Publicado por: sosortomolecular | 5 de Setembro de 2010

Quem precisa de suplementos e como atuam?

Os hábitos alimentares ocidentalizados são pouco ricos em legumes, frutos e cereais variados. Para, além disso, os cereais são quase sempre refinados, os frutos frequentemente fora de época e submetidos a frigorífico e longas viagens, muitas vezes amadurecidos artificialmente.

Comemos quase todos os alimentos ricos em vitaminas e oligoelementos cozidos, desperdiçando a riqueza do alimento fresco, cru, que mantém a integridade das vitaminas e dos oligoelementos. A industrialização dos alimentos apresenta-nos produtos alimentares já preparados contendo os aditivos (conservantes, corantes, reguladores de acidez, aromatizantes) que reagem com os elementos vitais, transformando a sua estrutura química. Também para se conservarem os alimentos sofrem, muitas vezes, processos de aquecimento ou congelamento sendo assim desvitalizados. Muitos frutos e legumes sofrem, ainda, processos de irradiação por raios gama, o que permite uma conservação mais longa. As modernas técnicas agrícolas, que utilizam meios artificiais e químicos para fazer crescer e amadurecer mais rapidamente os alimentos, e também a utilização de pesticidas e herbicidas químicos mata as bactérias dos solos que sintetizam as vitaminas e os oligoelementos e asseguram a nutrição das plantas, empobrecendo os solos.

O consumo exagerado de frutos e legumes exóticos fornece nutrientes inapropriados às nossas condições de vida, pois são adaptados ao transporte e amadurecimento precoce. Assim, certos tipos de comportamento, hábitos alimentares e seleção desses mesmos alimentos também conduzem a uma falta de oligoelementos.

Serve de exemplo o trabalho em excesso, o stress, o hábito de fumar e de consumir bebidas alcoólicas, um ritmo de vida defasada dos ritmos biológicos (que deveriam ser regulados pelo nascer e o pôr-do-sol), uma má assimilação dos alimentos devido às refeições irregulares, demasiado numerosas e copiosas. «O café, as drogas e os medicamentos dão uma sensação de bem–estar apenas passageira, podendo ser substituídos por oligoelementos. “Por exemplo, o açúcar consumido, que aumenta provisoriamente a taxa de glucose no sangue, poderá ser substituído por cobre, manganês e crómio, que irão favorecer o controlo de glicemia pelo fígado e pelo pâncreas», exemplifica o homeopata.

Depois há fases mais ávidas de suplementos que outras: os anos de rápido crescimento, durante a gravidez e aleitamento, nos períodos de stress e na terceira idade, o organismo requer vitaminas e oligoelementos particulares e em maior quantidade. Nestes casos, aconselham-se vivamente os suplementos.

«Também os períodos menstruais, a prática de desportos desgastantes e uma atividade física ou intelectual intensa carecem de um aporte adicional destes elementos».


Responses

  1. Qual seria o melhor Suplemento alimentar ? Nome e Marca ,se vcs puder informar ?

    • Boa noite Gustavo
      Não existe suplemento alimentar melhor ou pior, deve sem´pre ser usado sob orientação de acordo com a necessidade de cada um. O melhor é uma alimentação bem balanceada: 2 (carboidratos)+1 (proteína)+4 (legumes e folhas verdes), sendo que todos tem de ser com qualidade.
      Paulo Edson

  2. Bom dia Dr? Paulo,

    Tudo bem?

    Meu caso clinico é o seguinte: tive há 4,5 anos atras um cancer do endometrio. Fizeram uma hirestectomia total. Depois tive sessoes de radioterapia (25).
    Agora sem hormonio e com 50 anos de idade me preocupo com o envelhecimento precoce. Fui num urologista da minha cidade, que acabou de se formar a medicina anti-idade, ele me pediu os exames seguintes : FSH, LH, E2, TSHus,T3 livre, T4 livre, cortisnol matinalm SDHEA, testoterone total, IGF-1, SHBG, Proteinograma, TGO, TGP, Gama GT, Creatinina, Ureia, Homocisteina, PCRus, Fibrinogenio, Lipoproteina A, Ferritina, Ferro serico, glicemia de jejum, HBA1C, Insulina de jeju, Colesterol total, HDL, LDL, Triglicerideos, EQU e claro hemograma + 1 ecografia de tireoide e 1 ecografia de abdome total + densidometria ossea (já estou com osteoporose e toma um remedio já faz mais de um ano…. aliás é o unico remedio alopata que tomo).
    Minha alimentação tá relativamente saudavel (graos integrais, verduras, legumes… pouca carne de vaca e de peixe, talvez não sempre bem equilibrada mas saudavel).

    Vou fazer os exames no final da proxima semana, mas fiquei na dúvida: será que preciso de tantos exames e sobretudo será que no meu caso informada a cima, É RECOMENDÁVEL me tratar como remedios do anti envelhecimento (hormonios e outros) ???????

    Aliás não sei ainda nada sobre esta nova terapia, vc teria como me passar informações sobre isso e como são processados os “remedios” (sites ou outros).

    Gratissima por me responder
    Maria

    • Boa noite Maria
      com estes exames citados acima seria muito bom se pudesse me enviar para dar uma olhada, depois disso posso fazer um comentário, se quizer envie para p.jacob@terra.com.br com prazer se puder ajudarei.
      Prof. Paulo Edson


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: