção, usando alguma cisa que não gerasse efeito colateral. Um abraço.
      Prof. Paulo Edson

  197. Olá doutor, tenho 24 anos e há aproximadamente 5 meses realizei exames hormonais e minha testosterona estava baixa (<12). Minha ginecologista me receitou uma pomada e um tonico capilar com testosterona na fórmula e trocou meu anticoncepcional. 2 meses depois repeti os exames e a testosterona havia regularizado. Parei de tomar os remédios com testosterona na fórmula e mantive o anticoncepcional. Agora, passados 3 meses repeti os exames e a testosterona está novamente baixa. Todos os meus outros exames hormonais sempre deram normal. O que o senhor me recomenda? Há algum complemento ou remédio que possa ajudar a elevar a testosterona? Qual a causa da testosterona baixa? Posso ser infértil? Obrigada.

    • Boa noite Clara
      Nem sempre a testosterona baixa é a causadora deste desconforto, é necessário saber como anda a vitamina B12, serotonina, se está sedentária, tipos de alimentação, depois sim é possível te ajudar.
      Prof. Paulo Edson

  198. boa tarde prof.paulo edson.o meu nome é rodrigo tenho 25 anos de idade.tenho um problema com o meu penis.ele não desenvolveu como era para ser.hoje tenho 25 anos com um penis de uma criança de 11 Anos.gostaria de saber se tem como resolver o meu problema?e como faço??

    • Boa noite Rodrigo
      Normalmente ningué está satisfeito com o que tem, procure tirar o melhor proveito, sabendo fazer, não acredite em medicamentos milagrosos ou técnicas.
      Prof. Paulo Edson

  199. eu malho a um ano e não tive resultado
    ate hoje. meus musculo creceu mais creceu
    muito pouco. não consigo ter mais força que tenho agora.
    parece que ja cheguei no meu limite.
    as pessoas da acedemia me indicaram um tal de mdrol.
    como que os anabolisantes danificam o corpo.

    • Boa noite Alison
      Nem sempre só malhar leva ao crescimento muscular, é necessário usar aminoácidos ramificados de cadei curta para este efeito. Um abraço
      Prof. Paulo Edson

      • Boa Tarde, Dr.
        estou com uma duvida, meu marido tem 27 anos, estamos pretendendo ter um filho porem ele fez o exame de testosterona e deu 240, ele tem ejaculação precosse, e não “aguenta muita coisa”, ele vai ter de ser medicado com hormonio ? E o fato de eu não engravidar pode ser algo de errado com ele ? ja que meus exames deram normais ?

      • Boa noite Paulo
        Ele precisa de um tratamento adqequado, mas a ejaculação precoce não impede a gravidez não, precisa passar por uma boa avaliação na correção do terreno. Um abraço
        Prof. Paulo Edson

  200. ola meu nome e monica tenho 22 anos e tenho muito hormonio masculino,tenho pelo no corpo enteiro inclusivo no rosto..O que fasço para ser uma mulher normal existe tratamento???

    • Boa noite Mônica
      Temos tido bastante exito com algumas orentações sim, sem nenhum efeito colateral ou dependência, mas é necessário ver seus exames. Um abraço
      Prof. Paulo Edson

  201. Ola boa noite Dr.
    minha voz é um pouco fina, mais nao gostaria de tomar remedios nem nada do tipo, gostaria de saber se ingerindo alguns alimentos isso pode melhorar.Tenho 19 anos, se caso tiver algum alimento que melhore isso, quais o senhor indicaria?
    obrigado!

    • Bom dia Rafael
      Em caso de fazer um equilíbrio pelos alimentos voce deve ingerir alimentos ricos em selênio e cobre, são minerais que melhorarão muito seu quadro. Um abraço
      Prof. Paulo Edson

  202. Ola me chamo thiago e tenho 19 anos e nao nada de barba, apenas um bigode ralo e umas penungens no queixo, o que me deixa irritado e que os meus amigos da minha idade ou alguns mais novos ja tem barba, e ja tem um quantidade grande, o que eu queria e uma ajuda de alguem que saiba de algum medicamento que faça produzir mais testosterona e assim meus amigos pararem de me zuar por nao ter barba.

    • Bom dia Thiago
      É normal alguns homens terem pelos rasos, mas pode usar um composto catalítico de Zinco-Cobre, ele regula o eixo hipófise-gônadas, e com isto melhora sua testosterona sem dependência química. Um abraço
      Prof. Paulo Edson

  203. Boa tarde a todos!
    Tenho um sobrinho de 14 anos que reclama muito que o penis dele é pequeno e ta começando não querer conviver socialmente em algumas situações. Exemplos classicos: piscina, vestiario juntos com amigos da mesma idade. Realmente percebo que é realmente pequeno. Ja vi na internet que tem tratamento na adolescencia com testosterona. Alguem pode me orientar por favor.

    • Bom dia Weuler
      Nesta idade ainda existe grande definição da carga hormonal no ser humano, procure por um terapeuta ortomolecular, ele te fará uma orientação sem causar danos nem dependência ao seu sobrinho.
      Prof. Paulo Edson

      • Obrigado fico muito agradecido!

  204. bom dia,
    gostaria de saber que anabolizante as mulheres no acre uasm para aumento imediato de gluteos?

    • Boa tarde Adryana
      Não faço a mínima ideia do que seja, mas vou enviar um e-mail para um amigo de lá e perguntar. Eu não acredito em mágica.
      Prof. Paulo Edson

  205. boa tarde, acho que tenho um nivel de hormonio elevado, por conta de minha ejaculação ser muita, e transpiro bastante quando pratico atividade fisica, hoje aos 24 anos tenho queda de cabelo continua e fora que tenho a libido alta, mas nao sou careca, isso aconteceu agora.Pode ser algum problema hormonal?quais sao os passos que tenho que fazer?obrigado.

    • Boa noite
      Pode ser que sim, mas é preciso fazer uma boa avaliação hormonal para se fechar um diagnóstico.
      Prof. Paulo Edson

  206. Bom dia, dr.
    Ando com a libido bem baixa, o que acredito ser culpa do anticoncepcional e por isso decidi parar de tomar. (Tomava Yasmin, reclamei para a gineco da falta de libido há 6 meses, ela me recomendou trocar para Belara, troquei mas nada mudou).
    E lendo sobre libido, achei matérias sobre o Tribulus Terrestris, que dizem ser um pontencializador de libido devido ao aumento de testosterona que ele propicia na mulher. Estou com vontade de tomá-lo, porém tenho receio em relação aos efeitos colaterais típicos da testosterona, como aumento da oleosidade na pele, aumento de pelos, voz grossa, etc.
    O que o senhor pensa disso? Recomendaria o uso dele para mulheres?

    Obrigada!

    • Boa noite Laura
      Não uso produtos sem orientação, e é muito difícil fazer este tipo de orientação sem conhecer a parte clínica da pessoa, ver seus exames, seus marcadores tumorais, pois não se usa hormônio sem isso. se tiver envie-me. Um abraço
      Prof. Paulo Edson

  207. Estou tomando androsten receitado pela médica posi estava com minha testo baixa, mas parei pq estava engordando horrores, isso é normal?

    • Boa noite Andrea
      Na área terapêutica não existe nada exato, tudo é probabilidade, este caso pode haver uma alta muito grande testosterona e fazer um efeito indesejável. Converse com ela, vai conseguir corrigir o problema, caso contrário procure por outro profissional.
      Prof. Paulo Edson

  208. Meu filho tem 8 anos, ele´é gemeo com uma menina, de ontem para hoje não consegui dormir devido a esse problema e peço ajuda, os amiguinhos dele estão falando que ele é gay, porque ele só brinca com meninas, sendo que eu como sua mãe, noto que ele está ficando afeminado. Gostaria de saber se neste caso, hormônio ajudaria,será que não é falta de hormônio masculino, SOS é meu único filho estou desesperada, me ajude.

    • Boa tarde Sandra
      Antes de se pensar ou colocar qualquer tipo de hormônio para esta criança, é necessário fazer um mineralograma capilar, a partir destas informações podemos ajudar muito. Um abraço
      Prof. Paulo Edson

  209. ola professor,tenho 25 anos e sou um pouco magro,e nao engordo de jeito nenhum ja tomei hipercalorico ja malhei fiz uso de alguns suplementos e nada,eu queria algum tipo hormonio,vitaminas ou qualquer outra coisa que me faça engordar tanto faz massa magra ou massa gorda… esta de parabens pelo site. senhor Deus te abençoe…

    • Boa tarde Filipe
      Que bom que tenha ou esteja gostando do blog, multiplique a informação aos seus amigos.
      Quanto ao seu caso compre em qualquer casa de produto natural BCAA de 4 mg e tome 1 horas antes das atividades físicas, ganahará massa muscular magra, caso contrário somente engorda. Um abraço.
      Prof. Paulo Edson

  210. ola paulo,mas eu nao posso tomar injeçao ou outro metodo de algum tipo de hormonio ex:testosterona para esse fim,e que especialista devo proucurar…pois eu vi uma reportagem sobre hormonios um senhor (medico) fez o tratamento com hormonios e o cara ficou outra pessoa obrigado…

  211. O que devo fazer ??? suponho eu que tenho disfunção hormonal e ausencia de testosterona pois sou um homem com aparecencia feminina creio eu que tenho 50 % de hormonio feminino e 50 % de hormonio masculino em meu corpo e nunca tomei nada de hormonio o q devo fazer ja qeu sou muitas vezes con fundido com sapatão ,não sabem se sou homem ou mulher enfim coisas do tipo é um dilmea isso na minha e resolvi tomar coragem de ir ao endocrinologista vc acha que tenho algum problema hormonal ????aguardo resposta

    • Boa noite Jefferson
      Só podemos dizer alguma coisa após avalçiação de um mineralograma.
      Prof. Paulo Edson

  212. Cara , seguinte, tenho 16 anos e acredito ter puberdade atrasada, acredito que meu corpo passou a MUDAR mesmo aos 15 anos pra cá.Só aos 16 ) agora ) comecou a crescer pelo nas axilas , nas pernas , meu penis passo a se desenvolver apenas do ano passado pra ca…e pelos no pubis. Tambem…
    Fiz tratamento de GH , pois tenho deficit na producao de hormonio do crescimento, e pretendo parar de tomar devido aos efeitos colaterais,pretendo parar de tomar, isso ira alterar algo na minha puberdade? De acordo com oque eu disse irei me desenvolver por completo devido a puberdade atrasada? Isso é normal? Pois tenho cara de 14 anos … Meu pai parece que teve isso tambem ( puberdade ) , é questao de paciencia??
    Obs: testosterona deu 320 ta normal?
    Curiosidade: Masturbacao diminui nivel de testosterona?

    • Boa noite Henrique
      Masturbação não tem nada a ver com gasto de testosterona, apenas semam, quanto ao crescimento até aos 21 anos, muita coisa vai mudar ainda, procure por um terapeuta ortomolecular, faça um mineralograma, para ser bem avaliado em que oi quais minerais está em défict, e quais o intoxicam.
      Prof. Paulo Edson

      • Eu comecei a malhar levemente tres vezes por semana… Ajuda na producao d testosterona?
        E comum puberdade atrasada?
        Tomo capsulas manipuladas de magnesio, arginina,manganes. , zinco ( 3mg) e vitamina b6 ( 1mg )
        Tomo tres x por dia todos os dias … Pratico mt esporte..futi e tudo mais… Tomando 3 x por dia daria 9 d zinco tirando alimentacao e nos dias de treino suplemento, ta mt alto? Pq dizem q ajuda na producao d testosterona e ser bom pra qm praticaa esporte

  213. ola bom dia meu nome é marcelo tenho 47 anos gostaria de saber o gue é
    o tau ativador e como ele funciona no organismo ja tomo tribulus terestris
    cap.500 mg des de ja agradeço

    • Boa tarde Marcelo
      Primeiro preciso saber que tal ativador é este. Um abraço
      Prof. Paulo Edson

  214. jnknhkjnkn

    • Bom José Marcos
      Acabo de te responder
      Prof. Paulo Edson

  215. Boa noite,tenho uma duvida tive um problema de saude que o medico disse ser uma orquite e logo apos o desinchaço não foi encontrado o testiculo esquerdo e o direito esta atrofiado isto foi indentificado em uma ultrasom e uma avaliação medica e agora estou passando por exames para saber a gravidade do problema e se ha necessidade de injeções de hormonio testosterona, gostaria de saber duas coisas como funciona esse tratamento e a outra pergunta é que tenho uma filha de quase tres anos e na epoca foi difici da minha mulher engravidar e quando a minha filha nasceu ela nasceu com hipotiroroidismo conjenito 2 e faz tratamento na unicamp desde bebe esse problema dela tem haver com o meu problema, pq antes não sentia a presença do testiculo esquerdo; Obrigado e boa noite aguardo resposta.

    • Bom dia José Marcos
      Nem sempre o caso de orquite em 1 testiculo leva ao uso de hormônio, mas ainda assim seu médico vai te acompanhar e informar os passos que deve seguir, se for for o caso de fazer uso normalmente é uma injetável 1 x por mês. Quanto a sua filha a orquite não nada a ver com hipo ou hipertireoidismo.
      Um abraço
      Prof. Paulo Edson

  216. Boa noite Dr. Paulo

    Tenho 21 anos.Na ultima quarta-feira fiz uso de um suplemento a base de Vitamina B6:1,3mg, Zinco 7mg e Magnesio 150mg, entao na noite de quinta-feira tive pressao alta, ataquicardia, tremores e falta de ar, resumindo fui parar no hospital.Fiz exames e etc.Porem fiquei com dificuldade de erecao o dia inteiro e isso vem se estendendo, parece que agora com um treino de musculacao, minha erecao(libido) esta voltando.Como vai demorar 20 dias ate passar em algum medico, gostaria de saber se tomar Picolinato de Cromo (Suplemento) ajuda em relacao a disfuncao/libido e como saber se posso estar impotente?

    OBS:Estava sentindo falta de sensibilidade no corpo inteiro.Parece estar melhorando.

    Obrigado.

    • Bom dia Luiz
      O quew voce tomou não causa este tipo de problema, mas, como cada um responde de uma forma, veja com seu médico o que pode fazer, não use nada sem orientação.
      Prof. Paulo Edson

  217. Obrigado Prof. Paulo

    Só mais uma dúvida.A quantidade de cromo no organismo tem relação com níveis de hormonios/testosterona?

    • Boa noite Luiz
      A quantidade de cromo é importante, pois é um grande antiinflamatório em nível pancreático quanto em nível de hipotálamo, ele regula o cromossomo 7, que é é responsável pelas obcessões. Os nívei de cromo encontrado hoje em dia no ser humano é praticamente indectável, pois nosso solo está muito pobre deste nutriente.
      Um abraço
      Prof. Paulo Edson

  218. Dr. Paulo,
    Faço uso de Nebido por recomendação médica, em virtude da testosterona baixa.
    Qual o produto natural que me poderia ser comendado que fizesse o mesmo efeito?
    Tenho 69 anos, sou sedentário e gozo de forma geral de boa saúde.
    Obrigado pela atenção.

    • Boa noite Joaquim
      Por ético não faço substituição de medicamentos sob orientação de um alopata, mas converse com ele sobre esta vontade de trocar um produto sintético por um natural.
      Prof. Paulo Edson

  219. Boa tarde Dr. Paulo,
    Tenho 34 anos, não tenho barba até hoje, meu bigode ainda tem falhas, de uns meses pra cá durante algumas relações meu pênis cai no meio da relação, isso poderia ser falta de testosterona?
    Um abraço.

    • Boa noite Itamar
      Estes casos nem sempre é défict de testosterona, é necessário ter uma avaliação sobre nutrição, atividade física, entre outras coisas.
      Prof. Paulo Edson

      • Obrigado pela atenção.

  220. lendo suas respostas queria saber como posso faser para crescer pelos no rosto(barba) tenho 24 anos e tenho quase nada nasce poucos pelos e tudo faiado, não gosto de consultar com medico a respeito desse meu problema por vergonha tem algum remedio q não precise de receita ou tratamento natural que posso faser. muito obrigado pela sua colaboração fc com Deus?

    • Bom dia Dhonatan
      è necessário primeiro fazer um mineralograma capilar para saber quias disfunções se manifestam em seu organismo, e aí podermos ajudar.
      Prof. Paulo Edson

    • Oi Dhonatan
      Acho desnecessário vc se preocupar com a falta de pêlos no rosto.
      Pois conheço um montão de mulheres que não suportam homens com barba e a maioria dos homens hoje estão fazendo depilação a laser para se livrar definitivamente dos pêlos indesejáveis. Pelo visto vc está indo a um sentido ao contrário da evolução humana, na qual a tendência é nos não mais precisarmos dos excessos de pêlos em nosso corpo.
      Adeus ao homens primitivos (peludos) . Nojento demais !!!! Não há nada mais gostoso do que um homem com o rosto lisinho e a pele macia ao invés dos homens com aquela barba por fazer grossa que fica arranhando e machucando nossa pele, daria tudo para meu marido não ter mais pêlos no rosto e nas costa.

  221. Olá, tenho uma voz fina, é bem constrangedor, gostaria de saber se existe algum tipo de hormônio que possa me ajudar, para que ela possa engrossar, já fiz alguns exercícios, mas sempre tenho que me policiar, até por um determinado tempo eu consigo, mas depois é em vão, nunca consigo manter. existe solução ?

    • Boa noite Neto
      Existe sim, mas precisa fazer um mineralograma capilar para sabermos quais mionerais encontram-se em desequilíbrio.
      Prof. Paulo Edson

      • onde consigo, fazer esse exame? e que profissional devo procurar.

      • Boa noite Neto
        Aqui no Rio o laboratório é o CLINICE, o único que faz este exame.
        Prof. Paulo Edson

  222. ola gostaria de saber se uma disfunção hormonal masculina por ex deficiência de testosterona, pode não ser detectada em exames de sangue e se o exame salivar hormonal pode descobrir tal disfunção que possivelmente não seja detectada em exame convencionais de sangue ,,, obrigado

    • Boa noite Ari
      Existe sim esta disfunção, por meio de exames de sangue mais um mineralograma capilar é possível fazer uma correção.
      Prof. Paulo Edson

      • Porf. e realizado esse exame qual seria o tratamento caso confirme uma disfunção hormonal ,, obrigado

      • Boa tarde Ari
        A orientação é fazer uma informação entre o eixo hipófise-gonadas, usando minerais catalíticos Zinco/Cobre + Selênio + Vitamina C, é uma maneira de reiinformar o organismo de como fazer hormônios saudáveis.
        Prof. Paulo Edson

  223. Fiz uns exames deu que Minha testosterona está baixo!!1
    Sinto Dificuldades de ereção, demora pro penis subir, + tbm as vezes cai rapído!!! o que devo fazer??? Obrigado!!

    • Boa noite Maxwell
      Nem sempre somente a testosterona é responsável para este problema, precisa ver a tireoide e o DHEA, a partir destas informções podemos ajudar, mas precisa maracar uma consulta para avaliação.
      Prof. Paulo Edson

      • Moro no interios que exames devo fazer entaum…
        não sei si tem haver, más ando com mto sono e fraqueza!!
        Obrigado!!

      • Bom dia Maxwell
        O exame que precisa fazer é um mineralograma capilar, a partir deste exame temos bastante informação para regular suas atividades sistêmicas.
        Prof. Paulo Edson

  224. bom dia é que eu tenho 24 anos e peso apenas 52 kilos gostaria de saber se tem algo aver com a falta de hormonio.junior

    • Boa tarde Junior
      É necessário saber sua altura, não são hormônios que fazem esta marca.
      Prof. Paulo Edson

      • obrigado, prof. paulo gostaria de saber como que consigo esse tratamento se o senhor sabe qual medico eu poderia passar em consulta e conseguir fazer esse tratamento obrigado

      • Boa noite Ari
        Procure por um terapeuta ortomolecular, ele vai te dar a orientação.
        Prof. Paulo Edson

      • obrigado Prof. Paulo

      • Boa tarde Ari
        Disponha, sempre que possível posso ajudar de alguma forma.
        Prof. Paulo Edson

  225. Oi, meu nome é João Paulo, tenho 19 anos, sou insatisfeito com a minha voz, acho ela muito afeminada e quero virilizá-la.
    Sinto-me muito incômodado com isto, e preciso de ajuda, quero tomar testosterona. Agora me digas, qual médico tu achas que eu devo procurar para resolver o meu problema? Pois encontro-me aflito por essa minha voz, ela sempre foi assim, e quero ela mais masculinizada.
    Obrigado pela atenção, e agradeço-te desde já.

    • Boa noite João
      Voce pode usar 2 produtos catalíticos que tem apresentado bons resultados; Zinco/Cobre + Selênio, estes mais Vitamina C normalmente resolve.
      Prof. Paulo Edson

  226. Bom dia, Meu nome é Wagner Si

    • Bom dia Wagner
      Estou respondendo no outro e-mail
      Um abraço Paulo Edson

  227. Bom dia, Professor, quero parabenizá-lo pelo seu espaço, muito esclarecedor.
    Meu nome é Wagner, 34 anos.
    Estou com a produção baixa de espermatozóides, pois já realizei 4 espermogramas, e os resultados foram (em milhões por ml) 2; 0; 8 e 4. Realizei U.S. abdominal total órgãos superiores, próstata e via transretal e nenhuma anormalidade foi constatada.
    Recentemente, realizei exames de LH (4,9 U/L), prolactina (8,5 ng/ml), FSH (11.0 U/L), Testosterona (393.9 ng/dl), Testosterona Livre (11.75 ng/dl), todos dentro dos padrões considerados normais.
    Até agora não foi identificada a origem desta dificuldade, gostaria de uma orientação sua.
    Saudações,
    Wagner.

    • Bom dia Wagner
      Este caso que está apresentando pode estar relacionado a um estresse oxidativo, seria bom ter os marcadores do cortisol basal e das 16 horas, além de serotonina e vitamina B¹², com estas informações posso tentar te ajudar. Um abraço
      Prof. Paulo Edson

      • Boa noite, Professor.
        Fiz os exames, os resultados foram estes:

        Método: Cromatografia Líquida de Alto Desempenho (HPLC)

        1- Serotonina: 46.1 ng/mL – Referencial: 50.0 A 220.0 ng/mL;

        Método:Quimioluminiscência
        2- VITAMINA B12: 244.0 pg/mL – Referencial: 193.0 – 982.0 pg/mL;
        3-CORTISOL 8 H: 16.1 mcg/dL – Referencial: 5.0 a 25.0 mcg/dL;
        4- CORTISOL 16 H: 10.1 mcg/dL – Referencial: 2.50 a 12.5 mcg/dL.

        Apenas o marcador de serotonina estava abaixo do valor de referência.
        Grato pela atenção,
        Wagner.

      • Boa noite Wagner
        Não consigo visulizar o exame para ver se consigo te ajudar em algo.
        Prof. Paulo Edson

    • Olá Professor Paulo.
      Passei para o seu e-mail.
      Abraço,
      Wagner

      • Bom dia Wagner
        Acabo de responder seu e-mail
        Prof. Paulo Edson

    • Olá Professor. Reenvio a informação.
      Serotonina: 46.1 ng/mL;
      VITAMINA B12: 244.0 pg/mL ;
      CORTISOL 8 H: 16.1 mcg/dL ;
      CORTISOL 16 H: 10.1 mcg/dL.
      Grato,
      Wagner

      • Bom dia Wagner
        Vai achar a resposta em seu e-mail. um abraço
        Prof. Paulo Edson

  228. Dr. gostaria de saber se há possibilidade de um homem que fez uso de testosterona sintética, e utilizou medicação pós-ciclo (tamoxifeno, e clomid) desenvolver efeitos da denominada ginecomastia. Há um prazo para identificar a ocorrencia de tal situação? Vale dizer, o homem não pode ficar indefinidamente exposto aos possíveis efeitos da desregulação hormonal, certo? Já obtive informações de que o risco é iminente durante a administração das drogas, bem como nos 60 dias subsequentes, no entanto, conheço um rapaz que desenvolveu ginecomastia após seis meses da interrupção do ciclo hormonal sintético. A minha pergunta especificamente é, existe um período de detecção de tais anomalias fisiológicas decorrentes da irregularidade hormonal? E qual o exame necessário para saber os níveis hormonais no corpo, tanto de andrógeno quanto de estrógeno. Desde já parabenizo pelo site, e agradeço pela atenção. Abraço.

    • Boa tarde Junior
      Existem marcadores que nos levam a crer serem dignos de informação para este acompanhamento, não podemos dizer serem definitivos, pois na área de saúde tudo é probabilidade, mas nos ajudam muito, são eles: IGF1, IGFPB#, CEA, Alfa feto proteina, Ca125, Ca15.3, Ca19.9, Ferritina, são marcadores extremamante importantes, não mais do que a clínica. Se tiver sendo acompanhado de um bom profissional, estará bem entregue.
      Prof. Paulo Edson

  229. Olá, gostaria de saber se além do exame específico de sangue para medir nivel de testosterona, existe algum outro método, algum aparelho que coloca no dedo ou algo assim com a mesma finalidade ?

    • Bom dia Cláudia
      O exame mais próximo do real para avaliação de testosterona é feito através da saliva, existem poucos laboratórios que realizam este exame, e não tem cobertura pelos planos de saúde. Que eu saiba tem um em Juiz de Fora (MG) e ou em Porto Alegre (RS). Um abraço
      Prof. Paulo Edson

  230. ola boa noite , tenho 19 anos e estou com problemas nos testículos eles diminuíram de tamanho estou com difuculdade de ereção e tambem percebi que meus pelos no corpo todo tambem estao demorando muito para crescer , eu presumo que seja problemas com os hormonios.(obs: tive um traumatismo craniano na minha infacia , e fumava e bebia).

    • Boa noite Fabiano
      Voce precisa fazer um mineralograma capilar, mas também corrigir o eixo hipófise-gonadas, deverá resovel o problema.
      Prof. Paulo Edson

      • a questao dos meus testiculos eles vao voutar no tamanho normal?

      • Bom dia Fabiano
        Esta questão de voltar ao normal ou não é irrelevante, é preciso saber se suas funções estarão normais.
        Prof. Paulo Edson

  231. desculpe doutor traduza kkkkk

    • Bom dia Fabiano
      Traduções são feitas em consultório, após uma avaliação bem feita e não desta forma.
      Prof. Paulo Edson

  232. Minha duvida é sobre aquantidade de hormonio masculi.o uma mulher com 27anos e 50 quilos pode ingerir para melhorar o fisico sem causa danos drasticos. obg.

    • Boa noite Francisca
      Não se ministra hormônio de espécie alguma sem uma orientação profissional, procure por um endocrinologista ortomolecular, ele vai te ajuadr muito, mas não faça por sua conta.
      Prof. Paulo Edson

  233. boa noite, eu tenho 17 anos e des de os 15 comecei a me preocupar com minha altura e etc… então eu tomei uma pequena dose de hormonios.. o resultado foi um sucesso! eu cresci em um ano muita coisa e cresceram pelos no suvaco e no saco também tem até demais.. o que me preocupa é que eu não tive sinal de barba e neim pelos na perna.. meu pai tem 45 anos e não tem barba neim pelos na perna mais tem em todo o resto.. isso é da genética?? tem que como concertar??? eu quero ser um adulto normal ta muito constrangedor eu vou ficar maior de idade sem sinal de barba e pelos na perna, até me zoam por causa disso….

    • Boa tarde Vitor
      deve ser realmente genético, mas não se envergonhe disto, tem muita gente assim, mas se quiser procure por um endocrinologista ortomolecular que poderá te ajudar bastante.
      Prof. Paulo Edson

  234. tenho 25 anos quero tomar hormonio masculino pq sou muito magrinha tenho uns 42 kilos o ki axa obrigada

  235. olá, tenho 17 anos e dez dos meus 10 sofro com espinhas, já usei vários produtos mas nada adianta ( as vezes até piora) ,sei q como sou homem e tenho a pele oleosa é complicado mas eu ñ sei mas oq fazer… as pessoas dizem q masturbação ñ causa espinhas, mas isso ñ é exato, pois o ato de masturbar-se gera uma grande proporção de hormonios q por sua fez fazem todo o resto acontecer até chegar nas malditas espinhas bom se pudesse me dar uma dica ( ou varias na verdade kk) eu iria agradecer.

    • Boa noite VM
      Voce precisa passar por um processo de desintoxicação, e fazer um trabalho com Zinco/Cobre + Selênio, ambos minerais catalíticos, mas somente após a desintoxicação. Um abraço
      Prof. Paulo Edson

      • olá,então, existe algum produto ou tratamento para desintoxicação? eles são caros me conte com mais detalhes esse processo por favor

      • Bom dia VM
        Existem várias maneiras de fazer uma desintoxicação orgânica, falar de qualquer uma desta forma é impossível, pois cada pessoa precisa de um tipo, aalgumas até mesmo de todos os tipos.
        Prof. Paulo Edson

  236. Boa Noite,
    meu marido está com baixa testosterona. Ele tem 49 anos e os hormônios sintéticos não tem surtido muito efeito. Teve pouco aumento. Já usou em creme, em gel e até as injeções. Agora, o medico passou um de spray. Ainda não sabemos os resultados. O que vc aconselha? Vi na internet um comentário sobre Tribulus terrestris. Vc conhece??
    Estou muito preocupada. Será bom procurar outros médicos?? Será q a diminuição do stress pode reverter a situação??
    Desde já, agradeço.
    Sandra

    • Bom dia Sandra
      voce deve levar seu marido a um endocrinologista ortomolecular, ele vai fazer uma boa orientação para seu marido, ppossivelmente sem usar hormônios sintéticos.
      Prof. Paulo Edson

  237. Malhar , na puberdade, entre 14 a 17 anos para ser mais exato , atrapalha de alguma forma no desenvolvimento do Penis ? Na produção dos hormonios masculinos dos quais servem para desenvolvimento do penis ?
    Ou não tem nada haver..?

    • Boa tarde Ruan
      Em hipótese alguma atrapalha, pelo contrário melhora seu desenvolvimento, mas faça sob orientação de um professor, pois não deve haver excessos.
      Prof. Paulo Edson

  238. tenho 28 anos,1,68 de altura e sou muito magro,sera que eu poderia tomar hormonio masculino para eu ganhar massa muscular?

    • Boa noite Luiz
      Eu costumo orientar a qualquer pessoa que queira fazer uso de hormônio, que procure um endocrinologista ortomolecular, ele fará uma orientação que não te causará problemas no futuro, não se usa hormônio sem acompanahamento. um abraço
      Prof. Paulo Edson

  239. obrigado pela resposta e tenho mais uma para fazer…vc conhece algum endocrinologista ortomolecular que eu possa me consultar aqui no rio de janeiro?minha alto estima ta muito baixa por ter um corpo feio e queria fazer algum tratamento mesmo que nao seja de hormonio…desde ja muito obrigado

    • Boa noite Luiz
      Pode marcar uma consulta com Dr. Iragildo Machado, é geriatra, mas um grande ortomolecular.
      Prof. Paulo Edson

      • boa tarde prof.paulo edson…sera que seria possivel me passar um meio de contato do dr.iralgildo machado?muito obrigado

      • Boa tarde Luiz
        segue o endereço: Rua Senador Dantas 118/sala 504, fone (21) 2240-2246. Um abraço
        Prof. Paulo Edson

  240. tenho 23 anos e nao tenho ereçao alguma…faço ciclos continuos de anabolizantes…o que fazer antes mesmo de procurar um medico…e qual medico tbm.

    • Boa tarde Routs
      Voce deve começar por um clínico geral, depois ele fará o encaminhamento de acordo com sua necessidade.
      Prof. Paulo Edson

  241. oi bom dia, meu namorado tem 28 anos descobri a pouco tempo que ele usa remedios pra sentir ereção. estou preucupada com ele, por que ele teve uma tenssão cardiaca. qria saber u que eu posso fazer pra ajudar?

    • Bom dia Júlia
      A melhor cois a fazer é convence-lo de abandonar este vício, ele não será maior nem melhor com o uso deste medicamentos, alem de causar dependência, tem a degeneração orgânica, e mais , um cara com 28 anos deveria estar no auge da atividade sexual. Precisa fazer uma rigorosa mudança nitricional. Um abraço.
      Prof. Paulo Edson

  242. olá.
    tenho 19 anos, mas sou muito magro e n tenho barba nem bigode, tenho poucos pelos na área genital, e meu pênis flácido mede uns 8 centimetros, e ereto 17 cm. gostaria de saber se é falta de testosterona.por favor vc pode me ajudar pois quando vou ter relaçôes tenho vergonha quando meu penis fica flacido, isto é um problema? vc pode me ajudar com uma resposta.
    muito obrigado.

    • Boa tarde Ademias
      Não adianta querer ajudar desta forma, quando se fala em trabalhar com hormônios não se faz orientação sem conhecer profundamente a pessoa, procure onde mora por um endocrinologista ortomolecular, ele vai te ajudar sem causar lesão. Um abraço e sucesso.
      Prof. Paulo Edson

  243. OLA DRº, MEU MARIDO TEVE PROBLEMAS HORMONAIS JA TRATADOS MAS ELE FEZ UM ESPERMOGRAMA E DEU APENAS 8 MILHÕES, QUEREMOS UM FILHO POREM EU ESTOU TRATANDO SOP OVARIOS POLICISTICOS, COM ESSES 8 MILHÕES TEMOS ALGUMA CHANCE ??

    • Boa tarde Paula
      Maior que o problema de seu marido, são ovérios policistos, mas com um bom tratamento, um boa orientação profissional voce conseguirá alcançar o objetivo de um nenem cheio de saúde, confie em DEUS e faça sua parte que tudo vai correr bem.
      Prof. Paulo Edson

      • BOA NOITE DRº GRATA PELA RESP.DRº ME TRATO COM CICLOPRIMOGYNA E VOU COMEÇAR C/ INDUTOR (DRº QUAL TRATAMENTO MAIS EFICAZ P/ SOP)MAS ELE PEDIU O ESPERMOGRAMA DELE, MAS COM 8 MILHÕES ELE TERA DE FAZER TRATAMENTO OU TOMAR MEDICAÇÃO E Q MEDICAÇÃO AJUDA A AUMENTAR OS ESPERMAS? DRº

  244. A

    • Boa noite André
      Acabo de responder seu e-mail.
      Prof. Paulo Edson

  245. Boa tarde,

    Tenho 31 anos e a 1 mês atrás fiz a besteira de tomar por 30 dias o suposto suplemento alimentar M-STANE (que na verdade vim descobrir que o mesmo é um pré-hormonal), nos últimos dias senti dores fortes abdominais, e através de vários exames foi constatado uma lesão leve no fígado, hoje já estou melhor, porém, senti uma queda muito grande na libido, sei que não está normal, gostaria de saber quais exames poderia fazer para verificar como está meu eixo hormonal.

    Grato desde já !

    • Boa noite André
      Voce precisa fazer uma desintoxicação para depois fazer uma avaliação hormonal, caso contrário os números podem estar bastante alterados.
      Prof. Paulo Edson

  246. Ola!
    Tenho 32 anos, mas todo mundo acha que eu tenho 18 anos! Tenho pouca barba, e minha voz e fina demais…. Estou desesperado para tomar algum tipo de hormonio que faca pelo menos esses dois problemas irem embora. Que tipo de medico preciso ver em Sao Paulo? Nao moro no Brasil, (moro na Franca), mas sempre volto pro Brasil (SP), e pretendo ver um medico assim que chegar, porque meu limite ja chegou ao fim – hoje novamente me chamaram de “garoto” e isso me deixa muito chateado).
    Help!
    Kevin

    • Boa tarde Kevin
      Na nossa medicina alopática sua opção será pouca, pois nem sempre é só hormônio, existem minerais que quando não estão em equilíbrio geram este desconforto. Quanto a indicar alguém de São Paulo, não posso, apesar de ter excelentes profissionais, mas na visão de uma forma energética não conheço, quem vem da França, pode vir ao Rio. Um abraço.
      Prof. Paulo Edson

  247. Tenho 17 anos estou com problemas de ereções , vou aplicar durateston sera que ajuda ?

    • Boa noite Angelo
      Converse com quem te orientou o uso desta droga e veja se realmente necessita disso aos dezessete anos. Não faça besteira.
      Prof. Paulo Edson

  248. Então ele orientou aplicar 1 ml ex : aplico 1 ml hoje e 1 ml daqui 10 dias … só para minha testosterona voltar ao normal

  249. Dr.
    Tenho 59 anos e meu medico urologista e contra a reposiçao hormonal. Eu sofro dos sintomas relacionados com a baixa testosterona e ja fiz exames de sangue que comprovam o que digo. Pergunto se posso aderir a terapia com hormonio masculino bioidentico.

    Coelho – S. Paulo

  250. Boa noite…..tenho 15 anos e falta um liquido em meu cerebro que é que manda hormonio……ja passo por um medico e tomo todo mes testosterona isso ja faz uns anos ja deu um pouco de diferença como mudança de voz…um pouquinho de barba mas fico meio assim ate quando meu corpo vai fazer mudanças sera que meu penis ira aumentar …….essa forma que minha medica esta usando cmg e o correto….ja fiz mtos exames……

    • Boa tarde Vitor
      Tenha paciência e mantenha o tratatmento que pelo seu relato vem dando certo, sua médica sabe o que esta fazendo e vem te acompanahando faz tempo. Um abraço
      Prof. Paulo Edson

  251. Bom dia! tenho 38 anos, 1,70 85 kgs, sou praticante de artes marciais e adepto a esportes mas quero melhorar meu corpo, sinto estar envelhecendo, perdendo o`gas`, e despemcando…kkkk gostaria de saber se uma reposicao hormonal seria bem vinda? oque acha amigo, não gosto de tomar suplementos mas acho que devo buscar algo pra minha estima melhorar não? Grato

    Marcos
    mb.representacoes@hotmail.com

    • Boa noite Marcos
      Veja voce que mesmo tendo esta atividade física forte, começa a perder alguma coisa, o que é normal chegando aos 40. A reposição de suplementos é somente uma compensção da deficiência nutricional que encontramos nos alimentos, devido ao uso de: adubação química, pesticida, agrotóxicos, chuva ácida, irrigação com água cheia de hormônios, etc…sendo o alimento o principal remédio para o homem, com estas agressões como será que estão? Quanto ao uso de hormônio, não faça nada sem consultar um profissional. Um abraço.
      Prof. Paulo Edson

  252. Bom dia: Doutor
    Gostaria de um esclarecimento, tenho 47 anos estou me sentindo com a ereção não muito boa, procurei um orologista que me passo algum exames mas deu tudo normal , mas sinto que a ereção não esta com aquela firmeza de antes, tem algum remedio natural que possa me ajudar.
    Estou deixando meu e-mail para uma possivel resposta Doutor.
    Fico no aguardo.
    Atenciosamente:
    Carlos

    • Boa noite Antonio
      Envie uma cópia de seus exames para meu e-amil, vamos ver se da para ajuadar. Um abraço.
      Prof. Paulo Edson

    • Boa noite Antonio
      Envie uma cópia de seus exames para meu e-amil, vamos ver se da para ajudar. Um abraço.
      Prof. Paulo Edson

  253. queria saber depois de quanto anos sair hormônio masculino?

    • Boa noite Ygor
      Não existe idade para isso, depende do caso ter ou não necessidade. Um abraço
      Prof. Paulo Edson

  254. Dr. tenho 17 anos e peso 80 Kg e sofro muito por que tenho a voz fina e os quadris largos e bunda grande, e na aula de genética da minha escola e a professora me diz que eu posso ter algum problema genético por ter estas característica femininas. Queria saber por favor se eu devo tomar homonios masculinos para reverter este quadro ja que sou homem e sofro muito com as chacotas…..
    Espero resposta e parabéns pelo blog o senhor está ajudando muito gente.

    • Bom dia Rafael
      Procure por um terapeuta ortomolecular. ele poderá te ajudar muito. Fica difícil ajudar sem ter qualquer informação sobre voce. Um abraço.
      Prof. Paulo Edson

  255. Quais informações o senhor precisa?

    • Boa noite Rafael
      Não conheço ninguém que possa fazer uma orientação sobre uso de hormônio sem conhecer bem profundo a causa clínica, entre elas todos os marcadores hormonais e alguns informativos sobre pre disposição tumoral. Um abraço
      Prof. Paulo Edson

  256. ola gostei do saite gostaria de saber se tem um hormonio para aumentar a produçao de espermatozoide e o nome pois o meu marido nao tem a guantidade suficiente por isso nao consigo engravidar obrigado

    • Boa noite Roberta
      Nem sempre é o caso de usar hormônio, é preciso refazer o eixo hipófise-gonadas para restaurar a informação de produção no organismo. Um abraço.
      Prof. Paulo Edson

  257. ola boa noite, bem gostaria de saber os nomes de todos os hormonios masculinos , todos mesmo, Obrigado!

    • Boa tarde Neucassia
      Todos os hormôniois masculinos são os mesmos hormônios femininos e vice versa, o que determina a atuação de cada é a prepoderância genética da informação que recebemos. NÃO EXISTE HORÔNIO ESPECIFICAMENTE MASCULINO. Um abraço
      Prof. Paulo Edson

  258. Ola meu nome é ronaldo e tenho 18 Anos , Tenho a voz fina e az vezes ela auxilia , gostaria de saber se eu tomando um hormonio masculino a voz fika mais grossa? Grato!

    • Boa noite Ronaldo
      Não é apenas hormônio que vai resolver o problema, marque uma consulta com um Fonoaudiologo, ele deverá te ajudar muito, sem uso de qualquer remédio ou medicamento. Um abraço.
      Prof. Paulo Edson

      • se acaso tomasse hormonios sem orientação medica, quais são os riscos?

      • Boa noite Ronaldo
        É impossível a qualquer ser humano saber com antecedência como será sua resposta diante do uso sem orientação de produtos que podem ou não estar com carência orgânica, nem sempre o que é bom para um, terá a mesma resposta em outro. Na arte terapêutica, tudo é probabilidade.
        Prof. Paulo Edson

  259. Tenho 22 anos e me disseram que o medico hortomolecular pode receitar hormonios sinteticos para ganhos de massa muscular mesmo em jovens gostaria de saber se possivel

    • Boa noite Willian
      Não existe médico “hortomolecular), a não ser que seja da natureza, = horto = é jardim, tratamento de florestas, meio ambiente, etc…nesta área.
      O terapeuta ortomolecular no orienta uso de hormônio sintético, é contra a lei, este tipo de medicament somente é prescrito por alopatas. O terapeuta ortomolecular primeiro faz uma grande avaliação de todo quadro somático ou assintomático do paciente, solicita um mineralograma capilar, um exame de metabolismo celular basal, só depois pode e deve fazer uma orientação dentro da necessidade que um pacinte tenha. Um abraçõ.
      Prof. Paulo Edson

  260. Tenho 22 anos
    tenho um colega q toma testoteron para ganhos de massa corporal
    por questão de pelos corporais (barba) pensei em tomar uma anpola
    ele disse q procurou varios medico q garantiu q uma anpola não alteraria em quase nada no meu corpo (impotencia) verdade ? oq poderia me acontecer ?

    • Boa noite Lobo
      Com hormônios não se brinca, nunca se toma sem orientação, cada pessaos reage de uma maneira sobre seus efeitos, procure por um endocrinologista e tenha uma orientação. Um abraço.
      Prof. Paulo Edson

  261. Bom dia Prof. Paulo Edson,

    Tenho 29 anos e ultimamente (5 meses) não tenho sentido desejo sexual. Às vezes, junto de minha namorada trocando carícias tenho dificuldade de manter uma ereção ou dependendo principalmente da posição não consigo segurar por muito tempo a ejaculação. Fiz um exame de testosterona o qual deu 772 ng/dL o resultado, dentre outros exames que estão todos dentro da faixa normal (colesterol total, triglicérides, creatina sérica e glicose).

    No início do namoro (10 meses atrás) sentia bastante desejo e não tinha qualquer dificuldade de manter ereções.

    Sou magro e realmente, por falta de tempo, não pratico nenhuma atividade física atualmente.

    Eu vou com certeza levar ainda este resultado num médico para avaliar, mas como achei bastante rico em informações seu blog fiquei curioso em saber se poderia ter alguma sugestão pra mim.

    Obrigado.

    • Boa noite Ramom
      Com esta idade não deveria estar acontecendo este baixo nível de libido, procure ver como esta seu estilo de vida, faça correções nela, que logo volta a estar normal sem uso de remédios. Um abraço.
      Prof. Paulo Edson

      • Boa noite Ramom
        Nem sempre um resultado que apresente parametros normais é verdade, hoje está se averiguando muito os casos subclínicos, existe nos exames informações de problemas ainda não manifestados, por isso é importante ver o exame. Um abraço.
        Prof. Paulo Edson

  262. Bom dia Prof. Paulo,
    Tenho 47 anos, e venho tendo problemas com a testosterona desde os 42, só que agora a situação vem se agravando, sou um sujeito que procuro cuidar da saúde e vou ao médico mensalmente, até parei de fumar. Meu médico já tentou vários tratamentos e no penultimo eu estava usando metil testosterona manipulada, usei por dois meses e quando fiz o exame o nivel estava em 103ng / dl, então ele resolveu voltar para a injetável de 15 em 15 dias, refiz o exame agora, após sete dias depois da última aplicação e o resultado foi desanimador, 206ng / dl, faz muito tempo que o nivel não chega a 300. Já tentei tratamento ortomolecular e também não adiantou, já não sei o que fazer e a quem recorrer.
    Forte abraço
    Wellington

    • Boa noite Wellington
      Infelismente muitos só veem o que está escrito, esquece-se da dominância ou origem do problema, precisa corrigir o eixo hipófise-gonadas, e começará a resolver seu problema. Um abraço
      Prof. Paulo Edson

  263. eu tenho sessenta e trés anos desejo ter uma vida sexual ativa, esto me esta deixando frustrado,eu não desejo tomar viagra pois esto não es bom acredito quero que me acudem meu mail
    es jimmy.walter@hotmail.com grato

    • Bom dia Jimmy
      Voce pode ser ajudado sim, a partir de um exame de mmetabolismo celeluar, onde se sabe onde e por que existe um défict nutricional, fazemos a suplementação e deverá a judar bastante, embora não vá ter a mesma funcionalidade de 20 anos. Um abraço
      Prof. Paulo Edson

      • PARABENS PELO SITE DOUTOR…..O SENHOR ENOBRECE A CLASSE…….ATITUDES DIGNAS DE MEUS COMPRIMENTOS…..SOU WELSON LEMOS…..E GOSTARIA QUE O SENHOR CONHECESSE O MEU SITE DE NUTRICAO PARA OTIMIZAR A SAUDE …………FALO SOBRE METABOLISMO E SUAS INTERAÇÕES………..https://sites.google.com/site/welsonlemos/

      • Boa tarde Welson
        Conheço o seu blog e parabenizo pela colocação que faz de situações que somente os pesquizadores conseguem ver e informar. Infelismente não temos, ainda, mídia para a multplicação de como cuidar da saúde, evitando a indústria da doença e gerando cada vez mais e maior calamidade no sistema público e também no SUS de luxo que são os planos de doença, saúde é propaganda enganosa. Vamos multplicar o que temos, juntos vamos a algum lugar. Se for do Rio mantenha contato, ou me envie um número que possa contacta-lo, segue o meu (p.jacob@terra.com.br, 9750-9101). Um abraço do agora fiel consultor de seu site.
        Prof. Paulo Edson

  264. ola teno 21 anos estou preocupado pois nessa idade era pra eu estar con tida apetite sexual,porem estou com pouco apetite sinto vontade poren ejaculo 1 ou 2 no maximo 3 vezes e ja nao vai mais as vezes na 1 ja nao vai mais issso deve durar uns10 a 15 minutos.tem tem ves que fiko dias sem ver min ha namorada e quando vejo quero proporcionar um serto prazer a ela e tenho que me esforcar para ter uma ereçao,tenho irritaçao ,vervosismo,esplosivo,sonolencia,dores de cabeça constante..devo ve preucupar en questao de baixa testoterona?

    • Boa tarde Lucas
      Pelo relato já está sendo um super homem, quer mais o que? Procure mudar a nutrição e fazer uma atividade física, esta performance vai melhorar. Um abraço
      Prof. Paulo Edson

  265. Olá prof
    Parabéns pelo site
    Minha filha tem 23 anos e de acordo com os exames que foram feitos e pedidos por um ginecologista,ela tem micro ovários policistocos e toma Diane 35 que faz com que ela sinta muitos efeitos colaterais,um deles é de labilidade emocional mexendo muito com o sistema nervoso.Gostaria de saber se teria como ela fazer um tratamento pra micro ovários policísticos com ortomolecular e parar de tomar o Diane 35?

    Obrigada
    Espero sua resposta

    Marilena

    • Boa noite Marilene
      É claro que existe opção sim pela terapêutica ortomolecular. Existem muitos casos bem sucedidos. Um abraço
      Prof. Paulo Edson

  266. Bom dia
    Sou terapeuta em São Paulo,gostaria muito de fazer o curso de oligoterapia catalítica aos fins de semana,você formaria um grupo aquí em São Paulo?Com 15 pessoas?

    • Boa noite Marilena
      É claro que podemos marcar um curso aí em sua cidade sim, 1 fim de semana mês, nosso curso abrange a formulação em ortomolecular, oligoterapia, homeopatia, ministrado por médicos, e terapeutas, pode me escrever mais sobre seu interesse no meu e-mail p.jacob@terra.com.br. Um abraço
      Prof. Paulo Edson

  267. Bom dia prof Paulo,sobre o curso aquí na minha cidade,andei conversando com alguns amigos terapeutas ,eles querem saber o valor do curso,estão todos interessados.

    • Esse curso é livre com certificado?

      • gostaria de saber cual seria adoce sert para tomar Testosterona, o hormnio estou sintiendo me impotente cual seria a dosagem sert 50 ou maz agradeo a chorientaom

        Date: Fri, 4 Jan 2013 11:56:38 +0000 To: jimmy.walter@hotmail.com

      • Bom dia Jimmy
        Não faço oreintação desta maneira para uso de hormônio algum, já escrevi outrsa vezes que com hormônio não se brinca. Procure um profissional em ortomolecular na sua cidade, ele vai te ajudar bastante.
        Prof. Paulo Edson

  268. Por favor,eu tenho 36 anos e nunca consegui fazer uma penetração.desde os 14 a 15 anos até hoje que sofro de difunsão erétil.na adolescencia até aos 17 anos eu tinha uma voz fina como de mulher e só aos 20 anos que fiquei com voz grossa.será por falta de hormonios que tenho impotencia sevual? não tenho diabetes e nem outras doenças.estou pensando em tomar remedios naturais,como catuaba e triculos terrestris(esqueci a escrita serta do nome)obrigado pela resposta.

    • Boa tarde Franthesco
      É critério de cada um fazer uso do corpo como quiser, mas não oriento uso de qualquer tipo de hormônio, mesmo os indutores, sem acompanhamento de um profissional. Neste mesmo blog voce deve ter visto centenas de pedidos sobre uso de hormônio, minha resposta é sempre a mesma, somente com orientação profissional.
      Prof. Paulo Edson

  269. Prof. Paulo Edson:
    Primeiramente obrigado por ter respondido ao meu comentário.Você me aconselha a não uzar hormônio,mas queria que me tirasse uma dúvida:se eu uzar remédio natural com catuaba por exemplo,eu estaria uzando hormônios ou não? minha cidade é pequena e aqui e nas cidades vizinhas ´não tem nenhum hurologista e nem outro tipo de especialistas,somente clínico geral e já me consultei com alguns e eles falam que não sabem fazer o tratamento para difunsão erétil.Assim fica muito dificil pra mim,pois já faz muito tempo que sofro com esse problema.Sou um pouco deprimido e as vezes penso em casar mas devido à esse problema eu nunca casei.Perdi muitas namoradas e agora nem mesmo namoro.Não sei o que fazer…

    • Boa noite Franthesco
      Podutos como: isoflavonas, catuaba, marapuama, maca, tríbulus terrestres, ginseng, epididimium, amora silvestre, são todos precurssores de hormônios, mas cada um tem sua finalidade, as vezes usa-se mais de um depende do caso, e isso varia muito.
      Prof. Paulo Edson

  270. Olá, eu tenho 17 anos e tenho os mamilos inchado, isso me encomoda muito, eu queria saber se tem alguma forma de fazer isso regredir, já tenho isso a uns 3 anos sinto muita vergonha me ajude.
    Obrigado.

    • Boa tarde Lucas
      Pode não ser nada de mais, a não ser o incomodo, mas também pode ser provocado uma alta taxa de prolactina, que gera um tipo de tumor hipofisário chamado adenoma, este prcisa ser regulado. Procure um terapeuta ortomolecular e converse com ele sobre esta avaliação, tem tratamento alternativo ao alopático com bons resultados.
      Prof. Paulo Edson

  271. Bom dia ! Gostaria de sanar uma duvida; Eu tenho 18 anos e no começo da minha adolescência eu nunca me alimentei direito, nunca gostei muito de comida de sal; Passei quase ela toda almoçando e jantando besteirinhas doces … E hoje eu não possuo muitos pelos no corpo nem muita barba; e o pênis menor do que o tamanho normal .. Sendo que meu pai e meus irmãos mais velhos são completamente normais e saudáveis .. Gostaria de saber se minha má alimentação da adolescência contribuio para o que está acontecendo comigo hoje ? … Seria falta de hormônios como a testosterona ? E se ainda existe algum tratamento pra isso ? Obrigado pela resposta !

    • Bom dia Vinícius
      É clara que uma má alimentação no período mais importante de sua vida, que é sua formação e informação, causam estes desconfortos com o tempo, mas pode ser melhorado e muito com um bom trabalho de reeducação nutricional, desintoxicação celular, etc…
      Prof. Paulo Edson

  272. Bom dia Dr Paulo,

    O uso do GH pode causar ausencia de ejaculação/orgasmo?

    • Boa noite Fábio
      O uso de GH não causa ausência de ejaculação, mas pode retardar a mesma devido a resistência muscular e nova que causa no organismo.
      Prof. Paulo Edson

  273. Boa tarde.
    Eu tenho 20 anos, e acredito que tenha tido um desenvolvimento da puberdade relativamente normal. Tenho pelos no corpo, exceto barba (praticamente nada) e pouco nas axilas e peito. Alem disso, so tenho um testiculo, e gostaria de saber se pode ser insuficiencia de testosterona, e mesmo com 20 anos se ainda posso desenvolver barba. Obrigado.

    • Boa noite Mateus
      Procure fazer um exame de metabolismo celular, com esta informação posso ajudar bastante. Um abraço
      Prof. Paulo Edson

  274. Boa Noite.
    Eu tenho 18 anos e estou preocupado por não sentir tesão por mulheres, esse problema está relacionado com falta de hormônios, excesso? Tenho pelos na barriga, pernas, barba, tudo normal.. Gostaria de saber, pois fico um pouco aflito quando ouço falando em sentir tesão normal. Obrigado.

    • Boa noite Guilherme
      è necessário fazer um exame de metabolismo celular, a partir desta informação podemos ajudar bastante.
      Prof. Paulo Edson

      • Com que especialista faço o exame?. Obrigado.

      • Boa noite Guilherme
        Aqui no Rio é feito pelo Dr. Alexandre Cosendey, não tenho o número dele agora, mas mantenha contato que te informo depois.
        Proff. Paulo Edson

      • Ok, Obrigado Prof. Paulo Edson, mas moro no Pará, Belém pra ser mais específico, mas qualquer informação possível fico grato, seria bom alguma indicação aqui pela região, mas desde já agradeço a atenção até aqui.

      • Bom dia Guilherme
        Desta distância realmente fica difícil poder ajudar.
        Prof. Paulo Edson

  275. Meu pai tirou a prostata motivo cancer.agora tirou os testiculos.e os medicos pedii o endame testotorona pra que?

    • Boa noite Zeni
      Pode ser que seja para avaliar se seu pai está fazendo quadro de aromatase, continua a informação de fazer câncer, pois continua a produção em nível intestinal, entre outras glândulas, suprarenais.
      Prof. Paulo Edson

  276. Eu completei 21 anos em agosto, tenho a mesma cara de quando tinha 14 e o mesmo corpo, e um penis de 13 cm. Tenho um irmao q tbm parece mais novo, ja o cacula tem desenvolvimento normal, mas so eu tenho o penis mal desenvolvido. Sou depressivo e irritavel. Com essa idade, da pra aumentar o penis e o vigor fisico e mental sem me deixar mais velho? Ou pelo menos, melhorar qt isso?

    • Boa noite Daniel
      A partir do exame de metabolismo celular, conseguimos fazer muito pelo paciente. Um abraço.
      Prof. Paulo Edson

  277. Professor, tenho 16 anos, e me ofereceram certas substancias anabolizantes, de utilização via oral (nada injetavel, sai fora, rsrs). Ainda não tomei nada, mas andei lendo que, quando se é menor de idade, e se toma um anabolizante, o corpo reduz a produção natural de testosterona, e em alguns casos, pode não voltar a produzir nunca mais…
    Isso é verdade? Qual a probabilidade de não normalizar a produção nunca mais? Quais seriam os efeitos dessa parada?

    Desde já, obrigado.

    • Boa noite Lecko
      Voce já deve ter visto o número de jovens que me escrevem sobre estes desenquilíbrios hormonais, e minha opinião é bem clara “não se brinca com hormônios, qualquer coisa que te indiquem, que não seja orientado por um profissional de saúde, não deve ser usado”, as consequências não são prvisíveis como pergunta, pis cada organismo reage de uma maneira.
      Prof. Paulo Edson

      • Entendo.. Mas, segundo sua experiência, quais seriam as consequências de não produzir mais testosterona nenhuma?

        Obrigado pela atenção (:

      • Boa tarde Lecko
        A não produção de testosterona estaria ligada a baixa de energia, diminuição de libido, tendência a depressão, dores generalizadas, diminuição da capacidade mental, etc…
        Prof. Paulo Edson

  278. Bom Dia Eu tenho 15 anos de idade e venho sofrendo com Hormonio desde dos 12 anos de idade tenho muito hormonio masculino gostaria de saber se tem algum tratamento para que isso acabe eu já fiz varios mais não resolveu ??

    • Boa noite Thalia
      Voce é muito jovem, mas quanto mais cedo pudermos descobrir o que o qual a causa deste problema melhor, sugiro fazer um exame de metabolismo celular, a partir desta informação podemos fazer tudo melhor. Um abraço.
      Prof. Paulo Edson

  279. ola doutor,tenho 23 anos,sempre quiz ter barba,ja tentei de tudo.
    nos ultimos 3 meses to usando composto de vitaminas

    b3 100mg
    b5 5mg
    b6 100mg
    b12 100mcg
    biotina 300 mcg
    vitamina E 400 ui
    cobre 2mg
    zinco quelado 30 mg

    e mandei manipula outro

    biotina 2,5 mg
    vitamina A 1500 ui

    tomos esse dois complexo logo apos o almoço

    mais até agora não obtive nenhum resultado na barba
    no queixo tem um pouco de pelo mais grosso e no bigode
    mais na lateral tem um pelinho bem fininho so olhando no espelho bem de perto consegue enchegar
    gostaria de uma ajuda do senhor,pois tenho vergonha de procurar alguem pessoalmente para conseguir a minha barba que quero
    obrigado desde ja

    tem imail para que posso entrar em contato com o Sr?

    • Bo noite ?
      A melhor coisa no seu caso e fazer um exame de metabolismo celular, depois desta informação podemos ajudar muito. Um abraço.
      Prof. Paulo Edson

      • boa noite Dr.
        ainda bem que o Sr me repondeu,pois vendo a resposta ai de outros amigos eu ja ia fazer o exame de mielograma capilar ….então no meu caso é fazer o exame de metabolismo celular correto?qualquer laboratório de exame eu consigo fazer este exame?obrigado desde ja,agora eu acho que essa barba sai,,rsrsrs

      • Boa noite
        Este exame é somente realizado pelo Dr. Alendre Cosendey, aqui no Rio, ele foi quem desenvolvou este sistema e recebe gente do mundo inteiro para fazer este exame. Hoje não existe nada mais moderno em dignóstico. Voce precisa vir ao consultório para que eu possa fazer a solicitação do exame. Um abraço.
        Prof. Paulo Edson

      • Boa noite
        Este exame é somente realizado pelo Dr. Alendre Cosendey, aqui no Rio, ele foi quem desenvolvou este sistema e recebe gente do mundo inteiro para fazer este exame. Hoje não existe nada mais moderno em dignóstico. Voce precisa vir ao consultório para que eu possa fazer a solicitação do exame. Um abraço.
        Prof. Paulo Edson

      • Boa noite
        Este exame é somente realizado pelo Dr. Alendre Cosendey, aqui no Rio, ele foi quem desenvolvou este sistema e recebe gente do mundo inteiro para fazer este exame. Hoje não existe nada mais moderno em dignóstico. Voce precisa vir ao consultório para que eu possa fazer a solicitação do exame. Um abraço.
        Prof. Paulo Edson

      • boa noite Dr..mais eu não sou do rio,sou de porto velho rondonia
        como pode me ajudar?existe outro exame semelhante esse que posso fazer aqui na minha região?
        obrigado

      • bom dia dr
        liguei aqui em um laboratório de exame,falei se eles faziam metabolismo celular,,eles me falarão que tem que ser especificado,pois existem vários….teria outro nome?
        obrigado

      • Boa noite
        Infelizmente é impossível te dar uma orientação, este exame somente é feito aqui no Rio, tenho alguns pacientes de Jaci Paraná, que vem periódicamente aqui para tratamento. Um abraço.
        Prof. Paulo Edson

      • o Senhor Teria alguma imail ou telefone para entrar em contato com voce?
        obrigado

  280. ola tenho 23 anos e minha barba tá nascendo mais muinto lenta, gostaria de saber se tomando ZMA, vai acelera o crescimento dela. ou se tem outro suplemento que ajude

    • Boa noite Woshington
      Acabo de responder a alguém com o mesmo problema, precisa fazer o exame de metabolismo celular, a partir desta informação posso ajudar muito. Um abraço
      Prof. Paulo Edson

  281. Boa noite

    tenho 21 anos, e ando com o libido sexual mto baixo, pratico musculacao a 1 ano, e tenho mta dificiculdade de crecimento…
    Repor meus hormonios, seria uma opcao boa pa fazer?
    se for me passe os tipo d hormonio q pode usar..

    obrigado

    • Boa noite Fabrício
      Precisa rever os hábiots nutricinais urgente.
      Prof. Paulo Edson

  282. ola pessoal bom dia intão tenho 19 anos estou fazendo uso de um nutriente de aumento de testosterona somente para aumento de massa e aumento da libido .. o que me dizem é uma boa!? desde d já agradeco..!!

    • Boa noite Fernando
      Se estiver com acompanhamento de um profissional tudo bem, caso contrário não sei se vale a pena. Um abraço.
      Prof. Paulo Edson

  283. ola, fiz uns exames adimicional para entrar na empresa para atuar na minha área, só que tomo anabolizantes fiz quase todos os exames , e á uma duvida, gostaria de saber se isso empedi deu entrar na empresa?
    e se acusa alguma coisa nos exames ? nao bebo nen fumo.. só uso hesteroides .
    essa resposta seria muito importante para min.

    aguardo
    thiago oliveira

    • Bom dia Thiago
      É claro que deve acusar no exame o uso de produtos químicos estranhos ao organismo. Precisa se perguntar se vale a pena o risco que está correndo, por não está sendo acompanhado por um profissional de saúde, pois um bom e responsável não permitiria isso, Cuidado
      Prof. Paulo Edson

  284. ola tenho 19 anos minha voz não é grossa. Queria que fosse. Há algum medicamento que eu possa tomar? Por favor me ajudem

    • Bom dia Douglas
      Existe tratamento sim para estes casos, mas precisa fazer uma avaliação e recebera orientação. Um abraço.
      Prof. Paulo Edson

  285. bom dia tenho 30 anos meu nome é fabio minha voz nâo é grossa nâo tenho barba e meu pênis é pequeno qual tratamento devo fazer qual medicamento devo tomar se possível me passa um tel pra contato

    • Boa tarde Fábio
      Neste mesmo blog tem meu número de telefone (21) 9750-9101. Um abraço.
      Prof. Paulo Edson

      • so com a reposição de hormonio consigo ter ereção normal?

      • Boa noite Borges
        Na terapêutica nem sempre funciona somente uma prática.
        É necessário fazer um efeito cascata para se ter sucesso e evitar danos ao organismo. Um abraço.
        Prof. Paulo Edson

  286. O SENHOR Dr. e alguem enviado por Deus, creio que diante de TANTA demanda ainda reserva tempo para atender voluntariamente tirando nossas duvidas. PARABENS.A ciencia nos esclarece sobre os danos causados pelos substancias presente no plastico, o qual esta em quase toda a alimentaçao, o que fazer para reduzir essas substancias deixadas no organismo? Ha algum dieta natuaral que ajude esse processo de desentoxicaçao?

    • Boa noite Cleo
      Obrigado pelas palavras, só poderia vir de alguém com este sobrenome forte. Tome 1 colher de sobremesa em 1/2 copo de água de bicarbonato de sódio 2 x ao dia, irá ajudar amenizar os efeitos deletérios destes produtos, mas, o pior está por vir, o uso de transgênicos, estes ninguém sabe ainda o que irá causar. Um abraço e que DEUS a abençoe.
      Prof. Paulo Edson

  287. A ciência hoje mostra os grandes danos que as substancias presente no plástico causa no desenvolvimento dos hormônios causando transtornos aos genes. Caso isso ocorra existe algum tratamento ou habito alimentar que elimine essas substancias no organismo? Assim como, existe algum processo de desintoxicação . Fico muito preocupada com os meus filhos.devido todos os alimentos eram armazenados em vaso plástico na geladeira e as mamadeiras de plástico eram expostas a baixa e altíssima temperatura o que devo fazer?

    • Boa noite Cleo
      Acabo de te orientar de como minimizar estes efeitos danosos. Um abraço
      Prof. Paulo Edson

  288. Que bom o senhor ser tão competente no campo da ciência e ser tão receptivo a palavra de Deus. Deus escolhe as pessoas que amam e dar talentos e quando esses talentos são multiplicados Ele fica em festa. Deus regozija diante de te. Para criança de 5 a 7anos a dose de bicarbonato continua sendo pode ser a mesma quantidade e em vez de dar diretamente eu posso colocar na alimentação, qual? Tem restrinçao a algumas pessoas que não pode fazer uso?

  289. Boa noite;
    eu tenho um problema com a voz. Minha voz é muito fina. Pareco ser gay, pl voz. Tem algum exercício, ou hormónio q ajude a melhop. Já cheguei a chorar por escutar a minha voz. Além d nao ter barba… ja tomei tribulluss (comprimido) mas nao vi muito resultado. Além d estar malhando (uq me ajuda e muito )

    • Boa noite Washington
      Tenho tido algum exito neste problema corrigindo o eixo hipófise gonadas que são usados em formas de gotas sub lingual (biofactor hipósise + Zinco/Cobre ambos catalíticos. Um abraço.
      Prof. Paulo Edson

  290. Boa tarde. Tenho 26 anos, mto poucos pêlos! Uma barba rala, ñ tenho pelo no peito por exemplo… Sempre tive aparência de ser mais novo,com 20 parecia ter 15. Ando um tanto deprimido, para melhorar uso um antidepressivo recomendado pelo psiquiatra (amytril 25mg duas vezes ao dia) e lioram para dormir… Ultimamente estou com dificuldades de manter a ereção, então algumas vezes uso um pramil. Meu teste de testosterona deu 312 ng/dl, a testosterona livre deu14.55pg/ml e hormônio folículo estimulante deu 2.56 mUl/ml.
    Será q devo fazer uma suplementação?

  291. boa tarde doutor, sou mulher tenho 22 anos e gostaria de começar tomar hormonio masculino pra ficar com corpo de menino, por onde devo começar? ou posso só comprar e tomar? ou preciso de uma dosagem serta ? obrigado

    • Boa tarde Verônica
      Não trabalho nem oriento este tipo de informação. Procure por um médico que se disponha a te ajudar na transformação que pretende.
      Prof. Paulo Edson

  292. Olá tenho 17 anos e sou mulher porem quero tomar hormonio masculino posso com ordem médica? ou ainda sou novo demais?

    • Boa tarde Mioginho
      Não trabalho nem oriento este tipo de informação. Procure por um médico que se disponha a te ajudar.
      Prof. Paulo Edson

  293. Olá, tudo bem? Eu tenho 21 anos, estou querendo tomar Hormônio masculino, sou magro, queria criar um pouco de massa muscular, tenho 1,68 de altura e peso 61 kg, será que tem algum problema?

    • Boa tarde Dan
      Não aconselho ninguém a fazer uso de qualquer tipo de hormônio sem um acompanhamento profissional, o que parece ser bom agora, pode custar caro no futuro.
      Prof. Paulo Edson

  294. Oi, tudo bem? Tenho 48 anos e estou com problemas de ereção a 4 anos já, sou homossexual e vivo com meu parceiro a 24 anos, e ele reclama muito que eu não sou mais aquele touro, pelo amor de Deus me ajude.

    • Boa noite Gilberto
      Para ajudar é necessário marcar uma consulta e receber as orientações que precisa. Um abraço.
      Prof. Paulo Edson

    • Oi bom dia, fiz uma pergunta e já me deu resposta, queria que apagasse meu nome daí, pois tentei e não consegui, por favor apaga pra mim? Meu nome é Gilberto Garcia morente.

      • Boa tarde Gilberto
        A proporção que vai entrando e-mails, seu nome vai desaparecendo da lista, quando da criação do blog foi que houvesse interação entre os visitantes mesmo. Um abraço.
        Prof. Paulo Edson

  295. Olá quero saber se existe Hormônio que faz aumentar o penis?

    • Bom dia Carlos
      Me é totalmente desconhecido o uso de qualquer tipo de hormônio que tenha a finalidade que relata. Um abraço.
      Prof. Paulo Edson

  296. Oi, tenho 16 anos e meu pênis continua o mesmo desde a sexta serie(estou no segundo ano agora)
    Eu e meu melhor amigo temos uma relação bem aberta, então nós nos “conhecemos”. Ele é muito menor que eu mas é muito mais desenvolvido. Posso ter algum problema hormonal? Pude perceber que a cor do meu pênis é clara(e o normal é ser um pouco mais escuro), e a aparência do meu pênis é MUITO diferente da do meu amigo (nenhum de nós somos circuncisados). Em relação aos pelos, nas minhas axilas tem muito pouco e faz muito tempo que não cresce. Eu li que nem sempre, só por que você tem pelos, quer dizer que você entrou na puberdade. Posso ter um problema hormonal, tipo falta de testosterona? Uma ida ao endocrinologista resolveria?
    Por favor responder, quanto mais rápido eu me cuidar melhor. XD

    • meus pelos pelo corpo continuam os mesmos, se cresce é muito lento. Tenho 1,79 de altura, 63 kg. Se ajudar, posso mandar fotos para me ajudarem pois tenho vergonha de falar sobre isso com meus pais. Eu tenho plano de saúde da UNIMED BH, existe alguma forma de eu ir me consultar lá? Em qual médico? Tem como meus pais não saberem?

      • e também não tenho barba…

  297. e também não tenho barba…

  298. Achei excelente a matéria e li alguns comentários, a minha dúvida é: Hoje aos 23 anos, se eu fizer um tratamento com acompanhamento profissional de um endocrinologista, irá surgir algum efeito? Percebo que meu corpo aparenta uma pessoa na fase adolescente em torno dos 16 anos,17 anos pois não tenho barba e nem pelos na região torácica etc. resumindo: “poucos pelos pelo corpo”. Além de me sentir muito cansado e sem disposição para realizar atividades física, sinto muita irritação, calor absurdos algumas vezes como se fosse sintomas de andropausa, não consigo engordar, tenho 1,74 de altura e peso 60kg a alguns anos, raramente consigo chegar ao 61kg. Acredito ter uma deficiência na produção do tal hormônio. Ao seu ponto de vista, é viável fazer tratamento? Pois hoje existem muitos mitos.
    Aqui apenas uma dúvida, pois já tenho consulta marcada com especialista para realizar exames. (a base é obter informações a respeito).
    Agradeço desde agora.

    • Boa tarde Wagner
      Normalmente o resultado recebido pelo organismo com uma boa orientação é excelente, procure um endócrino que seja ortomolecular, quanto a uso de hormônio, nem sempre é ele a causa. Sucesso.
      Prof. Paulo Edson

  299. oi, boa noite. queria um concelho de que medico procuro, meu filho tem 9 anos e tem um geito muito afemeninado, estou desesperada, pode ser falta de ormonios, fiz um exame de niveis de progesterona e testosterona, me ajuda por favor!

  300. Ola boa noite, me chamo Fernando, 23 anos e tenho uma lesao congenita da medula chamada Mielomeningocele ou Espinha Bifida. Dentre muitas sequelas, a que mais me aborrece acontece nas minhas relacoes sexuais. Devido a essa lesao nao consigo ter uma boa erecao e ejculacao nao consigo de forma alguma. Faco uso de sildenafil porem me ajuda muito pouco somente na erecao. Gostaria de saber se a injecao de testosterona nesse caso poderia me ajudar a ter melhores resutados, principalmente fazendo com que eu conseguisse a ejaculacao. Desde ja agradeco!!!!

    • Boa noite Fernando
      Existe diversas maneiras de te ajudar, mas é necessário estar sendo bem avaliado. Um abraço.
      Prof. Paulo Edson

  301. Boa tarde uma pergunta, na adolescência em media aos 14 anos se o individuo fazer musculação, o pênis não vai se desenvolver totalmente por causa da falta de testosterona no pênis porque ele esta em abudancia para os músculos, tenho essa curiosidade se puder responda eu agradeço

    • Boa noite Hugo
      Nosso organismo quando não recebe estímulo externo (drogas), somente as atividades indicadas, mesmo tendo uma sobre carga em trabalho muscular o penis será afetado, pois ele também é um musculo. Um abraço
      Prof. Paulo Edson

      • Boa tarde dr. Tenho 15 anos vou fazer 16 daqui um mês tenho uma duvida meu penis mede10cm flacido e 15 ereto eu acho ele pequeno mais meu pai tem um penis mais o menos 13cm. Meu penis parece que parou de crescer quando eu tinha 14 anos bati o ovo andando de bichicleta pode ter alguma coisa a ver? tem alguma coisa que eu posa tomar para aumentar ou ajudar a desenvolver? Se não que medico eu devo procurar?

      • Boa noite Neto
        Voce deve procurar um urologista com certa urgência devido a pancada que levou, quanto a algo para provocar crescimento, esquece.
        Prof. Paulo Edson

  302. Great Post! I am excited to seeing more from you in the future. You have some very great ideas above.

  303. Fantastic post but I was wondering if you could write a litte more on this topic? I’d be very grateful if you could elaborate a little bit further. Bless you!

  304. Im grateful for the article post.Really looking forward to read more. Want more.

  305. Enjoyed every bit of your blog post. Great.

  306. Thanks a lot for the article.Much thanks again. Great.

  307. Thanks again for the article.Much thanks again. Much obliged.

  308. Someone essentially help to make seriously articles I would state. This is the very first time I frequented your web page and thus far? I surprised with the research you made to make this particular publish amazing. Wonderful job!

  309. I similar to this post, enjoyed this one thanks for setting up.

  310. Meu filho tem23 ano, vem tomando novamente apos tratamento com houlcutan. Complementos pram

  311. I really like what you guys are usually up too. This kind of clever work and coverage! Keep up the amazing works guys I’ve included you guys to my own blogroll.

  312. Merely, admirable what you have done here. It truly is pleasing to look you express through the heart and your clarity on this considerable content might be effortlessly looked. Exceptional post and can look ahead for your future update.

  313. Howdy are using WordPress for your site platform? I’m new to the blog world but I’m trying to get started and set up my own. Do you need any html coding knowledge to make your own blog? Any help would be really appreciated!

  314. Age is an issue of mind over matter. If you don’t mind, it doesn’t matter.

  315. Olá Doutor,

    Eu tomei suco e leite de soja durante toda minha gravidez e depois que meu filho nasceu ele ficou com alergia a leite, fazendo tratamento com tudo de soja.

    Depois de um tempo a nutricionista do meu filho falou p voltar dar o leite de vaca pq o leite de soja diminuia a testosterona, podendo ficar feminino.

    Hoje meu filho tem 3 anos e vejo fortes traços feminino no andar, falar e alguns gestos que até muitas pessoas já perceberam.

    Ele não toma mais leite de soja e muito pouco leite de vaca.

    Estou sem saber que médico devo procurar ajuda e se posso fazer reposição hormonal nele.

    Por favor ajude.

    Obrigada!

    • Boa tarde Restilia
      É necessário conhecer o perfil metabólico de seu filho para poder ajudar com alguma coisa, mas trabalhe sua cabeça também. Um abraço.
      Prof. Paulo Edson

  316. gente porfavor me ajudem, estou cansado de ser magricelo. E esta semana me veio a ideia de tomar testosterona afim que a minha massa muscular aumente. Se eu tomar e nao fizer nemhum excicio fisico a massa muscular vai crescer mesmo assim? E se eu tomar vou ter algumas comlicacao na minha saude?? Porfavor heeelllp!!!

    • Boa tarde Alexsander
      Só podemos fazer alguma coisa para ajudar conhecendo seu perfil metabólico. Um abraço.
      Prof. Paulo Edson

  317. She may have stopped after thhe first act because of different reasons.
    It is time to feel good and not cry and kill yourself in self-pity.

    Another way to break out of the basic style of Yo
    – Ville decorating is to use ites to create illusions of levels.

  318. Tenho 17 anos e meu pênis tem 13 cm eu percebi que ele não desenvolve desde meus 13 anos de idade e tenho ejaculação precoce … serã adjunta taada de hormônio pode baixa ?( Tenho 53 k)

  319. I am now not positive where you’re getting your information, but great topic.
    I must spend a while finding out more or fikguring out more.

    Thanks for excellent info I was on the lookout for this
    information for my mission.

  320. Quite beneficial, look forwards to coming back

  321. Qual o nome de um hormônio seguro que posso usar para fazer esa reposição

    • Não se usa hormônio sem orientação.
      Prof. Paulo Edson

  322. Great post.

    • minha taxa estava baixa em 150, logo o medico me prescreveu a “nibido” um injetavel 500,00 porém me levantou por completo, fui renovado. Agora já está na época de retornar ao aplicativo….Mas, estou preocupado, pois fiz em 2005 tratamento de hepatite C, ftratamento finalizado com sucesso, mas estou preocupado porque a NIBIDO “pode” afetar o fígado. O os srs me dizem ?!

      • Boa noite José
        Seu orientador deve estar tambem te dando algo para proteção hepática.
        Prof. Paulo Edson

  323. I’ve been exploring for a bit for any high-quality articles or blog posts in this kind of
    area . Exploring in Yahoo I finally stumbled upon this website.
    Studying this info So i’m satisfied to express that I’ve a very good uncanny feeling I
    discovered just what I needed. I most no doubt will make sure
    to do not disregard this site and provides it a glance on a continuing basis.

  324. Olá,
    Boa noite!

    Quando eu tinha pouco tempo de ter feito 16 anos fiz uso de dois hormônios sintéticos, estanozolol e durateston 1 ml de cada, senti algumas mudanças no meu corpo, fiquei muito arrependido porquê ainda nao tinha muitos conhecimentos sobre hormônios e senti variações no meu corpo, a mas crítica foi que meu corpo parou de se desenvolver, não cheguei a um estágio completo de um adulto. Gostaria de rever esse erro, ou saber o que aconteceu comigo, se tem solução? E que especialista no caso eu procuro? Desde de já agradeço.

    • Deixando claro qur hoje tem 18 anos, sei que o desenvolvimento completo de um homem adulto e até os 21 anos.

      • acabo de te responder.

    • Boa noite Douglas
      A primeira coisa a fazer é uma boa e grande desintoxicação, depois uma orientação terapêutica.
      Prof. Paulo Edson

  325. eu tenho ipogonadismo e faço reposiçao hormonal com durateston sera que eu posso ter filho por causa do meu problema

  326. I got what you mean, regards for putting up.Woh I am delighted to find this website through google. You must pray that the way be long, full of adventures and experiences. by Constantine Peter Cavafy. keaefkgeedaf

  327. Good writeup, I am normal visitor of one’s site, maintain up the excellent operate, and It’s going to be a regular visitor for a long time. dakaecefecfc

  328. It is also possible that Zynga’s chosen advertising network is to blame if we akeecekkkeedacda

  329. Children – flowers of animation! Asseveration, which is in point of fact table again heard from the mouths of adults. What undeniably do they in any specify whilom dint of feat outside comparing children with flowers? Most promising, this contrasting comes from the experience that the children, as in fine as repayment for the flowers, definitively constraint be enamoured of and concern. But if all adults go through methodically what temperament a look after is needed and what should be shown concern? That their actions and behavior that depends on what people multiply up? Or toe transferring again to differ how from prime one or fresh zavyanit flower?

    Having a coddle in the kith and blood-relations – is essentially creditable in search what engrossed of pole this a man’s own in existence clan rescuing into sisterhood, how he lack to the untrammelled swimming and he can concomitant a providential and prurience life. In this interdependence couple, an of stretch should osoznovat the submit they guide their lassie to be one another with what are the tangibles points in the rearing and advancement and what conditions be required to sozdavt him to luxuriate up thriving, apt and full.

    Insufficient of the parents in the forefront descent are serviceable to evolve into parents are tickety-boo lifestyle, while alleviate in the womb, the charwoman creates favorable conditions as regards razvitmiya and interested in the esn =’educationally subnormal’ of children. But it is hugely portentous to punish respect what are the predominating angelic sense periods and crises, on purpose the adulthood of physiological, irrational, thought site, which is unchangeable to carriage kachastva in some years which is high-priority to bequeath conditions so that the brat razivalsya, and much more. But the gas ranking element parents should be deliberate that their babe needs joyfulness and attention.

    Conditions, most ordinarily, parents hours the trustworthiness end of the information of other: grandmothers, nannies, tutors and teachers. This is by a hair’s breadth to the event that diversified of them appropriate it is inelastic to contrive the most grow in the statistics be aware, ie the indulge nothing needed. But here the unruly is that in such a setting, the nipper is pitiful of extreme motherly, and patriclinous fluster and dolour that is compelling applicable it is much more than all the toys and things together. Of motile parts it is renowned in what conditions the sprog have an eye for make it, but more importantly, how his parents will acute buckle attention to to it as somestnyh games, walks, reading books, watching vidio how greater than again he concoct nature their environs and smooth contacts.

    Lots of attractive and educational can be establish here: Childrens party ideas

  330. Children – flowers of rule kindle! Pronouncement, which is at the end of the day all together again heard from the mouths of adults. What unerringly do they in any state via dint of form not at home comparing children with flowers? Most auspicious, this juxtaposing comes from the scene that the children, as reservoir spurt as payment the flowers, definitively indigence publicity and concern. But if all adults hook faithfully what circumspection is needed and what should be shown concern? That their actions and behavior that depends on what people spread up? Or away transferring again to be how from the done go or at an advanced hour zavyanit flower?

    Having a babyish in the blood – is predominantly fast in search what obliging of staff this kids unfetter into interdependence couple, how he discarded to the unrestricted swimming and he can squander a fortunate and far-flung life. In this recitation, an grown-up should osoznovat the assuredly of fighting they swot their lassie to skilled in what are the meriting points in the raising and advancement and what conditions primary sozdavt him to luxuriate up thriving, light-hearted and full.

    In no style any of the parents more willingly than origination are trash to behoove parents are existing lifestyle, while calmness in the womb, the green creates favorable conditions repayment seeking razvitmiya and interested in the loony of children. But it is unquestionably decisive to convincing what are the sooner circumstance periods and crises, markedly the evolution of physiological, aflame, polymath garrison, which is assured to flexibility start to kachastva in some top dam which is top-priority to bring into being conditions so that the youth razivalsya, and much more. But the parlous puzzle parents should be in the discern that their newborn needs admire and attention.

    Now, most typically, parents schedule the assignment finale of the raising of other: grandmothers, nannies, tutors and teachers. This is intended to the the poop truthfully that multitudinous of them nerve in it is unique to fabricate the most definite in the weighty ambience, ie the neonate nothing needed. But here the dilemma is that in such a life’s-work, the stripling is not de rigueur of maximum tender, and patriarchal fluster and wretchedness that is requisite for it is much more than all the toys and things together. Of works it is pre-eminent in what conditions the curt one leaning for bourgeon, but more importantly, how his parents will-power new zealand kick in with publicity to it as somestnyh games, walks, reading books, watching vidio how on numerous occasions he regard as up shrewd of their phlegm and point-blank contacts.

    Lots of riveting and informative can be found here: Childrens rain jackets

  331. Ola ,Poderiam responder essa pergunta : Existem situaçoes em que a testosterona é indicada como terapia para tratamento de doenças ? Explique

  332. Oh my goodness! Amazing article dude! Thanks, However
    I am experiencing problems with your RSS. I don’t understand why I cannot join it.

    Is there anybody else having identical RSS issues? Anyone who knows the answer will you kindly respond?
    Thanks!!

  333. Have you been into off-page SEO just or does one offer
    on site SEO and media that is social?

    Are they invited to speak at occasions or contribute to magazines that were acquainted?
    31.
    long beach best web design agency (http://digitaljournal.com)
    Specialized Suggestion: Yahoo enjoys highresolution graphics, so use highquality images on Pinterest whenever possible.
    Many shady digital advertising firms might encourage you to purchase SEO companies from
    their store centered on claims that are fake. You understand you are well
    ontheway to picking your SEO supplier when they start requesting such
    concerns then. Forrester, from Yahoo, provides preached the worthiness of social media marketing all-year around the
    Webmaster Middle weblog.

    You’ll frequently find at the minimum additional prospects of exactly the same nature from each.
    So you should do all you can to defeat that opposition that is
    normal. 52. Yahoo additionally permits you to include customized hyperlinks that are numerous in your profile,
    you should use this as an opportunity to hyperlink back once again to weblog, your internet site, and extra cultural channels.
    ONE.
    design and branding agency london
    Without it, your pastry is tasteless, dull. I’m Social Media Optimizer and an Internet Search Engine Optimizer.
    Of creating my organization inside the early days,
    working from home with 3 very young kids was extremely hard and while being fully a daddy each
    day’s obstacle was to concentrate on might work.
    Free advertising inspiration.Join more than 465,thousand folks who get our
    regular Tips & Ideas newsletter. Creating a
    relationship with marketing addressing your local spot or your sector can be
    quite a fantastic source of coverage, including getting links.

    Engines that are arc do. I’ll include that to “HOWTO Examine SEO Companies 2.0

    I think you need to know wherever then that must be seen by you how can repair it that your website position is? Searchengines just about ignore meta-keywords today, but when they are nevertheless used by anyone, make sure that it is likewise prepared properly and it speaks especially to that particular site. Foundational SEO’s purpose isn’t to cheat or “sport” the search engines.
    local marketing
    We did not because it was helpful, fresh information, although do much promotion of the report apart from tweeting about this, it got the attention of many significant people and obtained hyperlinks from several websites that were well known. -And how good is currently outsourcing facets of this? 7. Yahoo particularly, search engines like google, enjoy blogs for hugely and your refreshing content – structured knowledge. And vital.

    Consider excellent, not volume, while link constructing. And that I couldnt accept you. The extender they’re helping me can get on my SERPS is simply loved by me. (Certainly, true printed publications! Report that is wonderful.
    online marketing firms
    Since it permits shoppers to easily connect with the actual location of that company an Area Google site differs from the Google Organization Site. Utilize total links. This can be specifically beneficial in case your site features a hard-to- navigation menu. Connected bonus hint: Just concern a launch when you have anything newsworthy to survey. A good way to build a keyword competitiveness measurement would be to use MajesticSEO information; they have .

  334. Gold romans state that pathway can be quite a furious words of
    recreation cover that is same, for muscles, to greatly help preserve a
    boy of infectious people within an soilis free
    holding fly phytoceramide ointment when fresh diets several as procedures are reddish.

    However when the url is clicked on by me, there is zero free trial.
    This supplement is not blame from all type of unwanted effects and anyone helpful
    effects. This permits the pneumonia to alter its phytoceramides plant derived ceramides dance at swing to match its cut regarding ecm.

    I’m 59 with skin that is great but in 2013 commenced featuring a distinction within my epidermis,
    attempting to opposite somewhat.

    Sure (1) Number (0)
    best phytoceramides
    Solution this * Deliver to buddies query that is Superior?
    In certain drive and handle kinds, symmetrical bronzers phytoceramide
    350 phytoceramide purchase online tablets in phytoceramides that is purchase and join incredibly uncomfortable lifestyles.
    Ceramides are…Trails for functionality that
    is ceramide – Biological functions of ceramide

    Response to E * Appreciate Edward remedy that is Superior?
    (2007). Greatest phytoceramides supplements
    best phytoceramides
    They’re commonly skincare questionnaire that is weleda, increasing,

  335. Eu tenho 16 anos e sinto que não sou tão ‘masculino’ quanto os outros garotos da minha idade, não tenho pelos, não tenho massa muscular muito grande e nem a voz muito grossa. Eu posso tomar esse homonio? E se possivel mesmo com um profissional, eu poderia fazer sozinho, sem a necessidade dos meus responsaveis?

  336. An email that is valid is entered by *Please. I would rather go round the park for additional laps than fully stop
    trying alcohol. Like being truly a fan in baseball, get or lose, you can’t correct being a
    Team lover. Forskolin: a certain

    Activator with numerous sites of adenylyl cyclase or a diterpene of steps?
    Dosage: Take 125 milligrams in the morning.
    forskolin drug
    I will prevent having this for the time being!
    Medical regulators notify that forskolin should not be used by individuals presently applying blood-thinners or cardiac medications.
    Certainly (TWO) Number (0)

    I believe it does support but I believe in addition it raises testosterone somewhat, so determined by your situation you would possibly wish to be cautious about that.
    Natl Acad Sci U S A , 1981. I appreciated them superior when he was in awhile
    once on Oprah.

    Just Potent Pharmaceutical-Grade Forskolin Extract:
    : 20% Forsko…

    2400mg Per:: just Powerful Pharmaceutical Grade Garcinia
    Cambogia…
    forskolin drug
    Raspberry Ketones By Simply Potent. Medication, complement,
    and vitamin info on the proceed. A metabolism that is lower means additional fat, along with more muscles
    is meant by a bigger metabolism.

    Induces neuronal difference in neuroblastoma that is
    several as well as in stem tissues. Zeng S. “Fresh reports to the reducing of intraocular tension of the consequence of Forskolin. Results of studies haven’t been hardly unconvincing. The study did deliver myself for your weblog however, so I am looking forward to potential posts. As I frequently declare when discussing beef having vegans, pork having meat or Muslims having Hindus — this means we don’t need to reveal.

  337. Tenho 75 anos de idade,fui diagnosticado com polineuropatia periférica.
    Sabe se que a polineuropatia é a causa da perda no interece sexual,pergunto,se eu tomar hormônio pode melhorar a minha situação.

  338. Olá,tenho 25 anos e 11 meses,malho ha mais de 5 anos e não consigo ganhar massa muscular,já fiz vários exames de sangue e hormônios e dão resultados normais,já tomei vários suplementos whey,bcaa,zma,tribullus,mega pack,e não consigo ganhar massa muscular,tenho alergia ao acido acetilsalicílico, sera que eu posso tomar algum hormônio que não prejudique a minha saúde,por exemplo a testosterona etc..,lembrando que eu já tive caxumba na infancia,o que diminuiu o tamanho de um dos testículos em decorrência da varicocele q eu tenho?
    Posso tomar algum hormônio?

  339. … [Trackback]

    [...] Informations on that Topic: sosortomolecular.wordpress.com/2009/08/12/testosterona-o-hormonio-masculino/ [...]

  340. Its like you read my mind! You seem to know so much about
    this, such as you wrote the guide in it or something.
    I think that you just can do with a few p.c.
    to power the message house a little bit, however instead of that, this is magnificent blog.
    A fantastic read. I will definitely be back.

  341. ӏ ҝnow this web site gives quality depending articles or reviews and other
    stuff, is there any other site which provides such thingts iin quality?

  342. I’m really loving the theme/design of your weblog.
    Do you ever run inyo any inernet browser compatibility issues?
    A small number of my blog audience have complained about my blog not operating correctly in Explorer but
    loooks great in Safari. Do you have any ideas to help fix this
    issue?

  343. Pretty nice post. I jus stumbled upon your weblog and wished to say that I’ve really enjoyed surfing around your blog posts.

    In any case I will bee subscribing to your rss feed
    aand I hope you write again very soon!

  344. Hello! This is kind of off topic but I need some help from an esablished blog.
    Is it tough to set up your own blog? I’m not very techincal but I
    can figuree things out pretty quick. I’m thinkibg about setting up my own but I’m not sure where to begin. Do you have any tips or suggestions?
    With thanks

  345. Thank you for the golod writeup. It in fact was a amusement account it.
    Look advanced to far added agrdeeable from you!
    By the way, how can we communicate?

  346. Today, I wen to the beach with my kids. I found a sea
    shell and gave it to my 4 year old daughter and said “You can hear the ocean if you put this to your ear.” She put
    the shell to her ear and screamed. There was
    a hermit craab inside and it pinched her ear. She never wants to
    ggo back! LoL I know this is totally off topic but I had
    to tell someone!

  347. Sweet blog! I found it while searching on Yahoo News. Do
    yyou have any suggestions on how to geet listed in Yahoo News?
    I’ve been trying for a whilpe but I never seem to get there!
    Thanks

  348. Greate post. Keep postijg such kind of info oon youjr page.
    Im really impressed by it.
    Hey there, You have done a great job. I’ll certainly digg it and personally
    suggest to my friends. I am sure they will be benefited from this website.

  349. Awesome blog you have here but I was wondering if you knew of aany message boards
    that over the same topics discussed in this article? I’d really like to be a part of online community where I can get respojses froim other experienced people
    that share the same interest. If you have any
    recommendations, please let me know. Bless you!

  350. I have read so many content on the topic of the blogger
    lover but this paragraph is truky a nice paragraph, keep itt
    up.

  351. Wow,superb weblog format! How lengthy have you evr een running a blog
    for? you made blogging glance easy. The total look
    of your website iss magnificent, as well as thhe content!

  352. Cmo deshacerse de herpes es un programa tanto para hombres y mujeres; que no son compatibles con cremas o antivirales y es una ruta completamente natural para librarse de esos pequeos monstruos horribles.

  353. Yoou should take part in a cojtest for oone of tthe best blogs on the net.
    I am going to highly recommend this webb site!

  354. Do you have any vidreo of that? I’d want to find out some additional information.

  355. I visite several weeb pagees however the audio feature for audio songs current at
    this web site is truly marvelous.

  356. You actually make it seem so easy along with your pressntation however
    I find this matter to be really one thing that I think I’d bby no means understand.
    It sort of feels too complex aand extremely vast for me.
    I am taking a look ahead for your subsequent publish, I will attempt to get the grasp of it!

  357. Hiya very nice blog!! Man .. Beautiful ..

    Wonderful .. I’ll bookmark your website and take the feeds also?

    I’m happy to seek out so many helpful info right here
    within the submit, wee want work out more techniques on this regard, thank you for sharing.

    . . . . .

  358. Thanks for your personal marvelous posting! I really enjoyed reading it, you happpen to be a great author.
    I will make sure to bookmark your blog and will come back sometime soon. I want to encourage you continue your great work, have a nice weekend!

  359. Genuinely no matter if someone doesn’t understand after that its up to
    other visitors that they will assist, so here it takes place.

  360. Thank you for the good writeup. It actually used to be a entertainment account it.
    Glance complicated to far delivered agreeable from you!
    However, how can we keep in touch?

  361. It’s awesome designed for me to have a site, which is useful for my know-how.
    thanks admin

  362. continuously i usxed to read smaller articles that also clear
    their motive, and that is also happening with this paragraph
    which I amm reading here.

  363. This is very interesting, You’re a very skilled blogger.
    I’ve joined your rss feed and look forward to seeking more of your
    magnificent post. Also, I’ve shared your website in my social networks!

  364. I don’t know whether it’s just me or if everybody else encountering issues with your site.

    It looks like some of the text within your content are running off the screen. Can somebody else please provide feedback and let me know if this iss happening to them too?
    This may be a problem with myy web browser because I’ve had
    this happen previously. Thank you

  365. Hi, I do believe this is a great web site. I stumbledupon it ;) I will revisit yet again since I saved aas
    a favorite it. Money and freedom is the best way to change, may
    you be rich and continue to hel other people.

  366. Do you mind if I quote a couple of your
    posts as long as I provide credit and sources back to your site?

    My blog is in the exact same nihe aas yours and my users woluld genuinely benefit from a lot of the information you present here.

    Please let me know if this ok wityh you. Thanbk you!

  367. Appreciating the time and effort you put into your blog
    and in depth information you offer. It’s nice to come across a
    blog every once in a while that isn’t the same outdated rehashed information. Fantastic read!

    I’ve saved your site and I’m adding your RSS feeds to my Google
    account.

  368. This is a topic that’s near to my heart…
    Best wishes! Exactly where are your contact details though?

  369. Ola, eu tenho 22 anos e acho que meus niveis estão baixos, tenhos unhas pequenas, os dentes sao pequeno demais, tenho pouca força, e altura 1.60, tive problema de crescimento quando criança e tenho rosto de adolescente, em contar que meu penis tem apenas 12cm você poderia me informar se eu fizer o tratamento eu possa ter uma melhora na minha vida ?

  370. Hey there! This is my first visit to your blog!

    We are a team of volunteers and starting a new initiative in a community in the same
    niche. Your blog provided us useful information to work on.
    You have done a wonderful job!

  371. This is really interesting, You are a very skilled blogger.
    I have joined your feed annd look forward to seeking more of your wonderful post.
    Also, I have shared your web site in my social networks!

  372. What’s up, after reading this amazing piece of writing i am also delighted to share my knowledge here with friends.

  373. Wonderful article! We are linking to this particularly great
    content on our website. Keep up the good writing.

  374. Heya this is somewhat of off topic butt I was wanting to know if
    blogs use WYSIWYG editors orr if you havve to manually code
    with HTML. I’m starting a blog soon but have no coding skills
    so I wanted to get guidance from someoe with experience.
    Anny help would be enormously appreciated!

  375. I am really loving the theme/design of your web site.
    Do you ever run into any browser compatibility problems?

    A number of my blog readers have complained about my site not
    working correctly in Explorer but looks great in Safari.
    Do you have any tips to help fix this problem?

  376. Hello, for all time i used to check web site posts
    here early in the daylight, for the reason that i love to find out more and more.

  377. Tenho 37 anos desde dos 17 anos fui viciado em pornografia em excesso, substituindo uma relacao sexual nao tive vida sexual ativa com mulher,sempre desejando mas sem contato fisisco, faltava sempre coragem de ter uma relacao, nos meses ultimo meses sair com treis garota de programa em dias diferente , tiver uma erecao meia rigida com elas mas na hora h meu desejo desapareceu, sera que pornografia e masturbacao estao mudando meus desejos sexuais e meu testoterona esta baixo, tambem bebo final semana, tenho ansiedade e ando estressado com trabalho o que fazer

  378. Pedir uma explicacao de um problema meu ate agora nao respondeu

    • Boa tarde De Palves
      Todos que me solicitação uma informação eu respondo, como são muitos, voce preciso acompanhar na caixa de contatos, pois não são respostas pessoais.
      Um abraço Prof. Paulo Edson

  379. Wow that was strange. I just wrote an very long comment but after I clicked submit my
    comment didn’t show up. Grrrr… well I’m not writing all that over again. Anyway, just
    wanted to say superb blog!

  380. Hey I know this is off topic but I was wondering if you
    knew of any widgets I could add to my blog that automatically tweet my
    newest twitter updates. I’ve been looking for a plug-in like this for quite some time
    and was hoping maybe you would have some experience with
    something like this. Please let me know if you run into
    anything. I truly enjoy reading your blog and I look
    forward to your new updates.

  381. It is the best time to make some plans for the future and it’s time to be happy.
    I have read this post and if I could I wish to suggest you some interesting things or
    suggestions. Perhaps you can write next articles referring to this
    article. I want to read more things about it!

  382. Pretty great post. I simply stumbled upon your blog and
    wished to mention that I have truly enjoyed browsing your
    blog posts. In any case I will be subscribing in your feed and I hope you write once more soon!

  383. This post is truly a good one it assists new the web viewers, who
    are wishing in favor of blogging.

  384. Have you ever thought about adding a little bit more than just
    your articles? I mean, what you say is fundamental
    and all. But just imagine if you added some great images
    or videos to give your posts more, “pop”! Your content
    is excellent but with images and clips, this site could certainly be one
    of the most beneficial in its field. Amazing blog!

  385. It’s awesome designed for me to have a web page, which is helpful designed for my know-how.
    thanks admin

  386. Tenho 65 anos, não removi a prostata mas, removi os dois testiculos(Enfim sou castrado). Gostaria de tomar hormônios para ter ereções.

    • Boa tarde Pinho
      Infelizmente com hormônio só posso ajudar após avaliação no aparelho de ressonância magnética quantum fraco, que me dá toda a direção sobre sua necessidade, pode ligar para 2240-2246 e agendar um horário.
      prof. Paulo Edson

  387. trackback

    It is the happiest day of my life so far, when I am watching these funny videos here, since after full day working I was so tired and now feeling well.

  388. You need to take part in a contest for one of the most useful blogs online.

    I will recommend this site!

  389. This piece of writing is really a pleasant one it assists new web viewers, who are
    wishing for blogging.

  390. Having read this I thought it was very enlightening.
    I appreciate you taking the time and energy to put this short article together.
    I once again find myself personally spending a significant amount of time both reading and commenting.

    But so what, it was still worthwhile!

  391. Very shortly this web page will be famous amid all blog people, due
    to it’s fastidious content

  392. I’m really impressed along with your writing skills and also
    with the layout in your blog. Is this a paid topic or did you modify it yourself?

    Either way stay up the nice high quality writing, it’s uncommon to peer a great
    weblog like this one these days..

  393. What’s up to every body, it’s my first pay a visit of this web site; this web site contains awesome
    and really good stuff for readers.

  394. I do believe all the ideas you’ve introduced
    to your post. They’re really convincing and can definitely work.
    Nonetheless, the posts are very short for starters.
    May you please prolong them a bit from subsequent time?
    Thanks for the post.

  395. Does your blog have a contact page? I’m having
    trouble locating it but, I’d like to send you an email.
    I’ve got some creative ideas for your blog you might be
    interested in hearing. Either way, great blog and I look
    forward to seeing it improve over time.

    • Boa noite Octavia
      Pode me escrever em p.jaccob@terra.com.br, será um prazer ter este contato, Um abraço
      Prof. Paulo Edson

  396. I was excited to uncover this great site.
    I wanted to thank you for your time for this particularly fantastic read!!
    I definitely enjoyed every part of it and I have you bookmarked to look at new things in your site.

  397. Boa tarde.
    Tenho 21 anos, mais aparento ter 15 anos tanto o meu corpo quanto o meu rosto, nao tenho massa muscular, nao tenho pelos no rosto (gostaria muito de ter) e parei de cresce. Gostaria de saber que uso de hormonio eu posso fazer pra reverter essa situação sem que prejudique meu corpo. Quero muito parecer um homem de 21 anos.

    • Boa noite Caaiaque
      Com hormônio somente após uma boa avaliação para se ter uma opinião. Um abraço.
      Prof. Paulo Edson

  398. I enjoy what you guys are usually up too. Such clever work and coverage!
    Keep up the good works guys I’ve included you guys to our blogroll.

  399. Hey! I know this is somewhat off topic but I was wondering if you knew where
    I could locate a captcha plugin for my comment
    form? I’m using the same blog platform as yours and I’m having problems
    finding one? Thanks a lot!

  400. Thanks , I have recently been searching for information approximately this subject for a while and yours is the greatest I have discovered till now.
    But, what concerning the bottom line? Are you certain in regards to the supply?

  401. Very shortly this site will be famous among all blogging and site-building users, due to it’s
    good content

    • Muito obrigado pelo incentivo.
      Prof. Paulo Edson

  402. Everything is very open with a really clear explanation of the issues.
    It was truly informative. Your site is useful. Many thanks for sharing!

    • Boa tarde Ronnie
      Obrigado pela visita e apoio.
      Prof. Paulo Edson

  403. Hey – good weblog, just trying round some blogs, appears a pretty nice platform You Are using. I’m at present utilizing Drupal for a couple of of my sites but trying to change considered one of them over to a platform very a lot the same to yours as a trial run. Anything particularly you would advocate about it?

    • Boa tarde
      Só mecho o suficiente na necessidade que tenho, precisa procurar uma pessoa que te ensine a tirar mais proveito. Um abraço.
      Prof. Paulo Edson

  404. Hello! Someone in my Myspace group shared this site with us so I came to check it out.
    I’m definitely loving the information. I’m bookmarking and will be tweeting this to my followers!
    Terrific blog and superb style and design.

    • Boa tarde
      Que bom estar curtindo e divulgando.
      Prof. Paulo Edson

  405. I have read so many content about the blogger lovers however this article is actually a nice paragraph, keep it up.

  406. I know this if off topic but I’m looking into starting my own weblog and was curious what all is required to get setup?
    I’m assuming having a blog like yours would cost a pretty penny?
    I’m not very internet smart so I’m not 100% positive.

    Any tips or advice would be greatly appreciated. Thank you

  407. My coder is trying to convince me to move to .net from PHP.

    I have always disliked the idea because of the expenses.
    But he’s tryiong none the less. I’ve been using WordPress
    on a number of websites for about a year and am concerned about switching to another platform.

    I have heard great things about blogengine.net. Is there a way I can import all my wordpress posts into it?
    Any kind of help would be greatly appreciated!

  408. I seriously love your blog.. Very nice colors & theme.
    Did you create this web site yourself? Please reply back as I’m
    wanting to create my own personal website and want to learn where you got this from
    or just what the theme is called. Kudos!

  409. I couldn’t resist commenting. Very well written!

  410. certainly like your website however you have to
    check the spelling on several of your posts. A number of them are rife with spelling problems and I find it very troublesome to tell
    the reality on the other hand I’ll definitely come again again.

  411. Amazing blog! Is your theme custom made or did you download it from somewhere?
    A design like yours with a few simple tweeks would really make my blog stand out.
    Please let me know where you got your theme.

    With thanks

  412. Your mode of telling all in this paragraph is truly
    fastidious, every one be able to easily understand it, Thanks a lot.

  413. Today, I went to the beach front with my kids. I found a sea shell and gave it to my 4 year old daughter and said “You can hear the ocean if you put this to your ear.” She put the shell to her
    ear and screamed. There was a hermit crab inside and it pinched her ear.
    She never wants to go back! LoL I know this is entirely off topic but I
    had to tell someone!

    • Bom dia Carmela
      De para sua filha Rubídio + Neurocell, ambos são minerais catalíticos que rompem com traumas. Um abraço.
      Prof. Paulo Edson

  414. Heya i’m for the first time here. I came across this
    board and I find It really useful & it helped me out much.
    I’m hoping to provide something again and aid others such as you helped me.

  415. I am no longer positive the place you are getting your info,
    but great topic. I needs to spend some time studying more or figuring out more.
    Thank you for excellent information I used to be on the lookout for this info for my mission.

  416. No matter if some one searches for his necessary thing, therefore he/she desires to be available that in detail, so that thing is maintained over here.

  417. Because the admin of this site is working, no hesitation very shortly it will be famous, due to
    its quality contents.

  418. If you desire to grow your knowledge just keep visiting this web site
    and be updated with the most up-to-date news update posted here.

  419. An impressive share! I’ve just forwarded this onto a coworker who has been doing a little homework on this.
    And he actually bought me breakfast due to the fact that I found it for him…
    lol. So allow me to reword this…. Thank YOU for the meal!!
    But yeah, thanx for spending time to discuss this subject here on your web site.

  420. Greetings from California! I’m bored at work so I decided to browse your blog
    on my iphone during lunch break. I enjoy the info you
    provide here and can’t wait to take a look when I get home.
    I’m surprised at how fast your blog loaded on my
    cell phone .. I’m not even using WIFI, just 3G ..

    Anyhow, superb blog!


Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Categorias

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

Junte-se a 144 outros seguidores

%d bloggers like this: