Publicado por: sosortomolecular | 18 de Janeiro de 2011

RETINOPATIA DIABÉTICA

Uma opção antes de se recorrer ao LASER

Uma das principais causas de cegueira no mundo, a retinopatia diabética, atinge a grande maioria dos diabéticos, especialmente aos que não são bem controlados. É uma questão de tempo.

Um dos primeiros órgãos a serem atingidos são os olhos.  Este, tendo na sua camada nervosa interna, a retina que é uma extensão do SNC é o local onde encontramos a maior concentração de oxigênio do corpo humano, sendo por isto, o local onde os efeitos iniciais da doença se manifestam sob diversas formas (degeneração vítrea, catarata, etc.).

No diabetes, ocorre um fenômeno conhecido como glicação, que é a ligação da glicose com proteínas importantes (colágeno e elastina) dando origem aos AGES (advanced glications and produtions), verdadeiras fabricas de RL (radicais livres), o vilão de toda a doença.

Sabemos que o oxigênio que respiramos, 98 % dele é necessário para a formação da nossa energia vital (respiração celular aeróbia, formação de ATP – Ciclo de Krebs) e de 2 a 5 % formam  o RL que neste quantitativo são colaboradores do nosso sistema imunológico, quanto a invasão de agentes invasores (antígenos e microorganismos).

 Ocorre que na nossa alimentação, encontramos aditivos químicos (corantes, acidulantes, etc.), agrotóxicos, e em face dos solos pobres em minerais, vegetais quantidades nutricionais deficientes. Os alimentos de origem animal também estão contaminados por hormônios e outras substâncias nocivas à saúde. Junte-se a isso, o stress, radiações, fumo, alcoolismo exercícios extenuantes que aumentam acentuadamente a formação de RL, provocando o desequilíbrio deste quantitativo benéfico, o que leva a lesões no nosso DNA, gerando as doenças. Todo o sistema vascular é comprometido, em especial, os pequenos vasos, situados nos olhos, coronárias e rins. O exame oftalmológico nos proporciona a observações dessas lesões quando se realiza o fundo de olho.

A oftalmologia, numa visão muito especializada, esquecendo que o olho faz parte de um todo, oferece ao paciente, a aplicação do raio LASER, que melhoram temporariamente a evolução da doença, sendo que, como se trata de uma energia, ao atravessar o cristalina, precipitam as proteínas do mesmo, acelerando a evolução da catarata.

Com a evolução da medicina ortomolecular e seus poderosos antioxidantes, utilizados sob forma de manipulação ou mesmo na forma intravenosa, pode-se reverter essas lesões, não somente dos olhos, em toda a microcirculação dos órgãos. Ressalte-se que isto é possível, na fase não proliferativa do diabetes. Em fases mais adiantadas também podem ocorrer melhoras, porem em menores proporções.

As vantagens em relação ao LASER são: melhora de todo o sistema vascular, especialmente a microcirculação; não desenvolve precocemente à catarata, não lesa células sadias e estabiliza a doença.

Artigo desenvolvido pelo Dr. J.H.Tamburini (Especialista em Oftalmologia do Conselho Brasileiro de Oftalmologia)


Responses

  1. Tenho 50 anos, portadora de insuficência cardíaca, cardiopata isquêmica, diabetes mellitus, dislipidemia, revascularizada na perna esquerda, por problemas de endocardite que me deixou com a válvula mitral lesada e sem poder fazer um transplante. Tomo uma série de medicamentos tais como: Carvedilol 25mg, monitrato de isossorbida 20mg , maleato de enalapril 20mg, AAS 100mg, bissulfato de clopidrogel 75mg, sinvastantina 40mg, furosemida e insulina NPH. Começo agora já com problemas nas vistas. Uma homeopata aconselhou colocar 3 pedras de enxofre em um copo de água para tomar em jejum trocando as pedras todos os dias. Gostaria da opinião de vcs.

    • Boa noite Rosmari
      Seu quadro clínico é bem agredido, quanto a usar enxofre em água é preciso ter cuidado pois póde haver uma intoxicação hepática, ela como uma boa homeopata que deve ser poderia passar em dinamização, não te oferecendo efeito colateral.
      Prof. Paulo Edson

  2. tenho uma irmã com diabete que está com serios problemas nas vistas, quase não enxerga, gostaria de saber se existe alguma formula homeopática ou ortomolecular que pudesse ajudá-la

    • Boa tarde Rosana
      Estou enviando um telefone para que mantenha contato Dr. José Henrique Tamburini, (21) 3393-8278/8102-0265, é excelente profissional e tem tido ótimos resultados com o uso da ortomolecular.
      Prof. Paulo Edson

  3. gostaria de saber se existe alguma formula homeopática para problemas na visão causada pela diabete?

    • Boa tarde Rosana
      Existe sim, mas acabo de te responder indicando um excelente profissional para o tratamento de sua irmã.
      Prof. Paulo Edson

  4. An awesome time Saturday night. We surprised my parents and they were thriled when they got there..Thanks! I was told by the photo booth person that photographs would be online. Where are they?


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: