Publicado por: sosortomolecular | 9 de Agosto de 2009

Não Existem coisas como colesterol bom ou maU

Como a correlação de colesterol total com doença do coração é muito fraca, há muitos anos atrás uma correlação mais forte foi pesquisada. Foi visto que há um colesterol denominado “bom” chamado HDL, e que há um colesterol denominado “ruim” que é o LDL. HDL significa lipoproteína de alta densidade, e LDL significa lipoproteína de baixa-densidade. Por favor: observem que LDL e HDL são lipoproteínas — gorduras combinadas com proteínas. Só existe um colesterol. Não há nenhuma coisa do tipo colesterol bom ou ruim. Colesterol é só colesterol. Ele se combina com outras gorduras e proteínas para ser levado pela circulação sangüínea, uma vez que a gordura e soro sangüíneo (hidrofílico) não se misturam muito bem. 

 Substâncias gordurosas devem ser transportadas para os nossos tecidos e células e para isso utilizam proteínas. LDL e HDL são formas de proteínas e estão longe de ser só colesterol. Na realidade nós sabemos agora há muitos tipos dessas partículas com proteína e gordura. As partículas tipo LDL existem em muitos tamanhos e as partículas LDL grandes não são um problema. Só as partículas denominadas de LDL, densas e pequenas, podem ser potencialmente, um problema, porque elas podem se inserir no forro das artérias e, se elas se oxidam, elas podem causar dano e inflamação. Assim, você poderia dizer que há um “LDL bom” e um “LDL ruim.” Também, algumas partículas de HDL são melhores que outros. As suas taxas de colesterol total lhe dizem muito pouco. Mesmo conhecendo seus níveis de LDL e de HDL pouca informação útil será fornecida.

 Um erro que raramente é cometido nas ciências mais rigorosas, como a física, parece freqüentemente ser feito em medicina. Está sendo confundida uma correlação com uma causa. Pode haver uma correlação fraca de colesterol elevado com ataques de coração, porém isto não significa é o colesterol que causou o ataque de coração. Cabelo grisalho é correlacionado com o envelhecimento; porém ninguém poderia dizer que os cabelos cinzentos fizeram uma pessoa envelhecer. Da mesma forma, tingir os cabelos para reduzir os cabelos brancos realmente não torna ninguém mais jovem. Tampouco se tentares reduzir seu colesterol. 

 Talvez qualquer outra coisa esteja causando ambos: o cabelo se tornar grisalho e o processo do envelhecimento. Até mesmo se colesterol elevado fosse significante para a doença de coração (o que eu questiono) qualquer outra coisa que dê causa a um aumento de colesterol também pode estar causando a doença de coração. 

 Olhemos um pouco mais para o colesterol ou, como Paul Harvey dizia “o resto da história”. Primeiramente, o colesterol é um componente vital de toda membrana celular no planeta Terra. Em outras palavras, não há nenhuma vida (do reino animal) na Terra que possa viver sem colesterol. Isso lhe diz automaticamente que, ele em si mesmo, não pode ser mau. Na realidade é um de nossos melhores amigos. Nós não estaríamos aqui sem ele. Não imagine em reduzir o colesterol, pois isso aumenta o risco de vida de um indivíduo. O colesterol também é um precursor de todos os hormônios esteróides. Você não pode produzir estrogênios, testosterona, cortisona, e um grande número de outros hormônios vitais sem o colesterol.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: