Publicado por: sosortomolecular | 11 de Maio de 2010

MEDICAMENTO CAUSA DORES MUSCULARES

Níveis aceitáveis de colesterol, especialmente o LDL, são baseados em estudos grandes e com resultados positivos, tanto em termos de segurança como de benefícios. Entretanto, diz o cardiologista, a maior parte da população não está em alto risco. E na ausência de fumo, diabetes, hipertensão ou colesterol fora de controle, dificilmente uma pessoa sofrerá ataque cardíaco. Mas, se houver qualquer um deles, a chance cresce, especialmente quando há história familiar de infarto ou derrame e outros marcadores, como proteína C reativa elevada.

Para o cardiologista Cláudio Domenico, muitos estudos sobre estatinas apenas consideram o nível do LDL. Porém, afirma que é preciso pensar no HDL (a fração boa), porque mesmo pacientes que apresentam reduções grandes do LDL e que mantêm o HDL baixo correm perigo. O problema é que não se descobriu nada eficaz para elevar o HDL. Uma medida é praticar exercícios. Os medicamentos são pouco eficazes e têm efeitos adversos sérios.

O que chama a atenção, diz Domenico, são estudos indicando estatinas para prevenção em pessoas que não sofrem de doenças cardiovasculares ou diabetes:

– Será que as estatinas serão adicionadas à água, assim como flúor? Muitos estudos são patrocinados pela indústria farmacêutica. Portanto, é preciso analisar criteriosamente esses dados.

O cardiologista Marco Antonio de Mattos, diretor do Instituto Nacional de Cardiologia, também diz que mesmo ensaios clínicos precisam ser bem estudados e lembra que a Sociedade Brasileira de Cardiologia tem diretrizes para tratar o excesso de colesterol e a prevenção de aterosclerose.

– Em pessoa de baixo risco não se dá remédio. A diretriz indica apenas mudança de estilo e reavaliação em seis meses. Mas não há dúvidas de que as estatinas trazem benefícios em casos indicados.

Segundo Mattos, o problema é a pessoa em risco médio. Aí sim, se poderia, diante dos resultados do JUPITER, avaliar a PCR e pensar na possibilidade de receitar estatinas.

– É provável que exista muita gente tomando estatina sem necessidade, mas não temos esses dados. A PCR sozinha não é um fator para doença coronariana. Mas aterosclerose tem componente inflamatório. Revisão de pesquisas na revista “Lancet”, com 160 mil pacientes, mostrou que fumar, ter pressão alta, obesidade e diabetes são mais importantes que a PCR alta.

A companhia AstraZeneca diz que a nova indicação de Crestor aprovada nos EUA não é para pessoas saudáveis. No Brasil, ele ainda não tem a autorização dessa nova indicação baseada no estudo JUPITER. Aqui é receitado para reduzir ou retardar a aterosclerose, o LDL e elevar o HDL.

Para o cardiologista Eurico Correia, gerente médico de grupo de produtos da Pfizer, os cientistas ainda terão que discutir mais se a PCR é mesmo um bom marcador para a doença cardiovascular, e concorda que usá-la isoladamente não é bom.

– O que ainda prevalece é associação de fatores de risco. A estatina é apenas um auxílio na prevenção e no controle de doença cardiovascular. E até hoje não se sabe se qual é o nível mínimo seguro para baixar o colesterol

Cardiologista-Cardiologia
Dr Sergio do Carmo Jorge – Médico Hospital Sírio Libanês


Responses

  1. Olá, gostaria de fazer uma pergunta. Estou com meu colesterol em 238 após ter tomado sinvastatina por 30 dias. Meu colesterol sempre é alto. Minha alimentação não é gordurosa. O que deve fazer? Procurar outro médico para tomar outro tipo de medicação, procurar uma nutricionista para passar uma dieta rigorosa…. É verdade que os exercícios físicos ajudam a baixar estes níveis? Grata, e no aguardo, Samantha.

    • Boa noite Samantha
      è claro que atividade física ajuda em todos os aspectos necessários a fisiologia, e , restauração das funções orgânicas.
      Quanto ao irredutível colesterol experimente tomar B¹²+ Coenzima Q10 + ômega 3, verá que o resultado é fantático.
      Prof. Paulo Edson

  2. tomo losartana 50 mg , mas me traz muita dor nos musculos, tomava juntamente com alodipino, mas era pior ainda, este ultimo foi suspenso.O losartana ainda me traz dores nas articulações. Existe outro remedio que não tenha este efeito colateral e não mexa muito com o libido? Cheguei tomar atenol mas pedi para tirar pois me prejudicava neste sentido.

    • Boa noite Ivan
      Existem diversos opções para este caso, que não te agridem em nada, basta encontrar o profissional certo, que não te agrida em nada, e existe alguns bons. Um abraço.
      Prof. Paulo Edson

  3. Metoda alternativa pentru claritate mentala, prin consumarea apei imprintate cu unde alpha, delta si theta. Oferta promotionala in Romania: 50% reducere pe http://AQUAlibrum.org

  4. Wow, how depressing is this, not the short article but the variety of sheep who buy in to this crap.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: