Publicado por: sosortomolecular | 19 de Novembro de 2010

PARACETAMOL: RISCOS DE HEPATOTOXICIDADE E

O paracetamol é um medicamento de venda livre, de ação antipirética e analgésica, com fraca ação antiinflamatória. É considerada a principal causa de insuficiência hepática na Grã-Bretanha e EUA, seja de forma acidental ou uso abusivo, e principal causa de morte por medicamentos relatada à Academia Americana de Pediatria (AAP). Encontra-se dentre os medicamentos mais consumidos no Brasil, principalmente na cidade de Fortaleza.

A dose recomendada pelo Food Drug Administration (FDA) para adultos é de 325-650mg e para crianças menores que 12 anos de 10-15mg/kg/dose ambas com intervalos de 4 – 6h. A dose diária limite para adultos é 4 gramas, ao passo que para crianças é 75mg/Kg1.

A insuficiência hepática está relacionada com o metabolismo do paracetamol pela via citocromo P-450. Sabe-se que a glutationa é a responsável pela neutralização do potencial tóxico do paracetamol2. Como as crianças normalmente apresentam altos estoques de glutationa esperar-se-ia que estas fossem menos vulneráveis ao paracetamol; entretanto, estados de febre prolongada, diarréia, vômitos, ou subnutrição baixam os níveis de glutationa o que torna as crianças tão suscetíveis quanto os adultos.Segundo a literatura, a droga pode causar danos hepáticos severos além de icterícia. A hepatotoxicidade, que pode levar à falência hepática fulminante, constitui-se uma manifestação tardia de difícil tratamento para recuperação do fígado e é observada principalmente na interação entre o paracetamol e o uso de álcool. A indução enzimática mediada pelo álcool da citocromo P-450 hepática em combinação com a depleção de glutationa é particularmente importante neste caso. O consumo crônico ao nível de 3 ou mais drinques/dia eleva o risco, devido ao nível tóxico ou terapêutico elevado do paracetamol2. O comprometimento irreversível desse órgão é resultado do acúmulo de N-acetil-pbenzoquinonaimina (NAPBQI), metabólito extremamente tóxico do paracetamol às células hepáticas3. Uma atenção adicional deve ser dada às numerosas associações que contenham paracetamol já que o usuário/paciente geralmente não observa ou desconhece a formulação fazendo uso concomitante com o paracetamol em formulação única, aumentando ainda mais o risco hepático com sobrecarga do fármaco no organismo.

Outras interações medicamentosas: diflunisal (derivado do ácido salicílico) aumenta a concentração sanguínea de paracetamol. Contraceptivos orais e antiácidos reduzem o efeito terapêutico do paracetamol.

Administração concomitante de paracetamol com zidovudina leva a potencialização da toxicicidade de ambas. Drogas capazes de ativar enzimas microssomais hepáticas, como fenobarbital e isoniazida, aumentam o efeito hepatotóxico do paracetamol. Cafeína pode aumentar o efeito terapêutico, devendo ser evitado uso concomitante4,5.

Segue abaixo, outros tipos de reações adversas ao produto identificadas na literatura, bem como, os grupos de risco a serem considerados5:

REAÇÕES

Hematológicas: anemia hemolítica, neutropenia, leucopenia, pancitopenia, trombocitopenia (raras).

Hepáticas: icterícia, danos severos hepáticos (doses tóxicas).

Renais: necrose tubular renal (tratamento prolongado).

Metabólicas: hipoglicemia, principalmente em crianças.

Dermatológicas: rash, urticária.

GRUPOS DE RISCO

Pacientes com infecção viral, caquéticos, em uso de álcool, hepatopatas e nefropatas

Considerando a importância das informações a respeito desse medicamento e/ou associações que o contenha, notifiquem suspeitas de reações adversas do mesmo, através da Ficha Amarela de Notificação ou pelos telefones (0XX85) 288-8276 (FAX) ou (0XX85) 288-8242. Se você ainda não tem ficha de notificação, solicite-nos! e-mail: ceface@ufc.br.

CENTRO DE FARMACOVIGILÂNCIA DO CEARÁ

(CEFACE)

INFORME Nº 14

JULHO-04


Responses

  1. Claritatea, trezirea si luciditatea mentala, care se obtin cu ajutorul unei cafele, al unui ceai sau cu ajutorul altor stimulente (cofeina), pot fi realizate cu ajutorul apei care este imprintata cu ritmul alpha, disponibil pe http://AQUAlibrum.org, timp de 15 minute. Oferta promotionala in Romania: 50% reducere

  2. Buying a professional sports team

  3. My relatives always say that I am wasting my time here at net, however I know I am getting knowledge every day by reading thes good content.|

  4. If you’re still on the fence: grab your favorite earphones, head down to a Best Buy and ask to plug them into a Zune then an iPod and see which one sounds better to you, and which interface makes you smile more. Then you’ll know which is right for you.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: