Publicado por: sosortomolecular | 26 de Agosto de 2009

Magnésio

Depois do cálcio, do fósforo e do potássio, o magnésio é o mineral mais abundante.

Mais de 70% do magnésio existente no corpo encontra-se no esqueleto.

O magnésio:

juntamente com o cálcio, intervém no funcionamento dos neurônios, em nível da transmissão do impulso nervoso e na contratibilidade muscular (efeito espasmolítico e anti-stress);

proporciona o transporte do cálcio para o interior das membranas celulares, sendo assim imprescindível para a formação e manutenção óssea;

tem uma ação protetora do sistema cardiovascular, evitando a formação das placas de ateroma;

participa no metabolismo dos hidratos de carbono e na síntese de proteínas.

A carência de magnésio pode causar:

cansaço;

depressão;

arritmias;

insônia;

irritabilidade;

confusão mental;

cãibras;

formigueiros;

espasmos e tremores;

perturbações nervosas e ansiedade.

Provocam perdas de magnésio:

o álcool;

o stress.

O magnésio existe no cacau, chocolate, cereais integrais, amêndoas, nozes, avelãs, peixe, algas, banana, maçã, legumes verdes, beterraba, leite, gérmen de trigo, levedura de cerveja e legumes secos.

A dose diária recomendada de magnésio é de 300 mg.


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