Publicado por: sosortomolecular | 13 de Julho de 2009

A BARREIRA INTESTINAL E O AUMENTO NA PERMEABILIDADE INTESTINAL

 
O intestino delgado tem a função tanto de absorção quanto de digestão dos nutrientes alimentares e funciona como uma barreira contra macromoléculas e toxinas.
  Qualquer anormalidade na barreira intestinal, seja mecânica ou imune, acarreta na passagem de macromoléculas e de bactérias patogênicas que levam a uma sobrecarga no sistema imune de certas pessoas e vários estudos relacionam o aumento das permeabilidade intestinal com certas doenças como: inflamações das articulações, atopias, asma, urticária, artrite reumatóide e muitas outras.
  A permeabilidade intestinal pode também acontecer na inflamação intestinal, onde o desequilíbrio da flora intestinal leva a migração de bactérias intestinais através da camada de muco.
 O espaço entre as células do intestino normalmente estão fechados, mas a irritação da mucosa intestinal pode aumentar esse espaço entre as células e ser um outro local para a entrada de macromoléculas para a corrente sangüínea.
  Essas substâncias que não estão presentes no organismo saudável podem ser reconhecidas pelo sistema imune como um organismo estranho e desencadear uma reação tipo antígeno-anticorpo, como acontece nas alergias de fundo alimentar.
  Existem dois tipos de resposta do sistema imune que podem estar presentes na alergia ou sensibilidade alimentar, que pode estar na origem de várias outras doenças. As respostas por anticorpos IgG e por anticorpos IgE. Geralmente as respostas por IgE são rápidas, dentro de duas horas de contato com o alimento.
  Já a resposta IgG dão respostas tardias, muito mais difíceis de serem reconhecidas pois podem aparecer até 48 horas. após o contato com o alimento. Os probióticos tem sido indicados na modulação do sistema imunológico intestinal, com o objetivo de reduzir a gravidade das doenças alérgicas.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: