Publicado por: sosortomolecular | 27 de Maio de 2015

ALIMENTOS PARA O CÉREBRO

Muitos nutrientes estão envolvidos no bom funcionamento das células nervosas, chamadas

Neurônios, como a colina, presente na gema dos ovos, vitaminas do complexo B encontradas nos grãos integrais, além de  fósforo, zinco, selênio e ômega 3  nos peixes, como sardinha, salmão, anchova, atum, arenque e cavala.

Recentemente, segundo estudo realizado pelo Instituto Salk na Califórnia, descobriu-se que uma substância, a fisetina, fortalece e estimula a formação de novas conexões entre os neurônios, fundamental para a manutenção de uma boa memória.

A fisetina é mais um fitoquímico, entre os 12 mil já identificados, presente nas frutas e vegetais em geral. Uma única planta pode conter diversos tipos desses compostos que  definem a cor e o sabor, além e os proteger das agressões do ambiente, como sol, bactérias e fungos, dentre outras.  Já para quem os ingere funcionam como antioxidantes do organismo e proporcionam benefícios à saúde e longevidade.

Os principais alimentos ricos em fisetina são as frutas como a jabuticaba, morango, maçã, laranja, kiwi, uva, pêssego, tomate, além de cebola e espinafre.

Mas é bom lembrar que para manter uma boa memória é preciso associar hábitos saudáveis como uma boa noite de sono, praticar alguma atividade física prazerosa, ter momentos de lazer, além de manter uma alimentação saudável e equilibrada, priorizando os nutrientes presentes nos peixes, cereais integrais (arroz, macarrão de arroz, trigo sarraceno e etc), nos ovos caipira (até 10 por semana), nas leguminosas (feijão carioca, lentilha e etc), nas oleaginosas (castanha do pará, amêndoas, nozes e etc),óleo vegetais prensados a frio como oliva, linhaça, girassol e etc, além de muitas frutas e legumes que são as fontes de diversas vitaminas, minerais, fibras e fitoquímicos, inclusive a fisetina.

Suco funcional rico em fisetina

Ingredientes
6 morangos

½ copo de suco de laranja

1 maçã com a casca

500 mg de CMM

1 colher de sobremesa rasa de sementes de linhaça

Preparo
Após higienizar as frutas, corte-as em pedaços pequenos.

Bata no liquidificador com a linhaça, pouca água e gelo.

Rendimento: 2 copos


Responses

  1. Caro professor:
    Gosto de consumir 2 rodelas de limão por dia, mas o facto de mastigar a casca e tudo fragiliza-me os dentes no dia seguinte. Então optei por colocar as rodelas num copo com uns 100 ml de água, só para cobrir o conteúdo sólido, e levar ao microondas até ferver. Depois deixo arrefecer até à temperatura ambiente, e ingiro tudo, isto é, a água e as rodelas completas. Assim, verifico que os meus dentes não são atacados, ao nível do esmalte, suponho. Mas fico na dúvida se, pelo facto de consumir desse modo o limão, não estarei a perder nutrientes importantes, nomeadamente, os óleos da casca. Muito obrigado pela atenção. Pedro Fig.

    • Boa noite Figueiredo
      Duas coisas erradas, água e microondas.
      Pode fazer da seguinte forma:
      1/2 copo de água morna de fogão
      suco de 1 limão
      1 colher de chá de bicarbonato de sódio.
      Tomar em jejum. Um abraço. Prof. Paulo Edson


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: