Publicado por: sosortomolecular | 1 de Outubro de 2009

O verdadeiro vilão: Homocisteína

A homocisteína é considerada um fator de risco para doenças cardiovasculares muitas vezes pior do que o colesterol
As doenças cardiovasculares são consideradas uma das principais causas de morte em todo mundo. Somente nos Estados Unidos, no ano passado, 450 mil pessoas morreram em decorrência dessa doença. No Brasil a taxa foi de 180 mil. Além da herança genética, o estilo de vida de cada pessoa – sedentarismo, fumo, estresse, entre outros – interfere na saúde cardíaca. O colesterol elevado é considerado o inimigo número um do coração. Mas, o verdadeiro vilão da história e a homocisteína.

Aminoácido natural, a homocisteína é produzida após a ingestão de carnes e laticínios. Ela surge em nosso organismo como um produto do metabolismo da metionina e é convertido em cistationa, um aminoácido. Esse é o caminho natural da homocisteína no organismo. Se esse ciclo não for corretamente seguido, pode haver prejuízo à saúde. O excesso da substância no sangue provoca o aumento do risco de coágulos e entupimento das artérias, e contribui para a formação de depósitos de gordura nas paredes dos vasos sanguíneos. É a homocisteína, e não o colesterol, a substância que dá início às lesões vasculares que causam o infarto.

O nível de homocisteína elevado no sangue, como o de colesterol alto, aumenta o risco de doenças cardíacas, podendo evoluir para um infarto, até mesmo em pessoas jovens. Só que o índice elevado de homocisteína é considerado um fator de risco para doenças cardiovasculares muitas vezes pior e mais preciso do que o colesterol. O que agrava ainda mais o aparecimento de doenças coronarianas é que a homocisteína acelera a oxidação do LDL (o mau colesterol) aumentando ainda mais os danos vasculares. Ou seja, a concentração de colesterol pode estar normal, mas se o nível de homocisteína no sangue estiver alto, o prejuízo ao coração acontece de forma mais rápida do que se acontecer o contrário.

Para que a homocisteína não cause danos são necessários elementos naturais que regulem as reações da substância no organismo. As vitaminas B6 e B12, betaína e acido fólico são responsáveis em manter a concentração de homocisteína normalizada. Estudos apontam que os altos níveis de homocisteína no sangue podem estar relacionados com a deficiência dessas substâncias. Uma dieta alimentar adequada, rica em frutas cítricas, vegetais – especialmente os de folhas verdes – cereais, lentilha, aspargo, espinafre, feijão pode evitar os altos níveis da substância inimiga do coração.

Pessoas com doenças coronarianas têm o risco 10 a 15 vezes maior de sofrer um infarto se a concentração da homocisteína estiver elevada e cerca de 10% a 20% dos casos de doença cardíaca também são causados pelos altos índices da substância. A homocisteína é medida por meio de um simples exame de sangue. O nível saudável está entre 5 e 15 micromoles por litros (mmol/l). Nos países desenvolvidos esse tipo de exame se tornou obrigatório. A homocisteína ainda é desconhecida por grande parte da população, principalmente no Brasil. Os riscos que os altos índices da substância podem causar são sérios, e está provado que ela é bem pior que o temido colesterol.

About these ads

Responses

  1. Tenho a homocisteina elevada e queria mais informações

    • Boa Noite Vania
      a homocisteina elevada aumenta muito o risco de problemas cardiovasculares, é necessário saber a dosagem de sua B¹² para sabermos como orientar.
      Prof. Paulo Edson

    • meu filho esta com suspeita o resultado da sempre 17 e muito baixo ele corre o risco de morrer

      • Boa noite Andrea
        Não entendi seu e-mail, não tem informação alguma que eu possa te ajudar.
        Prof. Paulo Edson

  2. É possível estar com os níveis de B12 e de homocisteína elevados ao mesmo tempo? Desde já agradeço.

    • Boa noite Alessandra
      Em arte de saber sobre saúde tudo é possível, por isso a parte clínica será sempre soberana. É possível sim, estar com ambos elevadas. É raro, mas, acontece.
      Prof. Paulo Edson

  3. Por favor, qual a posição da medicina ortomolecular com relação a ingestão de açúcares? Sou dentista e Tenho estudado muito a respeito. Li alguns livros como a “medicina da imortalidade” e “açucar um perigo doce” e acredito que um sinal de alerta deva ser dado as pessoas que inocentemente ingerem cada vez mais esse produto sem ter o conhecimento de que trata-se de um veneno causador de diversas doenças.
    Obrigado.

    • Bom dia Rogério
      O açúcar assim como trigo branco e o leite são alimentos altamente nocivos, pois fazem no organismo a glicação, ou SPMP, que é um processo inflamatório repetitivo, gerando o estresse oxidativo em nível celular.
      No caso do açúcar forma o que chamamos de ponte mentirosa de energia, visto ser um alimento refinado, inibidor das funções das paratireóides, ou seja, inibe a fixação do cálcio e vicaria fósforo, ou seja como efeito, acidez e desequilíbrio do SNC.
      Prof. Paulo Edson

      • Falou no leite, o iogurte também tem esse problema? Obrigado

      • Boa tarde Daniel
        Os derivados do leite, de forma fermentada, são menos agressivos, exceção ao requijão que é horrível para a saúde.
        Prof. Paulo Edson

  4. Prezado professor,

    Tenho 53 anos. Desde jovem tenho o colesterol alto (288). Há 2 anos comecei a tomar Crestor. Depois de 6 meses o valor caiu para 200, mas assustado com os efeitos, parei. Hoje tenho HDL 42, Protéina C reativa 0,4, Triglicérides 294 e Homocisteína 15,2. Não tenho pressão alta, nem fumo, nem diabetes, apenas Hiperplasia prostática. O que posso fazer? Moro em Foz do Iguaçu. Onde você atende?

    • Boa tarde Antonio
      Possívelmente sua homocisteina teve este almento por causa do medicamento, voce precisa fazer grande ingesta de óleos graxos de cadei longa, pricipalmente por causa da próstata. Sua vitamina B¹²ambém deve ter sofrido uma queda e com isso seu fígado junto a homocisteina não produz ubiquinono suficiente para nutrição cardivascular, é necessário uma boa avaliação. Atendo no Rio de Janeiro, inclusive muita gente de fora do estado, meu telefone (21) 9750-9101, se houver algo que possa fazer para ajudá-lo estou ao dispor, meu e-mail direto é p.jacob@terra.com.br. Saúde está muito jovem para deixar coisas anormais acontecerem.
      Prof. Paulo Edson

      • Boa tarde, sou farmacêutico bioquímico e acredito que o colesterol que na verdade é o ciclopentano perhidrofenantreno, mas entretanto só quero ajudar, existem dois tipos de gorduras em resumo; a Saturada e Insaturada ou seja gorduras de animais são saturadas e gorduras em conservas são insaturadas e na verdade as que mais aumentam os níveis de triglicerídeios são as insaturadas pois possuem conservantes para ficar fora das geladeiras seja metilparabeno, propilenoglicol entre outros conservantes…enfim bom mesmo é sair do sedentarismo e fazer de tudo para evitar medicação, pois remédios somente em último caso, pois medicina não tem ciência exata, portanto sempre bom fazer exercicios e as vezes caminhada com certeza é melhor do que correr. kkkk forte abraço. Dr. Jonne Rógeres Farmacêutico-Bioquímico sou também Farmacologista pela federal e Citologista Clínico. Abraços.

      • Boa noite Jonne
        Que bom que posso contar com pessoas esclarecidas como voce, obrigado pela colocação sobre o colesteroal. Se tiver matéria para publicar, me envie que com imenso prazer faço do meu blog sua informação, com sua autorização.
        Prof. Paulo Edson

  5. Gostei muito do site e ja coloquei entre favoritos para acessar diretamente todos os dias.
    C Atenção
    Claudio

    • Boa noite Claudio
      tento passar informações sérias, que delas possa ser tirado sempres um proveito em benefício próprio ou de um amigo. Se houver dúvidas ou precisar de uma informação, disponha, p.jacob@terra.com.br
      Prof. Paulo Edson

  6. Por favor, você pode explicar melhor a relação entre Crestor 10 mg diário e o aumento da homocisteína. Embora com LDL controlado, meu marido, que é usuário de Crestor, está com placa nas coronárias. Obrigada.

    • Boa noite Cristina
      Neste mesmo blog voce encontra “O que causam as estatinas”, a redução de colesterol leva a aumento de homocisteina, e déficit de B¹² pelo sofrimento hepático devido ao princípio ativo do medicamento, o que acaba sendo mais desagradável para o usuário, uma boa atividade física, mudança nos hábitos nutrionais, igesta de omega 3 resolve este problema sem agressão.
      Prof. Paulo Edson

  7. Olá

    O meu resultado apresentou Homocisteína 5,1 – Linfócitos 53,4 / 2627,3 –
    Monócitos 5,9 / 290,3 – Ferrentina 22,6.
    Tenho 28 anos, gostaria de um comentário sobre os meus resultados.
    Obrigada.

    • Boa tarde Luciana
      Com somente estes resultados é difícil emitir uma opinião, no tratamento ortomolecular é necessário uma avaliação muito maior do que é saúde. Procure por um terapeuta ortomolecular, ele te orientará.
      Prof. Paulo Edson

  8. Faço uso há 3 anos de Crestor 10, há um ano atrás o neuro precreveu aumentar para Crestor 20 (que uso atualmente), minha Homocisteina aumentou para 13,09. O mau colesterol e os triglicerides estão abaixos do normal. Está aceitavel este valor 13,09, ou é preocupante? Grato, abs.

    • Boa noite Carlos
      Este valor de homocisteina é alrmante sim, não é preciso deixar acontecer uma manifestação de doença para que venha a ser tratado. Procure por um profissional em ortomolecular próximo a voce, ele te fará uma boa orientação terapêutica.
      Prof. Paulo Edson

  9. bom dia

    Fiz alguns exames , mas meu medico nao me passou se tem alguma gravidade nos exames, so me disse que estou bem .
    HOMOCISTEINA=19,7
    TSH ULTRA SENSIVEL HORMONIO TIREOESTIMULANTE =1,89
    ASPARTATO AMINOTRANSFERASE=19
    TRIGLICERIDES= 92
    UREIA=29
    ALFA 1 ANTITRIPSINA=106,0
    LEUCOGRAMA=317MIL/M3
    COLESTEROL TOTAL= 222
    HDL COLESTEROL= 45
    GLICOSE EM JEJUM= 94
    LIPOPROTEINA A = 47,7

    POR FAVOR ME DE UMA ORIENTAÇAO SOBRE RESULTADOS ACIMA.
    AGRADEÇO
    GLAUCIA

    • Boa noite Gláucia
      Esta taxa de hocisteina para mulher é muito elevada, precisa rever seus hábitos nutricionais, sua atividade física, etc..verificar sua taxa de B¹² Prrocure outro profissional ligago a ortomolecular, ele irá te ajudar bastante.
      Prof. Paulo Edson

      • Boa tarde, prof. Paulo Edson, no caso da Gláucia, somente a homocisteína está elevada, mas entretando seu colesterol que o correto seria até 200mg/dl, elevou-se um pouco por causa creio eu de sua alimentação e principalmente falta de frutas verdade que possuem maiores concentrações de taninos que são na verdade antioxidantes, tanto que o triglicerídeos dela está normal, pois tem que ficar na taxa de até 160 mg/dl. Seria melhor também ela enviar dados de exame de sangue e sobretudo o hemograma cto, pois um hemograma bem interpretado com certeza nos revela grandes informações e até mesmo aquelas células que fazem parte do tecido adiposo ou seja tecidos gordurosos, tenho certeza que o hemograma nos revelará muitas coisas, forte abraço espero ter ajudado e desculpas ficar me intrometendo é que realmente gosto de saúde e se eu puder ajudar pode contar comigo… forte abraço. Prof. Jonne Rógeres. Farm-bioquímico/farmacologista e citologista clínico

  10. Dr,
    O senhor tem consultorio no rio?
    Gostaria de iniciar um tratamento
    obrigada

    • Boa noite Cláudia
      Sim, atendo no Rio de Janeiro, Rua Senador Dantas 118/sl. 710, Centro, RJ, Fone: 2240-2246/9750-9701. Atendimento as segundas e quartas feiras. Um bom final de semana e muita paz
      Prof. Paulo Edson

  11. Dr Gostei muito do seu site. Eu estou sempre a busca de novas informaçoes e sou um laboratorio vivo, procuro fazer o melhor em termos de nutrição e atividade fisica. Ha tres anos atras eu pesava 104 kg (1,85 m de altura ) o colesterol e triglicerides no limitrofe, hoje apos uma revolução em minha nutrição e atividade fisica estou com 85 kg, colesterol 163 e triglicerides 119 , pca 0,53, glicose 89, idade 50 anos. Gostaria saber se me aconselha fazer o homocisteina e outras avaliaçoes uma vez que faço muita atividade fisica com alta ingestao proteica, pouca gordura saturada, bastante insaturada , etc.
    Aguardo seu aconselhamento
    ROGELIO

    • Boa tarde Rogélio
      Os exames que os terapeutas ortomoleculares solicitão é mais em busca do que tende o organismo a se manifestar, quando fazemos uma boa interpretação nos antecipamos a possíveis problemas, esta é fazer uma saúde preventiva, faça o marcador de homocisteína.
      Prof. Paulo Edson

  12. Boa Noite, estou com HOMOCISTEINA EM 17,5 gostaria de saber se tem cura, pois estou preocupada em relação a ter filhos? Meu Ginecologista disse q posso ter abortos, ou feto com má formação.

    • Boa noite Daniela
      Claro que tem tratamento, não é uma doença, é desequilíbrio homeostático do organismo. Precisa passar por uma boa orientação nutricional, fazer uma desintoxicação e vai resolver o problema. Procure por um terapeuta ortomolecular, com certeza de ajudará bastante.
      Prof. Paulo Edson

  13. Prezado Prof. Paulo Edson,
    Estou com a Homocisteína em 19,3 e Anticoagulante Lúpico em 2,01 / 1,56. Existe relação entre esses dois resultados? O Sr. acha que com orientação nutricional é suficiente para reverter o quadro? Grato. Wilton

    • Boa noite Wilton
      Todo medicamento ou remédio ingerido passa obrigatóriamente pela fígado para distribuição em todo o organismo, qualquer substância química com longo tempo de uso, fará com que ele se desequilibre e gere outros problemas, como aumento da homocisteína, que é uma gordura letal, pois inbe este órgão a produzir ubiquinona, uma coenzima (CoQ10) fundamental as ativades da musculatura lisa, principalmente do coração.
      Prof. Paulo Edson

  14. muito esclerecedor, muito bom.

    • Boa noite Ronaldo
      Que bom que tenha gostado do artigo, existe muitas outras informações úteis no blog, vale a pena estar sempre viajando por ele. Um abraço
      Prof. Paulo Edson

  15. sou medico e me interessei muito por otomolecular
    tem alguma pos-graduaçao em brasilia

    • Boa noite Almir
      Como não tem reconhecimento oficial pór parte do CFM, esta prática não muito feita em pós graduação, agora estamos formando um grupo de professores para esta formação aqui no Rio e em outros estados, mantenha sempre contato que te informa as novidades.
      Paulo Edson

  16. Prof. Paulo. Passei por 2 abortos, tive trombofilia da segunda gestação, houve alteração no meu exame de homocistéina, o senhor acha que pode ter relação o nível de homocistéina com as perdas gestacionais? Se a homocisteína é produzida após a ingestão de carnes e laticínios, devo evitar ou ingerir carnes e laticínios?

    Obrigada!

    • Boa tarde Anna
      É um agrande indicação de que com a homocisteina alta a ubiquinona chamada de Coenzima Q10 fica inibida em sua produção e, toda a musculatura lisa entra em deficiência, mas julgar somente este aspecto não é justo, precisa ser melhor avaliada com um mineralograma capilar e outros exames clínicos.
      Um abraço Prof. Paulo Edson

      • O senhor teria alguma indicação de um médico ortomolecular aqui no Espírito Santo. Peguei meu resultado de homocisteína hoje e foi elevadissimo 31.8. Meu hematologista pediu para repetir o exame e iniciar o uso de ácido fólico 5 mg imediatamente. Estou um pouco assustada, corro algum risco imediato? Obrigada por suas informações.

  17. Fiz o exame de homocisteina e o resultado foi 8,8, gostaria de saber se está normal ? Att.

    • Boa tarde Cidinha
      Na análise laboratorial esta taxa é normal, mas para nos ortomoleculares já existe indício de esteatose hepática. Se avaliarmos HDL, VBit.B¹² confirmamos ou não, além de outras informações clínicas. Procure um terapeuta ortomolecular próximo a vove que ele te ajudará a resolver o problema, não é e necessário esperar adoecer.
      Prof. Paulo Edson

  18. Olá

    O meu resultado apresentou Homocisteína 29.0 mcmol/l – sensibilidade 2,0 mcmol/l – linearidade 50,0 mcmol/l – coeficiente de variação biologica 9% – erro total permitido 17,7% – colesterol 230
    Tenho 45 anos, gostaria de um comentário sobre os meus resultados.
    Obrigad0.

    • Boa noite Raimundo
      Voce já está fazendo um quadro de hocisteinúria, qu torna-se perigoso para os desequilíbrios cardiovasculares. Procure um cardiologista ou terapeuta ortomolecular, ele te ajudará a resolver o problema.
      Prof. Paulo Edson

  19. CARO Prof. Paulo,
    Em 2002 aos 50 anos fiz uma cirurgia de joelho e sofri de trombose na ploplites e femural(se não me falha a memoria) tratada e revertida com Clexane(20 doses), Marevan e Daflon 500. O exame de imagem 60 dias depois mostrou que ambas as veias estavam totalmente recuperadas. Este ano, no final de agosto, apresentei novamente um caso de trombose(bem menor do que o primeiro)na ploplitea, tratada da mesma forma que a primeira. Fiz dia 26/10 exame de sangue e minha homocisteina esta em 13,1. Isso é devido aos remedios ou preciso fazer uma investigação mais profunda? Obrigado
    Eneas Fernandes

    • Boa noite Eneas
      Normalmente estes casois a contecem por deficiência de colágeno, mas tem outros suplementos que são necessários de serem avaliados por um mineralograma capilar. A partir deste exame podemos ter uma avaliação melhor de suas carências.
      Prof. Paulo Edson

  20. Boa tarde, Dr.
    Fiz o exame e a homocisteina deu 22,5 mcmol/l. Tomo ácido fólico há um ano e seis meses pois estava querendo engravidar até então nem sabia nada sobre homocisteina, mas comecei a investigar após abortos repetidos. Esse ácido fólico que tomo há tanto tempo não deveria diminuir a homocisteina? Tenho 31 anos e estou grávida de 7 semanas e estou com muito medo de meu filho nascer com alguma má formação. Obrigada

    • Boa noite Paula
      Que bom que voce tenha entendido o que causa a homocisteina alta em nosso organismo, mas o uso de ácido fólico não a dimunui, pode até mesmo aumentar, pois causa prisão de ventre e intoxicação hepática. Hoje existem estudos na Alemanha que causa até câncer de mama. Proucure por um terapeuta ortomolecular, ele poderá te ajudar muito. Um abraço
      Prof. Paulo Edson

  21. Boa tarde doutor

    Fiz o exame e minha homocisteina deu 3,3, tenho 26 anos e sou mulher. Vi que o normal é acima de 4. Será que tenho algum problema?

    Obrigada

    Kelly

    • Bom dia Kelly
      Não é problema, basta que faça ingesta de gorduras marrons, chamadas de inteligentes: óleo de coco extravirgem, squalena comp. azeite de oliva, nozes, castanhas, amendoas, abacate…ele logo se equilibra. um abraço
      Prof. Paulo Edson

  22. Caro Prof. Paulo, estava com problema de anemia e comecei a comer carne todos os dias, principalmente bife de fígado. Devido a três abortos repetidos comecei a investigar a causa e descobrir que a homocisteína estava altíssima acima de 20 mcm/l. Não sei se estava alta por causa genética ou pela alta ingestão de carne ou baixa quantidade de vitaminas. Sempre tomei ácido folico, como carne todos os dias e procuro comer frutas também. Nesse caso, o que eu poderia fazer para diminuir esse aminoácido no sangue? Obrigada

    • Boa noite Paula
      Antes de fazer qualquer coisa dose a vitamina B¹², ela é fundamental para reduzir homocisteina.
      Um abraço Prof. Paulo Edson

  23. Boa tarde

    Meus exames me deixar preocupado, Homocisteina 24,2 Colesterol 420 Hdl 36 LDL 332.6 VLDL 51.4 Triglicerides 257 . Tenho 41 anos, 1,81 , 84kgs. Faço musculação 2 vezes por semana e Spinnig 3 vezes, alem de jogar tenis, mas os resultados dos exames estão nestes niveis, gostaria de saber a tua opiniao a respeito e qual seriam os passos que devo tomar.

    • Boa noite Alexandre
      Realmente estes resultados estão preocupantes, precisa ser avaliado bem rápido por um ortomolecular para regredir estes valores, procure por um.
      Prof. Paulo Edson

  24. O exame do meu marido deu:

    homocisteina 14,92 mmol/L
    vitamina B12 386,0 pg/ml
    acido fólico7,79ng/ml
    cortisol 15,00 9 pela manhã
    vitamina D 12,20ng/ml caracterizado como deficiênte

    Pergunto: Qual a orientação que o Senhor pode me dá???
    Agradeço a sua atenção
    Anete Dias

    • Boa noite Anete
      Os exames de seu marido realmente tem algumas alterações, mas não tão difíceis de se normalizar, não costumo fazer este tipo de orientação sem conhecer o paciente, mas devido a sua relaçao de exames e o relato de ajuda segue o que precisa:
      Geleviamin comp. tomar 2 comp 2 x ao dia
      Floranew sache tomar 1 sache 3 x ao dia
      Diaclhorela comp. tomar 5 comp. 2 x ao dia
      Vai normmalizar as funções que estão apresentadas no exame. Sendo que é importante ter marcadores hormônais. Espero ter ajudado
      Prof. Paulo Edson

  25. Ouvi falar sabre a HOMOCISTEÍNA ontem pela primeira vez. Fiquei assustada.Gostaria de receber todas as informações possíveis sobre isto. Tenho pessoas na familia com problemas cardíacos e me interessei muito pelo assunto. Os médicos NUNCA pediram este exame (porque?????), pedem somente colesterol. Se eu diminuir carne vermelha e leite e aumentar as vitaminas B6, B9 e B12, resolve o problema? Se já tiver danificado, existe remédio, tratamento ou algo assim? Para vcs ortomoleculares, o resultado de exame é um pouco diferente da análise laboratorial? O Dr. pode me mandar informações por e-mail? Aguardo resposta. Abraços, Wall

    • Boa noite Walquiria
      A informação é muito grande, neste mesmo blog tem uma janela de pesquiza, colocando a palavra Homociteina voce consegue tirar quase todas as dúvidas e seus efeitos nocivos sobre o organismo, o que não enteder me envie outro contato que completo com prazer.
      Prof. Paulo Edson

  26. ADOREI ESSE SITE ,GOSTARIA DE FAZER UMAS PERGUNTAS E OBTER A RESPOSTAS PELO MEU EMAL COMO FAÇO?QUAL SEU EMAIL?

    • Boa noite Maria das Graças
      Neste mesmo blog tem o meu e-mail particular pode enviar a pergunta que deseja saber que com prazer respondo.
      Um abraço
      Prof. Paulo Edson

  27. Estou preocupada fiz um exame e deu hemocisteina 15.2 e proteina c reativa3,3.é muito perigoso para mim esse resultado?qual alimentação devo fazer para melhorar?

    • Boa noite Maria das Graças
      Voce apresenta um caso de inflamação alto, este marcador de Proteína C reartiva indica isto, açlém de esteatose hepática, uma informação por meio de internet é difícil, seria bom se voce puder marcar uma consulta com um profissional e, receber informações.
      Prof. Paulo Edson

  28. Dr Paulo,
    parabenizo-o pelo jeito como faz medicina: sacerdócio.
    Além disso, o seu humanismo. Falo assim, porque, em muitas consultas, fazia perguntas que até podiam ser bobas, mas nada custava darem-me as respostas. Resultado: deixaram-me afundar. A pressa em terminar a consulta ou talvez a preguiça em raciocinar, faziam-me sair sem solução.
    Admiro-o, lamento que more no Espírito Santo e não possa mais ir ao Rio.
    Parabéns!
    Um abraço
    Itamir.

    • Boa tarde Rimati
      Que pena que não tenhamos muitos profissionais que possam agir desta forma. A medicina precisa urgentemente ser rehumanizada, caso contrário cada vez mais teremos disparates nas práticas terapêuticas. Mas apesar da distância, mantenha contato, estou sempre ao dispor tentando ajudar. Um abraço
      Prof. Paulo Edson

  29. Olá;
    Fiz recentemente exame (hemograma completo) e foi constatado o nível de lipoproteína-a em 117 quando o normal é até 30. Gostaria de saber o que fazer para reduzir? Qual o remédio certo para tal?
    Agradeço desde já.

    • Boa tarde Anderson
      É necessário que se faça uma avaliação das funções enzimáticas, pancreáticas e o nível de acidez de seu organismo. Estas lipoproteínas podem levar a quadros sérios de distúrbios arteriais. Um abraço
      Prof. Paulo Edson

  30. Boa noite Paulo
    E parabéns pelas informações tão esclarecedoras. Estou com uma dúvida: uma semana após um aborto espontâneo fiz um exame de homocisteína e deu um resultado de 21mcm/l. Na sua opinião a homocisteína seria uma causa ou uma consequência do aborto espontâneo, ou seja, ela estaria alta devido o aborto recente ou ela foi a responsável pela ocorrência do aborto? Obrigada

    • Boa noite Sabrina
      Infelizmente não tenho esta informação, mas vou buscar em minhas fontes alguma coisa e dou um jeito de te informar. Um abraço
      Prof. Paulo Edson

      • Obrigada Professor. Você é bastante atencioso. Parabéns e muito obrigada mesmo!

      • Boa noite Sabina
        Fico feliz que tenha feito algo para te ajudar, quando necesitar é só acessar e solicitar. Um abraço
        Prof. Paulo Edson

  31. Prof. Paulo Edson

    Minha filha tem 15 anos e está internada ha um ano e somente agora fizeram exame da homecisteína que está 102mcm/l. Só que ela está com trombose (TVP) respira por ventilação mecânica, não anda, não come e não está falando.
    Estamos desesperados e eu li acima e não vi nenhum índice tão alto. Na minha região não tem terapeuta ortomolecular.
    O que podemos fazer agora. Para os médicos daqui isto é novidade.
    Andrea

    • Boa tarde Andrea
      Infelizmente onde vece está não é possível fazer muita coisa, mas peça aos seus médicos daí para avaliar a vitamina B¹² de sua filha, no mínimo é o que elkes podem fazer, depois proocure por um lugar que possa te dar uma assistência, aqui mesmo no Rio temos uma boa equipe.. Um abraço
      Prof. Paulo Edson

    • Boa tarde, Andrea
      Desejo melhoras para sua filha. Esse ano fiz um exame de homocisteína e deu 22,5mcm/l, o hematologista disse que era um valor moderado, que para minha idade (31anos) tinha que ser uma valor entre 5 e 15. Para o meu caso, ele indicou ácido fólico 5mg todos os dias e 3 injeções de citoneurim durante 3 meses (uma por mês). Na época comecei a ler tudo que encontrava sobre homocisteína, comprar livros, e pelo que vi, o tratamento é com essas vitaminas B12, B9, B6. Procure um hematologista e veja o que ele vai receitar para sua filha. Tenha fé em Deus que ela há de ficar boa! Depois que ela ficar boa, aí é bom controlar a alimentação, comer muitas frutas, verduras, legumes, e evitar farinha branca. Beijos

  32. Boa tarde Dr Paulo, adorei suas dicas e esclarecimentos sobre a homocisteina!
    Eu vivo controlando meu colesterol LDL alto e já tive uma hepatite por intoxicação medicamentosa por tomar a sinvastatina (e tive já hepatite B com 13 anos e A com 26 anos!). Não sei se esse histórico me dá essa condiçao de um ruim nivel de colesterol.
    Minhas duvidas: como fazer para reduzir riscos cardíacos SEM TER QUE INGERIR REMEDIOS, pois pretendo conseguir equilibrio fisico apenas com alimentação e exercicios adequados e não mais viver de estatinas “para toda a vida” como me direcionam meus médicos…
    Fica também o pedido da informação de algum colega seu aqui em Sao Paulo para eu me consultar, já que sou de SP.
    Detalhe importante: se não tomo remedio meu LDL sobe a mais de 160 e total a 240/250, e muitos de minha família, por parte de pai (meu pai, irmão dele, meu avô e avó) morreram do coração.
    Grata pela grande ajuda a todos! Deus o proteja sempre!
    Inês

    • Boa noite Inês

      Para manter estes valores sob controle é bom fazer uso da vitamina B12 + Coenzima Q10 + Óleo de semente de uva. Estes produtos vão te enquilibrar. Um abraço.
      Prof. Paulo Edson

  33. Prof. Paulo Edson, parabéns pelo trabalho. Sou farmacêutica-Bioquímica com pós-graduação em iridologia e cursos em diagnostico eletromagnético-Vegatest. Admiro sua atuação e humildade em receber outros esclarecimentos o que mostra ser uma pessoa preocupada com a saúde física e emocional das pessoas. É muito bom existir pessoas assim.

    Parabéns e que Deus proteja sua maneira de ser.

    Mª Lourdes Fernandes Ragazzo
    lourdesfragazzo@gmail.com

    • Bom dia Maria de Lourdes
      Que bom que tenhamos pessoas que pensam e agem como voce, esta multiplicação faz com que nos sintamos mais animados nesta caminhada. Se for aqui do Rio me procure, preciso crescer a equipe de professores. Um abraço e muita paz
      Prof. Paulo Edson

  34. Boa noite, meu nome é Maique. Meu pai tem 64 anos, é transplantado do rim e ultimamente tem apresentado sintomas que podem ser (espero que não) do mal de Alzheimer. Enfim, procuramos um Neuro-Psiquiatra Geriatra, e entre outros vários exames ele também pediu o da homocisteína. Peguei hj o resultado, mas ainda não levamos pro médico. No exame consta como valores de referência entre 5 e 12 mmol/L, e o dele deu 17. Qual a orientação nesse caso? Também foi feito exame de Hidroxivitamina D, e deu resultado de 16 ng/mL. Pode por favor nos orientar? Desde já muito obrigado.

    • Bom dia Maique
      Estes casos precisam ser melhor avaliados, em meu ocnsultório tenho parceria com um médico geriatra, seria muito bom ouvi-lo para se tomar uma decisão. Um abraço
      Prof. Paulo Edson

  35. Doutor Paulo boa tarde minha mae fez um exame de CPK que deu 288,00.
    Gostaria de saber se existe alguma maneira de reduzir este numero?
    Desde já agradeço.
    Amanda Ramos ,MG

    • Boa tarde Amanda
      Ela precisa se desistressar, mudar alimentação, e, fazer uso de suplementos que ajudam nesta redução. Procure por uma nutricionista, ela vai te ajudar bastante.
      Prof. Paulo Edson

  36. Boa noite Professor,
    Por que a gravidez aumenta a quantidade de homocisteina no sangue? Medi a homocisteína na gravidez e deu 20, com isso, sofri um aborto, agora que não estou grávida a homocisteína está em 4. Qual seria esse fator que faz com que ela aumente na gravidez? Obrigada

    • Boa noite Aline
      Voce precisa saber se na sua família existe doença hepática, se houver voce pode ter um problema genético e precisa ser acompanhada por uma nutricionista e um ortomolecular, além de outros profissionais durante a gravidez. Um abraço
      Prof. Paulo Edson

      • Bom dia Professor,
        Eu tenho uma mutação no gene MTHFR que é genético. Mas queria entender o que faz a homocisteina aumentar na gravidez e fora da gravidez ficar normal. Meu médico indicou vitaminas do complexo B e heparina na gravidez, mas, além do medicamente, confio muito na alimentação, sei o quanto ela é importante, existe algum alimento chave para o meu caso, algo, que se eu fizer uso diário, não deixaria a homocisteina aumentar na gestação? Super Grata

      • Boa tarde Aline
        Devido a mutação genética voce pode desenvolver a homocisteinúria, em consequência disto seu fígado fica comprometido em produzir ubiquinona, é um tipo de Coenzima chamada Q10, é responsável para oxigenação de toda musculatura lisa e estriada do corpo humano, em sua deficiência existe uma queda de HDL e vitamina B12. Seu endocrinologista deve estar conversando com voce e informando estas consequências, caso contrário procuire por um ortomolecular que fará sua orientação. Um abraço
        Prof. Paulo Edson

  37. Tenho 68 anos e meu último exame de sangue me deixou alarmada quanto á homocistéina: 32,10mcmol/L. Triglicerídios – 95 Colesterol LDL -69. Minha familia tem 3 caso de 4 diretos que morreram do coração e tb a avó materna (Mãe deles).Tomo leite todos os dias há vários anos e me alimento de verduras, vegetais e feijão diariamente.Me sinto saudável. O que posso fazer para melhorar meu caso?
    Fátima Vitório /RJ
    meu e-mail: alfavitorio@hotmail.com

    • Boa noite Fátima
      Coverse com quem está se tratando, voce deve estar com um déficit muito grande de vitamina B¹² repondo a sua homocisteína começa a cair e evita risco de problemas cardiovasculares. Saúde
      Prof. Paulo Edson

  38. Tenho 68 anos e meu último exame de sangue me deixou alarmada quanto à homocistéina: 32,10mcmol/L. Triglicerídios – 95 Colesterol LDL -69. Minha familia tem casos de meus 4 tios diretos que morreram do coração e tb a avó materna (Mãe deles).Tomo leite todos os dias há vários anos e me alimento de verduras, vegetais e feijão diariamente. Me sinto saudável. O que posso fazer para melhorar meu caso?
    Fátima Vitório /RJ

    • Boa noite Fátima
      Acabo de te responder, qualquer dúvida mantenha contato.
      Prof. Paulo Edson

  39. Tenho 22 anos fiz uns exames a uma semana atras e os seguintes resultados
    ácido fólico: 24
    vitamina b 12 em 447
    é normal o acido folico esta em 24? ta alto nao?

    • Boa tarde Anne
      Não é normal o ácido fólico estar com este valor, hoje existem estudos que afirmam ser o ácido fólico causador de câncer mamário, a ponto de a obstetrícia estar ministrando em baixissimas doses. Procure ver como está sua função hepática e enzimática, pode estar aí o problema. Um abraço
      Prof. Paulo Edson

  40. Boa noite,

    Perdi um nenem e fiz varios exames para encontrar possiveis problemas.recebi-os e minha homocisteina deu 7,9 e homozigoto mutante nas mutacoes A1298C e C677T da MTHFR, que reaciona-se com o aumento da homocisteina e dos riscos de doencas cardiovasculares e tromboses. Tenho 27 anos e peso 53 kilos e nunca consegui baixar meu colesterol que varia de 250 a 300. Toda minha familia luta com isto. Gostaria de saber o que posso fazer para me ajudar pois estou aflita quanto a estes riscos e gostaria de saber se minha homocisteina esta muito alta.

    • Boa noite Marília
      Sua homocisteína não está tão alta, apesar de nos ortomoleculares tratarmos estando acima de 6, mas seu caso parece outro, deve ter alguma taxa de outro hormônio que seja causador do seu problema. O ideal é fazer uma desintoxicação em nível celular, mas antes precisa fazer uma avaliação criteriosa de sua saúde. Um abraço
      Prof. Paulo Edson

      • Obrigada professor, estarei procurando um ortomolecular na minha cidade. Dos inumeros exames que fiz ate o momento a alteracao foi o Homozigoto Mutante. EStou aguardando chegar o estudo dos 7 cromossomos e os cariotipos meu e de meu marido. Obrigada.

      • Bom dia Marília
        Voce será bastante ajudada com certeza, e este é o caminho certo. Muita saúde.
        Prof. Paulo Edson

      • Boa tarde Prof. Paulo, Recebi meus exames e minha B12 deu 218. sta boa S.

    • Olá Marília tudo bem? Acredito que um ortomolecurar irá te ajudar e muito. Tive vários abortos, tenho a mutação mthf heterozigoto e logo após um aborto, acho que uma semana após, fiz o exame da homocisteína e deu 22mcm/l. Altíssimo né? Fiz o tratamento com ácido fólico 5mg, e injeções mensais de B12. Consegui reduzi para 4mcm/l, e estou liberada para engravidar. Terei que usar a heparina durante toda a gestação. Se Deus quiser dará certo.

      • Legal, amanha tenho uma posicao da hematologista e ja vou tentar achar um ortomolec. na minha cidade. A minha deu 7,9, mas nao fiz o exame para ver se durante a gestacao aumentou, fiz uns dias depois tambem. A minha mutacao deu Homozigoto na MTHF tambem. So perdi o primeiro e ja comecei a estudar e a fazer exames junto com um reprodutor humano e amanha com a hemato. Amanha a noite posto alguma resposta dela. Tb ja soube que tenho que usar Clexane e somalgin cardio durante toda a gestacao. So vou tentar denovo depois de todos os medicos corelacionados ao assunto me deixarem pronta sabe. Nao queria perdeu denovo, entao penso so em JUlho agora sabe. Obrigada, beijos.

  41. ola doutor, tenho 27 anos, depolis que tive minha segunda filha eu fiz alguns exames e a minha homocisteina encontra se elevada em 13.8, mas o meu colesterol esta otimo vc acha que tenho que me preocupar.obrigado. Patricia

    • Boa noite Patrícia
      Infelizmente é perigoso sim esta homociteín alta, ela deplela vitaB¹² reduz a baixos níveis o HDL. portanto procure orientação para este problema. Um abraço
      Prof. Paulo Edson

  42. Boa Noite,
    Olá, preciso de algumas orientações sobre como evitar uma complicação mais séria.
    Tenho 26.9 de homocisteína, tive trombose na veia ilíaca há 11 anos, tenho trombofilia, faço uso de Marevan, mudei minha alimentação há mais ou menos 01 ano, não como nada de carne de espécie alguma, frios nenhum, somente queijo, procuro comer frutas, vegetais, arroz integral, castanha, nozes, tudo muito natural. O que mais posso fazer para que nada de ruim me aconteça? Mais uma pergunta: tudo isso que tenho tem alguma coisa relacionada a derrame ocular, já que tive 03 episódios, todos seguidos de muita dor de cabeça.

    Obrigada pela atenção.

    • Boa noite Luciana
      A homocisteinúria é causadora de diversos problemos, entre derrames, tromboses. Normalmente existe um défict de vita B¹² e enquanto não for equilibrada no organismo o risco de problemas sempre aumenta, mas não é só o marevam que está fazendo uso, deve estar fazendo uso também e há tempo de alguma histamina.
      Prof. Paulo Edson

  43. Prof Paulo, bom dia.

    Tenho 56 anos e colesterol alto,acima de 300, porém com o uso de Crestor ele normalizou está em 160.
    Tive trombose uma vez ha 10 anos atras, tenho histórico na família. Na época fiz vários exames para detectar o problema e em um deles, apresentou um problema genético de homozigose, que segundo o hematologista este problema predispõe a excesso de coagulação. Passei então a tomar marevam Faço exames de homossisteina que sempre é alto em torno de 20. Como posso resolver ou amenizar o meu problema?
    Voce conhece algum profissional da área Ortomolecular em BH ou Betim- MG que é a cidade que resido?

    Américo

    • Boa tarde Américo
      O uso de crestor por tempo indeterminado traz consequências graves ao organismo, infelismente não conheço ortomolecular na sua cidade, inclusive atendo muita gente de BH, que vem ao Rio de 2 em 2 meses. Mas converse com seu cardiologista sobre um descanso ao organismo por um tempo e reinicie o tratamento, caso contrário só aqui no Rio.
      Prof. Paulo Edson

  44. Prezado Prof. Paulo Edson,
    sabemos que em uma alimentação saudável o ideal é o consumo de cereais integrais, porém estes são ricos em Fitatos – ácido fítico (ou hexafosfato de mio-inositol) considerado um anti-nutriente. Qual sua opinião sobre isso?
    Agradeço antecipadamente sua atenção.
    André Leonel

    • Bom dia André
      Realmente esta colocação é verdade, mas temos de considerar que normalmente os cereais integrais sofrerão desidratação e com isso os fitinos que stão sob a casca desaparecem, mas o mais importante ainda é fazer ingesta com bastante água de boa qualidade. Um abraço
      Prof. Paulo Edson

  45. Prof. Boa noite, tomo paroxetina há quatro meses e na minha alimentaco diaria 2 castanhas-do-para, castanhas de caju, amendoim, frutas, arroz integral e muito azeite extra-virgem por 12 meses. O exame de homocisteina deu 17,5. Está muito elevado? Tenho 52 anos.

    • Bom dia Ernesto
      Uma das caausas de homocisteina alta é o uso de medicamentos por longos períodos, e uma baixa de vitamina B¹² eu acho 17 alta sim.
      Prof. Paulo Edson

    • De acordo com o que eu li dos doutrores Al Sears e Ray Strand, esse valor é altíssimo! Segundo eles – e eu confio neles- o valor máximo é 9.
      Mas creio que a consulta a um médico ainda é a melhor coisa a se fazer.

      • Boa noite Alberto
        Como te escrevi é alto sim, mas de fácil solução enquanto está nesse número, ainda não existe a homocisteinúria, que acima de 30, mas para que esperar um quadro de disfunções cardíacas pore deficiência de Coenzima Q10 + Omegas qqm grandes quantidades. Um abraço
        Prof. Paulo Edson

  46. Só pra dizer que esse é de LONGE um dos melhores sites que já vi!!
    Parabéns por tão belo e importante trabalho!!
    Alberto Schläpfer

    • Bom dia Alberto
      Obrigado pelo elogio. Nossa proposta é de informar, multiplicar a saúde, diminuir o consumo de medicamentos e dependência destas drogas, isso não quer dizer que somos contra, na fase aguda resolve, o problema é na cronifificação, o uso destas drogas adoece mais com outras doenças, devido ao seus efeitos colaterais. Vamos continuar, vale a pena. Um abraço
      Prof. Paulo Edson

  47. Profº, Boa noite. Hoje peguei o resultado dos meus exames e me apavorei com alguns resultados:
    Vitamina B12 = 77,63 pg/ml
    Homocisteína = 68,19 micromol/L
    Proteína C reativa ultra sensível = 1,136 mg/dl
    ácido úrico ´serico = 5,9 mg/dl
    insulina = 18,75 uU/ml
    glicemia = 94 mg/dl
    Hidroxivitamina D = 11,00 ng/ml
    TSH = 0,013 uUI/ml
    SomatomedinaC = 107,00 nanog/ml

    Alguns outros deram alterados, mas está relacionado aos hormônios femininos que indicaram menopausa. Todos os demais, como colesterol, lipoproteínas, hemograma, estão todos normais. Só esses acima deram alterados.e me desesperaram.

    Gostaria de saber o que pode estar acontecendo e como posso resolver esse problema. O que o Sr. pode me orientar.

    Desde já agradeço.

    Glaucia Braga

    • Boa noite Glaucia
      Realmente está bravo a coisa, precisa fazer uma desintoxicação urgente, com estes valores os problemas cardiovasculares manifestam-se rapidamente, mas é difícil fazer uma grande orientação desta forma, a proposta do blog é ajudar, esclarecer, mas não tratar desta forma, é completamente anti ético. Marque um horário com alguém que confie, de preferência um terapeuta ortomolecular, pois ele saberá te avaliar por um todo.
      Prof. Paulo Edson

  48. Esqueci de informar minha idade… 45 anos. Glaucia Braga

    • Boa noite Glaucia.
      Acabo de te responder, e com esta informação está muito jovem para problemas, cuide-se.
      Prof. Paulo Edson

  49. Dr, fiz exame de lipoproteina a e deu 55.5., quando o normal era até, no máximo, 30…, estou apavorada, pois li que o caso é genético e não há como baixar essa taxa. Há como a medicina ortomolecular me ajudar? Desde já lhe agradeço, obrigada, Geovana.

    • Boa noite Geovana
      Existe sim a possibilidade de melhorar todo o quadro pela tratamento orotomolecular, é necessário uma boa avaliação, um mineralograma capilar, a partir destas informações traçar um quadro de orientação de como fazer novo um replique celular.
      Prp. Paulo Edson

  50. Muito obrigada, dentro em breve marcarei a consulta, grata, Geovana

  51. boa noite,

    Sou mulher, tenho 45 anos e recentemente recebi a noticia de que estaria com os niveis de lp(a) muito elevados, 69 mg/dl, gostaria de saber qual seria o especialista mais indicado para eu procurar. Alem disso, fiquei com algumas duvidas, e’ certo que todas as pessoas que tem lp(a) elevadas vao sofrer de problemas cardiacos, ou coronarios, ou isso ocorre apenas mais comumente entre as pessoas que tem lp(a) elevada?

    desde ja, agradeco.

    • Boa noite Ana Cláudia
      Nem todos que tem este marcador elevado siganifica obrigatoriamente doença coronariana, outros fatores também a desenvolvem, é necessário uma mudança radical nos hábitos nutricionais e atividade física sob controle. Procure por um terapeuta ortomolecular próximo a voce, ele te orientará bem.
      Prof. Paulo Edson

      • Muito obrigado pelos esclarecimentos. So tenho mais uma duvida, o uso de Niacina e’ indicado para tdos os pacientes que tem lp (a) elevado? Quais sao seus efeitos colaterais? A pesar de nenhuma ter uma eficacia realmente comprovada, que outras drogas vem sendo receitadas? Existe algum tipo de tratamento cirurgico para minimizar os efeitos da elevacao da lp (a)?

      • Bom dia Ana Cláudia
        O uso de niacina é bom em todos os casos, precisa saber se está havendo assimilação do produto.
        Prof. Paulo Edson

  52. minha esposa teve trombose cerebral a quatro meses esta fazendo uso de marevan diariamente, sua hemocisteina esta um pouco elevada,o medico receitou fazer uso de vitaminas B6 e B12 durante quatro meses depois repetir o exame,sera que a hemocisteina controlada ela tera que tomar marevan por toda vida???

    • Boa tarde Júlio Cesar
      É necessário saber o que levou sua esposa a este quadro, se foi adquirido ou genético, precisa ser acompanhada pelo marcador Dimero d, e sempre por ultrasonografia colorida de vértebras e carótidas, não acredito que com novos hábitos isso seja para a vida toda, mas tem de ser bem acompanhada por um bom profissional.
      Prof. Paulo Edson

  53. Esqueci de dizer que minha esposa tem 20 anos

    • Boa tarde Júlio Cesar
      Acabo de te responder, mas é uma crriança ainda, vamos torcer para resolver bem este assunto logo.
      Prof. Paulo Edson

  54. Ola me chamo Rogério a minha homocisteína esta alta entre 21% tenho 34 anos não fumante e nem bebidas estou fazendo acompanhamento medico e gostaria de saber quais são os tipos de proteínas a serem evitadas.
    Desde já agradeço obrigado

    • Bom dia Rogério
      Normalmente é um défict de vitamina B¹² causa este processo, procure com seu médico fazer esta avaliação, ele te orientará no uso.
      Prof. Paulo Edson

  55. Boa tarde, tive TVP aos 35 anos na perna esquerda. Descobri que tenho hiper-homocisteinemia, dosagem de homocisteina 14,8, meu médico receitou àcido fólico e complexo B. Gostaria de saber se qdo for me submeter a uma cirurgia terei que usar preventivamente clexane ou marevan se a homocisteína estiver na dosagem normal? Quero fazer uma plástica e meu médico disse que essa doença tem cura. Quem sofre desssa doença tem que fazer tratamento para o resto da vida?

    Meu nome é Ana.

    Obrigado pela atenção, adoro seu blog.

    • Boa noite Patrícia
      A homocisteína é regulada pela vitamina B¹² + coenzima Q10, e terexcelente função intestinal.
      Prof. Paulo Edson

  56. Prof. Paulo
    O que significa alteração no exame antitrombina III 130,5% e homocisteína 14,8 mcmol/L ?
    Os demais exames pedidos deram dentro da normalidade e eu já tive 1 episódio de TVP e embolia Pulmonar.

  57. Boa noite, que bom encontrar esse site.
    Meu pai tem 69 anos e vem fazendo tratamento (com varios remedios e alimentaçao) de hipertensão e colesterol.
    O resultado do último exame foi:

    Colesterol total 191mg/dL
    Colesterol HDL 30 mg/dL
    Colesterol LDL 118,2 mg/dL
    Triglicerideos 214 mg/dL

    gama glutamil transferase 23 U/L
    creatinofodfoquinase-ck 199 U/L

    HOMOCISTEINA 15,10 umol/L

    Minha mae e eu nao sabíamos nada sobre homocisteina e ficamos muito preocupadas com tudo que lemos, por isso te enviei o resultado do exame na íntegra, não sei qual parte é importante.
    Na verdade começamos a pesquisar tudo isso na internet porque ele passou mal duas vezes essa semana (ontem por volta das 17:00h e hoje por volta das 13:00), sentindo o que parecia ser sintomas de infarto: “uma dor no braço que vai pro peito, pro pescoço e pras costas”, como ele descreveu.

    Gostaria muito de receber alguma informação ou ajuda, ou se podemos fazer alguma coisa que melhore a saúde dele.

    p.s.: Aferimos a pressão dele agora, antes de dormir:
    172 / 70 e batimentos 54.

    Desde já, grata pela atenção.

    • Boa tarde Ana
      Obrigado pela visita.
      O que voce encontra neste blog é fruto de muita pesquisa e uma sintetização do que informo. O seu pai possivelmente deve estar com déficit de vitamina B12, pois esta é responsável pela redução da homocisteina, com isso o fígado produz normamlmente uma ubiquinona (Coenzima Q10) que tonifica a musculatura lisa e estriado do corpo, melhora muito o HDL também, mas não use ou faça nada sem conversar sobre o caso o médico que trata dele. Um abraço
      Prof. Paulo Edson

  58. Minha Mãe fez um exame e o HOMOCISTEÍNA dela deu 13.0 umol/L!
    Há algum risco??

    • Boa noite Tayná
      Neste mesmo blog voce encontra os riscos que causa uma homocisteina alta, digite na janela pesquisa, após ler faça uma avaliação se existe risco ou não, comparando sempre com o défict de vitamina B12. Um abraço
      Prof. Paulo Edson

  59. Tomo acido folico , os exames indicam que estou com acido folico acima do normal,para baixar a homocisteina,que chegou a 24,agora 17,mas não consigo fazê-lo.Posso adicionar vitamina B6 junto ao acido folico.Sou transplantado renal e tomo imunosupressores :tracolimo,azatioprina,prednissona.Exercícios físicos baixam a homocisteina?
    Obrigado, Jose Antonio

  60. Olá:
    Fiz exame de sangue e minha dosagem de homocisteina está muito baixa. O que isto pode significar? A propósito, sou ovo-lacto-vegetariano. Grato pela atenção

  61. Bom dia!
    Meu nível de homicisteína está alterado:16,8 mmol/L.
    Meu colesterol é normal: Total: 151 mg/dL, LDL 89 mg/dL, HDL 48mg/dL, VLDL-Colesterol 14 mg/dL.
    Trigicerideos: 68 mg/dL; Vit. B12 613 ng/L; Ac. Fólico 4,7 ng/mL; Glicose 74 mg/dL; Proteína C reativa 0,12 mg/dL; Cortisol 10 micrograma/dL; 25 hodróxi-vitamina D 20 ng/mL.
    Tenho 50 anos, peso 70kg e 1,65m de altura. Faço exercícios físicos regularmente (3 a 4x por semana) e tenho uma alimentação natural. Os únicos elementos alterados dos meus exames foram a homocisteína e a vit. D. Meu médico disse que está tudo bem. Fui pesquisar sobre a homocisteína, encontrei seu blog e fiquei um pouco apreensiva. Moro no interior do RS e aqui não tenho acesso a médicos ortonoleculares. O que o senhor pensa a respeito? O que devo fazer para reduzir a homocisteína, visto que a B12 está normal? Muito obrigada pela atenção.

    • Bom dia Liliane
      Colesterol não é o vilão, esta homocisteina é que é brava, procure avaliar seu nível de vitamina B12, vai encontrar a solução. Um abraço.
      Prof. Paulo Edson

  62. Há uma pessoa de minhas relações, na verdade é meu sobrinho, tem 42 anos e foi diagnosticado com doença de hundtington. Seu pai, meu cunhado ja faleceu em 1991 com esta doença, porem o diagnostico dado foi outro pois ainda não haviam descoberto e gene causador. Enfim, a medicina ortomolecular pode ajudar, senão na cura, no alivio dos sintomas?
    Um abraço e parabens pelo site, muito esclarecedor.

    • Boa noite Sofia
      A terapêutica ortomolecular pode ajudar sim, existem vários exames modernos que ajudam a melhorar todo o quadro. Um abraço
      Prof. Paulo Edson

  63. Dr Paulo,
    os resultados do meu exame de sangue deram: homocisteína 10,5, B12 330 e ácido fólico 21,5. Estão altos, estou em dúvida já que, pelo laboratório, cosnta que acima de 2, o ácido fólico é considerado normal. Gostaria de uma opinião do Sr.
    obrigada

    • Boa noite Iara
      Seus marcadores estão bons, a exceção da homocisteina, nos ortomoleculares já orientamos um tratamento com 6 de marcador. Mas as correlaçoes dos outros não basta informar estes valores, é preciso saber do hemograma também, HDL, LDL, VLDL, Triglicerídeos. Um abraço.
      Prof. Paulo Edson

  64. tive embolia pulmonar a 2 meses mais graças a Deus foi pequeno o coágulo,to tomando após tudo isso o remédio xarelto comecei com,15mg e agora após 15dias comecei a tomar a dosagem de 20mg.O médico me pediu muitos exames e nenhum deu alterado ne HIV I e II,PSA normal e tirei a tomografia abdominal e deu tudo ok.Mas um só deu alteração que é o de Homocisteína deu 21,4 umol/L.Pode ser a causa da minha trombose.

    • Boa noie Paulo
      Realmente é esta gorduara que leva a óbito, pois normalmente quando está alta, existe uma queda de vitamina B12 e HDL, peça ao seu médico uma avaliação do dímero D, este exame te informa o grau de agaravamento de formação ateromatosa em veias e arterias. Fazer quelação é uma grande oportunidade de desintoxicação. Um abraço.
      Prof. Paulo Edson

  65. Prof. Paulo
    Nunca tinha ouvido falar sobre a homocisteína nesses meus 62 anos de vida, até que o cardiologista que me atendeu este ano, após o trauma da morte repentina de meu marido, por embolia pulmonar, pediu-me vários exames de rotina e ultrasonografia das carótidas. Os resultados foram normais. Porém uma noite senti algo estranho: como se um choque atinigisse meu olho direito. Senti também um incomodo, tipo uma dor estranha nessa vista. Fui ao espelho ver o que havia acontecido e achei a pálpebra da referida vista um pouco inchada e vermelha. Na manhã desse dia ao levantar o olho direito parecia ter um corpo estranho dentro. Quando saí para o curso, coloquei as lentes de contato usuais, mas ao tentar ler o livro havia uma mancha escura no texto que me impedia de ler. Recorri a contactóloga para saber o que havia. Mandou que eu fosse ao oftalmologista e para meu espanto o diagnóstico foi trombose na veia central da retina do olho direito. Pediu-me para falar com o cardiologista novamente. Ele pediu-me vários exames mais específicos para saber a causa dessa trombose.
    Entre eles verificamos os seguintes índices;
    colesterol total………………168
    colesterol HDL…………………65
    colesterol LDL…………………94
    colesterol VLDL…………………9
    triglicerídeos…………………….47
    dosagem de sódio……………142
    ” de potássio………..4,2
    magnésio………………………….2,5

    dosagem de proteína C reativa…………………………menor que 0.07
    ” de proteína S funcional……………………………………….92
    ” de fibrinogênio………………………………………………….308,7
    ” de antitrombina…………………………………………………111
    ” de proteína C funcional……………………………………….127
    anticoagulante lúpic……………………………………………………………Neg ureia…………………………………………………………………………………..40
    creatinina……………………………………………………………………………0,74
    resistencia a prot. C ativada………………………………………………….3.85 neg
    Cut off………………………………………………………………………………. 1,80
    dosagem de homocisteína……………………………………………………..13,8
    D-Dimer………………………………………………………………………………..303,17
    Mutação C677T Gene MTHFR……… mutação presente em heterozigose
    ” Al298C gene MTHFR……… ” ausente
    Esses são alguns dos resultados . Foi comprovada a alteração no gene MTHFR e a dosagem de homocisteína em 13,8.
    Gostaria de saber o que levaria a diminuir esses índices. Tomo café com leite , cerca de 4 copos por dia, carne vermelha quase nada . No cafe da mnhã sp como torradas com requeijão ligth. Por favor me oriente. Para melhorar a visão já tomei 2 ingeções intra vitrea de lucentis para diminuir o trombo e vamos partir para a fotocoagulação a laser nas áreas isquemicas.
    Um enorme abraço. MUito grata por sua atenção.
    Maria Lucia R Carvalho

    • Boa tarde Maria Lúcia
      Que pena não ter sido alertada a mais tempo sobre a homocisteina, quando está alta existe um défict de vitamina B12, e com isso o organismo se compromete no sistema circulatório, pois esta vitamina é vasodilatadora. Quanto a origem do desenvolvimento são muitas as causas, dentre algumas: sedentarismo, gordura hidrogenada (margarina, sorvete, chocolate, trigo branco, açúcar, leite, dentre outras). Um abraço e recupere-se logo.
      Prof. Paulo Edson

      • Ola Dr Paulo Concordo com seu comentrio!!! J comecei a alertar parentes e amigos sobre esse vilo. Por favor, se possvel, me responda se posso tomar diriamente vitamina B6 ou B12 ou ambas e que dosagem seria aconselhavel. Em relao alimentao o que devo consumir e evitar para controlar essas taxas de homocistena. A minha estava em 13,8 em julho deste ano. Estou com muito receio de ter outro trombo como esse que aconteceu na retina. O tratamento ingeo intra vitrea e j tomei 2 anti VEGF no olho direito. Que especificao mdica trata desse problema? Forte abrao e muitssimo obrigada por sua ateno.

      • Boa noite Maria Lúcia
        Uma boa fonte de vitamina B12 é a geleia real linfolizada, uma medida 2 x ao dia, mas pode melhorar o pH do sistema digestório fazendo 2 x por dia suco de maçã + couve, evitando os alimentos que citei anteriormente rapidadmente vai melhorar, procure alimentar-se com coisas adstringentes: maxixe, jiló, couve de bruxelas, alcachofra, feijão carioca, neste blog tem uma relaçaõ de alimentos muito boa, Alimentos alcalinos X alimentos ácidos. Um abraço. e sucesso.
        Prof. Paulo Edson

  66. meu nome e julio cesar o caso da minha esposa foi postado a um tempo atras preciso de sua ajuda de novo
    Minha esposa vottou a apresenta um novo episodio de trombose mesmo com uso de marevan .
    Agora ela ficara em uso de Enoxaparina de 60mg de 12 em 12 horas por tempo inderteminado, o que pode ter acontecido para o aparecimento de um novo episodio de trombose???
    Qual o tempo minimo para o tratamento com Enoxaparina??

    desde ja agradeco obrigado !!!

    • Boa tarde Júlio Cesar
      É difícil me lembrar de todos os casos que comento, mas vamos lá:
      Sua esposa precisa pedir para dosarem o Dímero D, PCRs. as imunoglobulinas, pois o organismo está fazendo glicação, é um processo inflamatório repetitivo do organismo, por não ter um efeito paralizador no tratamento. É preciso rever todo o0 conceito de vida até agora e criar uma nova opção, caso contrário vai continuar a fazer quadro trombótico, apesar do medicamento. Procure fazer um mineralograma capilar e saber o que ou quais minerais estão causando este processo. Um abraço
      Prof. Paulo Edson

  67. [...] [...]

  68. prof. Paulo,os casos de trombose da minha esposa apareceram apos fazer tratamento capilar sera que isso influi alguma coisa ou e so coincidencia???

    • Boa noite Júlio
      É difícil para qualquer pessoa avaliar desta forma, até mesmo emitir uma opinião, mas tem pessoas que são alérgicas aos corantes de certos medicamentos, e com isso trazem um efeito colateral bravo. É preciso conhecer bem o paciente. Um abraço
      Prof. Paulo Edson

  69. Boa Noite, Professor Júlio.

    Pessoas altruístas como o Senhor enobrecem os humanos, se algum eu viajar para o RJ pretendo passar em seu consultório.

    Prof. Júlio, hoje recebi os resultados de exames de sangue diversos, estou um pouco preocupado com os resultados, ESPECIALMENTE COM A HOMOCISTEÍNA

    Tenho 40 anos, minha mãe fez tratamento para hemangioma no fígado uns 15 atrás, abandonou tratamento até a presente data.

    Salientei essa informação talvez para ajudar na resposta do professor.
    Professor, hoje é o último dia de validade do meu plano de saúde, não posso retornar a médica solicitante, a consulta com ela custa R$ 600,00, não tenho recursos financeiros infelizmente, professor, por favor, baseado no resultado dos exames o que o professor poderia orientar-me?
    Como baixar a HOMOCISTEÍNA?

    Como muitas frutas, verduras e legumes, quase que diariamente, não sou muito de comer carne vermelha, como frango a maioria das vezes como mistura, ou peixe, ou arroz, feijão e salada

    Professor, qual médico devo consultar-me?

    Obrigado por sua ajuda e altruísmo.

    ACIDO FÓLICO – 13,57
    VITAMINA B12B – 210,0
    PARATORMONIO – 51,0
    HOMOCISTEÍNA – 16,2
    GLICEMIA – 87
    HEMOGLOBINA GLICADA – 5,8
    RETICULOCITOS – 1,94% VALOR ABSOLUTO – 109,2
    PROTROMBINA – ATIVIDADE – 89,93 RNI – 1,08
    TTPA – 1,02
    URÉIA – 38
    CREATININA – 154
    HDL – 33
    LDL – 90
    VLDL – 31
    TRIGLICERIDES – 157
    ACIDO URICO – 5,8
    PROTEINAS – 6,1 ALBUMINA – 4,5 – GLOBULINA – 1,6 – RAZÃO A/G 2,8
    SÓDIO – 142
    POTASSIO – 4,0
    MAGNESIO – 1,90
    CALCIO – 10,0
    CALCIO IONIZADO – 1,08
    BILIRRUBINA TOTAL – O,41
    BILIRRUBINA DIRETA – 0,21
    BILIRRUBINA INDIRETA – 0,20
    TGO – 21
    TGP – 24
    GGT – 15
    FOSFATASE ALCALINA – 44
    DHL – 157
    CK – 200
    FERRO – 71,0 UG/DL
    FERRITINA – 122,4
    TRANSFERRINA – 236
    CAPACIDADE DE LIGAÇÃO DO FERRO – 165,0
    INDICE DE HOMA IR – 0,92 HOMA BETA 64,7
    TSH – 1,99
    T4 – 0,82
    INSULINA BASAL – 4,30
    INSULINA POS PRANDIAL – 9,7

    Professor, estou muito preocupado, se o professor atendesse em SP iria em seu consultório, quem sabe um dia não vou ao RJ consultar com o professor.

    Obrigado, agradeço sua ajuda antecipadamente, pessoas como o senhor enobrecem a medicina.

  70. Professor Paulo Edson,desculpe-me chama-lo de professor Júlio, atentei-me numa resposta do senhor ao Júlio e fiquei com esse nome na cabeça.

    Esse site é o melhor que já vi, li todas as perguntas, o senhor é maravilhoso com ser humano, que Deus o abençoe muito!

    • Boa tarde Adriano
      Sou eu quem pewço desculpas pela demora em resposnder, estive fora uns dias, mas quando precisar e eu puder ajudara será um prazer.
      Prof. Paulo Edson

      • Boa tarde Adrino
        Seus examesnão estão ruins, mas precisa confirmar a creatinina 154? Quanto a homocisteina, procure fazer uso de vitamina B12 em forma de metilcobalamina, logo resolve e fica em forma.
        Prof. Paulo Edson

      • Boa Noite, Professor Paulo Edson, agradeço muito por seu altruísmo e dedicação em responder minha solicitação.

        Prof. Paulo Edson, a Dosagem sérica de Creatinina foi de 0,91 mg/dl, 154 foi a Dosagem Sérica de Colesterol, escrevi errado quando postei no dia 01/02/2013.

        Professor, desculpe-me pela ignorância no assunto, em sua resposta informou-me para que eu fazer uso de vitaminas B12 em forma de Metilcobalamina, Professor Paulo Edson, devo comprar suplementos em farmácias ou consigo essa vitamina através de alimentação?

        Por favor, se puder orientar-me melhor sobre esse assunto agradeço muito.

        Mais uma vez muito obrigado!
        Adriano

  71. Bom dia Dr. tenho 20 anos e a pouco descobri que tenho homozigoto mutante – mutação gene da MTHFR, e minha homocisteína esta 8. Gostaria de saber se tem alguma relação e se eu posso tomar suplemento como whey e dextrose?

    • Boa noite Nayara
      Me desculpe mas não entendo muito de genética, vou conversar com a Dra. Ruth que é especialista e prof. da UFRJ nesta área, depois te informo. Um abraço
      Prof. Paulo Edson

      • Bom dia Dr. . Ok, muito obrigada

      • Bom dia Nayara
        Sucesso
        Porf. Paulo Edson

  72. Olá, gostaria de saber se um médico ortomolecular poderia me ajudar no seguinte: Andei pesquisando sobre uma suplementação com um objetivo de baixar os níves de histamina no corpo, e o aminoácido utilizado para este objetivo é a l-methionina ou então a S-Adenosil-l-methionina… Ambos podem se converterem em homociesteína… Mas, no caso específico desta suplementação, para evitar esta conversão, a vitamina b12 e o ácido fólico não é desejável, tendo em vista que ambos aumentam os níveis de histamina drásticamente. A alternativa seria suplementar com a vitamina b6, magnésio, cálcio e inositol (libera a histamina) com vitamina d3(aumenta a absorção do cálcio), zinco e até potássio. Porém, são coisas que eu pesquisei na internet, e não sei ao certo mensurar as quantidades e proporções de cada elemento… Numa fase posterior, depois de baixar a histamina, suplementaria com vitamina C, L-arginina HCL e L-Ornitina, Quercetina. Tenho até uma prévia da minha suplementação:

    Tomar 1 cápsula quando acordar. Tomar esta suplementação por 1 mês…

    Adenosil L Methionina: 500 mg

    Piridoxal 5-Fosfato: 100 mg

    Magnésio Quelato: 600 mg

    Carbonato de Cálcio: 1000 mg

    Citrato de Zinco: 50 mg

    Potássio Quelato: 100 mg

    Sulfato de Manganês Monohidrato: 15,4 mg

    Vitamina D3 (Cholecalciferol): 2,5 mcg

    Tomar 2x ao dia(Depois que baixou os níveis de histamia com a primeira suplementação):

    Vitamina C: 500 mg

    L-Arginina HCL: 500 mg

    L-Ornitina: 250 mg

    Isoquecitrina (quercetina-3-O-glucosídeo): 150 mg

    Rutina(quercetina-3-O-rutinosídeo): 150 mg

    Inositol: 1000 mg

    • Boa noite Luiz Fernando
      A sua pesquiza te leva a diversas informações a ponto de preparar uma formulação muito boa, mas não precisa ser um médico, pois o CFM não reconhece como prática médica, pode ser um terapeuta.
      Mas existe um processo que é sempre inicial a qualquer orientação terapêutica, fazer uma grande e boa desintoxicação, após trabalhar com as funções enzimáticas, repor B12 em forma de metil + Coenzima Q10, aí sim poderia trabalhar com o que pretende, mas também precsisa ser avaliado sobre as dosagens necessárias. Marque uma hora , alem da desintoxicação realizar um exame de metabolixsmo celular é de suam importância.
      Prof. Paulo Edson

  73. Boa noite,
    Estou muito preocupado com o meu irmão e queria que nos desse uma luz.
    Ele teve um AVC a dois anos e na época foi constatado que a homocisteina dele estava 500% mais alta que o normal. Ele começou a fazer um tratamento com vitamina b12, vitamina b6 e acido folico. A homocisteina abaixou porem voltou a aumentar. No momento está 300% mais alta que o normal. Os niveis de b12 e b6 também estão mais altos que o recomendado. Queria saber o que mais pode causar este aumento na homocisteina?
    Muito obrigado por tudo!!!

    • Bom dia Anderson
      Nestes casos de resistência da homoocisteina reduzir com o uso de B12, significa que o fígado não está fazendo metilação, esta metilação acontece por meio de aminoácidos e enzimas. Talvez seu irmão precise fazer uma boa desintoxicação e depois fazer uso de metilcobalamina, pode apresentar resultado mais duradouro ou resolver o problema, já que por ter tido AVC deve serdifícil fazer atividade física.
      Prof. Paulo Edson

      • Obrigado, vou procurar um tratamento aqui em Goiânia.
        Por acaso o senhor não conhece ninguém por aqui não?
        É uma pena não estarmos nem próximo ao RIO!
        De qualquer forma Parabéns pelo trabalho realizado.
        Sucesso!!!
        Que Deus lhe abençoe!

  74. oi professor.
    outro li um comentario sobre tratamento para mudança de voz; porém deixei para rever depois e não encontrei.meu filho apresenta tosse seca com mudança de voz.realizou exames e nao apresenta alterações e ja fez uso de antialérgicos sem melhora.gostaria de saber se existe alguma medicação p isso.obrigada.

    • Boa noite Vanine
      É necessário fazer um exame de metabolismo celular, a partir desta informação podemos ajudar.
      Prof. Paulo Edson

      • Olá

        Tive 2 abortos seguidos num período de 5 meses e agora meu medico receitou 100mg de aspirina diario se eu quiser tentar engravidar de novo. Isso pode ter alguma coisa a ver com homocistenia? Existem formas naturais de evitar um novo aborto?

        Obrigada
        ana

  75. Boa Noite, Prof. Paulo Edson,
    Estou controlando a homocisteína com B12 (cobalamina 100mcg) e Ácido Fólico (5 mg), sendo acompanhado por hamatologista, pois também possuo anticoagulante lúpico alterado, por isso utilizo anticoagulante (Marevan 5 mg) e faço, mensalmente, avaliação através do TAP (tempo da protrombina).
    Gostaria de saber se há alguma forma de controlar o anticoagulante lúpido e que efeitos o uso contínuo de anticoagulante pode causar, além, é claro, dos riscos de hemorragia não estanque.
    Agradeço a atenção.
    Wilton.

    • Boa noite Wilton
      Converse com seu médico sobre uma avaliação do metabolismo celular, a partir desta informação pode haver uma grande restauração.
      Prof. Paulo Edson

  76. Professor Paulo, como vai?
    Estou com minha Lp(a) em 35,9. Mas a minha homocisteína está normal em 8,00 umol/L. As demais taxas de colesterol total e ruim, também estão normais. Tenho 55 anos, 54 quilos e 1,58m. Devo me preocupar com a Lp(a)?. Faço atividade física todos os dias e tenho uma alimentação balanceada, sem exageros e à base de frutas, verduras e grãos integrais.

    Estou muito preocupada. Obrigada e um forte abraço.

  77. Boa tarde Prof. Paulo
    Obrigada pela sua dedicação e atenção, seu site é muito importante para mim e muitos outros mais.

    Professor já tive 3 abortos espontâneos, o ultimo ocorreu em janeiro deste ano 2013. Em 2011 após sofrer o 2º aborto, descobri através do exame MTHFR que tenho uma mutação C677T (MUTADO HETEROZIGOTO -presença da mutação em um dos cromossomos), minha HOMOCISTEINA estava 17,4 e o FAN deu NUCLEO REAGENTE com conclusão PADRÃO NUCLEAR PONTILHADO FINO TITULO 1:160. Nesta ocasião eu não tomava nenhuma medicação somente anticoncepcional, e a minha medica me receitou o DTN-fol como preparativo para uma futura gestação. Passou-se 8 meses depois refiz o exame da HOMOCISTEINA e estava 7,9 e o FAN deu NEGATIVO, minha medica não soube me dizer porque da baixa da homocisteína, refiz o exame e o resultado foi o mesmo, e eu fui liberada para engravidar, engravidei pela 3ª vez e continuei tomando o DTN-fol e Utrogestan 100mg, mas infelizmente perdi novamente. Então professor não me sai da cabeça que a causa pode ser da HOMOCISTEINA, conheço casos de mulheres que tiveram que fazer uso do Clexane para que a HOMOCISTEINA não aumentasse durante a gestação, e eu não tomei essa medicação. Será que essa é a causa dos abortos?
    Ela pediu pra mim e meu esposo fazer o exame Cross-Match, e estamos nos preparando para fazê-lo.

    Grata professor, fica com Deus

    • Boa noite Jucelma
      Eu posso sugerir que voce e seu marido façam um exame de metabolismo celular, é o único capaz de me da uma informação que possa realmente ajudar com mais estabilidade no seu caso, ou seja, refazer a informação da célula. Um abraço.
      Prof. Paulo Edson

  78. Prof. Paulo
    Parabéns pelo excelente trabalho.
    Estou perdida, minha filha apareceu aos 2 anos de idade com colesterol total 228 (HDL 78, LDL 140, TG 50 e lpa 303, refizemos este e confirmado 303). Fomos orientados quanto à alimentação e, desde então, adotamos a dieta mediterrânea. Hj ela está com quase 8 anos e os índices estão praticamente os mesmos, mas a lpa foi para 133, ainda alta. Temos acompanhado que a relação colesterol e doenças cardiovasculares é um mito, que a causa é a inflamação, mas essa lpa é alta demais e foi cogitado que aos 8 anos ela tomaria estatinas. O que faço? Naõ temos condições de estar indo a especialistas, nenhum explicou ou investigou o por que desse valor de lpa e não quero aceitar que seja medicada com algo tão devastador se seu problema nem é o colesterol pois sua relação col total/hdl é 2,9, considerada boa. O que o senhor me orientaria? Dia 7 de junho ela tem consulta com clínico no posto, tem algum exame que posso pedir pra tentar elucidar o que está acontecendo e possamos prevenir problemas futuros?
    Aguardo ansiosamente,
    Abraços.

    • Boa tarde Michelle
      É um caso bastante indicador de problemas genéticos. Não sei de onde voce é, se for do Rio de Janeiro seria bom ver a possibilidade de fazer um exame de metabolismo celular, este exame pode mudar completamente o quadro de sua filha, mas de início o problema dela é hepático, onde o fígado não faz metilação, ou seja não quebra as gorduras. Um abraço
      Prof. Paulo Edson

  79. Olá doutor. Bom dia.

    Parabéns pela dedicação e boa vontade em esclarecer as dúvidas.

    Bem, estou bastante preocupado. Em 2010 tive um AVC e após uma busca, constatamos que meu nível de homocisteína estava muito algo (na época em 75 umol/L). Desde então comecei a fazer um tratamento com Citoneurim 5000 e ácido fólico. A princípio parecia ter resolvido o problema pois os níveis baixaram para níveis aceitáveis. Porém, ao fazer outros exames de sangue para ver como estavam os níveis, fiquei apreensivo novamente, pois a homocisteína voltou a subir, embora os níveis de B12 e ácido fólico também estivessem altos. Seguem os resultados desses exames realizados dia 19/02/2013:

    Homocisteína……..: 29,27 umol/L
    B12…………………..: 1278 pg/mL
    Ácido fólico………..: 17,4 ng/mL

    Dia 26/02/2013 voltei a fazer os exames em outro laboratório para cruzar os resultados e desta vez fiz também o exame da B6. Segue os resultados:

    Homocisteína……..: 29.5 umol/L
    B12…………………..: 1923 pg/mL
    B6…………………….: 161.9 mcg/L
    Ácido fólico………..: 12.9 ng/mL

    Vendo os resultados muito parecidos, fui em outro médico e este me pediu novos exames para confirmação. Os exames foram feitos em 22/03/2013 e os resultados foram estes:

    Homocisteína……..: 24.1 umol/L
    B12…………………..: > 2000 pg/mL
    Ácido fólico………..: > 20 ng/mL

    Na ocasião fui orientado a parar com o Citoneurim e o Ácido fólico e ele me passou dosagens mais baixas, além de outras suplementações e voltei a fazer novos exames agora. A B12 baixou como esperado, já a homocisteína subiu ainda mais:

    Homocisteína……..: 36.7 umol/L
    B12…………………..: 734 pg/mL
    Ácido fólico………..: > 20 ng/mL

    Há alguma orientação que possa me dar? Pois parece que minha Homocisteína não se normaliza com o uso de B12.

    Muito obrigado e desculpe pelo longo texto.

    • Boa noite Kellinton
      Infelizmente não consigo abri os exames neste blog, não sei como, mas o tratamento correto para manter os níveis regulares de homocisteina, colesterol, é fazer uso de metilcobalamina injetável de 2.5 ml, ou em forma de comprimido sendo 2.5 mg dia + ácido folínico de 5 mg, tomar 1 x ao dia. Tomar ácido fólico e vitamina B12 nem sempre é ideal por causa da absorção hepática, esta fica sem acontecer por que o fígado não faz metilação, ou seja lisar os alimentos, quebrar em aminoácidos. Um abraço.
      Prof. Paulo Edson

      • Muito obrigado doutor. Foi de grande valia sua resposta.

        Quem dera tivéssemos mais profissionais com tamanha competência e boa vontade para compartilhar seus conhecimentos e dar uma luz a quem está sem saber mais o que fazer.

        Se morasse no Rio, com certeza seria seu paciente e o indicaria com o maior prazer, não só pelo nível de saber como também pela boa vontade em ajudar.

        Um grande abraço. Fique com Deus. Sucesso.

      • Boa dia Kelliton
        Se for possível ajudar sempre, faz muito bem a mim. Um abraço
        Prof. Paulo Edson

      • Bom dia Professor.

        Novamente agradeço pela atenção e boa vontade em ajudar.

        Fiz este tratamento que você me indicou por cerca de 1 mês, refiz os exames e infelizmente parece não estar surtindo efeito. Segue os resultados:

        Homocisteína: 32,71 umol/L
        B12: 969 pg/mL
        Ácido fólico: 29,9 ng/mL

        Você tem ideia do que pode estar acontecendo?

        Obrigado, Kelliton

      • Boa noite Kellington
        Infelizmente não me lembro mais qual foi o problema, mas escreva em meu e-mail para que possa me lembrar; p.jacob@terra.com.br, um abraço.
        Prof. Paulo Edson

  80. Boa tarde, moro em Alfenas e tenho um sobrinho q tem problemas com o homocisteina,esta em 75,alta demais,ele faz tratamento no instituto da criança em sp,toma medicamentos betaína,l- carnitina e dexagen, antes ele estava tomando vitamina b12 rubranova 5.000,com a mudança p dexagen nota-se q só vem aumentando, podeira de alguma forma nos ajudar??abços

    • Boa noite Claudicéa
      O melhor remédio que conheço para reduzir homocisteína, é fazer uso de Metilcobalamina de 1 mg + Ácido folínico de 5 mg + Óleo de abacate de 1 gr, tomar 2 x ao dia, fazer atividade física e vitamina D3 de 20.000 Ui. Um abraço.
      Prof. Paulo Edson

  81. Obrigada pela resposta, onde posso comprar este oleo de abacate?

    • Boa noite Claudicéa
      O lugar que conheço que faz esta venda é na farmácia DDfórmulas, na Tijuca, 2234-2721. Um abraço.
      Prof. Paulo Edson

  82. DR. achei muito interessante o seu blog, e preciso da sua ajuda.
    Tenho 36 anos e há dois meses tive uma oclusão no olho direito, mas graças a Deus sem nenhuma sequela na visão, porém foi descoberto que estou com a homocisteína elevada, primeiro estava em 22 um mês após um novo exame foi realizado e deu 39, fiz exames anti lupico, fator de leiden e todos deram normal. O médico pediu para eu tomar AAs infantil, até eu ter alta do oftamologista. Estou preocupada, pois tenho verificado que é algo muito grave. Indicaria que tivesse uma segunda opinão?

    • Boa noite Telma
      A homocisteína neste valores e a rapidez que aumentou podem realmente causar uma grande lesão, sugestão é fazer uso de Coenzima Q10 200 mg + COMM 1 gr + Metilcobalamina 1 mg, deve ser feito em uma farmácia de manipulação de confiança, aqui no Rio a única farmácia que eu saiba que tem COMM é a DDformulas, na Tijuca. Um abraço e saúde.
      Prof. Paulo Edson

      • Obrigada pela atenção Doutor. Moro em Santo André/SP. Como as suas indicações consigo fazer os medicamentos ou terei que pedir receita médica? Abraços!!!

  83. Dr. Onde vc atende?? Meu pai está com a homocisteina alta, se internou o mes passado com inicio de AVC, e agora esta semana com Angina vascular. Ele ainda cabeça dura não vê a gravidade da doença! Pode me passar informações de endereço, telefone,valor de consulta, etc pelo e-mail, patyballard@hotmail.com? Ou melhor ainda, teria algum outro Dr. que vc indicaria pra passar aqui em São Paulo?? Obrigada

    • Boa noite Patrícia
      Acabo de responder no e-mail que me enviou. Um abraço.
      Prof. Paulo Edson

  84. Doutor, Eu sofri trombose na perna esquerda em junho de 2012. fiquei internada e quando saí comecei a tomar o marevam. o nível de homocisteína estava alto 40. A hematologista me receitou tês ampolas de complexo b ( CETONEURIM) . Após tomas o centaneurim o nível de vitamina b12 ficou em 1119, mas o nível de hemocisteína continuou alto.
    É normal?

    • Boa noite Adão
      Na terapêutica ortomolecular não orientamos o uso de Citoneurim, a absorção é difícil e quando faz xixi logo elimina, observe se não sai vermelho? Como existe uma obstrução hepática devido da homocisteina, é sempre melhor trabalhar com COMM 2 gr + Metilcobalamina 1 g, e tomar uma dose 2 x ao dia. Um abraço.
      Prof. Paulo Edson

  85. Bom dia Dr. Meu nome é Marco Aurélio, fiz o exame de homocisteina, e o meu resultado foi 24,5. Fiz exames de acido fólico e B12 estão todos normais. O que pode estar elevando a minha homocisteina? A medica me receitou 5 mg de acido folico e vitamina b12…. Obrigado

    • Bom dia Marco Aurélio
      Esta orientação tem dado bom resultado, apesar de a prática ortomolecular indicar ácido folínico + metilocobalamina + Coenzima Q10 + Cromo quelado, e precisa retirar de sua alimentação gorduras, carboidratos primário, fazer atividade física. Um abraço.
      Prof. Paulo Edson

      • Dr. Bom dia, primeiramente obrigado pela atenção. No meu resultado disse que sou MUTADO HOMOZIGOTO no gene C677T e no A1298C deu “ausência de mutação”. Pesquisando profundamente sobre o assunto, observei que é um assunto pouco conhecido aqui no Brasil, me corrija se estou errado. Mas a questão é o seguinte, ouvi dizer que , quem tem essa mutação, não é correto tomar acido folico, agora, qual a fonte disso? eis de onde busquei. (Segue abaixo)

        fonte: https://www.facebook.com/permalink.php?id=315879611837460&story_fbid=348144521944302

        fonte: http://mthfr.net/ (Ingles)

        Diante das informações, vi que existe um site americano, que vende suplementos especificamente para estes casos, conforme segue abaixo:

        fonte: http://www.iherb.com/5-MTHF-Folate-5-Methyl-Tetrahydrofolate

        Diante de tudo, estou com muitas duvidas, entre quais:

        1º – Pessoas mutado homozigoto no gene C677T significa que possui 2 embriões , resultantes de mãe e pai com a mesma mutação ? ou seja, meus pais possuem essa mutação?

        2º – Qual seria a medicação para este meu diagnostico ?

        Desde já, agradeço a atenção e parabenizo pela excelente disposição, e ajuda ao próximo.

        Att.

        Marco Aurélio Albano da SIlva

      • Bom dia Marco Aurélio
        Realmente é verdade, hoje nos usamos muito o ácido folínico, pois tem absorção plena e não causa efeito colateral inclusive câncer segundo estudos avançados feitos na Alemanha.
        Tente um tratamento que mude a informação dos eixos hipófise-gonadas e hipófise-pâncreas, deverá melhorar muito seu quadro. Um abraço.
        Prof. Paulo Edson

  86. Me chamo Anete. Fiz uma trobose venosa profunda ha 3 meses atras, Tomei Charelto e esta tudo bem. Minha hemato solicitou novos exames , os resultados:homocisteina 13.08, antiocoagulante lupico negativo
    proteina s 55%, fator vIII 122%,antitrombina 109%,proteina C 104%,anticorpos IgG <10,homozigoto G, ausencia de mutaçaoPreciso me preocupar com estes resultados. meu colesterol deu 291 o ruim e o bom 114
    obrigada

    • Boa noite Anete
      Em parte precisa se preocupar sim, homocisteina alta pode fazer novo quadro de trombose sim, junto ao que faz uso, é bom tomar metilcobalamina de 2.500 mg + Coenzima Q10 200 mg, uma vez ao dia.
      Prof. Paulo Edson

  87. Olá, Prof.!
    Tenho 38 anos, sou hipertensa e após 3 abortos estou investigando possíveis causas além da hipertensão. Minha homocisteína deu 12,0 e a ginecologista disse que está alterada. Pode ser a causa dos abortos e da hipertensão? Grata, Fátima.

    • Boa noite Fátima
      Da hipertensão sim, mas aborto não, precisa ser melhor investigada em outros hormônios. Um abraço.
      Prof. Paulo Edson

      • Obrigada, Prof. Paulo. Vou procurar também um tratamento para controlar a homocisteína.

      • Boa noite Fátima
        Nada que o uso de metilcobalamina mais atividade física e um dieta balanceada não consiga. Um abraço.
        Prof. Paulo Edson

  88. Boa noite Dr. Paulo, lendo aqui seus e-mails, também fiquei assustada minha taxa de homocisteína deu 16,00 e a vitamina D deu 23,10 e o colesterol ruim também deu alto. O que posso fazer? essas taxas tem haver também com o mal de alzheimer? por favor responda-me . Tem tratamento par baixar a homocisteína?

    • Boa tarde Nielda
      As informações que procuro fazer por meio deste blog, não são com intuitos de assustar ou aterrorizar ninguém, pelo contrário, são informações que não obtemos nos consultórios médicos, onde simplesmente nos tratam pela doença, e não refazendo a saúde, muitas das vezes até atrapalham o organismo em busca da sua cura com os efeitos colaterais graves dos medicamentos.
      Mas existe tratamento sim para redução destes níveis que apresenta, procure por um profissional ortomolecular que ele fará esta orientação. Um abraço.
      Prof. Paulo Edson

  89. BOA NOITE DR. PAULO , NA SUA OPINIÃO QUAL A ESPECIALIDADE HOJE E MELHOR COMO PREVENTIVA HORTOMOLECAR OU NUTROLOGO

    • Bom dia Athos
      Ambas são iguais, a nutrologia ou nutrigenômica surgiu pelo não reconhecimento do CFM do termo ortomolecular no Brasil. Um abraço.
      Prof. Paulo Edson

  90. Bom dia prof.
    Sou Clayton tenho 37 anos, pratico atividade física todos os dias (corro), gosto de tomar cerrveja moderadamente mas bebo, estou tendo uma alteração de pressão arterial, porém já realizo chek-ups a 7 anos com cardiologista no intuito de prevenir e evitar problemas cardíacos.
    Nesse último exame fiquei assustado acusou uma elevação da homocisteína para 23,20, quando que, o anterior a 3 meses estava em 10.50.
    Ontem passei no meu médico ele prescreveu o tratamento abaixo descrito, por favor dê uma olhada e se puder me orientar também ficarei grato:
    Sempre é bom termos outras referências e dicas.

    1- vitamina D3 10.000 ui ( sorver sublingual 1 x ao dia)

    2- acido folico 5mg
    metilcobalamina 5mg
    betaína base 1 g (trimetilglicina)
    nicotinato de inositol (niacina no flush ) 500mg
    calcio quelato 200mg
    magnesio quelato 600mg (tomar uma cápsula ao dia longe das refeições)

    3- ascorbato de magnésio 100mg
    crataegus extrato 200mg
    l-citrulina 200mg
    vinitrox 300mg ( i dose 2x ao dia )

    obs: manter esse tratamento por 4 meses.

    • Boa noite Clayton
      Sua orientação está ótima, mas aproveite para fazer jejum 1 x por semana somente com um tipo de fruta durante o dia. Um abraço.
      Prof. Paulo Edson

  91. Prof. Paulo muito obrigado, fico mais aliviado de estar no caminho certo, quanto a fruta que você comenta, qual indica, que será mais eficaz à redução dessa substância homocisteína ?
    Abç.
    Clayton.

    • Boa noite Clayton
      A melhor fruta para este caso é a jabuticaba, mas pode usar uva escura, abacate, nozes, castanhas, amêndoas são ótimas, e, como alimento a geleia real é fantástica. Um abraço e sucesso.
      Prof. Paulo Edson

      • Bom dia prof. !!! Muito obrigado vou seguir suas orientaes tambm Ab Clayton.

      • Boa tarde Clayton
        Tenho sucesso e perseverança. Um abraço.
        Prof. Paulo Edson

  92. querro fazer uma cirugia o meu homocisteina esta 12;5 UMOI/L corre algum risco

    • Boa noite Marinete
      Não tem problema algum fazer uma cirurgia com esta homocisteína, depois deve fazer um bom tratamento. Um abraço.
      Prof. Paulo Edson

  93. Boa noite,
    Recentemente foi descoberto que tenho PTI (purpura trombocitopenica imune) com taxas de plaquetas 55 mil/mm³. Em meus ultimos exames foi constatado taxa de homocisteina elevada. Gostaria que me informasse com mais precisão sobre os resultados abaixo citados, pois meu médico não deu maiores explicaçoes. Agradeço desde já.
    Homocisteina……….20,1
    vitamina B12…………387,3 pg/ml
    TSH……………………..2,23 uIU/ml
    T4 livre…………………..14,82 nmol/L
    proteinas totais…………..7,40 g/dl
    entre varios outros exames.

    • Boa noite Angelita
      Exames são informativos que levamos em conta, mas o mais importante é a parte clínica, e esta depende de uma boa avaliação, ligue 2240-2246 e agende um horário. Um abraço.
      Prof. Paulo Edson

    • Bom dia,
      Obrigada pelo retorno. Gostaria de saber em qual regiao fica seu consultorio, pois moro em Brasilia DF.

      • Boa noite Angelita
        Meu consultório fica no centro do Rio, bem em frente ao metro da Carioca, ao lado do BNDES, Petrobrás, BB, Vale, fone (21) 2240-2246). Um abraço.
        Prof. Paulo Edson

  94. Bom dia Prof. Paulo Edson!
    Meu nome é Isabel Cristina. Há anos venho tratando sem êxito de problemas articulares, como bursites, tendinites e derrame articular e além destes, fibromialgia. No ano passado, entre os 4 exames de eletroneuromiografia indicou a possibilidade de Ataxia espino-cerebelar com polineuropatias associadas. Infelizmente não tem tratamento para isso. Estou com muita fraqueza muscular e dificuldade de locomoção. Fiz vários exames para doenças auto-imunes, mas tudo normal. O meu primeiro exame de Vit. B12 deu baixa, mas depois da reposição normalizou. Estou me tratando no Hospital das Clínicas em BH, mas a distância entre as consultas é muita. Estou com os últimos exames que só irei mostrar em março, no entanto gostaria de um conselho seu. Mas vamos aos resultados das vitaminas do complexo

    • Boa noite Isabel
      Cada caso é um casa e requer um tratamento que varia com tipo de vida, desta forma é difícil ajudar.
      Prof. Paulo Edson

  95. Bom dia Prof. Paulo Edson!
    Meu nome é Isabel Cristina. Há anos venho tratando sem êxito de problemas articulares, como bursites, tendinites e derrame articular e além destes, fibromialgia. No ano passado, entre os 4 exames de eletroneuromiografia indicou a possibilidade de Ataxia espino-cerebelar com polineuropatias associadas. Infelizmente não tem tratamento para isso. Estou com muita fraqueza muscular e dificuldade de locomoção. Fiz vários exames para doenças auto-imunes, mas tudo normal. O meu primeiro exame de Vit. B12 deu baixa, mas depois da reposição normalizou. Estou me tratando no Hospital das Clínicas em BH, mas a distância entre as consultas é muita. Estou com os últimos exames que só irei mostrar em março, no entanto gostaria de um conselho seu. Mas vamos aos resultados das vitaminas do complexo B.
    B 12 – 214,0 pg/mln( mas estava baixa no ano passado, tomei injeções e ela subiu para 248pg/ml) No entanto percebo que está caindo novamente, apesar de estar dentro do valor de referência.
    Vit D – 17,0 ng/ml ( estava em 11,0 , com reposição foi até 23,00 e agora depois de alguns meses sem reposição)
    triglicérides – 284 mg/dl
    Homocisteína – 36,2 mmol/l
    Nunca ingeri bebida alcoólica e nem nunca fumei. Minha pressão arterial é sempre baixa.
    Sei que são poucas informações para meu quadro clínico, mas gostaria de um conselho ou indicação do Senhor.
    Obrigada pela atenção e aguardo retorno.
    Abraços!

    • Boa noite Isabel
      Acabo de responder seu e-mail.
      Prof. Paulo Edson

  96. Tenho 26 anos e meu exame de homocisteína deu 16,33,isso é preocupante, o que devo fazer para diminuir esse resultado?

    • Boa tarde Jonathan
      Voce está muito jovem para estar com estas taxas, precisa fazer atividade física sob orientação, mudar hábitos alimentares, e fazer uso de Metilcobalamina 1 mg + Coenzima Q10 200 mg + COMM 1 gr; tomar 1 dose 2 x ao dia. Um abraço.
      Prof. Paulo Edson

  97. boa tarde professor paulo
    estou com uma pequena duvida a hum ano atras fiz exame de cpk que deu 182 d/l agora refiz o exame deu 218d/l,sou diabetico descompassado,com muito custo conseguir baixar minha glicose, devo preocupar com este aumento de cpk?
    att
    olimpio

    • Boa tarde Olímpio
      Procure conversar com seu cardiologista, voce pode estar fazendo uma homocisteina alta, e isso eleva o estresse cardíaco, principalmente se for sedentário. Um abraço.
      Prof. Paulo Edson

  98. Boa Tarde Dr.

    Ha um tempo atras descobri que sou mutante homozigose, minha taxa de homocisteína deu 24,5. Tomei acido fólico com complexo B, depois de 3 meses, fiz novo exame, e ele agora abaixou para 8…. Devo continuar o tratamento ? isso é para sempre ?

    Obrigado

    • Boa noite Marco Aurélio
      Parabéns pelo resultado, mas pode e deve acrescentar metilcobalamina, fazer um tratamento por 3 meses, suspender por um e recomeçar. Praticar atividade física e rever hábitos alimentares é fundamental.
      Um abraço Prof. Paulo Edson

  99. Olá Professor Paulo,
    Boa noite!

    Parabéns pelo excelente blog e trabalho.
    Que Deus continue te capacitando…

    Tive um aborto espontâneo em setembro que ficou retido.
    Após os procedimentos de coleta, voltei no medico que me passou vários exames de sangue inclusive o homocísteina, porém vi no exame que a taxa deve variar de 5 a 12 e o resultado do meu foi 4,3. Algum problema em relação esta abaixo do “recomendado”? Quanto a TTPA, pode me explicar um pouco sobre isso?

  100. Boa tarde Dr.Paulo,gostaria de saber qual o nome desse medicamento COMM o sr havia me receitado num composto,esse medicamento para baixar a minha taxa de homocisteina,eu vou mandar manipular,mas a farmacêutica aqui não soube qual seria esse medicamento.Desde ja agradeço sua atenção!

  101. Bom dia Dr. Paulo,

    Moro na Noruega e levo uma vida saudavel. Acredito que me alimento bem e faco exercicios fisicos regularmente (reduzidos no ultimo ano devido a uma cirurgia de joelho – ACL).
    Sempre fui muito esportista, mas ultimamente tenho me sentindo cansado fisicamente e resolvi fazer um exame de sangue . O resultado foi considerado normal com excessao do nivel de Homocisteina que apareceu muito elevado (>50,0).
    Meu medico esclareceu que isso estava for a do campo de conhecimento dele e ira me indicar um especialista na area. No entanto, gostaria de saber o que devo fazer num primeiro momento, para que possa reduzir esse nivel.
    Tenho uma viagem marcada ao Rio em Junho e irei procura-lo pessoalmente.
    Desde ja, muito grato.

    R.A.

    • Boa tarde Rodrigo
      Se voce tem uma vida e alimentação saudável, pode estar fazendo homocisteinúria devido a uma possível deficiência de vitamina D³ + B¹². O melhor tratamento hoje para este problema é fazer uso de Metilcobalamina 1 mg + Bio arct 500 mg + Molibdênio quelado 50 mcg + Coenzima Q10 200 mg, tomar 2 x ao dia. O risco é que esta gordura faz infiltração no fígado e inibe as funções da musculatura lisa e estriada, por não permitir ao organismo produzir uma ubiquinona (Coenzima Q10), fica desprotegido principalmente na região cárdia. Um abraço.
      Prof. Paulo Edson

      • Bom dia Dr. Paulo.
        Muito obrigado pelas suas respostas. Elucidaram bastante.
        Uma ultima pergunta: Na Noruega, durante o outono e inverno, a ausenca de sol eh uma constante preocupacao, pois gera a carencia de vitamia D. Desta forma, compensamos essa ausencia, ingerindo capsulas de Omega 3 (recomendacao medica).
        Vc acredita que isso possa ser tb um agravante e tenha colaborado com o meu quadro atual, aumentando o nivel de Homocisteina, mesmo eu ingerindo as tais capsulas?
        O meu exame de sangue mostra:
        Vitamina D3 = 67
        Vitamnina B12 = 450
        Mais uma vez, muito grato.
        Rodrigo

      • Bom dia Rodrigo
        Realmente a ausência de sol é um complicador, mas as suas taxas que me enviou agora estão ótimas, mas como está fazendo esteatose a fórmula te ajudará muito. Um abraço.
        Prof. Paulo Edson

    • Boa tarde Rodrigo
      Por causa da cirurgia que fez é difícil fazer uma orientação para te ajudar sem conhecer toda sua parte clínica, quando se usa um tipo de estimulante, mesmo natural, corre o risco de fazer novos tumores, se for usar algo, procure um profissional perto de voce. Um abraço.
      Prof. Paulo Edson

    • Boa tarde Rodrigo
      Voce deve estar com déficit de vitamina D³ + B¹², o perigo desta gordura é fazer agressão região cardiovascular devido a não produção de uma ubiquinona, pode fazer uso de Coenzima Q10 200 mg + Metilcobalamina 1 mg + Bio arct 500 mg + Molibdênio quelado 50 mcg, tomar 2 x ao dia. Sucesso.
      Prof. Paulo Edson

  102. Boa tarde,Paulo,gostaria de saber qual é esse remédio que o senhor me passou (COMM) em um composto que eu vou mandar manipular,só que a farmacêutica não esta sabendo qual é,desde já grato!

    • Boa tarde Jonathan
      Este composto é de 8 tipos de algas marinhas orgânicas, que geram no organismo a biodisponibilidade de minerais, aqui no Rio, que eu saiba, somente uma farmácia de manipulação tem. Um abraço.
      Prof. Paulo EDson

  103. Boa tarde,Paulo,gostaria de saber qual é esse remédio que o senhor me passou (COMM) em um composto que eu vou mandar manipular,só que a farmacêutica não esta sabendo qual é,gostaria de sua ajuda,obrigado!!!

    • Boa tarde Jonathan
      Acabo de responder. Um abraço.
      Prof. Paulo Edson

  104. Prof. o senhor atende em São Paulo?

  105. Bom dia.
    Seus artigos são de fácil entendimento para leigos como eu. Parabéns e obrigado. Em 2013 fiz uma dieta praticamente a base de proteínas (carnes magras, leite, queijos e ovos) e pouquíssima atividades física porque não tinha energia para praticá-la. Perdi mais de 20 quilos. Fiz a dieta por 9 meses seguidos. Em outubro encerrei a dieta e aí comecei as caminhadas chegando a fazer até 6km diários. Mas observei uma aumento considerável no meu colesterol (sempre faço dois exames ao ano) que em 2012 era na sequencia de 228, 231. Em 2013 foi de 203 e 203. Em 2014 já fiz o primeiro exame e subiu para 217. Minha hemocisteina está em 5,4. Faço uso diário de duas doses de ácido folico em comprimidos. Também me trato com uma hematóloga muito competente. Sempre fui anêmica e no ano passado sofri uma TPV pós cirurgica que me deixou muito assustada, isso influenciou na decisão da dieta sem verduras, legumes e frutas (não podia ingerir verdes) mas já tive alta da medicação para a TPV. Acredito que não estou em situação de risco por causa da hemocisteina, mas me assustei com o aumento do meu colesterol. Será que devo voltar a fazer a dieta? Já tenho consulta agendada com uma nutricionista pois voltei a ganhar peso nas festas de fim de ano. Obrigada pela resposta.

    • Boa noite Lídia
      Tudo que passou em termos clínicos já se acertou no organismo, quanto a dieta de proteínas, não gosto, o custo benefício para o organismo as vezes é muito caro, o intestino sofre muito com esta dieta, esta nutricionista que vai te atender com certeza vai te ajudar bastante sem te agredir tanto.
      Prof. Paulo Edson

  106. Sweet blog! I found it while browsing on Yahoo News. Do
    you have any tips on how to get listed in Yahoo News? I’ve been trying for a while but
    I never seem to get there! Appreciate it

  107. I was suggested this blog by my cousin. I’m now not certain whether this submit is
    written by means of him as nobody else know such particular about my difficulty.
    You are incredible! Thanks!

  108. Hi, i think that i noticed you visited my website so i came to go back the prefer?.I’m attempting to to find issues to enhance my website!I guess its ok to use
    some of your ideas!!

  109. Hey I know this is off topic but I was wondering if you knew of any widgets
    I could add to my blog that automatically tweet my newest twitter updates.

    I’ve been looking for a plug-in like this
    for quite some time and was hoping maybe you would have some experience with
    something like this. Please let me know if you run
    into anything. I truly enjoy reading your blog and I look forward to your new updates.

  110. Very great post. I just stumbled upon your weblog and wished to mention that I have really loved surfing around your blog posts.
    After all I’ll be subscribing to your rss feed and I hope you write once more soon!

  111. Just desire to say your article is as amazing.
    The clarity in your post is just cool and i could assume you’re an expert on this subject.
    Well with your permission let me to grab your feed
    to keep up to date with forthcoming post.
    Thanks a million and please carry on the gratifying work.

  112. I like the helpful information you provide in your articles.
    I’ll bookmark your weblog and check again here frequently.
    I am quite sure I’ll learn lots of new stuff right here!
    Good luck for the next!

  113. I’m curious to find out what blog platform you are utilizing?

    I’m having some small security problems with my latest blog and I
    would like to find something more secure. Do you have any recommendations?

  114. Howdy just wanted to give you a brief heads up and let you know a
    few of the images aren’t loading correctly. I’m not sure why but I think its a
    linking issue. I’ve tried it in two different web browsers and both show the same outcome.

  115. Great beat ! I would like to apprentice while you amend your website, how can i subscribe
    for a blog site? The account aided me a acceptable deal.
    I had been a little bit acquainted of this your broadcast offered bright clear idea

  116. Yes! Finally something about telecharger avast.

  117. Very good info. Lucky me I found your site by accident (stumbleupon).

    I have saved it for later!

  118. I am ѕure this piece of ѡritinɡ has touched all the internet users, its really really fastidious paragraph on building up new weblοg.

  119. Great blog you’ve got here.. It’s difficult to find quality writing
    like yours nowadays. I seriously appreciate individuals like you!
    Take care!!

  120. Great beat ! I would like to apprentice whilst you amend your
    web site, how could i subscribe for a blog website?
    The account aided me a appropriate deal. I were a little bit acquainted of this your broadcast offered bright transparent
    concept

  121. I don’t even understand how I finished up here, but I believed
    this post was once great. I don’t realize who you’re but certainly you’re going to
    a famous blogger in case you are not already. Cheers!

  122. Asking questions are in fact fastidious thing if you are not understanding something
    completely, however this paragraph offers good understanding even.

  123. Hi there to all, it’s really a pleasant for me to go to see this website, it consists of important Information.

  124. Hi there, I log on to your blog on a regular basis. Your humoristic style
    is witty, keep up the good work!

  125. Every weekend i used to go to see this website, because i wish for
    enjoyment, as this this website conations genuinely nice funny information too.

  126. whoah this weblog is wonderful i really like reading your posts.

    Stay up the good work! You know, lots of people are looking
    around for this information, you could help them greatly.

  127. What’s up, everything is going well here and ofcourse every one is sharing data,
    that’s really excellent, keep up writing.

  128. You have made some good points there. I looked on the web for more information about the issue
    and found most individuals will go along with your views on this website.

  129. Spot on with this write-up, I really feel this site needs much more attention.
    I’ll probably be back again to see more, thanks for the info!

  130. I was curious if you ever thought of changing
    the layout of your blog? Its very well written; I love what youve got to say.
    But maybe you could a little more in the way of content so people could
    connect with it better. Youve got an awful lot of
    text for only having one or two images. Maybe you could space it out better?

  131. Hi, Neat post. There’s an issue with your site in internet explorer, might test this?
    IE still is the marketplace leader and a good element of people will pass over your
    excellent writing due to this problem.

  132. Greetings from California! I’m bored to death at work so
    I decided to browse your website on my iphone
    during lunch break. I really like the information you provide here and can’t wait to take
    a look when I get home. I’m amazed at how fast your blog loaded on my cell phone ..
    I’m not even using WIFI, just 3G .. Anyhow, wonderful blog!

  133. An impressive share! I have just forwarded this
    onto a colleague who had been conducting a little homework on this.
    And he in fact bought me breakfast because I stumbled upon it for him…
    lol. So let me reword this…. Thanks for the meal!! But yeah, thanks for spending
    time to talk about this subject here on your blog.

  134. Hi there! I know this is kinda off topic but I was wondering if you knew where I could find a captcha
    plugin for my comment form? I’m using the same blog platform as yours and I’m
    having problems finding one? Thanks a lot!

  135. Boa Noite Dr.
    Primeiramente,parabens pelo excelente trabalho.
    Se poder ajudar..
    Desde já agradeço…
    Sei que as doenças cardiovasculares, diabetes mellitus tipo 2 e a osteoporose atinge pessoas que tem excesso de ingestão alimentar.
    E então queria saber a denominação generica dessas doenças? Se elas tiverem alguma denominação…
    Abraços …

    • Boa Noite Dayanne
      Todo este quadro e mais alguns fazem parte da SPM (síndrome plurimetabólica) é um processo de inflamação interna que chamamos de glicação, ou seja, a função insulínica está desequilibrada. Um abraço.
      Prof. Paulo Edson

  136. Bom dia! Parabéns pelo trabalho e dedicação.
    Tenho 42 anos e há dois anos tive uma trombose profunda no seio venoso do cérebro. Segundo os médicos (neuro e cárdio) foi fora do comum a minha recuperação e não ter sequelas graves. O hematologista verificou que à época eu estava com nivel elevado de homocisteína (16mml). Desde então tomo ácido fólico e complexo B e aderi a dieta ovo-lacto-vegetariana por conta própria. Também tomo anticonvulcivante, pois tive 3 convulsões graves e parece que ficou alguma sequela neste sentido. A minha questão é em relação ao uso contínuo de anticoagulante: apesar de tomar niveis elevados de varfarina e/ou marcoumar nunca consegui manter o RNI acima de 1,8 e atualmente persiste em 1,1. Os médicos não me dão uma posição à respeito. Inicialmente era para eu tomar por 1 ano, mas sinalizam para continuar “por via das dúvidas”. O hematologista disse que se eu mantiver a homocisteína baixa, não preciso tomar. Resultado: tenho incertezas se paro ou se permaneço tomando mais este remédio…
    Agradeço imensamente se puder me auxiliar.
    Anelise

  137. Hi colleagues, its impressive paragraph on the topic of tutoringand
    completely defined, keep it up all the time.

  138. Já tinha ouvido falar do homocisteína, mas não sabia que ela era mais importante que o colesterol como medidor de risco para o infarto. Ótima matéria. Obrigado.

  139. I’m still learning from you, while I’m trying to reach my goals.
    I certainly enjoy reading everything that is posted on your
    website.Keep the information coming. I loved it!

  140. … [Trackback]

    [...] Informations on that Topic: sosortomolecular.wordpress.com/2009/10/01/o-verdadeiro-vilao-homocisteina/ [...]

  141. as well as to accomplish a number of day-to-day duties like browsing Yahoo and google, enjoying videos in Youtube . com

  142. minha filha tem 4 anos e a vitamina D12 dela deu 1 164 eu gostaria de saber os risco e o que posso fazer

    • Bom dia
      Existe vitamina B12 sub lingual que criança aceita bem, o risco e fazer uma anemia crônica.
      Prof. Paulo Edson

  143. I’m really enjoying the theme/design of your
    blog. Do you ever run into any internet browser compatibility issues?
    A couple of my blog audience have complained about my blog
    not operating correctly in Explorer but looks great in Firefox.
    Do you have any advice to help fix this problem?

  144. … [Trackback]

    [...] Read More here: sosortomolecular.wordpress.com/2009/10/01/o-verdadeiro-vilao-homocisteina/ [...]

  145. Boa noite, fiz uns exames que deram valores alterados e gostaria de ter sua ajuda para me instruir sobre eles,
    25 hidroxi vitamina-D: 19ng/ml
    vitamina B6:50,6 ug/L valor de referência 8,7 a 27,2 ug/L (nunca usei suplementos)
    CÁLCIO IÔNICO: 5,4 mg/dl valores referência 4,0 a 4,8 mg/dl
    e a vitamina B12 pelos valores deu normal 880 pg/ml valores referências 193 a 982 pg/ml.
    Fiquei preocupada com essas alterações e meu retorno ao médico é só em setembro, se puder me esclarecer lhe agradeço de coração!

    • Boa tarde Maria Rosiane
      Tudo depende da avaliação que o profissional tem sobre a interpretação do exame, sabendo que a clínica sempre será soberana, não sei sua idade, mas acredito que estes marcadores não sejam em níveis celulares, sendo assim provocam toxinas que são os radicais livres, mas como disse depende da clínica que voce apresenta. Um abraço.
      Prof. Paulo Edsona

      • Muito obrigado pela atenção em responder! Tenho 36 anos, e realmente como leiga no assunto, fiquei um pouco preocupada no que pode acarretar estas alterações, li informativos sobre a falta da vitamina D e realmente tenho sentido coisas realacionadas como cansaço, dores nas pernas e coluna e aumento de peso e o que me levou aos exames, foi a pedido do médico alergista pois tenho dermatites de conttato e reações alérgicas e assim ele me pediu vários exames. Como posso baixar estes valores da vitamina B6 que deu alterado e alto e repor a vitamina D na qual deu bastante baixa? Tem alguma relação entre as duas e as alterações? Mais uma vez agradeço sua atenção e parabéns pelo seu trabalho!


Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Categorias

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

Junte-se a 122 outros seguidores

%d bloggers like this: