Publicado por: sosortomolecular | 21 de Julho de 2009

Receita de saúde e juventude

A Terapêutica Ortomolecular é aquela que atua na prevenção e no tratamento de doenças, utilizando todos os recursos e procedimentos disponíveis na prática contemporânea. É a terapêutica que aprendemos nas escolas, acrescida das recentes aquisições no campo da nutrição, da biologia molecular, da genética molecular, dos radicais livres, da ecologia sistêmica, da indução enzimática, etc… Em outras palavras é a medicina dos novos tempos.

Cada um de nós tem um equilíbrio metabólico peculiar. A pesquisa e a preservação deste equilíbrio são as bases da terapêutica ortomolecular. Através de uma alimentação específica, com suplementos nutricionais e micronutricionais apropriados, a terapia ortomolecular faz com que cada um atinja e permaneça ao melhor da sua forma e saúde, permitindo assim visualizar uma adoção preventiva ou auxiliar na terapia de problemas mais específicos ou difíceis de tratar.

A nutrição está para a saúde assim como o tijolo para o muro: os suplementos ortomoleculares constituem o cimento. Não se pode erguer um muro sem cimento, e muito menos sem tijolos.

Também os suplementos jamais substituirão uma alimentação sadia e equilibrada. Mas um muro de tijolos corretamente cimentados resistirá a qualquer coisa.

Como podemos deduzir, não é de se estranhar que seja tão comum o aparecimento nos pacientes mais idosos da arteriosclerose, do câncer a das artroses degenerativas. Também não podemos estranhar o surgimento dessas mesmas moléstias, e cada vez com maior frequência, nas camadas mais jovens da população. As hipoglicemias reativas por ex. estão se tornando tão frequentes que atingem proporções epidêmicas.

Tudo isso vem ocorrendo após a era industrial, onde o organismo vem sendo submetido à substâncias alienígenas como conservantes, acidulantes, estabilizantes, adulcorantes, metais tóxicos, como o alumínio, acrescidos da má qualidade dos alimentos ingeridos.

Para dar sequência ao raciocínio, falarei brevemente sobre os Radicais Livres.

Os Radicais Livres são os vilões naturais do organismo, produzidos por reações bioquímicas do oxigênio, verdadeiro lixo tóxico. O corpo humano produz radical livre a cada vez que se respira, e estas moléculas, muito reativas e instáveis, ligam-se às que encontram pela frente (proteínas, lipídios, DNA) e as desestabilizam. Essas reações perigosas no corpo humano se repetem indefinidamente, a cada dia, e, como resultado, as células se danificam, sobrevindo o envelhecimento precoce e as doenças.

O papel dos radicais livres no processo do envelhecimento, no câncer, entre outras infinitas doenças sendo elas de caráter degenerativo ou não, tem sido o alvo de várias pesquisas promissoras, no qual a medicina ortomolecular promove uma estratégica de tratamento, procurando descobrir quais os nutrientes que estão, ou faltando, ou em excesso. Através do HLB (exame de gota do sangue), do mineralograma do cabelo (exame do cabelo) procurar identificar os metais tóxicos que estão no organismo, e, posteriormente através de um arsenal terapêutico composto por vitaminas, hormônios (como por ex. o DHEA), oligoelementos, aminoácidos, e se necessário a quelação endovenosa (retirada dos metais tóxicos através de soros endovenosos) diminuir a taxa de radicais livres no corpo, e, com isso lentificar o processo do envelhecimento, evitando as complicações das doenças degenerativas.

Com isso, a Terapia Ortomolecular, medicina dos novos tempos, surgiu para congregar profissionais de todas as áreas, utilizar todos os recursos disponíveis para alcançar o objetivo maior, a prevenção de doenças. A terapia ortomolecular se preocupa ainda com o tratamento de doenças já instaladas e o seu emprego certamente aumentará a eficácia dos tratamentos clássicos. Investimos mais na saúde do que na doença. Procurando envelhecer e morrer com saúde em toda a nossa plenitude física, mental e bela.


Responses

  1. PARABÉNS!!! GOSTARIA DE PODER RECEBER TODAS AS INFORMAÇÕES IMPORTANTES PARA A SAÚDE DE TODA A MINHA FAMÍLIA. SOMOS TODOS DO SANGUE DO TIPO:O. DESDE JÁ FICO-LHES GRATA.

    • Oi Inês
      Espero que minha propostra de divulgar saúde te ajude no que busca. No blog além de todas as dietas do Tipo Sanguineo existe uma parte muito importante que complementa o tratamento nutricional, são alimentos ACIDOS E ALCALINOS, o ponto de enquilíbrio é manter sempre os do meio (alcalino/ácido), tem também uma reação de alimentos para serem evitados e seus substitutos. Porém afora o tipo sanguineo em meu consultório não trato de ninguém sem vermifugar, e, desintoxicar. Só assim consigo realmente resgatar a pessoa, rompendo com hábitos que com o tempo tornam-se nocivos a saúde. Espero ter ajudado, em caso de dúvidos pode manter contato que com prazer sempre responderei.
      Prof. Paulo Edson


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: