Publicado por: sosortomolecular | 21 de Agosto de 2009

MS usa homeopatia contra a nova gripe e causa polêmica

A Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande vai distribuir 400 mil doses de remédios homeopáticos em postos de saúde e escolas municipais, para fortalecer o sistema imunológico da população.

O debate sobre a melhor forma de se proteger contra a gripe suína ganhou mais uma polêmica. De Campo Grande, a repórter Cláudia Gaigher mostra que o motivo foi uma decisão da Secretaria Municipal de Saúde.

O medicamento já usado na prevenção da gripe comum. “Ele é feito a partir do próprio vírus influenza, não especificamente deste vírus influenza que está aqui agora. Mas de várias cepas. Ele foi diluído e dinamizado 200 vezes. O que significa que neste medicamento já não existe nem uma partícula do vírus”, disse a farmacêutica Ana Paula Zandavalli.

Um médico homeopata explica como o remédio pode agir no organismo. “A gente espera que as pessoas que vão desenvolver, desenvolvam os sintomas mais leves e que diminuam os índices de complicações”, disse o médico homeopata Luiz Darcy Siqueira.

A prefeitura vai distribuir 400 mil doses em postos de saúde e escolas municipais em Campo Grande. Segundo as autoridades de saúde, essa é mais uma medida preventiva para fortalecer o sistema imunológico da população, não é a cura da gripe A.

“Não se trata de vacina. É uma prevenção homeopática, mais um cuidado do nosso município prevenindo a infecção em muitas pessoas”, explicou Rita de Cássia Lourenço, da Sociedade de Homeopatia (MS).

O Conselho Regional de Medicina não vê problemas na medida. “Não faz parte do manejo clínico da vigilância epidemiológica da influenza, do H1N1, mas se for orientação da homeopatia, que é uma especialidade reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina, acreditamos que estejam fazendo nas melhores das intenções no sentido profilático”, disse Antônio Carlos Bilo, do Conselho Regional de Medicina (MS).

Os infectologistas são mais cautelosos. “A gente tenta trabalhar em cima de literatura científica, as coisas que comprovadamente são eficazes, que já têm estudos em cima disso. E eu como infectologista desconheço essa questão de estudo, eficácia”, disse a infectologista Andrea Lindemberg.

O secretário de Saúde de Campo Grande, Luiz Henrique Mandetta, disse: “a gente imagina sim funcionar como um elemento de estabilização do humor, como um elemento de calma”.

O presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia, Juvêncio Furtado, disse que desconhece estudos que comprovem a eficácia de medicamentos homeopáticos no tratamento da nova gripe.

O Ministério da Saúde reconhece o valor terapêutico da homeopatia em alguns tratamentos pelo SUS. Mas, no caso da nova gripe, o ministério afirmou que nenhum medicamento homeopático está indicado.

A Secretaria de Saúde de Campo Grande já tinha usado a homeopatia durante o surto de dengue no verão de 2007.

Fonte: Jornal Nacional de 20/8/09


Responses

  1. Gostaria de ler algum artigo científico publicado sobre o uso da alopatia no tratamento do H1N1.
    Como o vírus é novo, não existe nem na homeopatia nem na alopatia estudos publicados. O que é péssimo é ouvir os médicos desmerecendo a homeopatia sem ter argumentos para defender a própria alopatia. Se nem a alopatia tem artigos, porque cobrar isso da homeopatia em público?
    Conduta de profissionais assim é uma grande piada.
    Ô medo de perder o poderoso mercado dos medicamentos para o que é natural.

    • Boa Noite
      Caro Fernando
      Não existe virus novo, é transmutação de outro anterior, a gripe segundo estudos antigos apareceu na humanidade proveniente do pulmão do porco. Enquanto houver mudanças genéticas eles estarão também mudando. Por isso não aparece trabalho científico sobre H1N1. Neste mesmo blog existe a informação para a prevenção. Um abraço
      Prof. Paulo Edson

  2. Oferta promotionala in Romania cu 50% reducere. Remediu natural pentru reparare ADN prin imprintarea apei cu ritmuri audio, doar pe http://AQUAlibrum.org

  3. Puteti slabi fara eforturi si diete complicate, consumand apa imprintata cu ritmuri theta. Achizionati acum, de pe http://AQUAlibrum.org si beneficiati de 50% reducere.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: