Publicado por: sosortomolecular | 6 de Março de 2014

ALIMENTAÇÃO ANTICANCERÍGENA

Atualmente, o câncer é reconhecido como uma doença comum, representando a segunda principal causa de morte no Brasil. Na faixa etária acima de 40 anos de idade é a principal causa de morte, sendo até 30% desses cânceres diretamente relacionados aos hábitos alimentares.

AFINAL O QUE É O CÂNCER?

É o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado (maligno) de células que invadem os tecidos e órgãos, podendo espalhar-se (metástase) para outras regiões do corpo.Dividindo-se rapidamente, estas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores (acúmulo de células cancerosas) ou neoplasias malignas. Por outro lado, um tumor benigno significa simplesmente uma massa localizada de células que se multiplicam vagarosamente e se assemelham ao seu tecido original, raramente constituindo um risco de vida.

Os diferentes tipos de câncer correspondem aos vários tipos de células do corpo. Por exemplo, existem diversos tipos de câncer de pele porque a epiderme é formada de mais de um tipo de célula. Se o câncer tem início em tecidos epiteliais é denominado carcinoma. Se começam em tecidos conjuntivos como ossos, músculos ou cartilagens são chamados de sarcoma. Outras características que diferenciam os diversos tipos de câncer são a velocidade de multiplicação das células e a capacidade de invadir tecidos e órgãos vizinhos ou distantes (metástases).
CAUSAS:

As causas que levam o aparecimento desta doença são multifatoriais, tais como: hereditariedade, tabagismo, estresse, sedentarismo, alimentação incorreta; os fatores ambientais, como a exposição ao sol e a poluição. Algumas pesquisas sugerem que pode ser possível evitar 35% dos casos apenas alterando a dieta.
A dieta é considerada um fator importante em 20 a 50% de todos os casos de câncer.
Alimentos contendo níveis significativos de agentes cancerígenos:
O nitrito e nitrato fazem parte da fórmula de várias substâncias usadas para conservar alimentos que, no estômago, transformam-se em nitrosaminas, um potente agente cancerígeno. As frituras produzem uma substância chamada acroleína, que é extremamente perigosa no desenvolvimento de vários tipos de cânceres. Alimentos expostos a substâncias com ação carcinogênica (potencializam o desenvolvimento do câncer).

Exemplos os defumado e churrascos que são impregnados pela fumaça do carvão, rica em alcatrão, o qual possui ação carcinogênica. Para que se possa mensurar do que estamos falando, o mesmo alcatrão é o responsável pelos vários tipos de câncer associados ao tabagismo. Carne-de-sol, peixes salgados e outros alimentos preservados em sal são associados ao câncer de estômago
Orientações Nutricionais:

Há a necessidade de se ter uma conscientização de mudanças hábitos de vida, assim fazendo substituições necessárias e adquirindo novos hábitos salutares para a saúde. Ter uma alimentação mais natural, rica em fotoquímicos, substâncias bioativas, fibras, encontrados largamente nas verduras, legumes, frutas, sementes de linhaça, semente girassol e proteínas de origem vegetal – a soja e cereais integrais.
Para a prevenção e tratamento desta patologia deve-se ser excluídos alimentos industrializados em geral, enlatados, embutidos, o consumo excessivo de alimentos ricos em gorduras saturadas, trans e sódio. Pois este consumo excessivo de gorduras saturadas e trans, além de causar doenças cardiovasculares, obesidade, hipercolesterolemias, são uma das principais razões da proliferação das células malignas. Então deve-se excluir: carnes gordas, queijos amarelos, chocolate em geral,margarina, manteiga, excesso de óleo, frituras, etc.
Os cereais integrais entram como um papel de destaque, pois contêm grande quantidade de fibras alimentares, centenas de fitoquímicos, vitaminas e minerais importantes. Baseado em evidência científica, o consumo regular de alimentos com grãos integrais reduz as taxas de doenças coronárias e várias formas de câncer.
Os 7 principais nutrientes anticancerígenos-

  1. Kefiran: Substância com poderosa ação anticancerígena encontrada no kefir.O kefir é um alimento funcional que nos traz uma série de benefícios tais como: reequilibra a flora intestinal, regulariza a pressão arterial, diminui frações de taxas de colesterol, sintetiza vitaminas do complexo B, ativa o sistema imunológico, além de ser nutritivo, rico em sais minerais, vitaminas destacando vitamina do complexo B, ácido lácteo,etc.
  2.  Isoflavonas: A isoflavona é um composto da soja, também chamado de fitoestrógeno, que atua na prevenção de doenças crônico-degenerativas como o câncer de mama, de cólon de útero e de próstata. Sua estrutura química é semelhante ao estrógeno (hormônio feminino) e, por isso, é uma substância capaz de aliviar os efeitos da menopausa e da tensão pré-menstrual. As propriedades estrógenos também ajudam a reduzir outro problema causado pela deficiência hormonal: a osteoporose. A soja é considerada um alimento funcional, pois fornece nutrientes ao organismo e traz benefícios para saúde. É rica em proteínas, possui isoflavonas e ácidos graxos insaturados e, segundo pesquisas na área médica, tem ação na prevenção de doenças crônico-degenerativas. Também é uma excelente fonte de minerais como ferro, potássio, fósforo, cálcio e vitaminas do complexo B. A manutenção da saúde, no entanto, não é feita apenas com o consumo de alimentos funcionais.
  3. Licopeno: É uma substância carotenóide que dá a cor avermelhada ao tomate, melancia, beterraba, pimentão, entre outros alimentos. É um antioxidante que, quando absorvido pelo organismo, ajuda a impedir e reparar os danos às células causados pelos radicais livres. É indicado para a prevenção de câncer na próstata. Pode ser obtida por manipulação, dosagem referencial 20mg.
  4.  Ômega3: São compostos naturais derivados de três ácidos graxos: alfa linolênico, eicosapentaenóico e docosaexaenóico, que exercem papéis importantes em várias funções biológicas do organismo humano. O ômega-3 favorece o fortalecimento do sistema imunológico, contribuem para a redução dos níveis de colesterol e regulam a fluidez do sangue. Como o organismo não pode produzi-los, estes elementos precisam ser introduzidos na nossa alimentação ou fornecidos por suplementos nutricionais. O consumo adequado de ácidos graxos ômega 3 pode melhorar a composição de lipídios no esôfago, reduzindo o risco de câncer nesta .Fontes: Carne de peixes, sementes e óleo de linhaça e fórmulas de manipulação, dosagem referencial de 500 á 1000 mg diárias.
  5.  Quercetina: É um poderoso antioxidante (que protege as células contra os radicais livres) e anti-histamínico (reduz as alergias). E pesquisas mostram que ele também previne câncer, especialmente da próstata. Uma combinação de quercetina com curcumina – o pigmento na curcuma – tem mostrado reduzir o número do crescimento de pré-cancerosos nos intestinos de pessoas com tendências a esses crescimentos. Maçãs e espinafres são também boas fontes de quercetina. E há como fazer em formula de manipulação conforme a orientação de seu nutricionista ou terapeuta.
  6.  Resveratrol: É um antioxidante encontrado em inúmeras plantas, incluindo casca de uva, framboesas, amoras. Resveratrol ajuda a matar células cancerígenas por inanição, inibindo a ação de uma proteína que as nutrem. A proteína chamada fator nuclear-kappa B (NF-kB, em inglês), é encontrada nos núcleos de todas as células e ativa os genes responsáveis pela sobrevivência das célula. Usando doses de resveratrol fisiologicamente relevantes e ocorrem efeitos dramáticos em células cancerígenas humanas.
  7. FosfoetanolaminaÉ um alimento funcional que possui ações imunoestimulante, enzimática e ação antitumoral devida a sua constituição: possui propriedades anticancerígena sobre a leucemia linfocítica, que atua contra os tumores através do sistema imunológico. Devido a isto a fosfoetanolamina é usada de forma preventiva e reversiva dos quadros de câncer.
    Em suma:
    A medida de prevenção do câncer ou no tratamento do mesmo requer da pessoa bons hábitos de saúde a nível nutricional e emocional. É indicado o tratamento de geoterapia que proporciona inúmeros benefícios para o paciente que está submetendo a algum tratamento oncológico. A argila medicinal é tanto uma medida preventiva de diversas patologias como de uso terapêutico.
    A argila tem em sua composição ferro, magnésio, cálcio, sódio, potássio e outros sais minerais. É absorvente, absorve todo corpo estranho contido no ser humano, que chamamos de toxinas, como ácido úrico, pus, tumores, excesso de calor, radioatividade e drogas em geral, inclusive os medicamentos, que são substâncias químicas sintéticas. Na radioterapia e na quimioterapia, a argila elimina os efeitos colaterais, trazendo vitalidade e bem-estar, chegando ao ponto de evitar queimaduras, enjôos ou queda de cabelos.
    E procure sempre um profissional em sua cidade um terapeuta, um trofoterapeuta, para poder ter as devidas orientações suplementares específicas ao seu caso e um terapeuta holístico para administrar o tratamento de geoterapia.

Responses

  1. Onde conseguir fosfoetanolamina? ?

    • Acabo de te responder.
      Prof., Paulo Edson

      • Olá, gostaria de saber a respeito de uma planta chamada aveloz, que mesmo sendo tóxica, ouvi dizer que é tb mtu eficaz para tratamento do câncer.
        Obrigada

      • Boa noite Patrícia
        Esta planta está proibida o estudo sobre ela no Brasil, segundo ANVISA, pela toxicidade, mas no interior usa-se muito. Mas não acredito que sozinha vá fazer muita coisa, tenho tido muito exito com alguns tratamentos, mas varia de pessoa para pessoa a resposta, se puder vir fazer uma avaliação ligue (21) 2240-2246 e agende.
        Prof. Paulo EDson

      • Boa noite Patrícia
        Esta planta está proibida de ser estudada pela ANVISA devido aos efeito toxicológicos dela, mas no interior usa-se muito. Tenho tido bons êxitos com algum tratamentos, mas varia de pessoa para pessoa, se quiser agende um dia (21) 2240-2246.
        Prof. Paulo Edson

  2. Como assim? Não entendi.

    • Boa noite Luiza
      Não sei mais qual o assunto, por favor repita.
      Prof. Paulo Edson

  3. IDNX is something that has been missing for sometime now. Superior looking out, Thies Lindenthal

  4. We are the principal resource to numerous developers, marketing agencies, and sales teams for their client-centric development and marketing needs and posts like this really do help us out.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: