Publicado por: sosortomolecular | 2 de Setembro de 2010

A alternativa dos fitohormônios

No meio da polêmica, entre o grupo de médicos que acredita que os hormônios aumentam o risco de câncer e o outro que garante ser fundamental o tratamento para o combate aos efeitos da queda na produção de estrógeno, entraram os fitohormônios dos terapeutas naturistas. São hormônios naturais que têm a mesma eficácia dos sintéticos, mas sem os seus efeitos colaterais. Embora ainda não aceitos por todos os profissionais, eles vêm ganhando cada vez mais espaço.
Desde o início da década de 90, os fitohormônios vêm sendo amplamente usados na Europa e nos Estados Unidos. “No Brasil, eles ainda têm um ar de novidade por- que somente agora os ginecologistas começaram a perder o preconceito em relação ao produto. Hoje, um profissional que não conhece a aplicação dos fitohormônios está desatualizado”, afirma o médico Luiz Antonio Batista da Silva, membro da Sub-comissão de Fitoterápicos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde.
Segundo ele, o assunto foi discutido nos últimos congressos de ginecologia realiza- dos no país e podem ser úteis no tratamento de pacientes que não podem se submeter à terapia de reposição hormonal convencional. Cerca de 12% das mulheres sofrem os problemas colaterais do tratamento. As que já tiveram câncer de mama são um exemplo. Elas não podem tomar nenhuma espécie de hormônio, devido ao risco de a substância desencadear a volta da doença. Os fitohormônios, são extraídos de plantas, e podem repor o estrógeno e a progesterona no corpo, causando menos estragos. Mas alguns especialistas rejeitam seu uso. Para eles, ainda há poucos estudos que provem que os hormônios naturais realmente funcionam.

Com critérios
O tratamento é feito com hormônios extraídos de vegetais, principalmente da soja. A grande vantagem é que, ao contrário dos sintéticos, eles não se acumulam no organismo. Este acúmulo, que o fígado tem dificuldade em metabolizar, é que seria o responsável pelos efeitos desagradáveis, que, muitas vezes levam algumas mulheres a abandonar a terapia logo no início. “Indicamos os fitohormônios como opção para estas mulheres, ou para aquelas que tenham interrompido o tratamento devido aos incômodos de alguns efeitos colaterais, como ganho de peso, dores de cabeça, ou sangramento’.
Para o naturista, é importante que os fitohormônios sejam orientados com critério, de acordo com as necessidades de cada paciente. “Eles só terão efeito se forem utilizados extratos concentrados e de boa procedência”, diz. Com a importação de matéria prima para a produção de fitohormônios no Brasil, torna-se possível a formulação cor- reta dos medicamentos. Em países como o Japão, onde é grande o consumo de soja, as mulheres não costumam sentir desconfortos, como as ondas de calor e o resseca- mento vaginal, durante a menopausa. Além disso, os japoneses são o povo com o mais baixo índice de osteoporose, doenças cardiovasculares e câncer nos órgãos sexuais


Responses

  1. Claritatea, trezirea si luciditatea mentala, care se obtin cu ajutorul unei cafele, al unui ceai sau cu ajutorul altor stimulente (cofeina), pot fi realizate cu ajutorul apei care este imprintata cu ritmul alpha, disponibil pe http://AQUAlibrum.org, timp de 15 minute. Oferta promotionala in Romania: 50% reducere

  2. Puteti slabi fara eforturi si diete complicate, consumand apa imprintata cu ritmuri theta. Achizionati acum, de pe http://AQUAlibrum.org si beneficiati de 50% reducere.

  3. Oferta promotionala in Romania cu 50% reducere. Remediu natural pentru reparare ADN prin imprintarea apei cu ritmuri audio, doar pe http://AQUAlibrum.org


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: