Publicado por: sosortomolecular | 25 de Julho de 2009

Megadoses de Vitamina C

É preciso esclarecer que, diferente do que acontece com as drogas oriundas dos laboratórios farmacêuticos, não existe literatura científica que evidencie a toxicidade da vitamina C ou de qualquer outro nutracêutico, embora aqueles acometidos por certas doenças genéticas específicas devam observar determinados cuidados. Em contrapartida, existe uma série de trabalhos científicos apontando os danos relacionados à deficiência da vitamina C e de inúmeros outros nutracêuticos.

É importante que estejamos sempre atentos à campanha difamatória deflagrada pela indústria farmacêutica, que tende a se intensificar cada vez mais contra a importância dos nutracêuticos para a manutenção e reconquista da saúde – distribuindo laudos de especialistas, por ela própria financiados, conseguindo gerar manchetes e reportagens sensacionalistas como “Os suplementos alimentares fazem mal” e “as vitaminas são perigosas”, e até mesmo publicar artigos em revistas científicas, aproveitando-se da ingenuidade do grande público e da maioria dos profissionais da saúde em relação à idoneidade da mídia e das revistas especializadas, cuja sobrevivência depende, em grande parte, da verba publicitária do conglomerado petroquímico-farmacêutico, o mais rico/poderoso de todos.

No que diz respeito à dosagem da vitamina C, Pauling recomendava que pessoas saudáveis ingerissem uma média de 3 g diárias, ou seja, que nos mantenhamos dentro dos 1.750 a 3.500 mg/dia que o Laboratory Animal Nutrition of the National Reaseach Council reconhece como sendo necessário aos primatas, embora ele mesmo tomasse em torno de 18 g/dia.

Desconsiderando os ínfimos 60 mg/dia legislados pela Anvisa como quantidade de suplementação “ideal e segura” ao organismo humano, a tendência entre os especialistas no assunto é considerar como megadose qualquer quantidade acima das 20 g/dia. Porém, havendo necessidade de grandes doses, as aplicações intravenosas são as mais indicadas.


Responses

  1. I like getting the letters, but please usually do not go telling folks they are planning for getting about an individual a week. I’ve been lucky to acquire an individual a month. You need to do a little better than that….or cease the pinocchio stories at the incredibly least. If one particular a month is what it is, then that’s what it is.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: