Publicado por: sosortomolecular | 25 de Julho de 2009

HISTÓRIAS DA VITAMINA C

O ácido ascórbico, mais conhecido como vitamina C, foi o primeiro micronutriente cuja carência foi observada pela ciência. As conseqüências de sua deficiência foram identificadas após um estudo “duplo-cego” – metodologia que utiliza dois grupos sob as mesmas condições, embora um seja submetido à variante do que se queira testar, enquanto o outro é mantido como grupo de controle, com o qual, no final do estudo, o primeiro grupo será comparado.

Esse estudo realizou-se em 1759, quando um médico inglês prescreveu a um grupo de marinheiros que saíam de viagem a ingestão da lima – fruta cítrica rica em vitamina C -, e recomendou ao outro grupo que se abstivesse de seu consumo. Com o retorno do navio, verificou-se que aqueles cuja dieta havia sido suplementada com a lima não sofriam de escorbuto – doença caracterizada por hemorragias frequentes, dentes frouxos, gengivas inchadas e sangrentas, dores nos ossos e articulações, feridas que não cicatrizam, pele áspera e atrofia muscular, ou seja, sintomas hoje relacionados à carência de vitamina C.

Desde então, todos os navios ingleses passaram a levar frutas cítricas, chucrute ou qualquer outro alimento rico em vitamina C, para suplementar a dieta da população flutuante. Nascia, assim, o protocolo da suplementação alimentar em resposta à necessidade de prevenir a deterioração da saúde.

Quase 200 anos depois, em 1932, o Dr. Irwin Stone (1909-1984), descobre o potencial antioxidante do ácido ascórbico, inicialmente como agente de preservação dos alimentos, ou seja, sem ainda relacioná-lo à prevenção do escorbuto.

O Dr. Albert Szent-Györgyi (1893-1986), então bioquímico em Budapeste (Hungria), que a partir da páprica havia isolado o que chamou de ácido hexurônico, ao tomar conhecimento dos estudos de Stone, verificou tratar-se da mesma substância. Em 1937, devido às suas descobertas sobre os processos de combustão biológicos, no qual ressaltava o papel da vitamina C, foi laureado com o Prêmio Nobel de Fisiologia.


Responses

  1. Puteti slabi fara eforturi si diete complicate, consumand apa imprintata cu ritmuri theta. Achizionati acum, de pe http://AQUAlibrum.org si beneficiati de 50% reducere.

  2. Creating cool blog is not harder than creating terrific information. But you know that you done both very well. Thank man.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: