Publicado por: sosortomolecular | 8 de Maio de 2012

VITAMINAS, SUA IMPORTÂNCIA

Definição:

As vitaminas são substâncias orgânicas fundamentais, utilizadas em quantidades de miligramas ou ainda menores, mas que se faltarem na alimentação perturba toda a nutrição e levam a doenças graves e à morte. As vitaminas são princípios ativos indispensáveis como catalisadores e ativadores do metabolismo, que o organismo não pode sintetizar, exceto a vitamina D, que é elaborada sob a ação dos raios ultravioletas a partir de esteróis contidos em algumas células da pele, e a vitamina K, produzida por síntese intestinal, pelo que, excetuando estas duas, as vitaminas têm que ser fornecidas pelos alimentos que as contém.

Classificação:

As vitaminas classificam-se em duas grandes categorias em relação com a sua solubilidade: vitaminas lipossolúveis, que são solúveis nas gorduras, e vitaminas hidrossolúveis, que são solúveis na água. Fazem parte das vitaminas lipossolúveis: A, D, E, K. Vitaminas Hidrossolúveis: C, P, complexo B (B1, B2, B3, B5, B6, B9, B12 e B15) vitamina H, a M e a T.

VITAMINA A

– Axeroftol ou vitamina antixeroftálmica. Só existe nos alimentos de origem animal, como a gema de ovo, manteiga, leite, queijos gordos, óleos de peixe (óleo de fígado de bacalhau). Nos vegetais e nas frutas existe a provitamina A, ou “caroteno” substâncias decomposição aproximada que o organismo transforma em vitamina. As suas fontes são a cenoura, tomate, folhas verdes. Com cerca de 100 g de cenouras consegue-se obter a dose suficiente de vitamina A nos adultos. A cozedura não destrói a vitamina A, pelo que os vegetais ricos em caroteno (provitamina A) podem ser comidos cozidos sem qualquer receio de perda da vitamina. Quando administrada em grande quantidade, como medicamento, é tóxica e pode produzir a morte. O que nunca acontece quando é fornecida por alimentos.

VITAMINAS DO COMPLEXO B

Dentro das vitaminas do complexo B (foram identificadas até agora 17), o

Homem tem necessidade de cerca de 10 (B1, B2, B6, B12, PP, ácidos para-aminobenzóico, Pantotênico e Fólico, Biotina e Colina), das quais as cinco primeiras têm ação evidente. Em grande parte, estas vitaminas, são isoladas da levedura. Pela sua ação biológica podem dividir-se em dois grupos:

• As vitaminas que atuam predominantemente nos metabolismos dos princípios imediatos (hidratos de carbono, gorduras e proteínas), como é o caso das vitaminas B1, B2, B3 ou PP, B5 e B6.

• As vitaminas que intervêm na formação do sangue, como a vitamina B9, ou ácido fólico e a vitamina B12.

VITAMINA B1

– Aneurina, Tiamina ou vitamina antineurítica. Encontra-se em todos os alimentos, com exceção das gorduras e açúcar, predominando nos cereais, legumes secos e verdes, fígado e gema de ovo. É necessário para o crescimento e o metabolismo da energia.

A sua carência provoca:

Falta de apetite. –

Fadiga. –

Obstipação. –

Hipersensibilidade emocional. –

Fraqueza muscular e cardíaca. –

Polinevrite.

A carência da vitamina B1 pode ser devido, também, a deficiência de absorção pelo estômago, por causa de doença deste órgão, ou pela junção de bicarbonato à cozedura das hortaliças para as tornar mais verdes, o que destrói a vitamina; ou ainda ao alcoolismo crônico.

VITAMINA B12

– Riboflavina. Encontra-se no leite, fígado, ovos e vegetais verdes, sendo o leite a fonte principal e, depois, as folhas verdes. Levedura de cerveja, cereais e queijos. É necessária para o crescimento e todo o metabolismo.É uma vitamina que tem o seu valor, pois também evita as cataratas, e corrige a incapacidade de ver à noite.

A sua carência provoca:

Diminuição de vitalidade. –

Anemia. –

Inflamação da língua (glossite) e da conjuntiva (conjuntivite).-

Inflamação e ardor nos olhos (a córnea fica congestionada e opaca, originando o enfraquecimento do grau de visão).-

Fendas no canto da boca.

VITAMINA B3, PP

– Niacina ou Nicotinamida, antipelagrosa. Encontra-se nas vísceras, carne, peixe, cereais, exceto milho, legumes secos e verdes, batatas e folhas verdes. Intervém em ações enzimáticas do metabolismo. A sua presença é necessária à realização das oxidações que se passam nas células. Na sua ausência as enzimas, que vão auxiliar a respiração dos tecidos, não se formam.

A sua carência provoca:

A doença chamada pelagra (língua vermelha e fendida, dermatite, diarreia, demência), antigamente era frequente nas regiões de grande consumo de milho.

VITAMINA B5

– Ácido pantotênico. Tem um papel essencial nas oxidações celulares, na síntese da acetilcolina e do colesterol. O bicarbonato destrói esta vitamina.

A sua carência provoca:

Embraquecimento dos pêlos. –

Úlceras no estômago e nos intestinos. –

Lesões na pele.

Fontes:

Levedura de cerveja, Gérmen de trigo, soja, amendoim, fígado, ervilhas secas, gema de ovo, frutas, melaço, trigo integral, couves, mel, farelo de arroz.

VITAMINA B6

– Piridoxina. Desempenha um papel importante no tratamento da arteriosclerose, pois intervêm no metabolismo dos ácidos gordos insaturados, que têm uma poderosa ação na dissolução e mobilização das placas de colesterol, aderentes às paredes internas dos vasos sanguíneos. Participa na maior parte dos processos enzimáticos que presidem à assimilação dos lipídios e das proteínas pelas células. Intervém igualmente no metabolismo dos glicídios e, também do ácido glutâmico ao nível das células nervosas. A piridoxina tonifica o estado geral, protege a pele e os órgãos digestivos, aliviando especialmente as pessoas nervosas, agitadas e sem sono

A sua carência provoca:

Crises de epilepsia. –

Anemia. –

Dificuldades em andar. –

Fraqueza geral. –

Dores abdominais. –

Eczemas. –

Vômitos na gravidez. –

Irritações na pele. –

Doenças digestivas.

Fontes:

Levedura de cerveja, melaço, embrião dos cereais, a cutícula do trigo, o milho, o leite, a soja, o mel, os cereais integrais e a geleia real das abelhas.

VITAMINA B9

– Vitamina M, ácido fólico ou ácido pteroiglutâmico. É muito útil no tratamento das anemias, pois atua sobre a elaboração dos elementos do sangue, e favorece o crescimento e a gestação.

A sua carência provoca:

Anemia macrocitária (aumento mórbido dos glóbulos vermelhos). –

Deformações no feto.

Fontes:

Levedura de cerveja, fígado de vitela, suco de espargos, trigo, couves, amendoim, soja, espinafres, pepinos, folhas verdes e saladas.

VITAMINA B12

– Cianocobalamina ou Cobalamina. Para ser absorvida, necessita de estar ligada a uma substância segregada pelas células do estômago chamado de fator intrínseco. Por isso as pessoas que fizeram cirurgia ao estômago, em que falta o “fator intrínseco”, existe uma carência de vitamina B12 que só começa a notar cerca de 2 anos depois da cirurgia. É essencial para a maturação dos glóbulos vermelhos e metabolismo dos ácidos nucléicos.

A sua carência provoca:

Anemia perniciosa.

Fontes:

Carne, ovos, cereais, levedura de cerveja, farelo de trigo, farelo de arroz,e em quantidade maior no fígado e rins.

VITAMINA H ou BIOTINA ou COENZIMA Q

Esta vitamina é indispensável à vida, ao crescimento celular e à respiração celular. Não há falta desta vitamina nos diversos alimentos e a síntese intestinal pelas bactérias desempenha um papel importante na sua elaboração, exceto quando se ingere clara de ovo crua, porque uma das proteínas (a avidina), atuando como antivitamina,fixa a biotina impedindo a sua utilização pelo organismo.Esta vitamina ajuda a restituir a energia e a conservar a saúde cerebral.

A sua carência provoca:

Alterações no crescimento. –

Dermatoses semelhantes ao eczema. –

Cansaço. –

Palidez. –

Dores musculares. –

Alucinações noturnas. –

Atrofia das papilas da língua.

Fontes:

Levedura de cerveja, iogurte, gema de ovo, tomate, fígado, cenouras, couves, feijão seco.

VITAMINA B15

– Ácido pangâmico. Substância que desempenha uma ação importante no metabolismo da célula hepática, da célula nervosa e do tecido muscular.

Fontes:

Caroços de damasco, no farelo de arroz e na levedura de cerveja.

COLINA

– Constituinte da Lecitina de soja. Um fosfolipídio abundante no organismo, a colina para alguns autores desempenha um papel de vitamina. Foi demonstrado o seu efeito antioxidante, estando presente a colina, a fixação do colesterol nas artérias não se fará com tanta facilidade. As gorduras são digeridas, também, com o seu auxilio. Ajuda tanto o fígado como a vesícula a terem um bom funcionamento. Combate a arteriosclerose.

A sua carência provoca:

Deposição rápida de gordura no fígado. –

Arteriosclerose.

Fontes:

Levedura de cerveja, gérmen de trigo, lecitinas naturais, gema de ovo, fígado.

INOSITOL

É uma vitamina anticolesterolêmica, protetora do fígado e neutraliza a ação do colesterol.

Fontes:

Levedura de cerveja, melaço, iogurte, frutas, nozes, leite, as folhas dos vegetais.

VITAMINA T

–Tegotina. Tem ação no desenvolvimento e maturação sexual e estimula o apetite.

Fontes:

Existe nas leveduras.

VITAMINA U

Tem ação curativa na úlcera gástrica.

Fontes:

Existe nas couves e outras hortaliças de folha verde. Emprega-se sob a forma de suco de couve, no tratamento da úlcera gástrica ou duodenal.

Modo de fazer o suco de couve para as úlceras:

Tomando diariamente um copo antes de cada refeição (em jejum), após quatro ou cinco dias desaparece a dor de estômago. Ao fim de três semanas, obtém-se a cura da úlcera.

VITAMINA D

– Antirraquítica. Encontra-se somente apenas nos alimentos de origem animal. A pele do Homem,quando exposta à luz (raios ultravioletas do sol), produz e acumula quantidade suficientemente. A vitamina D é absolutamente necessária para que se dê a assimilação do cálcio e do fósforo e a sua fixação no organismo.

A sua carência provoca:

Atraso no crescimento. –

Falta de ossificação na criança (raquitismo). –

Descalcificação no adulto (Osteomalácia). –

Descalcificação nas pessoas idosas (Osteoporose).

Fontes:

Leite, ovos, fígado, óleo de fígado de bacalhau, banhos de sol.

VITAMINA K

– Anti-hemorrágica, Filoquinona. Esta vitamina é indispensável para que o fígado possa fabricar uma substância chamada protrombina, proteína plasmática que tem uma grande influência na coagulação sanguínea. É produzida por bactérias, sobretudo colibacilo, no intestino, sendo esta fonte suficiente para satisfazer as necessidades. É sintetizada no intestino e vai sendo utilizada à medida que vai sendo absorvida, portanto a armazenagem no fígado parece ser pouco importante.

A sua carência provoca:

Doenças de fígado. –

Diarreias prolongadas.

Fontes:

Castanha, couve verde, espinafre, luzerna, couve flor (folhas), tomate maduro, amora, ervilha, soja, feijão seco.

VITAMINA E

– Alfa-tocoferol. A sua absorção intestinal efetua-se em presença dos sais biliares e a vitamina deposita-se principalmente no fígado e nos músculos. A sua ação é de grande importância na manutenção da elasticidade dos vasossanguíneos, no equilíbrio fisiológico dos músculos esqueléticos, na miopia evolutiva das crianças, na prevenção do aborto espontâneo e evidenciou-se a sua importância no tratamento das alterações patológicas dos vasos sanguíneos e também dos edemas e hemorragias dos recém-nascidos, do coração, pele; indispensável para uma menopausa indolor e para uma vida sexual normal.

A sua carência provoca:

Atrofia muscular. –

Perturbações cardíacas. –

Perturbações da função reprodutora do Homem e da mulher.

Fontes:

Óleo de gérmen de trigo, hortaliças de folhas verdes, especialmente o agrião, a alface. Ovos, leite, óleos, cereais integrais, frutos oleaginosos, azeite, manteiga, soja.

VITAMINA C

Antiescorbútica. É essencial para a formação de uma substância chamada colágeno, a qual serve de suporte à estrutura dos ossos, dentes, cartilagens, pele e tecido que constitui as paredes dos vasos sanguíneos. Intervém em muitas reações metabólicas e é fundamental para manter a resistência à infecção das células e tecidos.

A sua carência provoca:

Falta de apetite. –

Astenia. –

Hemorragias das mucosas, principalmente das gengivas. Podendo terminar na forma grave como escorbuto (lesões gengivais e dentárias, hemorragias cutâneas, perturbações ósseas, aparecimento de nódoas negras, mesmo fora de qualquer pancada).

Fontes:

Frutas, saladas cruas: laranjas, tangerinas, limões, morangos, pimentas, tomates, agriões, salsa, etc. É de todas as vitaminas a que o organismo humano necessita em maior quantidade – mais de 20 mg por dia.

VITAMINA P

– Rutina.

A sua carência provoca:

Aumento da permeabilidade e diminuição da resistência dos capilares, traduzindo-se por hemorragias ao nível da pele, das mucosas, hipertensão, ruptura de veias e vasos sanguíneos porosos.

Fontes:

Encontram-se acompanhada com a vitamina C, nos frutos cítricos (limão, laranja), abacaxi, morangos, pimentas e folhas verdes dos vegetais e também no fígado. Nos limões a maior concentração das vitaminas P e C é na casca.


Responses

  1. tensart 857mg é bom ?

    Comprei ontem mas nao vi efeito nenhum, queria tomar um remedio para domir a noite inteira mas que seja natural. Paguei caro nesse e nao vi resultado o que o senhor indica?

    • Boa tarde Katia
      Este remédio que está fazendo uso é derivado do passiflora incarnata, tem um efeito mais relaxante do que ansiolítico. Onde voce mora compra-se com facilidade 2 dos melhores ansiolíticos naturais:
      Melatonina 3 mg + Thiamine de 1 mg, ou, 5-HTP 300 mg.
      Sucesso e bom sono.
      Prof. Paulo Edson

  2. I’d adore to retire in San Raphael, France on the Mediterranean Sea. It is so wonderful! I’d also do the job on learning French since extremely few folks there speak English.


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