Publicado por: sosortomolecular | 5 de Julho de 2009

Você conhece o chá branco?

Ele é extraído da mesma erva (camellia sinensis) que o chá verde e o chá preto. O que os diferencia é a forma de colheita: o chá branco é extraído dos brotos e flores da planta uma única vez no ano. O chá branco tem um sabor mais suave que o chá verde.  Os responsáveis, mais uma vez, são os polifenóis e as catequinas presentes na Camellia sinensis.

As propriedades benéficas do chá branco são semelhantes às do chá verde, porém mais pronunciadas.  Por ser menos processado, suas propriedades ficam mais concentradas e isso acelera o metabolismo e ajuda a eliminar a gordura corporal. Ajuda no controle da obesidade porque é termogênico, acelerando o metabolismo melhorando o gasto energético e diminuindo a absorção das más gorduras através dos seus polifenóis. Entre todos os chás, o branco é o que apresenta maior concentração de polifenóis, entre outros antioxidantes.

O chá branco faz diminuir as taxas do LDL  e fortalece as artérias e veias favorecendo a prevenção de doenças cardíacas e circulatórias. Essas substâncias ajudam a neutralizar os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento celular. Faz bem para a pele diminuindo os radicais livres (rejuvenescimento) podendo ser utilizado para uso na cosmetologia beneficiando a pele nos processos de desintoxicação como, por exemplo, em cremes para celulite. O infuso ou o extrato do chá branco adicionado aos géis e cremes melhora o sistema de defesa das células da pele contra os raios ultravioleta do tipo B, aqueles responsáveis pela vermelhidão da pele.

E ainda é atribuída a este chá:

   Combater a formação de células cancerígenas pelo grande auxílio na “detoxificação hepática”.

 Preparo do chá branco:

Deve ser preparado na forma de infusão colocando em média 1 colher de sopa cheia da erva para 1 L de água ou 2 colheres de chá da erva para 1 xícara de água.  Para melhorar a aceitação devido ao gosto amargo de algumas ervas, uma boa dica seria colocar  uma rama de canela na preparação. O melhor seria ingerir o chá nos intervalos das refeições.

Quantidade:

Para as funções mais terapêuticas como o emagrecimento e diminuição do acúmulo de gordura abdominal e no sangue, seria de 3 a 5 xícaras /dia  sempre acompanhados de um plano nutricional muito saudável.

Outros chás que combinam com o chá branco para estimular e desintoxicar o metabolismo: hibisco, dente de leão, salsaparrilha, zedoária, gengibre, carqueja e funcho.

Exemplo de um “SUCHÁ” (chá de ervas + frutas) desintoxicante com o chá branco para o desjejum:

1 xíc. (chá) de chá de “chá branco” (à venda em casas de produtos naturais)

1 folha de couve

1 laranja

5 folhinhas de hortelã

1 col. (chá) de mel (opcional)

Cubos de gelo

Bater tudo no liquidificador

 


Responses

  1. Oferta promotionala in Romania cu 50% reducere. Remediu natural pentru reparare ADN prin imprintarea apei cu ritmuri audio, doar pe http://AQUAlibrum.org


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: