Publicado por: sosortomolecular | 26 de Agosto de 2009

Minerais em Sais ou Não

Os minerais (assim como as vitaminas de artigo passado) são substâncias importantes para a economia de nosso organismo. Eles estão presentes em todos os tecidos, órgãos, sistemas e células do nosso organismo e também na circulação, enquanto não ocupam seu local adequado e pertinente de atuação no organismo.

Trabalham em conjunto consigo e com as vitaminas e sinergicamente, uns ajudando os outros. Assim o Cálcio, embora em quantidade suficiente na circulação só é bem absorvido em presença de vitamina (leia vitamina e não outro mineral) D e só atua bem nos ossos, por exemplo, com a ajuda do magnésio. Por outro lado, os ossos perdem menos Cálcio se existe o tóxico Boro. Então, todos estes elementos são imprescindíveis na osteoporose, por exemplo.

O Ferro, necessário nas anemias por estar presente no núcleo da hemoglobina necessita do Cobre para que haja boa oxigenação dos tecidos.

O Iodo, parte importante dos hormônios da tireóide, é encontrado nas algas, no alho, no agrião, em alguns peixes marinhos, nos vegetais crucíferos. Hoje, por sua toxicidade, há somente um produto comercial que o fornece, mas a homeopatia o utiliza há tempos com sucesso. Aliás, os remédios homeopáticos são feitos com substâncias que podem provocar os mesmos sintomas das doenças que curam, e também de minerais cuja falta também pode ocasionar problemas de saúde.

Para exemplificar cito o Argentum nitricum, o nitrato de prata, que pode fornecer, embora em pequeníssimas quantidades, o nitrogênio e a prata (mais a prata) e a Calcarea phosphorica, que dá o cálcio e o fósforo, embora o objetivo da medicação homeopática não seja este.

Há algumas coisas que alguém come e/ou bebe que pode atrapalhar a boa utilização destes minerais. Chocolate e a coca-cola em excesso, por exemplo, atrapalham a absorção de Ferro e Cálcio, podendo contribuir para o aparecimento de uma anemia ou osteoporose. A vitamina C também é prejudicada com o uso do fumo e algumas vitaminas do grupo B faltam nas que usam anticoncepcionais.

Os vegetais, que vivem em contato direto com o solo e tiram dele os elementos minerais que necessitam, nos fornecem a maior quantidade destes minerais. Até as plantas medicinais podem ser fontes dos mesmos, podendo, portanto, serem usadas como remédios de reposição em sua falta. Para avaliar quais estão em falta e para que se tenham as dosagens de seu uso, um profissional deve ser consultado, já que podem ser tóxicos quando se usa mais que o necessário.

Estamos observando que o Homem depende do reino mineral e interage com ele e sabemos que o mesmo se sucede com o reino vegetal. Então respeitemos a natureza que nos propicia gozarmos da ajuda de mineral e vegetal. Dependemos dela.


Responses

  1. Oferta promotionala in Romania cu 50% reducere. Remediu natural pentru reparare ADN prin imprintarea apei cu ritmuri audio, doar pe http://AQUAlibrum.org


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: