Publicado por: sosortomolecular | 8 de Maio de 2012

VITAMINAS, SUA IMPORTÂNCIA

Definição:

As vitaminas são substâncias orgânicas fundamentais, utilizadas em quantidades de miligramas ou ainda menores, mas que se faltarem na alimentação perturba toda a nutrição e levam a doenças graves e à morte. As vitaminas são princípios ativos indispensáveis como catalisadores e ativadores do metabolismo, que o organismo não pode sintetizar, exceto a vitamina D, que é elaborada sob a ação dos raios ultravioletas a partir de esteróis contidos em algumas células da pele, e a vitamina K, produzida por síntese intestinal, pelo que, excetuando estas duas, as vitaminas têm que ser fornecidas pelos alimentos que as contém.

Classificação:

As vitaminas classificam-se em duas grandes categorias em relação com a sua solubilidade: vitaminas lipossolúveis, que são solúveis nas gorduras, e vitaminas hidrossolúveis, que são solúveis na água. Fazem parte das vitaminas lipossolúveis: A, D, E, K. Vitaminas Hidrossolúveis: C, P, complexo B (B1, B2, B3, B5, B6, B9, B12 e B15) vitamina H, a M e a T.

VITAMINA A

– Axeroftol ou vitamina antixeroftálmica. Só existe nos alimentos de origem animal, como a gema de ovo, manteiga, leite, queijos gordos, óleos de peixe (óleo de fígado de bacalhau). Nos vegetais e nas frutas existe a provitamina A, ou “caroteno” substâncias decomposição aproximada que o organismo transforma em vitamina. As suas fontes são a cenoura, tomate, folhas verdes. Com cerca de 100 g de cenouras consegue-se obter a dose suficiente de vitamina A nos adultos. A cozedura não destrói a vitamina A, pelo que os vegetais ricos em caroteno (provitamina A) podem ser comidos cozidos sem qualquer receio de perda da vitamina. Quando administrada em grande quantidade, como medicamento, é tóxica e pode produzir a morte. O que nunca acontece quando é fornecida por alimentos.

VITAMINAS DO COMPLEXO B

Dentro das vitaminas do complexo B (foram identificadas até agora 17), o

Homem tem necessidade de cerca de 10 (B1, B2, B6, B12, PP, ácidos para-aminobenzóico, Pantotênico e Fólico, Biotina e Colina), das quais as cinco primeiras têm ação evidente. Em grande parte, estas vitaminas, são isoladas da levedura. Pela sua ação biológica podem dividir-se em dois grupos:

• As vitaminas que atuam predominantemente nos metabolismos dos princípios imediatos (hidratos de carbono, gorduras e proteínas), como é o caso das vitaminas B1, B2, B3 ou PP, B5 e B6.

• As vitaminas que intervêm na formação do sangue, como a vitamina B9, ou ácido fólico e a vitamina B12.

VITAMINA B1

– Aneurina, Tiamina ou vitamina antineurítica. Encontra-se em todos os alimentos, com exceção das gorduras e açúcar, predominando nos cereais, legumes secos e verdes, fígado e gema de ovo. É necessário para o crescimento e o metabolismo da energia.

A sua carência provoca:

Falta de apetite. -

Fadiga. -

Obstipação. -

Hipersensibilidade emocional. -

Fraqueza muscular e cardíaca. -

Polinevrite.

A carência da vitamina B1 pode ser devido, também, a deficiência de absorção pelo estômago, por causa de doença deste órgão, ou pela junção de bicarbonato à cozedura das hortaliças para as tornar mais verdes, o que destrói a vitamina; ou ainda ao alcoolismo crônico.

VITAMINA B12

– Riboflavina. Encontra-se no leite, fígado, ovos e vegetais verdes, sendo o leite a fonte principal e, depois, as folhas verdes. Levedura de cerveja, cereais e queijos. É necessária para o crescimento e todo o metabolismo.É uma vitamina que tem o seu valor, pois também evita as cataratas, e corrige a incapacidade de ver à noite.

A sua carência provoca:

Diminuição de vitalidade. -

Anemia. -

Inflamação da língua (glossite) e da conjuntiva (conjuntivite).-

Inflamação e ardor nos olhos (a córnea fica congestionada e opaca, originando o enfraquecimento do grau de visão).-

Fendas no canto da boca.

VITAMINA B3, PP

– Niacina ou Nicotinamida, antipelagrosa. Encontra-se nas vísceras, carne, peixe, cereais, exceto milho, legumes secos e verdes, batatas e folhas verdes. Intervém em ações enzimáticas do metabolismo. A sua presença é necessária à realização das oxidações que se passam nas células. Na sua ausência as enzimas, que vão auxiliar a respiração dos tecidos, não se formam.

A sua carência provoca:

A doença chamada pelagra (língua vermelha e fendida, dermatite, diarreia, demência), antigamente era frequente nas regiões de grande consumo de milho.

VITAMINA B5

– Ácido pantotênico. Tem um papel essencial nas oxidações celulares, na síntese da acetilcolina e do colesterol. O bicarbonato destrói esta vitamina.

A sua carência provoca:

Embraquecimento dos pêlos. -

Úlceras no estômago e nos intestinos. -

Lesões na pele.

Fontes:

Levedura de cerveja, Gérmen de trigo, soja, amendoim, fígado, ervilhas secas, gema de ovo, frutas, melaço, trigo integral, couves, mel, farelo de arroz.

VITAMINA B6

– Piridoxina. Desempenha um papel importante no tratamento da arteriosclerose, pois intervêm no metabolismo dos ácidos gordos insaturados, que têm uma poderosa ação na dissolução e mobilização das placas de colesterol, aderentes às paredes internas dos vasos sanguíneos. Participa na maior parte dos processos enzimáticos que presidem à assimilação dos lipídios e das proteínas pelas células. Intervém igualmente no metabolismo dos glicídios e, também do ácido glutâmico ao nível das células nervosas. A piridoxina tonifica o estado geral, protege a pele e os órgãos digestivos, aliviando especialmente as pessoas nervosas, agitadas e sem sono

A sua carência provoca:

Crises de epilepsia. -

Anemia. -

Dificuldades em andar. -

Fraqueza geral. -

Dores abdominais. -

Eczemas. -

Vômitos na gravidez. -

Irritações na pele. -

Doenças digestivas.

Fontes:

Levedura de cerveja, melaço, embrião dos cereais, a cutícula do trigo, o milho, o leite, a soja, o mel, os cereais integrais e a geleia real das abelhas.

VITAMINA B9

– Vitamina M, ácido fólico ou ácido pteroiglutâmico. É muito útil no tratamento das anemias, pois atua sobre a elaboração dos elementos do sangue, e favorece o crescimento e a gestação.

A sua carência provoca:

Anemia macrocitária (aumento mórbido dos glóbulos vermelhos). -

Deformações no feto.

Fontes:

Levedura de cerveja, fígado de vitela, suco de espargos, trigo, couves, amendoim, soja, espinafres, pepinos, folhas verdes e saladas.

VITAMINA B12

– Cianocobalamina ou Cobalamina. Para ser absorvida, necessita de estar ligada a uma substância segregada pelas células do estômago chamado de fator intrínseco. Por isso as pessoas que fizeram cirurgia ao estômago, em que falta o “fator intrínseco”, existe uma carência de vitamina B12 que só começa a notar cerca de 2 anos depois da cirurgia. É essencial para a maturação dos glóbulos vermelhos e metabolismo dos ácidos nucléicos.

A sua carência provoca:

Anemia perniciosa.

Fontes:

Carne, ovos, cereais, levedura de cerveja, farelo de trigo, farelo de arroz,e em quantidade maior no fígado e rins.

VITAMINA H ou BIOTINA ou COENZIMA Q

Esta vitamina é indispensável à vida, ao crescimento celular e à respiração celular. Não há falta desta vitamina nos diversos alimentos e a síntese intestinal pelas bactérias desempenha um papel importante na sua elaboração, exceto quando se ingere clara de ovo crua, porque uma das proteínas (a avidina), atuando como antivitamina,fixa a biotina impedindo a sua utilização pelo organismo.Esta vitamina ajuda a restituir a energia e a conservar a saúde cerebral.

A sua carência provoca:

Alterações no crescimento. -

Dermatoses semelhantes ao eczema. -

Cansaço. -

Palidez. -

Dores musculares. -

Alucinações noturnas. -

Atrofia das papilas da língua.

Fontes:

Levedura de cerveja, iogurte, gema de ovo, tomate, fígado, cenouras, couves, feijão seco.

VITAMINA B15

– Ácido pangâmico. Substância que desempenha uma ação importante no metabolismo da célula hepática, da célula nervosa e do tecido muscular.

Fontes:

Caroços de damasco, no farelo de arroz e na levedura de cerveja.

COLINA

– Constituinte da Lecitina de soja. Um fosfolipídio abundante no organismo, a colina para alguns autores desempenha um papel de vitamina. Foi demonstrado o seu efeito antioxidante, estando presente a colina, a fixação do colesterol nas artérias não se fará com tanta facilidade. As gorduras são digeridas, também, com o seu auxilio. Ajuda tanto o fígado como a vesícula a terem um bom funcionamento. Combate a arteriosclerose.

A sua carência provoca:

Deposição rápida de gordura no fígado. -

Arteriosclerose.

Fontes:

Levedura de cerveja, gérmen de trigo, lecitinas naturais, gema de ovo, fígado.

INOSITOL

É uma vitamina anticolesterolêmica, protetora do fígado e neutraliza a ação do colesterol.

Fontes:

Levedura de cerveja, melaço, iogurte, frutas, nozes, leite, as folhas dos vegetais.

VITAMINA T

–Tegotina. Tem ação no desenvolvimento e maturação sexual e estimula o apetite.

Fontes:

Existe nas leveduras.

VITAMINA U

Tem ação curativa na úlcera gástrica.

Fontes:

Existe nas couves e outras hortaliças de folha verde. Emprega-se sob a forma de suco de couve, no tratamento da úlcera gástrica ou duodenal.

Modo de fazer o suco de couve para as úlceras:

Tomando diariamente um copo antes de cada refeição (em jejum), após quatro ou cinco dias desaparece a dor de estômago. Ao fim de três semanas, obtém-se a cura da úlcera.

VITAMINA D

– Antirraquítica. Encontra-se somente apenas nos alimentos de origem animal. A pele do Homem,quando exposta à luz (raios ultravioletas do sol), produz e acumula quantidade suficientemente. A vitamina D é absolutamente necessária para que se dê a assimilação do cálcio e do fósforo e a sua fixação no organismo.

A sua carência provoca:

Atraso no crescimento. -

Falta de ossificação na criança (raquitismo). -

Descalcificação no adulto (Osteomalácia). -

Descalcificação nas pessoas idosas (Osteoporose).

Fontes:

Leite, ovos, fígado, óleo de fígado de bacalhau, banhos de sol.

VITAMINA K

– Anti-hemorrágica, Filoquinona. Esta vitamina é indispensável para que o fígado possa fabricar uma substância chamada protrombina, proteína plasmática que tem uma grande influência na coagulação sanguínea. É produzida por bactérias, sobretudo colibacilo, no intestino, sendo esta fonte suficiente para satisfazer as necessidades. É sintetizada no intestino e vai sendo utilizada à medida que vai sendo absorvida, portanto a armazenagem no fígado parece ser pouco importante.

A sua carência provoca:

Doenças de fígado. -

Diarreias prolongadas.

Fontes:

Castanha, couve verde, espinafre, luzerna, couve flor (folhas), tomate maduro, amora, ervilha, soja, feijão seco.

VITAMINA E

– Alfa-tocoferol. A sua absorção intestinal efetua-se em presença dos sais biliares e a vitamina deposita-se principalmente no fígado e nos músculos. A sua ação é de grande importância na manutenção da elasticidade dos vasossanguíneos, no equilíbrio fisiológico dos músculos esqueléticos, na miopia evolutiva das crianças, na prevenção do aborto espontâneo e evidenciou-se a sua importância no tratamento das alterações patológicas dos vasos sanguíneos e também dos edemas e hemorragias dos recém-nascidos, do coração, pele; indispensável para uma menopausa indolor e para uma vida sexual normal.

A sua carência provoca:

Atrofia muscular. -

Perturbações cardíacas. -

Perturbações da função reprodutora do Homem e da mulher.

Fontes:

Óleo de gérmen de trigo, hortaliças de folhas verdes, especialmente o agrião, a alface. Ovos, leite, óleos, cereais integrais, frutos oleaginosos, azeite, manteiga, soja.

VITAMINA C

Antiescorbútica. É essencial para a formação de uma substância chamada colágeno, a qual serve de suporte à estrutura dos ossos, dentes, cartilagens, pele e tecido que constitui as paredes dos vasos sanguíneos. Intervém em muitas reações metabólicas e é fundamental para manter a resistência à infecção das células e tecidos.

A sua carência provoca:

Falta de apetite. -

Astenia. -

Hemorragias das mucosas, principalmente das gengivas. Podendo terminar na forma grave como escorbuto (lesões gengivais e dentárias, hemorragias cutâneas, perturbações ósseas, aparecimento de nódoas negras, mesmo fora de qualquer pancada).

Fontes:

Frutas, saladas cruas: laranjas, tangerinas, limões, morangos, pimentas, tomates, agriões, salsa, etc. É de todas as vitaminas a que o organismo humano necessita em maior quantidade – mais de 20 mg por dia.

VITAMINA P

– Rutina.

A sua carência provoca:

Aumento da permeabilidade e diminuição da resistência dos capilares, traduzindo-se por hemorragias ao nível da pele, das mucosas, hipertensão, ruptura de veias e vasos sanguíneos porosos.

Fontes:

Encontram-se acompanhada com a vitamina C, nos frutos cítricos (limão, laranja), abacaxi, morangos, pimentas e folhas verdes dos vegetais e também no fígado. Nos limões a maior concentração das vitaminas P e C é na casca.

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Responses

  1. tensart 857mg é bom ?

    Comprei ontem mas nao vi efeito nenhum, queria tomar um remedio para domir a noite inteira mas que seja natural. Paguei caro nesse e nao vi resultado o que o senhor indica?

    • Boa tarde Katia
      Este remédio que está fazendo uso é derivado do passiflora incarnata, tem um efeito mais relaxante do que ansiolítico. Onde voce mora compra-se com facilidade 2 dos melhores ansiolíticos naturais:
      Melatonina 3 mg + Thiamine de 1 mg, ou, 5-HTP 300 mg.
      Sucesso e bom sono.
      Prof. Paulo Edson


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