Publicado por: sosortomolecular | 27 de Novembro de 2016

Os segredos para combater o cansaço do dia a dia

Quantas pessoas se vêem nesta rotina?

Acordar cedo… ainda com sono, preparar o pequeno-almoço para si e… para os filhos, deixar tudo preparado para as refeições seguintes… olhar-se ao espelho e arranjar-se da melhor forma possível… sair a correr para deixar os miúdos na escola, desesperar no trânsito porque já está atrasada para o emprego, tomar café, trabalhar até à hora de almoço com uma  pausa “medíocre” pelo meio…

Ainda o dia vai a meio… já não tem energia e está cheia de fome?

Mas como pode conservar a sua energia durante muitas mais horas e a evitar o cansaço extremo ou fadiga física?

Existem algumas “atitudes” e alguns alimentos que podem fazer toda a diferença.

Escolha melhor as companhias

Há pessoas que nos sugam boa parte da nossa energia!

Algumas falam demais, outras só falam mal dos outros ou pelo contrário falam muito de si próprias sem dar espaço à sua resposta… apenas precisam de si para ouvir! Além de serem muitas vezes  pessimistas, ainda por cima não se aprende nada de novo ou útil com elas!

Chega-se a um ponto em que fica farta de ouvi-las… então talvez seja isso mesmo que deva responder, com coragem… sempre de forma delicada e nobre desculpando-se atenciosamente por não puder ficar mais tempo…!

Se a pessoa aceitar facilmente a sua escusa então não é “má pessoa” é mesmo um problema de discurso difícil de controlar. Se pelo contrário a pessoa ficar chateada então não devem restar duvidas que é mesmo egoísta e má companhia pelo que deve “fugir dela a 7 pés “…!

Resumindo mantenha a sua “classe”… seja sempre delicada e potencie a sua energia escolhendo, preferencialmente, pessoas que sejam positivas e bem humoradas!

Escolha companhia de mulheres

Pois é… esta talvez surpreenda, mas tem base científica! As mulheres produzem mais  oxitocina, a chamada “Hormônio do Amor” que também é responsável pelo fortalecimento das relações de amizade.

Por isso, quer seja homem ou mulher, se puder escolher prefira a companhia de uma mulher com sentido de humor… vai ficar mais Alegre e por isso com mais Energia!

Sexo para animar “a malta”

Este artigo não tem tabus! Nos momentos de maior excitação o nosso organismo aumenta a produção de dopamina, endorfina e serotonina o que leva a uma diminuição do cortisol e a um aumento do humor, alegria, boa disposição  e energia.

Um estudo da Universidade do Estado do Arizona, nos Estados Unidos, revelou que as mulheres que tinham feito sexo na noite anterior acordavam mais relaxadas e bem humoradas!

Por favor mexa-se…

Quando o cansaço aperta pode parecer penoso, mas o  exercício físico aumenta a oxigenação do sangue e dos tecidos além de estimular a libertação de substâncias que garantem um aporte de energia, como a adrenalina, e boa disposição como a dopamina, serotonina e endorfina.

Não é preciso muito para se sentir melhor. Uma simples caminhada de 45 minutos ou uma pedalada de 20 minutos pode fazer um pequeno milagre à sua disposição

Um estudo da Universidade da Geórgia nos Estados Unidos, demonstrou que adultos que pedalaram com baixa intensidade durante 20 minutos, três vezes por semana, sentiram-se 65% menos fatigados que o grupo que não se movimentou e 16% mais bem dispostos que o grupo que pedalou com maior intensidade.

Vá dormir… se faz favor…

OK… já escolhemos melhor a nossa companhia, conversamos com uma mulher bem humorada, fizemos sexo para “animar” e ainda conseguimos dar uma caminhada ao ar livre!

Muito bem… por esta altura já sorrimos bastante e a nossa energia está já em níveis bem mais elevados do quando começamos, mas… há sempre um, mas… tudo pode ser deitado fora se… pois claro já adivinhou… dormir mal…!

O sono só por si merece um artigo próprio e estamos preparar uma infografia para simplificar e o ajudar a dormir melhor.

O que se passa durante o sono é verdadeiramente extraordinário!

Consolidação da memória, regeneração acelerada das nossas feridas, reparação de lesões cerebrais e fortalecimento do nosso sistema imunitário são apenas algumas das funções essenciais que ocorrem durante o sono.

Numa noite de sono ocorrem vários ciclos. Cada ciclo de sono tem cinco fases e dura cerca de 90 minutos havendo, portanto vários ciclos consecutivos, separados por micro-despertares, dos quais geralmente não tem consciência. Durante uma noite completa e saudável de sono um adulto deve fazer 5 ciclos ou seja 450 minutos ( cerca de 7 horas e meia de sono ).

Água com limão pela manhã

Num copo de água morna esprema o sumo de um limão.

Quais os benefícios do limão?

1.     Reforça o sistema imunitário devido à presença de vitamina C ( acido ascórbico ) que tem efeitos anti-microbianos e anti-inflamatórios. O limão também contém glicosídeos chamados saponinas que têm propriedades antimicrobianas aumentando a proteção contra a gripe. Por último, o ácido ascórbico auxilia a absorção do ferro pelo organismo.

2.     Desintoxica o organismo, pois embora o sabor do limão seja ácido, este fruto é de fato, um dos alimentos mais alcalinos. O ácido ascórbico e cítrico são facilmente metabolizados pelo corpo, ajudando a alcalinizar o sangue.

3.     Auxilia a digestão. O limão é tradicionalmente usado como auxiliar da digestão. Pensado para purificar e estimular o fígado, o sumo de limão é tradicionalmente recomendado para suportar o ácido clorídrico no estômago, durante a digestão. A vitamina C tem estado associada à redução do risco de úlcera péptica, causada pela bactéria Helicobacter Pylori.

4.     Impulso de energia. O sumo de limão dá ao corpo energia extra, uma vez que influencia o processo digestivo e ajuda a reduzir a ansiedade e a depressão.  Até mesmo apenas o cheiro a limão pode ter um efeito calmante no sistema nervoso.

Pequeno-almoço, mas grande refeição!  Por quê?

O pequeno-almoço quebra o jejum depois do período de sono. Enquanto dormimos as nossas necessidades energéticas diminuem (taxa metabólica basal), sendo apenas utilizada a energia necessária para a manutenção das funções básicas do organismo.
Sendo a primeira refeição do dia as suas funções devem ser as seguintes:

·         Repor a energia gasta durante o sono;

·         Estimular o seu metabolismo, aumentando o gasto energético;

·         Melhorar o rendimento cognitivo e a concentração;

·         Evitar a fraqueza e o cansaço no final da manhã;

·         Controlar o apetite para o almoço;

·         Ajudar a manter o equilíbrio alimentar e calórico mais saudável ao longo do dia evitando momentos de forte sensação de fome;

 Pequeno-almoço rico em proteínas

 De manhã, a proteína converte-se em dopamina, que energiza o corpo. A carne é uma fonte óbvia, mas há vários alimentos ricos em proteínas: feijão, ervilhas, ovos, soja, avelãs e sementes.

Deve realçar-se o papel que os ovos parecem ter. Em vários estudos têm sido associados a uma maior saciedade e menor ingestão calórica, o que os torna muito interessantes também no controle do peso.

Hidratos de carbono (pão e cereais) devem ser consumidos com moderação, assim como alimentos processados com muito açúcar adicionado, que vão provocar uma sensação de “moleza”.

Um estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition revela o seguinte:

Os investigadores compararam dois pequenos-almoços distintos no teor protéico. Um continha ovo e carne (35 g de proteína) e outro apenas os típicos cereais (13g). Os resultados indicam maiores níveis de saciedade com o pequeno-almoço rico em proteína, o que se verificou concordante com o perfil hormonal. Além disso, a necessidade de refeições intercalares (snacking) foi substancialmente reduzida, influenciando também o que era ingerido ao final do dia.

Pão de centeio

É uma boa fonte de hidratos de carbono que permite a libertação linear de energia ao longo do dia. Coma mas com moderação.

Chocolate negro

Contém cafeína e teobromina, dois componentes que aumentam o nível de energia. Quanto mais negro for o chocolate menos açúcar conterá e maior será o seu potencial energético. No entanto seja moderado por causa das calorias!

Iogurte Grego

É mais rico em lactose, que o tradicional iogurte, sendo uma ótima fonte de proteínas. Mantém-nos com uma sensação de estarmos saciados durante mais tempo e ajuda ao equilíbrio da flora intestinal e, portanto do sistema imunitário.

Amêndoas

Estão cheias de vitamina E, magnésio e são uma fonte de proteína que ajuda a manter um nível de energia estável durante o dia. Também são um ótimo snack, para quando a barriga começa a dar horas.

Mirtilos

São considerados um super alimento. Estão repletos de antioxidantes e estudos recentes mostram que melhoram a função cognitiva e agilidade mental.

Ovos

São uma boa fonte de proteína e uma excelente fonte de energia. Além disto, providenciam uma imensidão de vitamina B.  Pode comer um por dia, se for cozido. Se forem fritos, por causa da gordura adicionada, pode comer 2 a 6  por dia.

Pipocas? A sério!?

Sim leu bem… as pipocas são considerados um dos melhores snacks para crianças desde que não estejam “encharcadas” em gordura e açúcar, por terem milho na sua base são uma boa fonte de energia e quase todos adoram comer com boa companhia ao mesmo tempo em que passa um bom filme!

Óleo de Avestruz

Além de ser uma boa fonte de Omega-3/6/7/9, ajuda a prevenir a depressão e, além do mais, ajuda-o a manter um bom estado de espírito.

Espinafres

São uma boa fonte energética, uma vez que são ricos em ferro. Um dos sintomas de deficiência em ferro é o fato de os pacientes se sentirem sempre cansados.

Manter a sua energia equilibrada é também aprender a gostar de si para que possa dar o seu melhor a quem lhe dá apoio nos momentos difíceis. Espírito positivo sempre!

Ajude os seus amigos e PARTILHE com eles este artigo que lhes pode ser muito útil… eles vão agradecer!

 


Responses

  1. Obrigada


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