Publicado por: sosortomolecular | 20 de Junho de 2009

Alimentos e Seus Poderes de Cura

A VITALIDADE DOS ALIMENTOS:

Quanto à vitalidade dos alimentos nós temos quatro grupos:

  ALIMENTOS BIOGÊNICOS são aqueles que geram vida. São eles: os brotos e os brotos verdes que não são sementes secas e nem plantas adultas.

  ALIMENTOS BIOATIVOS são aqueles que ativam a vida. Eles  devem ser consumidos maduros, crus e bem frescos. São eles: cereais, hortaliças, frutas, nozes e ervas.

  ALIMENTOS BIOESTÁTICOS: são aqueles que diminuem a vida. Seu consumo garante o funcionamento mínimo do nosso organismo. Eles provocam o envelhecimento das células e não têm substâncias vivas, porque sua energia vital foi destruída. São eles alimentos crus (estocados) alimentos congelados e alimentos cozidos.

  ALIMENTOS BIOCÍDICOS são aqueles que destroem a vida. São os mais utilizados na alimentação deste século. Este tipo de alimento (refinados, processados e conservados artificialmente) foi inventado pelo homem, eles envenenam pouco a pouco as células do corpo com substâncias nocivas e abrem a porta para as doenças da civilização: doenças cardiovasculares, câncer, reumatismo, diabete e outras doenças degenerativas, bem como doenças mentais.  

O OBJETIVO DOS ALIMENTOS.

É uma questão de aprender quais são os alimentos bons e quais são os ruins. O resto cuidará de si mesmo, se você gastar tempo para aprender o que é um bom alimento, e o que o faz ser bom. Seu peso vai cair, você vai se sentir melhor, mais ágil, mais alerta e você vai aumentar suas chances de viver até os 100 anos.

Para começar, evite comidas que sejam naturalmente altas em calorias. Existem meios fáceis para saber quais são esses alimentos sem carregar uma calculadora, diz o Dr. John Mc Dougal, autor de Mc Dougall s medicine (1984).

Qualquer alimento rico em gordura saturada é denso em calorias. A gordura saturada vem de produtos animais-carnes, queijos, leite e ovos. Esses alimentos também têm muito colesterol, então você pode simplificar sua vida e fazer um favor a você mesmo evitando a gordura saturada. Leia rótulos quando possível e admita que suas visitas ao açougue podem ser menos freqüente do que têm sido.

Ponha estes alvos na sua lista de tiros; sal em excesso, açúcar refinado (em bolos e tortas também), farinhas refinadas e carboidratos (pão branco, arroz e doces), cafeína e aditivos químicos.

A lista dos alimentos sugeridos para consumo inclui aqueles ricos em fibras, contendo quantidades moderadas de gorduras não saturadas, como açúcar natural (frutas são um bom exemplo) e carregados de vitaminas, minerais e outros nutrientes.

Para ficar mais fácil, vamos fazer uma lista de objetivos para o novo modo de comer que irá guiá-lo para uma vida mais longa e feliz.  

a)      Corte o consumo de gorduras saturadas para não mais de 10% do total de calorias que você consome. Evite alimentos fritos e dê preferência aos assados, grelhados ou  fervidos; evite bacon e carnes de lanches; evite a maioria das carnes vermelhas e escolha carnes brancas; tire a pele da galinha e peru; coma três refeições de peixe por semana; fique longe de produtos de leite como os cremes, sorvetes e queijos sólidos ou pastosos; tenha cuidado com alimentos baratos e os beliscos empacotados. 

b)      Consuma sal o mínimo possível.   O sal existe naturalmente em todas as comidas e você não precisa de mais. A maioria dos alimentos enlatados ou em pacotes contém uma quantidade assustadora de sal, e pode elevar a pressão sangüínea.  Quanto estiver fazendo as compras em supermercados, mantenha-se distante das fileiras onde se encontram pão, laticínios e carnes. Compre alimentos naturais que tenham uma procedência a mais próxima possível do estado em que você vive. OBS: Para reduzir o sal em sua alimentação sem sacrificar o sabor aprenda a usar especiarias e condimentos como: gengibre, alho, pimenta do reino, vinagre e outros, são ótimas formas de adicionar sabor sem sal.  

c)      Evite cafeína, café, chá e chocolate são as fontes principais.  É uma droga altamente aditiva. 

d)      Desista das comidas processadas. Elas contêm muitos aditivos químicos que os cientistas não podem garantir que sejam seguros. Aprendam as ler rótulos; se você não conseguir ler ou pronunciar, provavelmente não irá conseguir engolir também.  

OUTRAS RECOMENDAÇÕES POSITIVAS:

COMA POUCO. O excesso não faz parte do vocabulário de qualquer pessoa com 100 anos de idade. Quando as pessoas ficam mais velhas, o metabolismo diminui o ritmo e eles precisam de menos alimentação para manter um peso saudável e um bom nível de energia.

INGESTÃO DE CALORÍAS As mulheres precisam, em média de 1.300 a 1.500 por dia ou 1.800 a 2000 se for muito ativa. Os homens precisam de 2.100 a 2.900 por dia. Nunca consuma menos de 1.200 por dia, portanto cuidados com as dietas da moda que prescrevem baixo consumo de calorias para perder peso rápido, pois você poder prejudicar sua saúde.

CONSUMO DE ÁGUA. Beba de 8 a 14 copos de água por dia. Ela é purificadora e faz com que cada sistema em seu corpo funcione com eficiência máxima. Importe. Tome pura (mineral), nunca tome água de torneiras, pois pode estar contaminada. Não tome água muito gelada. Ela reduz o calor do corpo, diminui a resistência e você adoece mais.

PROTEÍNAS. Coma menos proteína e obtenha-a de fontes diferentes. A maioria de nós precisa de 35 a 50 gramas – não as 100 a 200 gramas que a maioria de nós comemos.

E grande parte da proteína que consumimos vem de carnes gordas. Grãos e legumes (ervilhas, lentilhas e feijões) fornecem excelentes proteínas com menos gorduras. Escolha a carne de aves sem pele, peixes e laticínios sem gorduras (iogurte desnatado) para obter cerca de metade da proteína que você consome e deixe o resto para feijões e outros vegetais.

FIBRAS. Consuma de 40 a 60 gramas de fibras por dia, da maior variedade possível de fontes.

LEMBRE-SE: Alimentos vegetais como hortaliças, frutas e cereais são alimentos fibrosos naturais.

ALIMENTOS ENERGÉTICOS.
São ricos em carboidratos, que providenciam um fluxo de combustível constante enquanto são ricos em nutrientes e com poucas calorias. Faça destes alimentos seus principais:

Couves, espinafre, cenouras, vagem, rabanete, tomate, morangos, abóbora, repolho, sardinha, laranja, milho, germe de trigo, tofu, carne de galinha, batata doce, farelo de trigo, aspargos, melões, mamão papaia, atum, berinjela, leite desnatado, pepino, abacaxi, feijão preto, iogurte desnatado, beterraba etc.

  “O segredo da boa saúde é mesmo a variedade”, afirma o gastroenterelogista Dan Weitsberg, editor da Revista Brasileira de Nutrição Clínica. Consumindo de tudo um pouco, o corpo aproveita melhor o que entra. O oncologista Saxon Graham, da Universidade do Estado de Nova York, diz que dá para garantir a saúde mesmo consumindo carne todos os dias, desde que não faltem vegetais no menu. ‘’ Se ela eleva o risco de câncer’’, argumenta ele, ‘’as plantas em compensação reduzem o perigo.”Saxon lembra que não se sabe bem como a coisa funciona, mas o fato é que quem tem uma boa alimentação verde conquista a capacidade de consertar danos feitos pela carne no DNA, antes que os estragos virem tumor. É, ao mesmo tempo, uma boa notícia e um argumento definitivo a favor de mais pluralidade na bandeja.

IMPORTANTE:

Coma muitos legumes, verduras e frutas. Primeiro, porque assim você vai ter menos vontade de devorar um filé. Depois porque eles ajudam a consertar seus genes e reduzem muito o risco de câncer.

Uma alimentação saudável pode ser resumida em três palavras:
Variedade, moderação e equilíbrio. Pense nisto! 

AS 07 DIRETRIZES DA ALIMENTAÇÃO:

O departamento de serviços humanos e de saúde dos EUA estabeleceu as seguintes diretrizes para pessoas saudáveis:

  1. Coma alimentos variados
  2. Mantenha um peso adequado a sua altura.
  3. Escolha a dieta pobre em gorduras saturada e colesterol.
  4. Escolha uma dieta com muitos vegetais, frutas e cereais.
  5. Use açúcar com moderação.
  6. Use sal e outras fontes de sódio com moderação.
  7. Use o álcool com moderação. 

AUMENTE A PROTEÇÃO: VIVA SEM DOENÇAS

Basta viver para estar sujeito a bactérias, vírus, fungos e outros monstrinhos que podem atacá-lo a qualquer momento.

Para um organismo equilibrado, no entanto, isso não é motivo para desespero. Ele está equipado para combater os inimigos. Seu sistema imunológico dispõe de um sem-número de células sempre alertas. Esse exército pode, contudo, ficar fragilizado se não for bem nutrido. Uma alimentação rica em verduras, legumes e frutas é um bom começo. Já comidas gordurosas estão por baixo. “Elas atrapalham a locomoção dos neutrófilos, nossas armas contra bactérias”, explica Ling Tung Yang, especialista em Medicina chinesa de São Paulo. O açúcar também enfraquece o sistema de defesa: “Duas horas depois de engolir 100 gramas de açúcar, a atividade dos neutrófilos cai pela metade”, afirma Yang.

A SAÚDE DAS PESSOAS ESTÁ EM SUA ALIMENTAÇÃO.

Pense nisso na hora de escolher os alimentos que consome. Escolha sempre os menos calóricos, principalmente frutas e legumes, dando preferência sempre aos produtos naturais.

Evite enlatado, pois normalmente possuem muito sal ou muito doce. Além de produtos químicos que provocam câncer.

O PODER DE CURA DOS ALIMENTOS:

As refeições do futuro não irão apenas nutrir nosso organismo. Cada alimento terá uma função específica na prevenção e tratamento de doenças que vão desde uma simples gripe até o câncer. Isso porque um novo ramo da ciência, a NUTRACÊUTICA, investiga os benefícios dos alimentos e maneiras como eles atuam sobre as doenças que mais afligem a humanidade. O segredo está nos chamados compostos bioativos, (Licopeno, flavonóides e outros) encontrados em algumas frutas, legumes, verduras, e alguns peixes, também no iogurte e leite fermentado, que revolucionaram conceitos e teorias sobre a nutrição humana.

“A alimentação adequada e exercícios leves podem reduzir em até 40% a incidência de casos de câncer no mundo. O principal desafio da NUTRACÊUTICA é estudar esses componentes, isolá-los e descobrir a quantidade ideal para prevenir ou tratar as doenças. Muitas vezes, não se precisa sequer recorrer à medicação convencional, bastando talvez indicar em quais alimentos se encontram, e a quantidade a serem ingeridas para curar determinada doença através da alimentação”.

Hoje sabemos que uma boa alimentação é capaz de prevenir ou até mesma curar enfermidades, pois nosso organismo fica mais forte e resistente para combater as bactérias causadoras das diversas doenças.

OBS: Como peixes, o homem morre pela boca quando ingere alimentos prejudiciais á saúde, desprezando os bons hábitos alimentares. 

COMIDA COMO REMÉDIO.

O Instituto Nacional do Câncer, Academia Nacional de Ciências, Associação Americana do Coração, todas do EUA, concordaram que: comida é um bom remédio. E, usada adequadamente, pode prevenir de um terço à metade de todas as doenças graves que afligem os EUA. 

FILÓSOFO HIPÓCRATES PAI DA MEDICINA JÁ DIZIA HÁ 2500 ANOS ATRÁS. 

1-Deixe o alimento ser seu remédio, e deixe o remédio ser seu alimento.
2-Uma mente sadia leva ao corpo sadio.
3-Para ele o terapeuta deveria sempre induzir o organismo doente a se curar sozinho.

Passaram-se 25 séculos até que realmente percebêssemos isso.

 OS BENEFÍCIOS DO “CHÁ VERDE” À SAÚDE. 

A planta do chá verde, a Camellia Sinensis, é cultivada em mais de trinta países, especialmente na China, no Japão, na Ìndia e no Sri Lanka, responsáveis pela produção de 2,5 toneladas de chá por ano—cerca de 20% desse total é chá verde.  A planta prefere grandes altitudes, climas quentes e chuvosos. 

Para os chineses, existe uma energia luminosa com propriedades curativa chamada chi, presente em uma série de substâncias naturais. Recentemente, os físicos passaram a designar essas unidades de energia de biofótons. 

O chá verde, de acordo com a Medicina oriental, preserva essas células luminosas – e o mesmo não aconteceria com o chá preto. 

Segundo os ocidentais, o segredo do sucesso das folhas da Camellia está em sua peculiar química, que reúne uma série de substâncias com potencial terapêutico. 

O bioquímico Takuo Okada, da Universidade Okyama, no Japão comparou os efeitos do chá com os da vitamina E e garante: “ Ele é um antioxidante cerca de 20 vezes mais potente.” Talvez por isso seja um  aliado do coração – pesquisas realizadas na Escola Médica de Calcutá , na Índia , calculam que seus consumidores regulares tenham de 15% a 25% menos chances de sofrer um infarto. 

Outro trabalho, assinado por pesquisadores da Universidade de Nagaya, no Japão, demonstra que beber chá verde diariamente reduz em 30% a probabilidade de o indivíduo sofrer um derrame na terceira idade. 

No oriente, o consumo da bebida não se restringe aos adultos. , “Lá, bebe-se chá verde tanto quanto o brasileiro consome refrigerante”, compara o fitoterapeuta Li Yan Pai, de São Paulo. 

A investigação a respeito da planta só chegou ao Ocidente há cerca de 50 anos, mas ganha cada vez mais impulso. O químico e fisiologista americano Lester Mitscher, professor da Universidade do Kansas, nos Estados Unidos, já publicou mais de 200 trabalhos científicos em seu país – “Pelo menos duas dezenas deles tinha a ver com essa bebida”, diz ele, que mantém uma garrafa térmica cheia de chá em seu laboratório. 

No ano passado, junto com a escritora Victoria Dolby, especializada em saúde, ele lançou o The Green Tea Book, o “livro do chá verde”. Ali reuniu diversas pesquisas sobre a infusão.

“O que mais me interessa, porém, é seu efeito protetor contra as infecções”, revela. “A planta está carregada de substâncias que ativam o sistema imunológico e, ainda, estimulam o crescimento dos glóbulos brancos”. 

O CHÁ VERDE AJUDA NO EMAGRECIMENTO.

No ano passado, cientistas do Laboratório Mitsui, no Japão, submeteram 60 mulheres obesas a uma dieta de 1.800 calorias. Metade delas tomou uma cápsula com o extrato do chá verde após as refeições. A outra metade engoliu uma cápsula falsa, cheia de água. Após 15 dias de regime, o grupo que consumiu o extrato tinha perdido, em média, o dobro do peso. “A gente suspeita que o chá verde diminuiria a absorção dos carboidratos”, explica Lester Mitscher. 

CONTRA O CÂNCER:

O chá verde contém uma substância conhecida pela sigla EGCG, que tem sido muito badalada. Não é à toa: ela é capaz de barrar uma enzima, a quinol-oxidase, que estimula o crescimento das células cancerosas – especialmente as de intestino, esôfago, pulmão, mama e pele.  

OUTROS BENEFÍCIOS:

– diminui colesterol.

– reforça os vasos sangüíneos.

– favorece o coração.

– é antiinflamatório.

– normaliza a função da tireóide.

– ajuda na regeneração da pele.

– aumenta a energia.

– é antidepressivo.

– ajuda a curar doenças do fígado.

– tem efeito antigripal no caso de consumo prolongado.

– inibe a formação de pedra na vesícula e nos rins.

– como tem flúor, previne as cáries.

– fornece boas doses de vitaminas e sais minerais.

– retarda o envelhecimento, por ser antioxidante.

                – tem efeitos anticancerígenos. 

COMO PREPARAR O CHÁ VERDE:

Faça uma infusão com a seguinte proporção: 1 colher de chá rasa da planta para ¼ de xícara de água fervendo. Misture esse líquido forte, na quantidade de 01 copo cheio, com os outros ingredientes. Esse concentrado pode ser usado em combinações variadas de sucos. 

PARA REFRESCAR:

Você pode preparar inúmeras receitas à base de chá verde. Eis aqui uma sugestão:

1/3 de copo do concentrado de chá.

1/3 de copo de suco de maçã.

1/3 de copo de água mineral com gás.

QUANTIDADE:

A recomendação é para beber 01 litro por dia, ou seja, de 6 a 7 xícaras ocidentais. (adulto).

Para as crianças: 01 xícara por dia. Benefícios: reduz pela metade o risco de cáries. Como é rico em flúor, fazer um bochecho com a bebida logo após a escovação protege em torno de 60% contra as cáries da criançada. 

OBS: O chá verde possui muita cafeína, portanto moderação no consumo. Em excesso pode fazer mal á saúde. 

CONSERVE O CHÁ VERDE DO JEITO CERTO.

–          Embrulhe com papel ou filme plástico, pequenas porções do chá—o suficiente para prepará-lo por cinco dias. Se colocar todo o chá de uma vez no recipiente, á medida que ele vai sendo aberto a umidade irá entrando e alterando os componentes da planta. –           

–          Ponha os pacotinhos em um recipiente de porcelana, de madeira ou metal. Ele não pode deixar a luz penetrar e só deve ser usado para o chá—se já foi colocada outra coisa ali dentro, o aroma ficará modificado. O chá verde perde seu aroma com mais facilidade do que o preto.

Guarde-o em lugar fresco. 

OBSERVAÇÃO: Em condições ideais ele pode durar até cinco anos. 

ONDE ENCONTRAR O CHÁ VERDE?

Com sorte você poderá encontrá-lo em casas comerciais chinesas/ japonesas especializadas em produtos alimentícios importados. 

VITAMINAS: SÃO ESSENCIAIS PARA O ORGANISMO E EVITAM ENVELHECIMENTO.

As vitaminas desempenham importante papel na manutenção da saúde, no crescimento, na defesa contra infecções, na nutrição. As vitaminas são para a nutrição o que o arranque é para o automóvel.

Sua ausência na alimentação determina estados mórbidos definidos: anemia, raquitismo entre outros.

Principais fontes de vitaminas: frutas, legumes e verduras.

Dentre as principais podemos destacar: A. C e E evita o envelhecimento. Por isso, coma muito alimento que as possuem.

Vitamina A – encontrada em vários legumes e frutas principalmente na Cenoura.

Vitamina C – idem, principalmente no limão e laranja e acerola.

Vitamina E – é encontrada no gérmen do trigo e amendoim. Coma moderadamente o amendoim, pois o mesmo possui muitas calorias/ gorduras.

Vitamina C-é uma fonte nutritiva para o organismo. Tem várias funções: renova a pele, clareia e protege contra o sol. É encontrada em cremes de manipulação ou industrial. Ingeri-las através das frutas e legumes também fazem bem a pele. A vitamina C funciona também como escudo, não deixando que os radicais livres ataquem as células de defesa do organismo.

Se o corpo for sempre bem nutrido com ácido ascórbico, o sistema imunológico ficará menos danificado, por isso a importância da vitamina C.

 

 

ABÓBORA previne câncer de próstata, mama e bexiga.

Rica em betacaroteno, substância que no corpo é transformada em vitamina A, a abóbora combate os radicais livres, moléculas que alteram o código genético das células, causando câncer. 

AZEITE DE OLIVA. 

O azeite de oliva possui quantidade expressiva de antioxidantes, moléculas capazes de evitar os danos celulares. Ele aumenta as taxas de colesterol bom, que age como um verdadeiro “lixeiro”, varrendo o LDL o colesterol ruim para fora do organismo.

O médico Scott Grundy da Universidade de Dallas, também nos Estados Unidos, confirmou em pesquisas feitas com povos de sete países diferentes que o azeite é benéfico ao coração evitando assim, as doenças cardiovasculares.

Calcula-se que 70% de sua gordura seja monoinsaturada – aquele tipo que varre outras moléculas gordurosas, mais nocivas, das artérias.

TIPOS DE AZEITE:

Azeite de oliva extravirgem
-Vem exclusivamente do fruto da oliveira (azeitona). Obtido por meios mecânicos, em condições térmicas que não alteram a composição. Tem sabor marcante, acidez inferior a 1 grau e é o de melhor qualidade.

Azeite de oliva virgem
Extraído da mesma forma, mas com acidez de até 2 graus.

Azeite de oliva
Com altas taxas de acidez e sem sabor apurado. Prefira os dois primeiros tipos.

OBS: Na sua cozinha o ideal é trocar outros óleos pelo azeite.

MEL: Energia pura

Excelente alimento. Usado moderadamente, poderá substituir o açúcar e a manteiga no café da manhã. Mas não abuse, pois possui a mesma quantidade de calorias do açúcar. Porém tem a vantagem de possuir nutrientes essenciais ao organismo. O açúcar não possui nenhum nutriente essencial ao organismo. Apenas muitas calorias vazias e prejudiciais que para queimá-las, demandará muito esforço físico.

  • O mel nos traz juventude, é um produto biológico muito completo. Ele é bactericida, anti-séptico, anti-reumático, vasodilatador, diurético, digestivo, tonificante (tonifica e rejuvenesce a pele e os músculos), antiespasmódico, sedativo, vermífugo, etc…

Obs: O mel tem que ser puro para ter todas as proteínas e vitaminas. 

SUCOS NATURAIS: Fonte de saúde e beleza para pele.

Tomar sucos frescos e comer muitos alimentos crus a fim de fornecer a fibra necessária ao organismo, é um grande passo para uma dieta saudável. No entanto, incorporar os sucos em sua vida fará muito mais. A grande quantidade de alimentos vivos e crus livra o corpo de toxinas, dando-lhe sensação refrescante e tornando-o energizado e relaxado ao mesmo tempo.

Os alimentos puros suavizam a pele, tornam os cabelos brilhantes, a respiração livre, e todo o sistema orgânico fica tão regulado, que você não precisará se preocupar com ele.

OBS. Tomar os sucos sem açúcar.

OBS: Frutas, legumes e verduras: Seja frutívora quando come e vegetariano quando bebe.

Os legumes/verduras são mais difíceis de digerir que as frutas. Tendem a ser mais pesado e demoram mais a serem assimilados pelo organismo. No entanto, quando se toma o suco de legumes o corpo absorve imediatamente as partículas alimentícias, assegurando para o organismo 100% dos nutrientes, principalmente vitaminas e minerais.

Brócolis, alface, couve, salsinha, erva-doce, espinafre – Você já imaginou tomar o suco de algum deles? Existem especialistas que recomendam matar a sede desse jeito. Eles alegam que um belo copo de suco verde, cheio de clorofila – o pigmento que dá cor às plantas -, pode fortificar o sistema imunológico, auxiliar no tratamento de anemia, eliminar toxinas, limpar o intestino e até evitar diversas doenças. E, antes que você se pergunte por que não comê-los em vez de bebê-los, a primeira razão está na quantidade de minerais concentrados numa única dose.

Basta imaginar que um pé de salsão inteiro enche um copo, o que é fácil de ser engolido. Mas ninguém agüentaria tanto salsão de uma vez só num prato de salada.

Abaixo algumas receitas de sucos naturais de legumes e frutas a serem feitos na centrífuga.

1-02 maças e 01 laranja.

2- 06 cenouras e folhas de hortelã.

3- 04 cenouras e 02 maçãs: Bom para o coração.

4- 04 cenouras e 100 gramas de repolho.

5-04 cenouras e ½ pepino.

6- 04 maçãs e ¼ limão.

7- 06 cenouras e ½ pimentão verde

8- suco de tomate: diariamente. Evita o câncer da próstata.

9- suco de couve, brócolis ou espinafre. Fortifica o sistema imunológico.

OBS: Os sucos de legumes deverão ser feitos na centrífuga. 

SUCO DE CLOROFILA-Fonte de vitaminas.

A clorofila é o pigmento verde das plantas, substâncias existentes nas células vegetais e é muito importante para a saúde, pois sua ação é desintoxicante  e anti-bacteriana. Sendo assim, a clorofila limpa todo o nosso organismo das impurezas e toxinas nele depositadas.  

Seu sabor pode ser muito agradável, dependendo do modo de preparo. A olhos vistos serão observadas as mudanças nos cabelos, nos olhos, nas unhas e na pele. “A pele ganhará brilho e vivacidade, os músculos se tonificarão naturalmente pela geração de energia, o peito se abrirá produzindo relaxamento nos membros e o corpo ficará disponível ao movimento e a energia estará mais presente, além do intestino funcionar melhor”. 

Se você começar a introduzir em seu cardápio diário o suco de clorofila, ficará impressionado em poucos dias com a mudança orgânica pela qual você irá passar. 

O suco de clorofila ou suco verde deve ser preparado a partir de vegetais frescos e orgânicos, por exemplo: couve, brócolis, chicória, salsa, coentro, folhas de beterraba, folhas de nabos, e muito mais. 

E, por último o suco de clorofila ou suco verde deverá ser tomado pela manhã em jejum. Quem comeria um prato de salada pela manhã em jejum? Um suco de clorofila delicioso ficará muito mais fácil de ser ingerido como primeira refeição do dia.

 

  OBS: Como preparar o SUCO VERDE (CLOROFILA) DE COUVE: Passe na centrífuga 06 folhas de couve, despeje no copo o líquido, complete com água mineral e coloque uma pitada de sal. Os sucos de legumes deverão ser feitos na centrífuga. 

CURIOSIDADES:

Tomar um copo de suco de clorofila equivale a comer cerca de três quilos de salada de vegetais. 

Todos os vegetais verdes têm clorofila, mas o trigo contém uma concentração de 70% e uma total de 103 nutrientes, o que melhora a oxigenação sangüínea e a regeneração celular.

Os alimentos VIVOS trazem energia ao nosso corpo, enquanto os alimentos MORTOS e TÓXICOS tiram vitalidade e energia. 

Aprendendo a desintoxicar descobrimos os segredos da saúde plena. 

BENEFÍCIOS:

Fortalece o sistema circulatório e intestinal.

Contribui para o aumento e absorvição de oxigênio e ferro no sangue.

Auxilia na desodorização do corpo.

Desintoxicante do organismo.

Purificadora do sangue.

COMBATE: Anemia, azia, cálculo renal, cirrose, colesterol, diarréias, enxaqueca, estomatite, febre reumática, gases, vermes intestinais, hepatite, hemorróidas, varizes, mau hálito e teterícia. 

ALIMENTOS QUE RENOVAM SUAS ENERGIAS:

Coma-os quando se sentir cansado.

Espinafre, feijões, atum, morangos, farinha de aveia, iogurte desnatado e banana.

 

LEITE DESNATADO. Evita osteoporose (enfraquecimento dos ossos)

Os ossos com o passar dos anos, começam a se desgastar. Perdem mais minerais do que conseguem repor – é a osteoporose, doença que, apesar de ser mais comum nas mulheres, também aparece nos homens, sim, senhores. Nada melhor do que preveni-la com ajuda de uma alimentação rica em cálcio, presente no leite e nos seus derivados.

Quanto mais forte for o esqueleto que conseguiu formar ao longo da vida, menos ele irá sentir as perdas e os danos do envelhecimento. Todo mundo perde massa óssea com os anos. Mas um osso robusto pode nem sentir muita diferença. 

IOGURTE DESNATADO – BOM PARA DIARRÉIA.

Fortalece os ossos e combate às bactérias nocivas de nosso estômago – fortalecendo assim, nossas defesas naturais contra doenças. Ideal para controlar infecções intestinais.

O iogurte é uma excelente saída para curar diarréias. Ele contém microorganismos benéficos que travam uma verdadeira guerra contra as bactérias responsáveis pelo mal. Quando ingerimos, os bichinhos incluídos em sua composição começam a luta por nutrientes e espaço. Em meio a essa batalha, eles criam um meio ácido, desfavorável para as bactérias maléficas, que acabam morrendo. A capacidade que os iogurtes têm de combater a diarréia depende dos microorganismos vivos adicionados à sua fórmula. Auxilia na prevenção do câncer do intestino.

Além do produto convencional, que já ajuda a curar o distúrbio, há outros tipos, elaborados com bichinhos diferentes, os famosos lactobacilos. 

SOJA – Ela merece a fama de ser super protetora.

Os orientais são grandes consumidores da soja e de seus derivados, como o queijo tofu. Não é à toa que a incidência de problemas cardíacos entre eles é bem menor do que entre as pessoas que vivem no Ocidente. Claro que se deve levar em consideração que eles têm outros hábitos saudáveis no que diz respeito à alimentação, como preferir peixes a um bife suculento. Mas, sem dúvida, a soja presente na sua mesa é uma notória redutora de gorduras.

A soja possui pelo menos cinco agentes anticancerígenas conhecidos. O mais badalado é a isoflavona. Ela age como antioxidante, combatendo os radicais livres – moléculas responsáveis pelo desenvolvimento de muitos tipos de câncer. Quando entram no organismo, reagem e inibem a ação do hormônio estrógeno – responsável pela multiplicação das células mamárias, inclusive aquelas que podem formar um tumor.

OBS: Os grãos e as comidas feitas de soja reduzem o colesterol. O nutricionista James Anderson, da Universidade Harvard, nos Estados Unidos, recomenda que a soja seja incluída diariamente na refeição. Você pode optar por duas colheres de sopa do grão ou 25 gramas, um copo de leite de soja ou duas colheres de sopa de sua farinha.

OBS: Comparando pesos iguais, a soja contém mais proteínas e ferro que a carne de vaca, mais cálcio que o leite, mais lecitina que os ovos.

A SOJA E SEUS DERIVADOS ATUAM NA PREVENÇÃO DE VARIAS DOENÇAS.

  O brasileiro ainda não descobriu os benefícios da soja na alimentação, pois o produto de soja mais consumido no país é o óleo. Fora os países asiáticos com alimentação tradicionalmente ricas em soja e seus derivados, apenas recentemente os benefícios da soja na dieta humana vem sendo divulgados na Europa e principalmente nos EUA. A recente aprovação pelo FDA americano de um selo especial pra produtos enriquecidos com proteína de soja, como benéficos na redução de doenças cardio-coronárias tem demonstrado o interesse e preocupação dos órgãos de saúde americanos com uma dieta mais saudável para o seu povo.

ATUAÇÃO DA PROTEÍNA DA SOJA NA PREVENÇÃO DE DOENÇAS.  

PREVENÇÃO DE CÂNCER:

Colon – 80%

Intestino – 40%

Mama e Próstata – 50% 

OUTROS EFEITOS:

Diminui os sintomas de menopausa.

Prevenção de osteoporose.

Prevenção de doenças cardiovasculares, hipertensão, diabetes e mal de Alzheimer.

Melhora funcionamento intestinal (efeito bífido).

 

Os outros benefícios além dos correlacionados com a sua ação contra o câncer derivam principalmente da sua ação antioxidante, protegendo o organismo contra danos celulares, que estão ligados a várias formas de câncer. Deste modo, outros tipos de cânceres como o de cólon e o de pulmão, também apresenta taxas menores em população que se alimentam de soja e derivadas.

  O consumo diário de cerca de 25 gramas de grãos de soja, ou o correspondente de seus derivados ricos em isoflavonóides, corresponde as necessidades do composto para se obter os efeitos considerados benéficos, ou efeitos de prevenção contra doenças, para o organismo humano. Esta quantidade de soja, associadas a uma dieta adequada diminui os riscos de alguns cânceres e de doenças coronárias para níveis próximos ás das populações asiáticas.

  A soja pode ser convertida em uma variedade de produtos, tais como: Leite de soja, tofu, produtos fermentados (misso, tempeh, pasta de soja), farinha, óleo, isolado protéico.

  LEITE DE SOJA.

Bebida a base de proteína da soja, possuindo a mesma quantidade de cálcio do leite tão necessário ao organismo. É uma opção ao leite desnatado, além disso, sua proteína fortalece o sistema imunológico, ajuda a emagrecer e a prevenir doenças, por isso inclua no seu cardápio a soja ou produtos derivados da soja como: tofu ou queijo de soja e outros derivados.

  OBS: Estudo feito pela Universidade Estadual de Campinas e USP, concluiu que a Soja ajuda a enfrentar a menopausa. Segundo estudos a leguminosa pode se tornar uma aliada das mulheres na menopausa e até ser uma alternativa à reposição hormonal.

  Comparando pesos iguais, a soja contém mais proteína e ferro que a carne de vaca, mais cálcio que o leite, mais lecitina que os ovos. A proteína da soja contém uma boa quantidade de todos os aminoácidos essenciais e é a única proteína vegetal semelhante aos produtos animais.

ALHO Ele não deixa a gordura se fixar nos vasos sangüíneos.

Já no século passado, dois ilustres cientistas puseram o alho lá nas alturas em matéria de benefícios à saúde. O microbiologista francês Louis Pasteur descobriu seus poderes bactericidas, enquanto o alemão P.W.Semmler isolou nele duas substâncias capazes de prevenir as doenças cardíacas.

Uma delas impede que o colesterol se fixe nas paredes dos vasos sangüíneos, diminuindo – e muito- as chances de formação de placas ameaçadoras, que acabam bloqueando perigosamente a circulação do sangue. A Segunda substância do alho trabalha em dobradinha com a primeira, porque aumenta a elasticidade dos vasos ao relaxar pequenos músculos ao redor deles. Resultado: vasinho mais flexível resiste melhor a agressões, como as da pressão alta. Ele também é rico em selênio (um mineral antioxidante) que dificulta reações que praticamente enferrujam o colesterol causando danos às artérias.

O alho também elimina substâncias cancerígenas do sangue.

OBS: Para o bem do coração tempere sua comida com dois ou três dentes de alho diariamente ou 20 grs. diários.

OBS: Quando cozido ou frito, o alho perde grande parte da eficácia contra vírus, bactérias e fungos, cozinhe o mesmo somente no vapor ou coma cru nas saladas.

GÉRMEN DE TRIGO – ELE LUTA CONTRA O ENVELHECIMENTO DAS CÉLULAS

Composto solúvel em gordura, a vitamina E está presente em alguns alimentos, como óleos vegetais, nozes, sementes e gérmen de trigo.

Sua função primordial é proteger as membranas celulares contra substâncias tóxicas, radiação e os temerosos radicais livres.Liberados em qualquer reação química do organismo, eles causam sérios danos às estruturas das células, detonando o processo de envelhecimento.

Mas a vitamina E se incorpora às membranas, impedindo essa degeneração. O consumo freqüente dela, ajuda nos mecanismos de reparação celular. Revela Morton Scheinberg imunologista do Hospital Albert Einstein.

OBS: O gérmen de trigo é um dos alimentos mais ricos em vitamina E. Uma dose de 30 grs. por dia já garante a proteção das células. 

PEIXES: – O certo é comê-los pelo menos duas vezes por semana.

Uma vida mais longa é o que promete o cardiologista Michael Burr ao tentar convencer seus pacientes cardíacos a incluir mais peixes em seu cardápio.

Em 1989, no Centro de Pesquisas Médicas de Cardiff, no País de Gales, ele constatou o seguinte: vítimas de ataques cardíacos que passaram a comer peixe pelo menos duas vezes por semana aumentaram suas chances de não ter novos problemas em 29%,

Os peixes têm um tipo especial de ácido graxo – uma das variedades de gordura.No caso o Ômega-3.

Entre outras coisas, o ômega-3 diminui a agregação das plaquetas, partículas sangüíneas que se unem para formar os coágulos.Os ômegas-3 reduzem também arritmias e Triglicérides. 

AVEIA ELA LEVA EMBORA A GORDURA DA COMIDA.

Poder anticolesterol da aveia está na mira dos pesquisadores há mais de duas décadas. Inúmeros trabalhos, como a do cardiologista Michael C. Davidson, do Centro Medico Rush-Presbyterian Saint Luke, em Chicago, confirmam que ela é capaz de reduzir a quantidade de gordura circulante no sangue.

Davidson recrutou voluntários com taxas de colesterol acima do normal. Eles passaram a fazer uma alimentação pobre em gorduras que incluía uma porção de aveia no café da manhã.Resultado: seus níveis da substância caíram 16%.

OBS Experimente incluir 60 grs. de aveia misturada com leite ou suco de frutas na refeição matinal. Segundo especialista é a dosagem ideal para manter a saúde das artérias. 

VINHOConsumido com moderação, ele é protetor.

Uma questão intrigava os pesquisadores americanos: como os franceses, chegados a uma culinária rica em manteiga, creme de leite e queijos gordos, morriam menos de problemas cardíacos do que os americanos, ingleses e dinamarqueses, finlandeses e alemães.

Em 1992, pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade de Boston provaram que o hábito de tomar meio copo de vinho tinto às refeições ajudava os franceses a manter o coração saudável.

Segundo o chefe da pesquisa, Curtis Ellinson, os responsáveis eram os compostos encontrados na casca da uva. Entre eles o que mais se destacou foi um com o efeito de diminuir as taxas de colesterol, conhecida pelos cientistas por resveratrol.

OBS: Dois cálices de vinho tinto por dia junto com as refeições são suficientes para proteger seu coração.O vinho é antioxidante.

MORANGOS – Ótimos para atacar os radicais livres.

Ele é recheado de substâncias protetoras. Além da vitamina C, possui boas doses de uma substância conhecida por quercitina. Ela é mais um antioxidante, ou seja, uma molécula capaz de neutralizar os radicais livres, que acabam levando as gorduras a se depositar nos vasos.

OBS: Em 100gs de morango, cerca de 100 frutas médias, você encontra mais ou menos 70 mg de vitamina C.

OBS: Morangos também ajudam a melhorar a memória, como demonstrou estudos de cientistas da Universidade de Tufts nos E UA. 

TOMATE – ELE TIRA O EXCESSO DE LÍQUIDO DA CIRCULAÇÃO.

Quem quiser manter a pressão em ordem, também não pode se esquecer de incluir em seu cardápio alimentos ricos em potássio, como o suco de tomate. O potássio trabalha em dobradinha com o sódio do sal. Os dois mantêm o equilíbrio dos vasos, controlando a contração das fibras musculares, inclusive as do coração. Portanto, uma baixa de potássio pode bagunçar o coreto.

Quem imaginaria que molho do tomate, usado para preparar deliciosas receitas, poderia reduzir o risco de vários tipos de câncer? É verdade. Ele é repleto de licopeno, o componente que dá a cor vermelha e que, para o bem da saúde de todos nós, tem propriedades anticancerígenas.

Tratamento e prevenção do câncer de bexiga, mama e próstata, reduz colesterol, antioxidante. Tomando 2 copos de sucos de tomates por semana é o suficiente para prevenir câncer.

OBS: Caso tenha predisposição para pedras nos rins, deve evitar o tomate. 

PREVENÇÃO – PARA BAIXAR A PRESSÃO APOSTE NA DUPLA: BANANA E TOMATE.

Outra tarefa da dupla é manter sob controle o volume de líquido do organismo, como o da circulação sangüínea. Se o sódio (sal de cozinha) pode aumentar a quantidade de líquido circulante, elevando a pressão, o potássio atua em sentido contrário. Ele puxa a água para dentro das células. Com isso, o volume sangüíneo diminui e ajuda a abaixar a pressão arterial, explica Daniel Natalizi, professor do Instituto de Nutrição da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Portanto o suco de tomate e a banana fazem um bem enorme segundo o pesquisador Frank Sacks do Depto.de Nutrição da Escola de Saúde Pública de Harvard, no Estados Unidos.

OBS: Além de ser boa também para os músculos, a banana pode auxiliar na prevenção de úlceras.

Lembrete: Mastigar bastante. Esse é o segredo para aumentar os benefícios da banana.

CEBOLA – REGULA AS GORDURAS E PRESSÃO ARTERIAL.

Para se ter um coração saudável, coma cebola. Esse é o conselho da Associação Americana do Coração e do pesquisador Victor Gurewich, da Universidade Tufts, no Estados Unidos.

Segundo o cardiologista, que também é professor da Universidade Harvard, meia cebola crua ou seu equivalente em suco, é capaz de aumentar o HDL, também chamado de colesterol bom, em 30%, em média. Previne doenças cardiovascules, antioxidante, antialérgico, antiinflamatório, dissolve gorduras.

OBS: Quando a cebola é cozida, o calor aniquila boa parte dos seus ingredientes ativos. A ideal é saboreá-la crua ou quando muito, cozida no vapor. Recomenda-se o consumo de 01 cebola por dia.

CONTROLE DA PRESSÃO:

Uma outra ação da cebola na prevenção de doenças cardíacas é na regularização da pressão.

Ela contém uma substância, conhecida por adenosina, que relaxa as fibras musculares e aumenta a elasticidade dos vasos sangüíneos. Isso faz a pressão cair.

Além dela, a cebola possui outros compostos que acabam tendo esse mesmo efeito. A cebola é antiinflamatória, evita a formação de coágulos e os depósitos de gordura nas artérias.

FRUTOS DO MAR – ELES SÃO CHEIOS DE ZINCO E SELÊNIO.

Dois minerais presentes na comida que vem do mar podem mudar o funcionamento cerebral e o estado de espírito, cada qual a seu modo.

O Zinco estimula a atenção e a memória. O Selênio, que também está nos frutos do mar, pode evitar a depressão.

OBS: Os mariscos, assim como as ostras e os peixes, são ricos em Zinco. O Selênio melhora o humor em até cinco semanas. 

 

 

CHICÓRIA – A VERDURA QUE EVITA PEDRAS

Quando, na hora de fabricar a bile, o fígado exagera em um de seus ingredientes, o que estiver em excesso – pode ser Cálcio ou moléculas de colesterol – se precipita na vesícula, a bolsinha que serve de reservatório dessa secreção. Eis a origem das pedras, ou cálculos biliares.

Alguns estudos indicam que o consumo regular de chicória ou de alcachofra ajudaria a diluir o colesterol e o Cálcio, desfazendo as pedras em formação.

ATENÇÃO: De nada adianta se entupir da verdura se o indivíduo insistir em comer muito doce. Sabe-se que o excesso de açúcar na alimentação pode levar o fígado a usar mais colesterol, que o normal na hora de produzir a bile.

Alimentos gordurosos e bebidas alcoólicas em excesso causam esse mesmo efeito indesejável.

BRÓCOLIS – O VEGETAL VARRE AS SUBSTÂNCIAS NOCIVAS QUE ESTÃO DENTRO DAS CÉLULAS.

Estudos científicos mostram que os brócolis têm compostos importantes para a prevenção de diversos tipos de câncer.

Um deles é o sulforafeno – que elimina certas substâncias químicas das células, responsáveis por mutações cancerígenas.

Outro é conhecido como indol-3carbinol, substância de nome complicado que diminui o estrógeno na circulação sangüínea. Esse hormônio é essencial para a mulher. Além de coordenar a reprodução, ele mantém a densidade dos ossos e protege o coração de ataques. Também é responsável pela multiplicação das células mamárias. Mas, se entre elas existir uma com câncer, ele vai disparar a construção de um tumor, explica o mastologistas Célio Lima, de Belo Horizonte -Minas Gerais. O hormônio não causa o câncer em si, mas estimula o seu crescimento, completa.

OBS: O nutricionista Ricardo Coelho, da Universidade Federal de Ouro Preto, em Minas Gerais, recomenda a ingestão de l xícara de chá duas vezes ao dia.

ALCACHOFRA – Ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue. Digestão em Geral

Trata-se de uma flor riquíssima em vários sais minerais. Mas sua característica marcante é a presença de cinarina. Essa substância aumenta a liberação da bile e dos sucos estomacais, melhorando a digestão. Além disso, a alcachofra costuma ser levemente diurética, o que faz o corpo eliminar mais facilmente as substâncias tóxicas.

COMO PREPARAR:

As flores muito pequenas podem ser servidas inteiras, cozidas e fatiadas bem fino, com molho à base de azeite. Já as grandes devem ser fervidas em água com sal por aproximadamente 35 minutos ou até que as folhas se soltem com facilidade. O melhor para a saúde é comer a parte carnuda da folha. O famoso coração da alcachofra pode ser consumido com molhos ou servir de ingrediente para outros pratos.Ele é a base da flor e fica abaixo dos pistilos, uma penugem que não é comestível.

FARELO DE TRIGO – SUAS FIBRAS REDUZEM TUMORES DE MAMA E DE INTESTINO.

Uma pesquisa feita pela nutricionista Kelly Shave, da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, mostrou que as fibras do farelo de trigo podem reduzir o câncer de mama. “Ao absorver o excesso de estrógeno, hormônio responsável pela proliferação das células mamárias, tanto as boas quanto as doentes, elas impedem o crescimento do tumor” – explica o cientista.

OBS: A nutricionista Lísia Kiehl recomenda 2 colheres de sopa , 1 ou 2 vezes ao dia. 

FEIJÃO: Uma leguminosa contra tumores de intestino e de mama.

Ele é um dos principais alimentos da mesa do brasileiro no dia-a-dia. O feijão – branco, preto ou de qualquer outra espécie – está associado à prevenção do câncer de intestino. “As fibras encontradas em sua casca aumentam a velocidade do trânsito intestinal, diminuindo o contato das substâncias cancerígenas com o corpo”, explica o engenheiro agrônomo Valdemiro Sgarbieri, do Instituto de Tecnologia de Alimentos em Campinas, no interior de São Paulo.

OBS: Evite comer muito feijão, pois pode provocar a formação de gases. Porção ideal: uma concha por dia.

LARANJA, ACEROLA E LIMÃO – RICOS EM VITAMINA C.

A vitamina C destas frutas é uma aliada contra doenças.

Por ser um poderoso antioxidante, a vitamina C é fundamental para evitar as alterações celulares.

Presente em frutas como a laranja, acerola e limão, ela pode ajudar na prevenção do câncer de próstata e de estômago.

De acordo com um estudo feito pelo oncologista americano Ancel Keys, da Universidade Harvard, nos Estados Unidos, os homens que consomem grandes quantidades dessa vitamina têm menos chances de desenvolver câncer de próstata. Ele analisou um grupo de 40 pacientes com a doença. Durante dois meses, eles tomaram doses diárias de 500mg de vitamina C. Após esse período, as células cancerosas se reduziram pela metade, constatou.

OBS: A nutricionista Lísia Kiehl recomenda que as pessoas comam uma laranja por dia. Se possível coma também o bagaço, pois é bom para limpar o intestino.

REPOLHO O vegetal ajuda no tratamento e na prevenção de vários tumores.

O repolho possui duas substâncias de nome estranho – o ácido p-cumárico e a rutina – que previnem diversos tipos de câncer. Elas agem como antioxidantes, anulando o efeito dos radicais livres, moléculas que alteram o código genético da célula e desencadeiam o processo cancerígeno.

O oncologista inglês Paul Talallay analisou um grupo de 30 mulheres com câncer de mama. Durante dois meses elas tomaram, diariamente, doses de 35 mg de ácido p-cumárico e 10 mg de rutina. O resultado não poderia ser melhor: os tumores na mama diminuíram em 35%, afirma. Apesar de a pesquisa ter sido feita com as substâncias puras, o cientista acredita que o consumo do repolho também traga muitos benefícios: Protege o fígado, antibiótico, combate à dor muscular, auxilia na prevenção do câncer.

OBS: O nutricionista Ricardo Coelho, de Minas Gerais aconselha as pessoas a comerem os vegetais crus ou levemente cozidos no vapor. O consumo exagerado causa gases 

COUVEAjuda o Corpo a expelir o excesso de oxalato de cálcio.

Rico em fibras e vitaminas B6, este vegetal é muito recomendado por especialistas para quem sofre de pedras nos rins, pois ajuda o corpo a expelir o excesso de oxalato de Cálcio.

Além disso, uma xícara com 100gramas desta verdura fornece praticamente todo o betacaroteno de que um adulto precisa por dia. Esse micronutriente aumenta as defesas contra infecções bacterianas e virais.

OBS: A couve combate tumores: Este vegetal possui doses elevadas de isotiocianatos e indol, dois compostos que têm ação comprovada contra o câncer. Eles reduzem as chances de desenvolver tumores no cólon, no pulmão e na mama, conta Lelington Lobo Franco, químico especialista em Medicina natural, de Curitiba, Paraná. Segundo ele, duas ou três folhas médias de couve por dia já garantem essa proteção.

 

BATATA Rica em potássio, ela pode ajudar a função dos rins.

Entre as coisas que agravam o inchaço, estão o excesso de sal e o consumo de embutidos, como salsichas e frios. Cheios de Sódio, eles dificultam a eliminação de água retida nos tecidos.

Já se o indivíduo ingerir comidas ricas em Potássio, seu organismo terá mais facilidade para mandar toda a água embora.

No caso, boas pedidas são a batata, a banana, o damasco seco, a alcachofra e o aipo.

DIABÉTICOSpor uma vida mais doce.

No diabético, o pâncreas não consegue produzir o hormônio insulina, a chave capaz de pôr para dentro das células a glicose dos alimentos. Para não piorar a situação, a dieta de quem sofre desse distúrbio precisa ser muito bem acompanhada e os doces são proibidos. Ou então, sem conseguir entrar nas células, o açúcar ficará sobrando na circulação, causando uma série de problemas, como a pressão alta entre outros. O indivíduo com essa doença deveria ficar de olho em dois minerais: o cromo e o zinco, presentes nos frutos do mar.

Não se sabe bem o porquê, mas suas taxas costumam ser baixa nos diabéticos. Além disso, valeria uma conferida nos benefícios do YACÓN, um alimento muito usado pelos japoneses como petisco, que pode revolucionar as formas de controle da diabete .

YACÓN – A BATATA QUE PODE PÔR A DOENÇA A NOCAUTE.

Na aparência lembra uma batata-doce. Mas o gosto e a consistência remetem mais a uma pêra madura. Estranho, não? Bem, trata-se do yacón, um alimento usado pelos japoneses que pode modificar significativamente as formas de controle da diabete.

Segundo o agrônomo Francisco Luiz Câmara, da Universidade Estadual de Botucatu, interior do Estado, os nutrientes desse alimento nem chamam muita atenção. “O diferencial está no teor de frutose, que aparece em 60% de sua composição” , explica Câmara . Mas ainda não sabemos qual o princípio ativo que provoca a diminuição dos níveis de açúcar do sangue que observamos.

OBS: O QUE ESTÁ COMPROVADO

Pesquisas coordenadas pela professora Ione Lemonica, também da Unesp de Botucatu, provaram que o chá de Yacón é eficiente no tratamento da diabete.

Na experiência com grupo de roedores diabéticos, a taxa de açúcar no sangue voltou ao normal. Os mesmos efeitos têm sido notados em pessoas que se dispuseram a comer o vegetal todos os dias. Alguns diabéticos até puderam parar de tomar remédios contra o excesso de glicose.

E COMO FAZER?

Segundo Francisco Câmara, os diabéticos deveriam tomar 01 litro de chá de yacón por dia, preparado com 01 colher de sopa de folhas secas e trituradas desse tubérculo.

Com sorte, elas são encontradas em lojas de produtos orientais.

À mesa, o vegetal pode ser comido cru em saladas ou cozido como qualquer batata. Os japoneses fazem um petisco, tipo batata chips, com o yacón desidratado.

“O sabor acaba mais acentuado e há uma maior concentração de nutrientes”, explica Câmara.

ACELGA – Anticoagulante, antialérgico, antiinflamatório, combate viroses, diurético.

BERINGELA: Auxilia na prevenção do câncer, antidepressivo, analgésico, redutor do colesterol, estimula o sistema imunológico.

MAÇÃ: Aumenta a capacidade pulmonar.

Previne doenças cardiovasculares, antibiótico, antiinflamatório, fortalece artérias e veias, diurético, anestésico, expectorante.

ESPINAFRE:

Combate e previne hepatite, ajuda a evitar o câncer, antioxidante, tratamento de inflamações na pele, contra dores musculares, anticoagulante, analgésico e estimula o sistema imunológico.

CENOURA:

Antialérgico, antiinflamatório, combate à dor muscular, anestésico, tratamento do câncer de mama, bexiga, e próstata, laxante, combate viroses, antioxidante, reduz colesterol, vasodilatador, tratamento de asma, previne cataratas.OBS: Consumindo apenas uma cenoura por dia você terá toda vitamina A de que precisa.

 

FRUTOS DO MAR – reguladores que vêm do oceano.

Quem tem diabetes deve prestar atenção em dois minerais: o Cromo e o Zinco, presentes no camarão e em outros frutos do mar. Suas taxas costumam ser baixa nos diabéticos. O Cromo participa do mecanismo de ação da insulina, ou seja, quando ele não falta à mesa, o pouco do hormônio que existir no organismo do diabético irá ser mais eficiente. Já o Zinco deixa o corpo mais resistente a infecções, comuns quando se tem o distúrbio do pâncreas.

SALMÃO: ÁCIDO ÔMEGA-3

Reduz o colesterol, combate os triglicérides, dissolve placas de gorduras, tratamento e prevenção de câncer de mama.

LEGUMES E FRUTAS QUE FACILITAM O TABALHO DOS RINS.

Alguns alimentos favorecem as tarefas renais. Pessoas que costumam reter muita água no organismo, por exemplo, devem ingerir substâncias ricas em potássio como a batata, a banana, o damasco seco e a alcachofra.

As temíveis pedras nos rins também podem ser evitadas.Elas surgem quando o ácido úrico e o oxalato de cálcio presentes na urina se cristalizam.

Quem apresenta tendência para o problema, deve evitar alguns alimentos que fornecem mais oxalato, como o espinafre e o chá preto e fazer uso de outros que ajudam o corpo a eliminá-lo, como a couve e o espinafre.

ESCUDO DOS VEGETAIS – FITOQUÍMICOS

Descobertos na década passada pelos químicos Gary Poster, da Universidade Johns Hopkins, no Estados Unidos, os fitoquímicos vêm sendo estudados intensamente.

Ao que tudo indica, a grande arma dessas substâncias está em seu poder antioxidante. Da mesma forma que protegem os vegetais da ação nociva dos raios ultravioletas do sol, eles ajudam a neutralizar os efeitos negativos da radiação no organismo humano. E fazem isso ao eliminar tipos traiçoeiros de moléculas que se formam durante a exposição à luz solar – os radicais livres.

Alguns fitoquímicos podem até mesmo frear tumores. É o caso do sulforafane, encontrado em abundância nos vegetais da família das crucíferas – como o brócolis, a couve-flor , couve-de-bruxelas e a couve-manteiga.

Ele foi capaz de impedir o crescimento de câncer de mama em cobaias.

Outros fitoquímicos não atacam a doença em si, mas parecem ser capazes de estimular enzimas naturais do corpo humano. Estas, sim, com propriedades de evitar o câncer, corrigindo anormalidades nas células do corpo.

FITOQUÍMICOS.

Inúmeras pesquisas comprovam nos quatro cantos do planeta que nossos avós tinham razão: Frutas e legumes e verduras são essenciais à saúde, pois possuem a substância denominada de fitoquímicos. Elas compõem os alimentos de origem vegetal e já provaram ser capazes de trazer enormes benefícios à saúde.Alguns alimentos de origem animal também têm sua vez na lista dos funcionais, principalmente os peixes de águas frias, devido a uma gordura chamada ômega-3.

As comidas com fitoquímicos que são ótimas para atacar diversas doenças são chamadas pelos especialistas de alimentos funcionais.

Não são quaisquer produtos do supermercado ou da feira que ganham essa chancela.

“Para pertencer a esse grupo, a comida precisa apresentar determinadas propriedades , como proporcionar equilíbrio ao funcionamento celular ou ter alguma ação que vá além de nutrir o corpo”, diz o bioquímico Franco Lajolo da USP.

Dois exemplos clássicos de alimentos funcionais são o ALHO e a CEBOLA, pois o segredo dessa dobradinha é uma substância chamada alicina, um componente sulfuroso de ação bactericida.

O QUE SÃO OS TEMÍVEIS RADICAIS LIVRES?

Eles aparecem sempre, desde o primeiro instante depois do nascimento, cada vez que respiramos. Mas agressões – a já mencionada radiação, os poluentes, o estresse, a ingestão de toxinas – podem multiplicar sua quantidade no corpo.

O que caracteriza um radical livre é o número impar de elétrons aquelas partículas do átomo que ficam girando em torno do seu núcleo como planeta ao redor do sol.

Elétrons, de modo geral, só estão bem se têm um par (poderia dizer que ficam procurando um namorado). Quando isso não acontece – como no caso do radical livre, em que uma partícula fica girando sozinha -, a molécula vai roubar um elétron do primeiro que encontrar pela frente, para formar uma dupla. Pode seqüestrá-lo da membrana celular, por exemplo. Ou pior: do núcleo, onde ficam os genes. Depois de ter sido muito atacada, a célula fica velha ou doente, daí o envelhecimento ou câncer poderá se manifestar.

Entre outros males mais comuns de nossa sociedade, ligados aos danos causados pelos radicais livres, estão os seguintes:

Câncer, doenças do coração, acidente vascular cerebral, diabetes, artrite, osteoporose, doenças inflamatórias do intestino, glaucoma, degeneração da retina e doença de Alzheimer.

O enrugamento da pele, os cabelos grisalhos e o endurecimento das articulações também são causados pelos radicais livres.

Há coisas que você pode fazer para aumentar a produção de radicais livres e outras para limitá-las. Entre as que aumentam a formação dos radicais livres podemos incluir:

Fumar, poluição do meio ambiente, álcool, radiação, incluindo a exposição excessiva à luz do sol,   churrascos e carnes defumadas, alimentos maturados e fermentados, drogas usadas na quimioterapia, uma alta ingestão de gorduras saturadas e hidrogenadas, estresse e os hormônios do estresse. 

OBS: O EXCESSO DE EXERCÍCIOS FÍSICOS AUMENTA OS RADICAIS LIVRES.

AÇÃO BENÉFICA DOS ANTIOXIDANTES ENCONTRADOS NAS FRUTAS, VERDURAS E LEGUMES.

Os antioxidantes são substâncias que limpam o corpo de moléculas de oxigênio nocivas conhecidas como radicais livres as quais se atribuem várias doenças, inclusive câncer.

Hoje os cientistas têm certeza de que os RADICAIS LIVRES estão por trás do processo de envelhecimento e de todas as doenças degenerativas ligados a ele, como o câncer.

Quando se diz que um alimento é antioxidante, isso significa que ele é capaz de doar elétrons para as moléculas nocivas, acabando com sua necessidade de lesar o organismo.

OBS: Os antioxidantes estão em praticamente todas as frutas e legumes, por isso a importância das mesmas para a saúde do organismo.

Entre as coisas que podem ser feitas para fortalecer o seu sistema antioxidante podemos incluir:

Comer mais alimentos ricos em antioxidantes como frutas frescas, vegetais, grãos, nozes e feijões.

Usar abundantemente ervas e temperos ricos em antioxidantes como:    endro, coentro, alecrim, salva, tomilho, hortelã, erva-doce, gengibre e alho.

Tomar vitaminas antioxidantes como: A, C e E.

Eliminar o tabaco, o excesso de álcool e as drogas não essenciais.

Finalmente reduzir o seu estresse – meditar.

OBS: A acumulação de toxinas no sistema corporal/mental acelera o envelhecimento. 

CONHEÇA AS PROPRIEDADES TERAPÊUTICAS ENCONTRADAS NOS VEGETAIS.

FITOQUÍMICOS: COMIDAS QUE FAZEM BEM

– Alfacaroteno cenoura Protege as células dos radicais livres

– Betacaroteno frutas, legumes e verduras Neutraliza a ação dos radicais livres

– Luteína folhas verdes Ajuda a manter a boa visão.

– Licopeno tomate e goiaba vermelha é antioxidante, reduz o risco de

   câncer cervical e próstata

– Antocianidina frutas em geral Reduz o risco de câncer.

– Flavonas frutas cítricas e verduras folhosas Reduzem o risco de câncer.

– Sulforafane brócolis, repolho, e todos os tipos couve. Barra substâncias que         podem detonar o câncer e há indicações de que também possa frear tumores existentes especialmente de mama.

– Genesteína feijões, soja, ervilha e lentilha. Diminui as taxas de colesterol e o risco de tumores ligados a hormônios como os de mama e de próstata.

– Cumarina Frutas cítricas e tomate. Estimula a produção de enzimas anticâncer pelo próprio organismo.

– Flavonóides Frutas, tomate e cenoura Inibem enzimas responsáveis pela disseminação de glândulas cancerosas.

– Isotiocinato Brócolis, repolho e mostarda Estimulam a produção de enzimas anticâncer no organismo.

– Triterpenóides Frutas cítricas e raiz de alcaçuz Impedem o crescimento de tumores em formação.

– Quercitina frutas e cebolas Reduzem formação de placas gordurosas nas artérias e combate as alergias.

– Luteonia Casca das frutas (uva) e vinho tinto Impede e formação de placas gordurosas

– Resveratrol Casca da uva, vinho tinto e suco de uva Também impedem a formação de placas gordurosas.

– Daidizeína soja e produtos à base de soja Amenizam os sintomas da menopausa, protege contra o câncer de mama e previne a osteoporose.

-Alicina alho e cebola Ação antimicrobiana e antiviral. Também dilata os vasos, diminuindo a pressão arterial.

-Dialil dissulfeto Alho e cebola Reduzem a formação de placas gordurosas.

-Polissulfeto-alila alho e cebola Aumentam a elasticidade dos vasos sangüíneos e relaxa as fibras musculares

-Trissulfeto de metil-alila alho Inibe o aparecimento de coágulos na circulação.

-Capsaicina Pimenta vermelha Diminui a formação de coágulos e protege as células de substâncias cancerígenas.

-Adenosina Alho, cebola e cogumelo preto Inibem coágulos.

-Saponinas Soja, produtos à base de soja Podem reduzir o colesterol e proteger contra o câncer.

-Fibras insolúveis Cereais, frutas, legumes e verduras Podem reduzir o risco de câncer de cólon, embora isso ainda seja polêmico.

-Fibras solúveis Aveia Reduzem o risco de doenças do coração. 

FRUTAS, LEGUMES, VERDURAS E ALIMENTOS QUE FAZEM BEM.

INTESTINO PRESO: damasco.

INDIGESTÃO: abacaxi auxilia na digestão e o excesso de líquidos agrava os sintomas.

VESÍCULA, INFECÇÕES RESPIRATÓRIAS E URINÁRIAS: chicória, também chamada de escarola.

GOTA: cerejas. 15 a 20 gramas ajuda o organismo a eliminar o ácido úrico.

VARIZES: alho.

CÃIBRA: gérmen de trigo e banana.

TPM: banana. O ideal é consumir por dez dias antes da menstruação.Também há trabalhos aconselhando a banana para melhorar o humor. Explica-se: ela ajuda o organismo a fabricar serotonina, uma molécula que é a grande responsável pela sensação de bem-estar no cérebro.

ANEMIA: couve, também bife de fígado de gado. Dica: tome suco de laranja ou qualquer outra fruta cítrica nas refeições. Sua vitamina C empurra o ferro da comida para dentro do organismo.

CICATRIZAÇÃO: coma bastante nozes.

DIABETES: espinafre possui muito potássio e ácido fólico, substancias fundamentais para músculos, inclusive coração.

PEDRAS NOS RINS: coma couve e repolho. OBS. Também previne câncer.

PRÓSTATA: Tomate previne o câncer.

MAU HÁLITO: O sabor do jiló estimula a saliva melhorando o hálito.

MEMÓRIA: espargo.

HIPERTENSÃO, GOTA E ARTRITE: Aipo. Obs.: também estimula a liberação de sucos digestivos.

OBS: As dicas acima dos alimentos que fazem bem, não substituem a consulta ao médico quando o caso o assim o requerer.

OS 6 ALIMENTOS NÃO MUITO CALÓRICOS QUE DÃO FIRMEZA

A proteína é indispensável para a construção dos músculos e também do colágeno, que fornece sustentação à pele.

Onde elas estão concentradas.

ATUM – proteínas: 22,6 gramas calorias 121

CARNE MAGRA: proteínas: 21,5 gramas calorias 146

FEIJÃO-FRADINHO: proteínas: 24,1 gramas calorias 341

PEITO DE FRANGO: proteínas: 22 gramas calorias 124

SALMÃO: proteínas: 23,2 gramas calorias 146

TOFU: proteínas: 12,5 gramas calorias 135
IMPORTANTE: Quando for comer algum alimento que não goste por ter sabor ruim, mas ao mesmo tempo é considerado pela medicina benéfico para a sua saúde, coma-o como se fosse tomar um remédio, e neste caso estará prevenindo de possíveis doenças no futuro. Compre essa idéia e viva com mais saúde.

O QUE SÃO FIBRAS?
O nome genérico (fibras) é atribuído às partes não digeríveis dos alimentos, como também aquelas produzidas a partir da parede celular dos vegetais.Quando utilizadas em doses terapêuticas, podem aumentar a saciedade e diminuir a absorção de calorias eliminando-as pelas fezes.

COMO AUMENTAR O CONSUMO DE FIBRAS

. Coma as cascas de batatas, maçãs, laranjas com bagaços e de outras frutas e legumes.

.  Sirva verduras e legumes crus ou feitos no vapor.

.  Use cereais e pães de grãos integrais e arroz integral; evite produtos feitos com farinha branca ou altamente processada.

.  Caso não tenha tolerância a um alimento rico em fibras em particular, substitua-o por um outro semelhante.

ALIMENTOS FIBROSOS.

Amêndoas, ameixa seca, arroz, batata e macarrão integral, brócolis ou alho-poró, damasco seco, espinafre ou ervilha, farelo de trigo, laranja ou pêra, lentilha cozida, maçã, banana ou morango, pão de trigo integral, passa etc. OBS: Em geral todas frutas e legumes/verduras possuem muitas fibras.

Disparadamente, em matéria de fibras o número 1 é o farelo de trigo, dê uma olhada na tabela abaixo:

OS CAMPEÕES EM FIBRAS

LEGUMINOSAS………………………Teor de fibras.em 100 gramas. 

Grão-de-bico………………………………6,17  gramas

Feijão carioca……………………………..5,90  gramas

Lentilhas……………………………………5,02  gramas

Ervilhas……………………………………. 4,87  gramas

Soja…………………………………………. 4,20  gramas

Grãos fibras (em 100 gramas)

Farelo de trigo 47,00 gramas
Flocos de aveia 6,40 gramas
Pão de centeio 5,24 gramas
Pão integral 5,03 gramas
Pão francês 3,20 gramas
Milho verde 2,88 gramas
Pão de glúten 2,75 gramas
Arroz integral 1,50 gramas

AS CAMPEÃS EM FIBRAS (HORTALIÇAS).

Verduras fibras (em 100 gramas)

Batata-doce 3,90 gramas
Quiabo 3,60 gramas
Brócolis 2,86 gramas
Vagem 2,54 gramas
Berinjela 2,51 gramas
Beterraba 2,24 gramas
Chuchu 2,10 gramas
Couve-flor 2,05 gramas
Batata-inglesa 1,90 gramas
Mandioca 1,80 gramas
Cebola 1,60 gramas
Cenoura 1,54 gramas.
PARA REFLETIR:

“Pensar que É faz realmente SER”.

Martin Claret

PENSE QUE É MAGRO E SERÁ MAGRO
Durval.


Responses

  1. trackback

    I relish, cause I found exactly what I used to be looking for. You have ended my four day long hunt! God Bless you man. Have a nice day. Bye

  2. Thank you Eric, Many thanks for those templates.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: