Publicado por: sosortomolecular | 31 de Março de 2011

O INTESTINO X DOENÇAS CRÔNICAS

Temos o nosso trato digestivo, composto pela boca, esôfago, estômago, intestino delgado e intestino grosso, reto e ânus, como um dos maiores, mais complexo e importante órgão do nosso corpo.

É através dele que nossas células têm acesso aos nutrientes necessários para a nossa sobrevivência. Contudo existe uma seqüência de eventos que precisam ocorrer para que estes nutrientes sejam absorvidos corretamente.

Desde o início da digestão com a mastigação até a formação das fezes, o alimento passa por várias etapas, como pela ação da amilase salivar, pelo ácido gástrico, pelo suco pancreático, e pelos sais biliares, cada qual com suas funções bem definidas até chegar ao intestino grosso. Porém, para que isso ocorra é necessário que toda a mucosa gastrointestinal esteja íntegra e funcionante, uma vez que a secreção de substâncias, a capacidade de se defender e a absorção dependem desta integridade, além de contar com a ajuda das bactérias do bem que existem no intestino.

Quando este equilíbrio é quebrado, inúmeros problemas podem acontecer como, por exemplo, pessoas que tem história de gastrite e fazem uso crônico de “antiácidos”, faz com que diminua a produção do ácido clorídrico, que leva a uma dificuldade para digerir proteínas, provocando uma sensação de plenitude gástrica pós alimentação, eructação, muitos gases, candidíase de repetição, entre outras. Além disso, pode ocorrer um grande aumento  de bactérias existente nos alimentos que causam doenças, as quais normalmente seriam destruídas pelo ácido gástrico, que chegando ao intestino começam a competir com as bactérias “amigas”, as quais são habitantes naturais do intestino e auxiliam a digestão dos alimentos e na produção de certas vitaminas, fazendo com que estas diminuam e aumentem as patogênicas (bactérias alimentares).

Outra situação são aqueles que fazem uso crônico de antiinflamatórios, hormonais ou não, para patologias como artrite, artrose, asma, doença inflamatória intestinal, colites, doença de Crohn, Lúpus eritematoso, entre outros, que inibem a produção das prostaglandinas, a qual é uma das substâncias responsáveis pela inflamação, mas também é a responsável por estimular a produção do muco gástrico. Este faz a proteção do estômago contra a ação do ácido clorídrico. Sem tal proteção tem-se origem a queimação gástrica podendo evoluir para gastrite, úlcera até uma hemorragia gástrica. Além destes, pessoas que tem dor de cabeça com freqüência, prisão de ventre, insônia, irritabilidade, depressão, fadiga crônica, entre outras, podem ter como causa estas ou outras alterações gastrointestinais que podem ser corrigidas com a reeducação alimentar e a suplementação dos nutrientes corretos. Tal conduta, na grande maioria das vezes, é o suficiente para reverter ou amenizar muitos dos quadros acima mencionados.

Dr. Iragildo Machado.

MÉDICO

CRM: 52.75607-5

dr_iragildo@ig.com.br

(21)9813-9543


Responses

  1. Gostei muito do texto.
    Por favor, gostaria de saber porque a ileite e retite de meu filho apresenta recidivas e o que fazer para acabar de vez com o problema.
    Ele fez uso de antiinflamatório (Bi-Profenid, Paco e outros que não me recordo agora mas o problema voltou. Também está fazendo uma alimentação mais natural evitando refrigerantes e muita carne e consumindo mais verduras e sucos.
    No aguardo de uma breve resposta, agradeço desde já

    • Boa tarde Dalva
      Seu filho precisa fazer uma boa avaliação das imunoglobulinas, durante o tratamneto suspender produtos derivados do leite e o próprio, també precisa avaliar as funções enzimáticas. Não é um caso tão difícil. Boa sorte
      Prof. Paulo Edson

  2. TENHO RETITE CRONICA TENHO DOR ESTOU TOMANDO PENTASA SACHE E GASTRITE JA FIZ TRES COLON MAS A ULTIMA AGORA DEU SANGRAMENTO E SINTO DOR AO LADO DA BARRIGA D LADO ESQUERDO E QUANDO TENHO RELAÇAO SINTO DOR A PARTE DO GINECOLOGISTA ESTA OK
    QUAIS ALIMENTAÇOES DEVO TOMAR OBRIGADO

    • Boa tarde Selma
      Os alimentos proibidos para este caso, são alimentos ácidos + leite + açúcar + farinha de trigo branco, e, todos os carboidratos primários, pois fazem glicação no organismo, isto quer dizer, processos inflamatórios. Um abraço.
      Prof. Paulo Edson

  3. Puteti slabi fara eforturi si diete complicate, consumand apa imprintata cu ritmuri theta. Achizionati acum, de pe http://AQUAlibrum.org si beneficiati de 50% reducere.

  4. Metoda alternativa pentru claritate mentala, prin consumarea apei imprintate cu unde alpha, delta si theta. Oferta promotionala in Romania: 50% reducere pe http://AQUAlibrum.org

  5. Oferta promotionala in Romania cu 50% reducere. Remediu natural pentru claritate mentala, prin imprintarea apei cu ritmuri audio, doar pe http://AQUAlibrum.org

  6. Wealthy and traveling wherever and whenever I want with my doggie, plus helping get dogs fixed, and those that need homes, and organizations that do thus and such.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: