Publicado por: sosortomolecular | 4 de Junho de 2009

Alimentos na vida moderna

Estimado(a) Associado(a),

 

    O tema do boletim deste mês é: Tendências da Vida Moderna, Alimentos Funcionais e Frutas Antioxidantes.

    Texto elaborado pela Dra. Cristiane Lorenzano, Nutricionista Funcional.

 

 

 

    Sabemos que importantes mudanças no padrão alimentar da população brasileira tem ocorrido nas últimas décadas. Uma pesquisa do (Instituto Nacional de Alimentação e Nutrição – INAN (1996)/Pesquisa do Orçamento Familiar (POF) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE (1997) mostrou que, nos últimos anos, houve aumento ingestão de gorduras, aumento ingestão de carboidratos simples, diminuição da ingestão de fibras, aumento da ingestão de alimentos com alta densidade energética, diminuição da ingestão de alimentos ricos em nutrientes, aumento da ingestão de alimentos pobres em nutrientes. Sabemos também que tivemos, ao longo dessas ultima décadas, alterações significativas em relação ao perfil de morbidade e mortalidade na população brasileira, sendo que as doenças transmissíveis deram lugar às doenças crônico-degenerativas (câncer, doenças cardiovasculares, diabetes, obesidade, síndrome metabólica) e que a incidência das mesmas é de 70 a 80% em países desenvolvidos.

 

   Segundo o The Nacional Institute of Câncer – NCI – (Estados Unidos),1/3 dos casos de câncer estão relacionados aos maus hábitos alimentares e que os mesmos são responsáveis por 90% dos casos de obesidade. Outro dado extremamente significativo é que “a doença coronariana é a causa de 70 a 80% de mortes, tanto em homens como em mulheres (Br J Gen Pract 1994) e a insuficiência cardíaca congestiva, mais comum de internação hospitalar, de morbidade e mortalidade na população idosa” (J Am Geriatr Soc 1997).

    No Brasil, estudo em idosos com faixa etária entre 65 a 95 anos, observou prevalência geral de fatores de risco de 93%, sendo os principais: sedentarismo, sobretudo em mulheres e com a característica de aumento com a idade, 74% hipertensão arterial sistêmica, 53% dislipidemias, 33% obesidade, 30% diabetes mellitus, 13% tabagismo, 6% prevalência de três ou mais fatores de risco, mais freqüente na mulher do que no homem. (Idoso. Doença cardíaca e comorbidades – Arq Bras Cardiol, 2002; 79: 635-9)

    Outra perspectiva que não pode ser desconsiderada é a de que no ano de 2025 o Brasil será o 6ºpaís com mais idosos no mundo (cerca de 34 milhões ou 15,1% da população > 60 anos) e teremos 10 vezes mais idosos do que não idosos.

    Diante de todos os fatos apresentados acima, temos que estar conscientes da importância dos cuidados com a alimentação, desde a infância até a “melhor idade”, implementando a nutrição funcional e, também, fazendo uso de alimentos funcionais, de maneira a beneficiarmos a população como um todo. Baseadas nessas questões podemos considerar pesquisas extremamente recentes, realizadas com alguns alimentos com potencial antioxidante e outras propriedades que podem ser utilizados na prevenção de doenças degenerativas.

    Ultimamente muitos pesquisadores têm estudado as frutas que contêm grande potencial antioxidante. Vamos abordar neste boletim as seguintes frutas: açaí, romã, “blueberry”(uva do monte), cranberrie e framboesa.

 

Açaí

O açaí é uma planta nativa das Américas Central e do Sul. O açaí é particularmente rico em fibras e ácidos graxos, com níveis substancialmente altos de ácido oléico (monoinsaturado). A polpa de açaí contem quantidades significantes de beta-sitosterol, que tem sido bastante utilizado para o controle do colesterol e como substância antiinflamatória (SCHAUSS A G, et AL. 2006).

O açaí é muito notável devido as suas propriedades antioxidantes, pois apresenta concentrações altas de antocianidinas e de outros compostos fitofenólicos, o que sugere suas propriedades cardioprotetoras, antiinflamatórias a de anti-envelhecimento (DEL POZO-INSFRAN D, et AL 2006).

Romã

A romã é rica em taninos chamados “punicalaginas” que podem ser hidrolisados em compostos fenólicos menores, formando o ácido elágico. Os antioxidantes da romã estimulam o sistema imune e são cardioprotetores (SEERAM, N P et AL 2007). Alguns estudos demonstraram resultados positivos em relação ao câncer de próstata, câncer de mama e câncer de colon (KIM ND et al, 2002; ADAMS LS, et al 2006; MENEZES SM, et al 2006). O extrato de romã parece inibir a formação de placa dentária (HOWITZ KT, et al 2003).

Blueberry (uva do monte)

A uva do monte contém grandes concentrações de antocianidinas, com efeitos antiinflamatórios e benefícios contra o envelhecimento. Pesquisas recentes realizadas pelo Agricultural Research Service – USA, demonstraram evidências claras de que a blueberry tem habilidade de auxiliar no combate ao declínio cognitivo e no rejuvenescimento das células cerebrais (SEERAM NP, et al 2002).

Cranberries

Os polifenóis encontrados na cramberrie são reconhecidos como redutores da incidência de infecções do trato urinário pela prevenção da adesão de bactérias patogênica na mucosa (Alonso, J et al, 2007). Outras funções dos polifenóis do cranberrie incluem a inibição da oxidação do LD-col, melhora de sistema imune e inibição do Streptococcos mutans (bactéria responsável pela deterioração dentária) (GREGOIRE S, et al 2007).

Framboesa

A framboesa também é uma rica fonte de antocianidinas, quercitina, ácido elágico e catequinas. O ácido elágico promove melhora da pressão arterial pela inibição da oxidação do LDL-col. O extrato de framboesa também tem demonstrado ser efetivo contra câncer de esôfago. A quercitina é um potente inibidor de formação tumoral (HAN, C et al 2005; STONER, GD et al, 2006; KIM EJ, et al 2008).


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: