Publicado por: sosortomolecular | 6 de Dezembro de 2011

Alimentos Antioxidantes

Um número crescente de investigações científicas tem comprovado nos últimos anos, que algumas das doenças mais comuns do século XX e XXI estão associadas a uma carência de nutrientes antioxidantes.

Doenças como o câncer, infecções e sistema imunitário debilitado, tumores, envelhecimento precoce, doenças ósseas e cardiovasculares servem de exemplo.

Da Europa chega-nos um novo conceito de Roda Alimentar, desenvolvida com base no potencial antioxidante dos alimentos. De acordo com estudos sobre os hábitos alimentares dos consumidores humanos.

O objetivo é incentivar o consumo destes alimentos, integrados numa dieta equilibrada. A nova Roda representa graficamente a necessidade diária de frutas, pão e cereais, legumes e verduras, frutos secos e óleos vegetais. A fruta e os legumes ocupam lugar de destaque e devem ser responsáveis por mais de dois terços do potencial antioxidante que recebemos dos alimentos. Falamos de três tipos diários de fruta, um copo de suco natural, acompanhados por um prato diário de verdura (couves são uma boa opção) ou ainda uma pequena salada de tomate e alface. Para os mais novos, o cacau (70%) é uma mais valia no lanche. Embora muitas vezes associado a calorias em excesso, é um antioxidante de primeira qualidade, rico em polifenóis, que fortalece a imunidade e o sistema nervoso.

Para completar o cardápio ideal, não se esqueça de uma fatia de pão integral e uma porção diária de frutos secos, tipo nozes. São uma fonte essencial de vitamina E.

Por último, espaço para o mais digno representante da dieta mediterrânica: o azeite.
Use-o na confecção dos pratos e estará protegendo o seu coração.

Alimentos Antioxidantes

Vitamina E
Nozes, gérmen de trigo, amêndoa, avelã, vegetais verdes folhosos, batata-doce, aveia, abacate e cereais integrais.
Função: ajuda o corpo a usar adequadamente o oxigênio e favorece a saúde cardiovascular. Está também associada a uma menor incidência de câncer.

Vitamina C
Laranja, limão, morango, goiaba, kiwi, acerola, caju, tomate, pimentão, vegetais verdes folhosos, tomate e repolho roxo.
Função: essencial para o sistema imunitário, a vitamina C ajuda à produção de energia e formação do colágeno. Reduz o risco de câncer e está associada a uma melhora da densidade óssea e absorção do ferro.

Carotenos (ou precursores da vitamina A)
Cenoura, brócolos, abóbora, batata doce, goiaba vermelha, lixia, pimentão vermelho, morango, damasco seco, manga e melão.
Função: as propriedades antioxidantes da vitamina A retardam o envelhecimento da pele e são essenciais à visão. É igualmente importante para o crescimento e desenvolvimento do esqueleto.

Cardápio Antioxidante:
Fruta – 3 tipos diárias, 1 copo de suco laranja natural;
Pão de centeio – 100 a 180g;
Repolho roxo – 100 a 200 grs diárias;
Hortaliças – 1 Prato de verdura e salada, 5 a 7 dias por semana;
Cacau – 20g (1 a 2 colheres de sopa dissolvidas em leite);
Frutos secos – 30g diárias (1 porção);
Azeite – poderoso antioxidante para doenças degenerativas.


Responses

  1. gostei destas dicas eu sinto que estava ficando mais velho antes do tempo

    • Boa noite Silva
      Que bom que teha gostado e entendido nossa proposta, procure recuperar o tempó perdido, mantenha ou comece uma alimentação o mais cru possível que rapidamente voce recupera a juventude.junto diminua o consumo de carne vermelha. Um abraço
      Prof. Paulo Edson

  2. Prof. Paulo Edson
    Gostaria de saber se existe alguma alimentação que substitua o hormônio que falta na mulher na menopausa. Estou com 62 anos e nunca quis tomar nenhum hormônio por opção minha.
    Gostaria de saber também se o senhor, como médico ortomolecular, tem algum consultório aqui em Salvador.
    Aguardo resposta. Muito grata
    Olivia

    • Bom dia Olívia
      Existe diversos alimentos que ajudam a repor hormônio no período de menopausa: semente de abóbora japonesa, amora, cha com a folha de amora, isoflavona da soja, são muitas.
      Prof. Paulo Edson

  3. Tratament inovator pentru claritate mentala, prin apa imprintata cu ritmuri audio. Oferta promotionala in Romania: 50% reducere pe http://AQUAlibrum.org

  4. Metoda alternativa pentru reparare ADN prin consumarea apei imprintate cu unde alpha, delta si theta. Oferta promotionala in Romania: 50% reducere pe http://AQUAlibrum.org


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: