Publicado por: sosortomolecular | 29 de Junho de 2012

Aplicações para Coenzima Q10

A coenzima Q10, também chamada ubiquinona é um nutriente semelhante as vitaminas,tendo caráter lipossolúvel.

O interesse pelo uso terapêutico da coenzima Q10 remonta a 1957 quando ela foi identificada pela primeira vez por F. Crane. Nos anos 60 o professor Peter Mitchell descobriu que a Coenzima Q10 produz energia a nível celular, descoberta que lhe deu o Prêmio Nobel de Química em 1978. No início dos anos 80, Karl Folkers, diretor do Instituto de Pesquisa Bioquímica da Universidade do Texas e Peter Langsjoen começaram a estudar a Coenzima Q10 de forma mais intensa.

Promissora pesquisa recente sugere que este nutriente pode ser uma importante terapia auxiliar para pacientes com câncer. Cientistas descobriram que esta coenzima pode programar as células cancerosas para se autodestruírem antes de se multiplicarem em suas velocidades usuais letais.

Esse achado foi um de vários estudos conduzidos por pesquisadores da Universidade de Miami. O principal investigador, Dr. S. L. Hsia, em uma entrevista disse: “Esta é a primeira vez na história que nós fomos capazes de ensinar seletivamente uma célula cancerosa a se matar com Coenzima Q10, via um mecanismo mitocondrial, sem danificar as células sadias”. Os dados sugerem que Coenzima Q10 reduz significativamente a expressão da família de genes bcl-2, que é responsável por conferir resistência à morte celular. Em essência, a Coenzima Q10 modula bcl-2 de uma maneira seletiva, que permite à célula cancerosa se matar sem afetar adversamente às células normais.

O Dr. Hsia observa que a Coenzima Q10 está concentrada nas mitocôndrias, as usinas de força geradora de energia contida em cada célula humana. É um importante cofator, ou agente contribuidor, na produção de ATP, a principal molécula fonte de energia das células, sendo vital para processos biológicos que sustentam a vida. Alguns Estas informações devem ser analisadas pelo profissional prescritor antes de adotados na clínica, e são de distribuição e uso exclusivo de médicos, farmacêuticos, terapeutas ortomoleculares, nutricionistas, dentistas e veterinários devidamente inscritos em seus órgãos de competência.

Especialistas acreditam que níveis diminuídos de ATP podem levar ao desenvolvimento de enfermidades crônicas, incluindo o câncer.

Corrigir uma deficiência de Coenzima Q10 pode ser essencial para uma boa saúde. O Dr. Stephen Sinatra recomenda suplementação de Coenzima Q10, especialmente, para aquelas pessoas submetidas a terapia de câncer de mama e outras que estão em risco de ter estoques esgotados deste nutriente, incluindo idosos e usuários de drogas estatinas redutoras de colesterol.

Os últimos achados científicos sugerem que, junto com seus efeitos cardioprotetores, a Coenzima Q10 pode retardar ou melhorar algumas doenças degenerativas, apoiar a remissão do câncer, contrapor efeitos tóxicos da quimioterapia e diminuir a incidência de enxaquecas. As investigações estão se expandindo para outras áreas e os pesquisadores estão agora requerendo estudos maiores e bem planejados para apoiar intrigantes achados de estudos pequenos e observacionais. Com a onipresença da Coenzima Q10 no corpo e as muitas funções essenciais que ela exerce, os cientistas, sem dúvida, continuarão a elucidar as muitas aplicações potenciais deste nutriente vital.

 


Responses

  1. Puteti slabi fara eforturi si diete complicate, consumand apa imprintata cu ritmuri theta. Achizionati acum, de pe http://AQUAlibrum.org si beneficiati de 50% reducere.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: