Publicado por: sosortomolecular | 18 de Fevereiro de 2011

A Aloe Vera X Enzimas

O processo digestivo, a exposição ao calor, o trabalho intelectual, os exercícios físicos, o ato sexual ou qualquer ação do organismo consome enzimas. O segredo, no entanto, é nutri-las devidamente e poupá-las o máximo possível para que não produzam desequilíbrios que tornem o organismo vulnerável a doenças e processos degenerativos ou que se esgotem, nos levando à morte.

A riqueza enzimática do gel da Aloe vera certamente contribui para sua fama de alimento tonificante e de “santo remédio” contra a má digestão. Ingerido como aperitivo antes das refeições ou como um digestivo logo após as mesmas, o gel da Aloe vera se não elimina pelo menos ameniza os problemas de acidez, inflamação e infecção microbiótica.

As mudanças na vida daqueles que o adotam como alimentos funcionais são surpreendentes. Livrar-se dos antiácidos, dos analgésicos e dos antiinflamatórios, os três fármacos mais consumidos pela população mundial, é o maior presente para quem até hoje deles dependeram por falta de compreensão da causa e de uma solução mais saudável e reversiva, não paliativa.

Se ainda pouco se sabe sobre as enzimas, que dirá sobre a função das 92 identificadas na Aloe vera. A maioria dos benefícios hoje creditados às terapias enzimáticas, porém, é bastante semelhante àqueles que há centenas de anos lhe são atribuídos.

Muitas das enzimas alimentares, ao contrário do que as teorias nutricionais têm postulado, não são destruídas pelo ácido clorídrico, mas sim inativadas até que as secreções alcalinas e a mudança de pH, a partir do duodeno, venham reativá-las. O processo de estabilização do gel da Aloe vera também precisa ser baseado na inativação temporária de suas enzimas.

A Aloe vera, além de enzimática, é rica em matéria-prima necessária à síntese de enzimas endógenas – aminoácidos, co-enzimas e co-fatores enzimáticos (vitaminas e minerais) – em altíssimo grau de biodisponibilidade, devido ao estado de hidrolisação em que se encontram.

 Enzimas Identificadas na Aloe Vera

Aliase  
Amilases Enzimas responsáveis pela digestão dos carboidratos.
Bradiquinase Analgésica, antiinflamatória e imunoestimulante.
Carboxipeptidase Antiinflamatória.
Catalase Antioxidante e reguladora dos líquidos.
Celulases Decompõe a celuloses.
DT-diaforase (DTD) Antioxidante que atua dentro das células tumoradas.
Fosfatase alcalina Hepatometabólica.
Glutationa peroxidase (GPX) Antioxidante. Neutraliza o peróxido de hidrogênio juntamente com o selênio.
Glutationa redutase (GR) Antioxidante. Inibe a formação de radicais livres. Ajuda a eliminação dos metais pesados e substâncias químicas. Combate os maus efeitos da quimioterapia.
Glutationa S-transferase (GST) Antioxidante com amplo espectro de ação sobre a desintoxicação do fígado.
Hidrogenase láctica Na ausência de quantidades suficientes de oxigênio, catalisa a conversão do ácido pirúvico em láctico.
Lípases Enzimas responsáveis pela digestão das gorduras.
Nucleotidase Ativa o núcleo das células.
Proteases Enzimas responsáveis pela digestão das proteínas.
Redutase NADH-citocromo b5 Isoenzimas que promovem a eliminação de xenobióticos do fígado dos animais e dos tecidos extra-hepáticos dos humanos.
Redutase NADPH-citocromo P450 Isoenzimas que promovem a eliminação de xenobióticos do fígado dos animais e dos tecidos extra-hepáticos dos humanos.
Transaminases
Alanina SGP e Aspartato SGO
Hepatometabólicas.
Superóxido
dismutase (SOD)
Fortes antioxidantes endógenos. Existem sete tipos de SOD – dois têm o Manganês como co-fator e cinco têm o Cobre-Zinco.

Melhor prova do altíssimo potencial enzimático da Aloe vera encontra-se no fato
dela ser, há milênios, reconhecida por seu potencial de acelerar:

  • As três fases do processo digestivo – digestão, assimilação e eliminação das fezes.
  • A reconstituição do colágeno e da elastina da pele, mucosas, tendões, ligamentos…
  • A neutralização dos radicais livres e o reparo dos danos que tenham causado.
  • O combate aos processos inflamatórios e infecciosos.

O interesse por garantir a boa digestão e economizar enzimas deve ser cultivado desde a mais tenra idade, adotando-se como hábito de higiene, tal qual lavar os dentes após as refeições, a ingestão de:

  • 1 colherinha de café de Aloe vera com infravermelho, tão logo a criança comece a comer alimentos cozidos e processados.
  • 1 cálice de licor, para os adultos 4 x ao dia para adultos.

A cada um há de descobrir o que mais convém a seu filho e ao próprio.

Para verificar a ação de proteção enzimática da Aloe vera em caso de exposição à radiação, um grupo de cientistas egípcios observou o antioxidante enzimático, superóxido dismutase (SOD), nos tecidos dos pulmões, rins e fígado dos animais.

Após a exposição à radiação, verificaram não apenas que seus níveis foram normalizados como também os da glicose no sangue, sem que os de insulina tenham se elevado. Ao que os pesquisadores concluíram que a relação sinérgica entre os elementos constituintes da Aloe vera são de grande importância para que a integridade do status dos antioxidantes no organismo humano e animal sejam mantidos.

Se elementos estranhos, como elementos químicos, metais pesados ou qualquer agente gerador de radicais livres como os que hoje contaminam os alimentos e o meio ambiente, encostam-se às paredes do trato gastrintestinal, o sistema imunitário precisará convocar um batalhão de enzimas antioxidantes para ajudá-lo.
E a Aloe vera também será de grande auxílio nesse quesito.

REFERÊNCIAS:

(1) Howell E. Enzyme Nutrition. Avery Publishing Group Inc., Wayne, New Jersy, 1988.

(2) Saada HN, Ussama ZS, Mahdy AM. Department of Radiation Biology, National Center for Radiation Research and Technology, Atomic Energy Authority, Cairo, Egypt. Effectiveness of Aloe vera on the antioxidant status of different tissues in irradiated rats. Pharmazie. 2003 Dec;58(12):929-31.

(3) Esteban A, Zapata JM, Casano L, Martin M, Sabater B. Departamento de Biologia Vegetal, Universidad de Alcalá, Alcalá de Henares, Madrid, Spain. Peroxidase activity in Aloe barbadensis commercial gel: probable role in skin protection. Planta Med. 2000 Dec; 66(8): 724-7.

Lee KY, Weintraub ST, Yu BP. Department of Food and Nutrition, Ho Seo University, Asan, Chungmam, Korea. Isolation and identification of a phenolic antioxidant from Aloe barbadensis. Free Radic Biol Med. 2000 Jan 15; 28(2): 261-5.

Sabeh F, Wright T, Norton SJ. Department of Biological Sciences, University of North Texas, Denton 76201.Purification and characterization of a glutathione peroxidase from the Aloe vera plant. Enzyme Protein. 1993; 47(2): 92-8.

Sabeh F, Wright T, Norton SJ. Department of Biological Sciences, University of North Texas, Denton 76203, USA. Isozymes of superoxide dismutase from Aloe vera. Enzyme Protein. 1996; 49(4): 212-21.

Distribuidor Rio de Janeiro Aloe vera com infravermelho

(55)(21) Matilde – 3279-2940/2261-3822/9609-6254


Responses

  1. Estás de parabéns, belo texto nesse post

    • Boa noite
      Obrigado pelo comentário
      Prof. Paulo Edson

  2. Aqui em casa nós bebemos o suco do gel de aloe vera e recomendamos. É ótimo, a gente se sente renovado!

    • Boa noite Evely
      A administração oral do suco de Aloe deve ser misturado numa proporção 1 medida (50 ml) + 3 medidas de água (150 ml), isto potencializa o efeito do Aloe devido aos cristais da água. Parabéns que faça esta prevenção com uma planta maravilhosa.
      Prof. Paulo Edson

  3. […] https://sosortomolecular.wordpress.com/2011/02/18/a-aloe-vera-x-enzimas/  […]

    • Boa noite
      Obrigado pela visita, já indico muito aloe na forma de VITAKING SPECIAL, para mim a melhor que o mercado oferece.
      Prof. Paulo Edson

      • OLA estou procurando alguem que possa me informar onde posso encontrar este santo remedio vita king. por favor meu imail
        é neves.cms@gmail.com já tomei vinha em uma garrafa de meio litro alguem me trazia em casa perdi contato

  4. Sou muito interessado em saude alternativa e aqui no Brasil circula uma receita com aloe vera de um padre do Rio Grande Sul, cujo nome nao me lembro, para curar cancer e ulceras. Mas a Anvisa, ao inves de pesquisar o poder de cura da planta preferiu recentemente proibir o seu uso no Brasil …PASMEM !!!!
    Qual eh a melhor forma caseira de preparar a aloe vera e como e quanto usa-la.

    14/11/2011 14h10 – Atualizado em 14/11/2011 16h25
    Anvisa proíbe bebidas e alimentos à base de aloe vera
    Planta é popularmente conhecida como babosa.
    Uso em cosméticos e produtos de limpeza continua liberado.

    Do G1, em São Paulo
    241 comentários

    A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu nesta segunda-feira (14) o uso da aloe vera, planta popularmente conhecida como babosa, na produção de alimentos e bebidas. A proibição vale para importação, fabricação, distribuição e comercialização desses produtos.

    A planta é usada também como aromatizante em cosméticos e produtos de limpeza, e esse tipo de uso continua liberado.

    A Anvisa optou pela proibição por falta de estudos científicos que comprovem a segurança da babosa, ou seja, falta garantia de que ela não seja prejudicial à saúde.

    • Bom dia Jonas
      Tem determinadas coisas que tornam-se inexplicáveis pois, só acontece aqui no Brasil, o mesmo aconteceu agora com o uso da Sibutramina, ao inverso da Aloe vera que o mundo usa, aqui não é científico, eu me pergunto oque é científico? Interesse de laboratórios, será? Mas pode usar a maneira de fazer do Frei Romão, fará dentro de sua casa e ninguém se meterá com isso. Um abraço
      Prof. Paulo Edson

  5. ALGUEM JA FOI CURADO DA DIABETE COM OLOE VERA? 021-91487408
    FRANCISCO

    • Bom dia Francisco
      O poder de cura não está somente na planta, e aparte que cabe ao paciente? Se fosse somente isto, não haveria uma quantidade enorme de medicamentos e remédios em busca desta cura. Cura é algo merecedor entre o doente e DEUS, todo o restante são coisas facilitadoras de médicos, terapeutas etc…
      Prof. Paulo Edson

  6. Prof,
    Onde encontro esse remedio Vitaking Special para comprar? Moro no Amazonas. Estou com suspeita de cancer de tireoide, fiz uma puncao e deu laudo sugestivo para malignidade, mas nao ainda conclusivo, mas como demora muito a receber resultados de outros exames ja gostaria de ir tomando como preventivo ate. Me ajude!

    • Boa noite Maga
      Segue aqui do Rio o telefone de onde distribui o produto, ligue e combine com ela (21) 2532-0347, falar com Marta ou Elisa, mas para este seu caso tem coisas melhores, e, que tambem não impedem qualquer tratamento alopático que esteja realizando. Mantenha contato.
      Prof. Paulo Edson

  7. Eu consegui tirar muitas dúvidas com a empresa Pace Eletronics.

    Da uma olhadinha:http://www.pacebr.com/

    • Boa noite
      Não entendi este contato, não entendo nada de eletrônica. Um abraço.
      Prof. Paulo Edson

  8. Claritatea, trezirea si luciditatea mentala, care se obtin cu ajutorul unei cafele, al unui ceai sau cu ajutorul altor stimulente (cofeina), pot fi realizate cu ajutorul apei care este imprintata cu ritmul alpha, disponibil pe http://AQUAlibrum.org, timp de 15 minute. Oferta promotionala in Romania: 50% reducere

  9. Excellent collection, Eric, appreciate it. Bookmarked and shared🙂


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: